Base de dados para gestão de um ginásio

Pessoal. Sou novo por cá. Desde sempre tive o interesse de participar em forums como este porque é uma forma de melhorar o meu conhecimento em relação a uma coisa que gosto. Este ano estou no 12º de informática e a minha PAT vai ser uma base de dados para um ginasio que por coincidencia fui encontrar este topico aqui. Tive a ler as vossas respostas mas queria uma opinião vossa. Antes demais que programas me aconselham a utilizar? Tinha pensado no Visual Studio e no Sql Server 2005. Outra resposta muito importante para o começo é por onde começar?.... Abraços

Boas.
Depende sempre do que queres apresentar, e da forma como o queres fazer. Podes implementar a tua BD num Oracle 11g ou num MySQL.

Quando começares, o mais importante, e onde deves perder 80% do tempo é a desenhar o teu modelo de dados. Quando digo desenhar é fazer mesmo num papel o boneco. Tabelas e relações. Não partas logo para a implementação porque ao fim de 3 "create table" vais perceber que te faltam ligações ou que o que tu queres nada tem a ver com as tabelas que já implementaste.

Um tópico que muitas vezes é esquecido é o da performance. Avalia bem a forma como fazes as ligações e se para obteres um dado X não vais ter de passar por 30 tabelas e esse mesmo dado X não poderia ser obtido ao fim de apenas 2 tabelas.

Resumindo, 80% para o modelo de dados, 10% para implementação e 10% para corrigir alguma coisa nos 80% que gastaste no modelo de dados .

Cumps.

JTMartins
 
Boas.
Depende sempre do que queres apresentar, e da forma como o queres fazer. Podes implementar a tua BD num Oracle 11g ou num MySQL.

Quando começares, o mais importante, e onde deves perder 80% do tempo é a desenhar o teu modelo de dados. Quando digo desenhar é fazer mesmo num papel o boneco. Tabelas e relações. Não partas logo para a implementação porque ao fim de 3 "create table" vais perceber que te faltam ligações ou que o que tu queres nada tem a ver com as tabelas que já implementaste.

Um tópico que muitas vezes é esquecido é o da performance. Avalia bem a forma como fazes as ligações e se para obteres um dado X não vais ter de passar por 30 tabelas e esse mesmo dado X não poderia ser obtido ao fim de apenas 2 tabelas.

Resumindo, 80% para o modelo de dados, 10% para implementação e 10% para corrigir alguma coisa nos 80% que gastaste no modelo de dados .

Cumps.

JTMartins

Excelente dica. Subscrevo.
 
Boas.

Há uma grande diferença entre o "must have" e o "nice to have". Tens duas abordagens que podes seguir :

1 - desenhar todo esse lote de tabelas/relações que seria interessante do ponto de vista funcional ter, o que aumentaria o grau de complexidade da tua BD mas a tornarias o mais real possivel.
2 - começar por garantir que achas que é realmente essencial está feito, estavel e capaz de rapidamente ser relacionado com novos objectos que irás introduzir gradualmente na tua bd. Convém, neste ultimo passo, teres uma abordagem capaz de moldar/acrescentar sempre novos objectos sem teres de refazer trabalho.

No 1º caso, como vantagens tens o facto de ao teres desenhado todos os objectos que, e repito, apenas do ponto de vista funcional, irás ter consegues ter uma visão mais macro de toda a tua BD. Tens sempre é de definir um ambito, um limite, algo que te permita definir até onde queres ir na complexidade. Se queres ter 1 sistema de gestão de ginásios+gestão de equipamentos+gestão de infraestruturas+ ... ou seja, tens de perceber realmente o ambito. (e aqui está a chave de muitos projectos profissionais nos quais me encontro envolvido. má gestão do ambito).

No 2º caso, podes correr o risco de ao ires introduzindo novos objectos não teres feito uma analise correcta no objecto "anterior" e teres o caso de para 1 ligação que pensavas ser simples teres de "cruzar" toda a tua BD para obter 1 informação simples.

Na minha opiniao, e respondendo á tua pergunta mais directamente, acho que deves avançar para o "controlo de equipamento e registo de fornecedores?" apenas quando a tua base, estiver desenvolvida, estavel e performante. Depois sim avança para esse tipo de aumento do ambito. Se o teu modelo de dados estiver coerente, capaz e performante, quando fores acrescentar este "upgrade" vais ver que "cai que nem uma luva".

Qualquer outra duvida avisa.

Cumps.

JTMartins
 
precisava de uma ajudinha simples
de que maneira fazo o controlo de entradas e saidas
fazo uma tabela na bd e ponho os campos do nr de membro e a hora que deu a entrada e a saida do ginasio na form para serem enviados para a bd ou de outra maneira?

cumps
 
Sendo apenas 1 só ginásio, penso que te basta ter uma tabela que guarde essas informações. Os campos seriam id_utilizador, hora de entrada, hora de saída, etc.

Btw, não li tudo para trás, mas acho que primeiro deves definir bem o problema, perceber bem o que queres fazer, e definir os requisitos do sistema. Deves fazer um modelo de objecto de domínio (vulgo diagrama de classes UML), e depois traduzir para o modelo relacional. Vais ver que que depois é muito mais fácil, e vais ver que que quando chegares a este ponto já tens tudo bem pensado e definido. E existe uma coisa chamada enterprise architect que até gera o script da BD :P O segredo disto está em definir bem o problema, e apresentar uma boa solução. E parece-me que ainda tens algumas dúvidas quanto ao "problema".
 
Última edição:
Alguem me sabe dizer como fazer uma relação de 1:1 no SQL Server??? Outra dúvida é a seguinte: os clientes nos "modernos" ginásios usam cartões magnéticos para o acesso ao ginásio. Esta seria uma ideia que gostava de realizar na minha PAT. O problema é não saber como fazer. Alguém me podia dar umas dicas ou explicar como isso funciona?
 
Última edição:
alguem pode dar me uma ajuda com os horario das aulas de um ginasio
o meu problema e que nao sei ao certo como fazer um horario
se irei fazer uma tabela com as horas e os dias da semana juntamente com uma bd

espero que alguem me ajude

cumps
 
Bom dia o meu nome é Tânia Prates, estou a fazer um trabalho em access sobre uma base de dados de um ginásio em modelo ER, seá que alguém pode ajudar-me porfavor.Tenho tabela de aulas, tabela dos monitores, Tabela dos pagamentos, tabela de salas, tabela clientes...mas não sei se a tabela central será a de clientes, um pouco confusa!!!! thanks beso
 
Back
Topo