1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Base De Dados

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por blueangelman, 15 de Agosto de 2005. (Respostas: 19; Visualizações: 1458)

  1. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    o que preciso é duma coisa que desse para fazer tipo base de dados..tipo do CM..uma equipa tem x jogadores este ano e teve y o ano passado..agora queria fazer uma busca de quem teve no ano passado e tal ou nos 3 anos anteriores por ex...alguem sabe ou tem paciencia para me dar uma luz sobre o assunto? :rolleyes:
     
    Última edição: 17 de Agosto de 2005
  2. sike

    sike I'm cool cuz I Fold

    Pah podes fazer isso com php, mas é para web.
    Eu não percebo muito disso já percebi mais, mas de certeza que há aí muito boa gente a saber, também podes procurar tutoriais sobre mysql e php. Mas digo-te que é bastante complexo.
     
  3. Forgotten

    Forgotten Banido

    access + sql fazes isso na boa :)
     
  4. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    um bom tutorial onde posso encontrar? alem do google? :D
     
  5. jjoao

    jjoao Power Member

    Qual a lógica de Access + SQL ? Ou faz tudo em Access, o que é relativamente simples, ou então SQL + VB por exemplo. A solução mais fácil é sem dúvida o Access, que é excelente para BD simples. Podes depois fazer uns formulários a partir das tabelas que construiste com facilidade, e se quiseres tornar as coisas mais complexas, é possivel adicionar código aos formulários (VBA). O mais importante é a definição da tua estrutura de dados, e se fizeres isso bem, o resto será muito mais fácil. Pensa naquilo que pretendes, desenha tudo antes numa folha de Excel por exemplo, e depois é só criares as tabelas.

    Já agora umas dicas em relação às tabelas. Uma das tabelas será de certeza a tabela de jogadores. Essa tabela deverá ter campos como o clube a que pertenceu, data de inicio do contrato, data de fim. Poderás ter uma tabela de clubes, que fará junção com o campo clube da tabela de jogadores (isto para evitar campos de texto de livre escrita na tabela de jogadores, senão depois podes ter SLB para uns, Benfica para outros, etc, assim evitas redundância de dados, pois os clubes estão definidos na tabela de clubes e só esses poderão ser usados).
     
    Última edição: 17 de Agosto de 2005
  6. jjoao

    jjoao Power Member

    Aqui só um exemplo muito simples para a tua base de dados.

    Vamos ver se consigo colocar o ficheiro aí para sacares ;)

    BD Jogadores
     
  7. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    ja saquei..mas realmente nao pesco nada disso..mm nadinha.. :005:

    mto obrigado pela ajuda.. :)
     
  8. Forgotten

    Forgotten Banido

    qual é a logica de usar sql? lol diminiur o tempo de pesquiza por exemplo e que pode facilitar bastantes coisas para um base de dados grande
     
  9. jjoao

    jjoao Power Member

    Tu viste o pedido dele forgotten ? Achas que é uma base de dados grande ? Além disso, e a minha pergunta nem tem a ver com a performance do sql, mas sim qual a lógica de usar Access em conjunto com sql ? É que o Access é na sua essência uma Base de Dados, assim como o SQL. Logo, usar 2 base de dados tem pouca lógica, pelo menos no meu entender.
     
  10. KiKas

    KiKas Power Member


    Lol, SQL é uma linguagem, Não confundir SQL com a SGBD da microsoft SQL Server. O access suporta SQL, tal como o oracle, SQL server, DB2, MySQL, etc, etc...

    Portanto TEM TODA A LÓGICA USAR ACCESS COM SQL. Alias tudo o que se pode fazer em sql geralmente é mais performante do que usar uma linguagem procedimental (no access o VBA).
     
  11. Forgotten

    Forgotten Banido

    dp qd tiver tempo fco um tutorial :) com access e sql e macros
     
    Última edição: 18 de Agosto de 2005
  12. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    isso é que era de valor...o objectivo mesmo era fazer a principio uma base de dados pequena..fico á espera. :D
     
  13. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    A base de daods que acho mais facil de aprender é o Filemaker Pro. Curiosamente é uma base de daods que veio dos Mac.
    Não sei se mais alguem partilha a minha opinião que é de um simples utilizador que só precisa de coisas básicas.
     
  14. kidloco

    kidloco Power Member

    Curiosamente porque ? tudo o que vem dos macs é mais fácil :)
     
  15. jjoao

    jjoao Power Member

    O SQL é digamos uma "sintaxe" e não uma linguagem "standalone" como aqui queres fazer crer. PL SQL sim é um linguagem. O SQL é uma standartização de sintaxe para se aceder a uma base de dados e é suportada por praticamente todas as linguagens. Não é algo que vais instalar além do Access, é algo já disponivel para aceder à base de dados, mas no caso do Access inclusivé até é mais fácil usar o modo de consulta em "estrutura".

    Em relação ao VBA, não perdes performance porque embebido no próprio VBA terás que usar código SQL para aceder à base de dados na mesma, logo a perca de performance não é verdadeira. Pensa lá um pouco antes de dizeres asneiras e principalmente deixa lá as CAPS em casa se fazes o favor. Não só desenvolvo aplicações em ACCESS mas como comecei a usar código SQL com Informix há mais de 10 anos, por isso não me tentes "ensinar" o que é SQL.

    Tem tanta lógica dizer Access + SQL como dizer Access + VBA.
     
  16. KiKas

    KiKas Power Member

    Tanta barbaridade...

    SQL não é linguagem é sintaxe!!!! Essa é boa nem comento, vai apenas ver o que essas três letrinhas querem dizer.Uma linguagem é sintaxe e semãntica.

    Obviamente que estavas a confundir SQL server com SQL (Structured Query Language) com 10 anos de experiencia ja devias ter aprendido alguma coisita...
     
  17. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex


    obrigado. :)
     
  18. jjoao

    jjoao Power Member

    Já vi que sabes googlar, parabéns. Já agora googla lá o significado (e não o que significa cada letra) de SQL, pode ser que até aprendas qualquer coisa.

    VB é uma linguagem de programação, C++ é uma linguagem de programação, SQL não é uma linguagem de programação. SQL é uma linguagem standartizada de comunicação com Bases de Dados, e é suportada por linguagens de programação, tais como o próprio VB ou até o VBA, assim como é suportada por todas as bases de dados relacionais.
     
  19. KiKas

    KiKas Power Member

    Bem tu!!!

    Vê lá os meus post's onde eu escrevi linguagem de programação. Tu sabes alguma coisa sobre linguagens, Isto é sobre a teoria das linguagens??!?!?!. Se não sabes, vais estudar!

    Tal como tu, trabalho à muitos anos em bases de dados, principalmente oracle. usando plsql, Forms, sql, c , c#, etc, etc... tudo isto são linguagens, meu caro. No caso que te custa tanto engolir, o SQL, eu vou voltar a referir o significado das lestras: Structured Query Language.

    Agora em vez de andarmos à batatada por uma coisa que eu e tu sabemos que eu tenho razão, vamos mas é la ajudar o moço e mantermos-nos on-topic


    cumprimentos.
     
  20. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex


    entao bora lá. :D tou á espera. ;)
     

Partilhar esta Página