Base de dados em Access

PiPo

Power Member
Bons dias programadores

Tou a fazer uma base de dados em Access para uma empresa de texteis (o interface é feito em access também). Como a empresa não é muito grande só deverá ter no máximo 3 ou 4 utilizadores que possam estar ligados ao mesmo tempo à aplicação, por isso decidi desenvolver nesta ferramenta porque penso que aguenta bem as exigências (talvez no futuro desenvolva uma utilizando sql) .
O meu problema está em qual será a melhor forma de partilhar a base de dados e o respectivo interface pela LAN aqui da empresa. Já tentei dividir a base de dados mas surgiu-me um pequeno problema que não estou a conseguir resolver que é o seguinte: criei uma pasta partilhada no meu portátil (tá a fazer de servidor) com o ficheiro back end e o front end resultantes da divisão, e liguei outro portatil (tá a fazer de cliente) ao meu para fazer um pequeno teste. Com esse o cliente acedi à pasta partilhada e executei o front end e abriu sem problemas, e depois executei no servidor o mesmo ficheiro e abriu também sem problemas. Mas se executar primeiro o ficheiro no servidor, o cliente já nao o consegue abrir...
Se alguém me puder dar uma dica sobre qual será o problema agradecia, ou também outras opiniões sobre qual a melhor forma de partilhar uma base de dados em access.
 
(talvez no futuro desenvolva uma utilizando sql) .
Apenas uma sugestão: se vais desenvolver uma aplicação cliente-servidor, utiliza um sistema de gestão de base de dados (SGBD), que é o mesmo que dizer, não uses Access.
Entre outras razões, porque estás a criar um problema a médio prazo para a empresa, quando podes - hoje - nem sequer o criar. Dito de outra forma: daqui a um ano alguém há-de queixar-se por teres usado Access para essa solução quando podias ter optado por uma solução fiável e adequada.
 
Eu ate já tinha começado a desenvolver uma em SQL e .NET C# só que tive problemas na parte de fazer relatórios. Ainda nao consegui entender muito bem como funciona o crystal reports e foi por isso que tentei ir pela parte mais fácil (Access). Já ando há alguns dias a pesquisar artigos sobre o crystal reports mas ainda nao descobri um que me tirasse as dúvidas (tou praticamente a zero nesse assunto).
 
O slack_guy tem toda a razao. Aonde estou a trabalhar, optou-se por uma solução como a que tu pretendes... MAS EM 1994.:005:
Infelizmente, ainda usamos essa BD (Access2) e ja somos mais de 50 users, com duas filiais que distam 300km uma da outra :p.
Se podes ja usar um SGBD (MS-SQL, MySQL, PostgreSQL, etc) vai de cabeça, e ainda pra cima, todas as soluções têm "modelos" gratuitos/opensource.

cumps
 
Já pensei nessa solução também. Mas por exemplo para introdução de dados nas tabelas tem que ser tudo por código ou funciona como se as tabelas fossem em access?
 
SQL Server e VB chegam bem! É o que uso neste momento. Se pudesse usava VB e PostgreSQL porque é o power total! VB tem uma curva de aprendizagem rápida e se já usas access melhor ainda!
1Abraço
 
Boas tardes mais uma vez

Em relação a este assunto, estou a tentar implementar a base de dados em SQL e o interface em Access. A ligação das tabelas aos forms correu na perfeição e as duas partes já comunicam entre si. O único senão é a incompatibilidade dos Data Types entre o Access e o SQL, principalmente dos dados decimais e dados do tipo "money". O Access não mostra correctamente os dados guardados nas tabelas Sql. Se alguém souber uma solução para isto que partilhe...dava um jeitão:D

Abraços e bom trabalho
 
Nunca usei o "money", mas acho estranho haver alguma incompatibilidade. Indica aí alguns exemplos, e que datatypes estás a usar.

Como é que criaste a ligação ao SqlServer? por projecto (ADP) ou por "Link tables"?
 
Criei por link tables. No caso dos dados "money", se inserir no form o número 12, a tabela guarda 12,0000. Depois o Access ao ler esses dados escreve 1.200,00€...
Em relação aos números decimais (tou a usar o tipo decimal em sql), os dados são guardados correctamente na tabela, mas o Access ao ler não reconhece a vírgula e retira-a. Deve-me tar a falhar algum pormenor.
 
Criei por link tables. No caso dos dados "money", se inserir no form o número 12, a tabela guarda 12,0000. Depois o Access ao ler esses dados escreve 1.200,00€...
Em relação aos números decimais (tou a usar o tipo decimal em sql), os dados são guardados correctamente na tabela, mas o Access ao ler não reconhece a vírgula e retira-a. Deve-me tar a falhar algum pormenor.


Isso tem tudo a ver com as regional settings do user que entraste no sistema operativo.
 
Pois. Parece ser um problema pelo facto de usares a vírgula como ponto decimal.
Experimenta mudar o tipo de dados de "decimal" para "float".
 
Apenas uma sugestão: se vais desenvolver uma aplicação cliente-servidor, utiliza um sistema de gestão de base de dados (SGBD), que é o mesmo que dizer, não uses Access.
Entre outras razões, porque estás a criar um problema a médio prazo para a empresa, quando podes - hoje - nem sequer o criar. Dito de outra forma: daqui a um ano alguém há-de queixar-se por teres usado Access para essa solução quando podias ter optado por uma solução fiável e adequada.

Oi pessoal, desculpem entrar na conversa a meio mas não resisti!

Vais deixar de fazer um programa "a sério" em C# e SQL por causa dos relatórios ? Meu deus!

É que access á muito que não é um bom frontend para aplicações empresariais. A primeira aplicação que fiz em .Net (VB) nem sabia como aquilo trabalhava e avancei nessa linguagem porque tinha de evoluir. Deu muito trabalho, perdi muitas horas mas consegui e estou super satisfeito de ter "arriscado".

O Crystal Reports é super fácil de trabalhar e o que é preciso é algumas dicas e entrasse facilmente.

Como disse no início, desculpem mas não resisti!
 
O problema é que isto começa a ser urgente e a minha ideia era implementar este feito em Access e depois ter mais tempo para criar uma em C#. Se souberes de um bom manual para começar com o crystal reports diz, porque já pesquisei um bocado e só encontrei artigos um bocado confusos.
 
Back
Topo