1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Base de dados para gestão de um ginásio

Discussão em 'Programação' iniciada por s33k_, 26 de Novembro de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 9118)

1. s33k_

s33k_ Power Member

Para a minha PAT vou criar um base de dados em mysql que faza a gestão de um ginásio.
    No ginásio há aulas de várias modalidades (step, natação, etc). Cada aula é dada por um professor. Os alunos podem efectuar o pagamento de uma só vez (anuidade) ou todos os meses. Entre outras ideias.
    Mas sinceramente não estou a saber por onde começar..
    Alguem que ja tenha feito um trabalho parecido me pode ajudar?
    Cumpz

Última edição pelo moderador: 26 de Novembro de 2008
  2. Ruben_Barbosa

Ruben_Barbosa Power Member

PAra já colega escreve num papel as Tabelas que vais ter que ter na tua BD
    Depois tens de Relaciona-las ;)
    Tipo do Genero um professor pode ter varios Alunos e Varios Alunos podem ter Varios Professores

Mas segue o conselho que te dou escreve num papel os dados da tua BD

Modalidades - cod_Mod
    Tipo_Mod

Clientes
    cod_Cliente
    Nome_Cliente

etc.

Uma coisa assim do Genero e Claro o GOOGLE é VOSSO AMIGO :D

3. s33k_

s33k_ Power Member

sim exacto, eu sei isso pois ja criei uma base de dados em mysql..
    o problema na minha aplicação acho que passa pelo horário.. tipo consiliar o horario com os professores aluno percebes?

4. Ruben_Barbosa

Conciliar o Horario com os professores e Alunos como assim ?

Mais explicito sff ;)

5. s33k_

s33k_ Power Member

Por exemplo nas instalações tenho 3 salas, onde são feitas as modalidades..
    e tenho de conciliar o horario para que não tenha mais de 3 actividades ao mesmo tempo pois só existem 3 salas..
    e a forma de pagamento qual a maneira mais facil de fazer?

6. Ruben_Barbosa

Fases por exemplo Aula a ser efectuado na Sala 1 e Metes Estado ocupada e igual para as outras Claro que isto é mt Por Alto ;).

Quanto a Forma de Pagamento podes ter Ano Inteiro ou por Mês.
    Fazes com que a empresa va buscar a conta do cliente , isto é, Regra da empresa pedir nib do Cliente ;)

7. s33k_

s33k_ Power Member

hum, e por exemplo se pagar o mes(onde pode no total por exemplo ir 600 horas) e se for mais 2 horas terá de pagar uma taxa..
    isto basicamente é definir uma taxa extra e somar ao que o cliente tem de pagar pelo mes certo?

8. Ruben_Barbosa

Exacto ;).

Essa situação é por exemplo um pessoa vai experimentar um ginasio a 1 vez nao paga mas a segunda vai la outra vez e vai ter que pagar uma taxa defenida por voces né de usufruir do ginasio ou uma hora ou um dia isso já é um condição que tu iras fazer ;).

Espero ter sido util ;)

Cumps :D

9. s33k_

s33k_ Power Member

Hum sim é isso..
    Obrigado pelas respostas..
    se me aparecer mais alguma questão coloco-a..
    mais uma vez tks

10. cigano2009

cigano2009 Power Member

Coincidencia

Pessoal. Sou novo por cá. Desde sempre tive o interesse de participar em forums como este porque é uma forma de melhorar o meu conhecimento em relação a uma coisa que gosto. Este ano estou no 12º de informática e a minha PAT vai ser uma base de dados para um ginasio que por coincidencia fui encontrar este topico aqui. Tive a ler as vossas respostas mas queria uma opinião vossa. Antes demais que programas me aconselham a utilizar? Tinha pensado no Visual Studio e no Sql Server 2005. Outra resposta muito importante para o começo é por onde começar?.... Abraços

11. FabricioSilva

FabricioSilva Power Member

Acho que tens que começar por definir os objectivos do teu programa (Que intenções tens de aplicar no programa, ou seja, definindo a utilizaçao do programa, isto é , que queres que o programa faça ...

Depois começas por desenhar a base de dados , e de seguida o lay out do programa . Depois começas na parte mais interessante : Progamar ;)

Programas ? Depende, que programas tens vindo a utilizar ? Se é para o teu projecto de final de ano , convem utilizares os programas que te sentes mais a vontade, aqueles que tens vindo a praticar mais

12. cigano2009

cigano2009 Power Member

O ginasio nao teve preferencia de como quer que eu elabore a base de dados. Apenas me deu informações de dados que necessita para guardar clientes e ainda me deu informações como se paga em relação as actividades que se pratica. Por exemplo : Ha musculação e aulas (como Body Bombat, etc.). Se quiser entrar em musculação tenho um preço, aulas tenho outro preço. Não sei é o que colocar na minha base de dados. Preferia que eles me tivessem dito o que queriam. hehe... Se houver alguma opinião agradecia que colocassem

13. FabricioSilva

Ja pensaste , em criar uma tabela com os preços onde vas buscar a informaçoes da musculaçao, ou a aula, a uma outra tabela ...

Sinceramente ainda nao percebi la muito bem tua duvida , e tambem nao sou assim la muito batido , ainda ando muito verdinhoo :p

14. cigano2009

cigano2009 Power Member

Eu tenho que fazer algo que seja necessario a um ginasio. Eles nao disseram o que tinha que fazer. Disseram tipo "Faz como quiseres. O que precisares diz." . O meu problema é que não sei o que quero. :confused: Não tenho ideias para o projecto

15. FabricioSilva

Epa , em primeiro criar uma aplicação que faça a gestão dos socios e respectivo pagamento seja por TB ou em Dinheiro .

O resto depende de ginasio para ginasio, depende do que o ginasio produz. Se faz aulas para nao socios ,onde temos que pagar a aula, se faz pagamento de ginasio por dias, se faz 2 , 3 , 5 ou todos os dias de semana uso do ginasio , etc...

16. Azevedo100

Azevedo100 Banido

num ginasio quantos posto de trabalho estao na recepcao se e so 1 posto ou mais?

cumps

17. cigano2009

cigano2009 Power Member

Na recepção é so 1 posto.

18. cigano2009

cigano2009 Power Member

O ginasio só nao ta aberto ao domingo. E o horario para musculação é quando quisermos, mas o horario para as aulas ja é definido. Ha um horario para cada sala que diz a que dias e a que horas ocorre uma determinada aula.

19. FabricioSilva

A questao dos horarios, e "simples", fazes com que ao criares um horario normal com as aulas, ao selecionares as horas e as salas , este ja regista nos horarios das salas, as aulas que haverao. se ja tiver ocupada, fazes com que dê um aviso ou entao que esteja disable para selecionares aquela hora ou aquela sala .

Quanto a realizaçao do horario, eu vou fazer para minha escola a realizaçao dos horarios, e trabaharei com matrises

Onde terei :
    Dias (1)Segunda (2)Terça (3)Quarta etc..
    Horas
    (1)08:00 X
    (2)09:00
    (3)10:00

AO selecionarmos a hora e o dia , como fiz com o X dariame : (1,2) e isto seria registado na base de dados..
    Entre parenteses e as posiçoes nas matrizes no que toca as colunas e nas linhas

20. cigano2009

cigano2009 Power Member

Até agora percebi. alguma duvida eu digo algo

Partilhar esta Página