Base de Dados!!!

Orpheu

Power Member
Preciso da vossa ajuda, e muito!!

É o seguinte, preciso de fazer um "programa" que me de a possibilidade de aceder a uma base de dados simple e facil.

1º- pensei fazer atravez de uma pagina da net (offline) dar-me a possibilidade de colocar palavras chaves para a mesma ir procurar, e tambem na mesma paguina dar-me a possibilidade de preencher uma ficha de inscrição.

2º A ficha de inscrição tem de ser bastante moudavel, para eu poder colocar os campos que quiser!!

3º o interface era deste tipo:
Pagina principal teria -Botão de novo cliente(ira dar a tal ficha de inscrição)
-espaço para procura de dados

Depois de por os dados de procurar, iria para uma outra pagina com dados identicos aos inseridos.

Penso que é tudo, isto é para ser usado numa base de dados para 150 pessoas em que cada pessoa terá 15 espaços de informação.

Desde já agradeço imenso a todos pos ler e aos que tiverem coragem de me ajudar agradeço ainda mais!!!
 
Bem, primeiro de tudo, da so mais alguma indicações:

Em que plantaforma está o servidor em que isso vai correr? (windows/linux)?

E qual a base de dados é que estas a pensar usar?
 
Quanto á plataforma é windows XP!!

A base de dados pode ser qualquer uma (de preferencia uma que seja facil de trabalhar, talvez o excel)
 
Vais fazer isso para a empresa, certo?

Tens ai o SQLServer ? Se sim, qual versão?

Se não tiveres, o melhor que tens a usar é o Access

(e o Excel nao é usa base de dados - é erradamente usado várias vezes como tal, mas normalmente quando cresce dá asneira)

Se estas a trabalhar no Windows XP, qual é a versão que tens?

(é que eu nao tenho a certeza se o XP Home Edition tem o IIS ou não)

E uma ultima pergunta - que conhecimentos é que tens de programação - mais propriamente de programação para web?

(desculpa tantas perguntas, mas para ajudar tenho de saber como é que vamos desenvolver isso, e a usar o que)


Já agora...de onde é que és?
 
Última edição:
Podes fazer as perguntas que quiseres.

Quanto as respostas,

1º sim, é para uma empresa.
2º SQLServer?!?!? nem sei o que é!!
3º Sim, uso o Xp Pro
4º Em termos de programação da web, não são muitos, mas apreendo rápido!
5º Sou do Porto mas a empresa é perto de Braga, Vila Verde!

Desde já agradeço-te pelo teu tempo.
 
eu creio q mysql+php a correr em offline na tua maquina te deve chegar e nem andas c nada pirata pelo caminho pq é td free.

existe um pacote q ja tem um web server, o apache e o mysql bem como o php, chama-se PHPDev e podes encontrar em www.firepages.com.au
ja fiz um sistema parecido, em php+javascript+mysql e funcionava bem
 
a dificuldade esta nas horas de practica, tem calma.

na cidadela, tens la um tutorial porreiro de php feito pelo dragon, sobre javascript ajudo na boa...

instala isso, faz os exercicios do tut do dragon e depois diz qq coisa.

n te esqueças de instalar o phpdev no c:, acredita é um pincel se instalares noutro sitio.
 
Por acaso, eu ia aconselhar ASP e Access... visto já estares a trabalhar em ambiente windows, e sendo o XP profissional, ja tens o IIS incluido.

Em termos de performance, o PHP é melhor, mas em termos de facilidade de aprendizagem, o ASP ganha a vantagem.

E se percebi bem, o que queres é so para funcionar numa intranet, por isso a velocidade das páginas não vai ser assim um aspecto tao fundamental.

Infelizmente, o meu PHP esta muito enferrujado, mas se quiseres fazer isso em ASP + Access, tens a minha ajuda.

Neste momento a morar em Braga, por isso e bastante simples encontrarmo-nos e tratarmos disso, se quiseres.

Depois diz qq coisa acerca do que escolheste para fazer isso.
 
Já estou a algum tempo a andar as voltas com o PHP e o mysql e pelo que vi isto parece ser muitoooooooo complicado e que é necessario despender muitas horas so para perceber isto.
Como tal axo que vou optar por ASP (não faço ideia o que é) e acess.
Realmente isto é para funcionar so num computador que nem ligação a net tem, como tal velocidade não é um factor importante, mas sim a facilidade de utilização de de facilidade de manter isto operacional.(coisa que no php vai ser dificil, no inicio)

Dito isto axo que vou optar pelo caminho endicado pela ophelia, no entanto vou apreender mais sobre php para num futuro actulizar.

Agora pedia a ajuda da ophelia para me dar umas luzes de como posso começar a trabalhar nisto!!

PS- ophelia, diz so uma coisa, é possivel atravez dos programas que falas-te eu ter como produto final uma pagina da web que me de acesso a tudo que eu tinha dito ateriormente?!
 
O ASP, tal como o PHP, sao linguagens precisamente para a internet.

Sao linguagens que trabalham do lado do servidor, ou seja, sao interpretadas ANTES de chegar ao browser por um servidor web.

O Acces é a base de dados mais vulgar que existe e vem com o Office.

O IIS é o servidor web da microsoft e também faz parte dos componentes do XP Profissional.

Para comecares a ir lendo alguma coisa acerca de APS aconselho-te este site:
www.haneng.com

Tens la umas licoes que sao mm bestiais para quem está mesmo a arrancar com programacao para web.

Vou-te mandar uma PM com o meu numero de telemovel, e podemos combinar um dia para comecarmos a arrancar com isto (pelo que explicaste, creio que umas 25 - 30 horitas devem chegar)
 
Back
Topo