1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Base de dados SQL (ajuda)

Discussão em 'Programação' iniciada por toninho_77, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 687)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. toninho_77

toninho_77 Power Member

Olá caros amigos,
    venho por este meio pedir auxilio, para me preparar para uma frequência de base de dados que vou ter nesta semana, é o seguinte o professor elaborou a base de dados e deu á turma, na frequência vai fazer 4 perguntas, para serem respondidas (fazer tudo no SQL), a questão é que ele pode perguntar um monte de coisas fáceis ou difíceis, mas pela disposição serão 2 perguntas acessíveis e + duas a doer para queimar miolos (LOL).
    Bem o que queria pedir é se me ajudam nisto, vou deixar aqui a base de dados para download (104kb), e se conseguirem imaginar perguntas que ele faça (com esta BD) é deixar aqui se possível com a respectiva resposta para eu ir também tentando deste lado.

Aqui fica o link da BD!
    http://rapidshare.com/files/171774019/full_Script.sql.html

Fico é espera de ajuda,
    Cumprimentos:001:

2. Ruben_Barbosa

Ruben_Barbosa Power Member

Amigo pelo que vi no File tens aqui o que precisas http://www.htmlstaff.org/postgresqlmanual/sql-commands.html

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  3. toninho_77

toninho_77 Power Member

Thanks, realmente pode fazer falta se me esquecer de algum comando!:001:
    Mas a questão era saber (inventar) perguntas que o professor possa fazer (de acordo com a BD) no teste para já ir preparado para elas.
    É que como já tenho a base de dados e as perguntas vão ser sobre ela, a questão é mesmo tentar acertar nas perguntas que ele possa fazer.

4. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Faz exercícios. De certeza que não te será pedido para saberes algo que ainda não aprendeste ;)

5. toninho_77

toninho_77 Power Member

Sim é o que estou a fazer, praticar é essa a ideia!
    Bem agora elaborei aqui um problema e estava a tentar resolver, se me puderem ajudar agradecia.

Saber quantos produtos vendeu uma determinada equipa num dado ano, ou quantos produtos vendeu um empregado num dado ano também.

Ando aqui de volta desta questão mas ainda não cheguei lá, se puderem dar umas dicas agradecia.

Cumprimentos e desde já obrigado pela disponibilidade.:001:

6. Ruben_Barbosa

Ruben_Barbosa Power Member

Nem eu diria Melhor Kayvilm.

MAs so uma Sugestão ;)

Que tal pensares tu um bocado e questionares-te a ti mesmo??
    Do genero?

AO fazer um insert tou a inserir dados na minha Tabela ,
    ao fazer uma create table tou a criar uma tabela no qual pode ter condiçoes ou não ?
    Uma boa Pergunta do Professor pode ser assim do genero tens a Tabela Produtos certo ?
    Quero agora saber como fazer para ordenar a tabela pela LEtra A ou quero que so me mostra a tabela o nome do produto X.

Vai ser perguntas assim do genero digo eu xD.

7. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Ainda não olhei para a BD, nem sei se o vou fazer tão cedo, mas fica a pergunta caso alguém queira lançar ideias :P

Em geral, o que aprendeste? Já aprendeste UNIONs e JOINs? Ou só o básico? (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE)

8. toninho_77

toninho_77 Power Member

Sim já aprendi joins, acho um pouco confuso mas já dei estava mesmo a tentar fazer isso com joins mas ainda não cheguei lá, Unions acho que não pelo menos com esse nome não tenho nos apontamentos.

Em relação á pergunta acima mencionada, lembrei-me dessa porque achei que talvez fosse uma pergunta de teste, normalmente saber que equipa vendeu mais ou que empregado vendeu mais é sempre um dado importante por isso lembrei-me.

PS: Em relação á base de dados n é preciso criar, ela ja ta toda feita, é só correr que ja lá estão as tabelas por isso quem quiser e puder dar uma vista de olhos demora cerca 15 segundos.
    Cumprimentos

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  9. toninho_77

toninho_77 Power Member

Boas, gostaria de tirar uma duvida com vocês, para a seguinte pergunta:
    Quantos produtos vendeu a equipa do porto em 2006?
    o código que fiz foi o seguinte:

Se alguém puder verificar se esta bem é que n tenho por onde confirmar mas penso que assim será mais correcto.
    Desde obrigado.

10. toninho_77

toninho_77 Power Member

Boas pessoal tenho aqui uma pergunta,

Quem foi o operador que vendeu mais produtos?
    select vendedores.nome as 'Nome do Vendedor',vendedores.id as 'ID do Vendedor', SUM(vendas.quant) as 'total de vendas' from equipas
    join vendedores
    on vendedores.equipa_id = equipas.id
    join vendas
    on vendas.vendedor_id = vendedores.id
    group by vendedores.nome,vendedores.id
    order by [total de vendas]desc

Eu resolvi desta maneira, mas não está totalmente como eu quero, eu queria que só apresenta-se um operador o que vendeu mais, mas não consigo só consigo mesmo listar todos e pôr por ordem decrescente do que vendeu mais para o que vendeu menos, alguém sabe dar aqui uma ajudinha? O exame é amanha e esta está a matar-me a cabeça.

11. toninho_77

toninho_77 Power Member

Bem fiz hoje o teste acabei á pouco, as ajudas foram curtas mas mesmo assim muito obrigado pela disponibilidade, até correu bem, vamos lá ver depois a nota.
    Se quiserem podem fechar o tópico.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página