Base de refrigeração para portátil

tuborgcr

Power Member
Boas.
Agora que se aproxima as altas temperaturas decidi comprar um novo Cooler para o meu P300 (17"W).

Já tive um da Akasa no formato convencional (dois buracos com duas ventoinhas) e, apesar de não ter sido mau, decidi apostar num formato que tenho visto nos ultimos tempos (uma base de refigeração alargada com uma ou mais ventoinhas).

Assim, e após investigar o que havia por aí, cheguei a dois modelos que me agradaram mais:
CoolerMaster Notepal Infinite ~32€
Zalman ZM-NC2000 ~50€

Pelo que tenho lido, qualquer um deles tem maioritariamente boas reviews.

Esquecendo o preço, o Coolermaster ganha no n.º de ventoinhas (2 vs 1) enquanto o Zalman ganha nas rotações máximas (2000rpm vs 1500rpm).

Voltando ao preço, 20€ ainda é dinheiro! Será que o Zalman vale mesmo a diferença?

Gostava então de saber se algum dos colegas aqui do fórum já teve o prazer de experimentar algum destes modelos e o que é que achou.

Quanto ao uso, que importa é claro, por enquanto é basicamente Office e Net.
No meu antigo FS Amilo é que bombava jogos a sério, agora neste não tenho tido muito tempo... :( Mas sempre tive algum cuidado com as temperaturas.

Fico então à espera de feedback.
Gracias.
 
Boas,

Uso o Zalman, que tenta arrefecer um Asus G2Sg, o que mais ou menos consegue, a temperatura, quando o portátil está em cima do cooler é reduzida em cerca de 7º, o que já não é mau.

Tem regulação da rotação das ventoinhas o que é bom, já que não é necessário estarem sempre na máxima rotação, tem uma excelente base em alumínio, com borrachas para evitar que o portátil escorregue, sendo o menos conseguido o compartimento com a tampa em plástico, por baixo da base, onde se aloja o cabo USB quando não está em uso, a tampa não fica bem fixa e está constantemente a cair, mas basta colocar um pouco de fita cola "et voilá".

A saída de ar do cooler, apesar de larga, é no meu caso um pouco à frente demais, já que o meu portátil, como é grande, tem as entradas de ar situadas mais atrás, mas é só colocá-lo um pouco mais abaixo e fica fino, tem um ângulo "porreiro" que ajuda a colocação das mãos para escrever.

Assim e na minha opinião este é um bom cooler.

Cumprimentos,
 
Eu fiz um teste ao zalman e a um outro notepal... vê na minha signature ;)

Yá. Já tinha visto esse teste mas o Notepal é diferente do Infinite, que aproxima-se bastante mais do modo de funcionamento do Zalman.

Pelas comparações que tenho visto entre esse Notepal e o Infinite o ppl tem registado boas melhorias pelo que, presumo eu, o confronto entre o Infinite e o ZM-NC2000 seja bem mais equilibrado.

Já agora, pelas fotos as entradas de ar do Zalman parecem ser por baixo da base. Elas ficam ao nivel da base inferior ou ficam mais acima para facilitar a entrada? É que se for ao mm nivel o uso sobre superficies moveis (cobertores e afins) fica comprometido. Aqui o Infinite ganha por utilizar a traseira e a lateral para puxar o ar.

Li que há malta que sente desconforto ao colocar o Zalman em cima das pernas. O que é que vocês acham?

Gracias.
 
parece que a NOX lançou um modelo muito semelhante ao zalman, mas mais apelativo no preço.. trata-se do nox sirocco. o preço ronda os 30€... agora era porrreiro alguem ter feedback do nox.. que tá complicado decidir em relação ao zalman..

cá está ele:

http://www.*****.pt/imagens/produtos/NOX_SIROCCO2.jpg
 
Estou agora em dúvida entre comprar o coolermaster infinite e o NOX BOREAS 17". O preço é basicamente o mesmo ~30€.
o Nox tem 3 ventoinhas 80*80*15 a 1500RPM, enquanto o Infinite tem apenas uma de 90*90*25 mas a 2000RPM.

O conforto não me interessa pois eu não trabalho directamente no portátil ( tenho monitor,teclado,etc, tipo desktop), nem o barulho. A única coisa que me interessa é mesmo o arrefecimento máximo possível.

O que aconselham ?
 
Última edição:
perguntei a opinião numa loja e indicaram-me que ficaria melhor servido com o nox BOREAS 17 que é o que vou comprar. depois dou feedback
 
parece que a NOX lançou um modelo muito semelhante ao zalman, mas mais apelativo no preço.. trata-se do nox sirocco. o preço ronda os 30€... agora era porrreiro alguem ter feedback do nox.. que tá complicado decidir em relação ao zalman..

http://www.*****.pt/imagens/produtos/NOX_SIROCCO2.jpg


Antes de mais peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas de facto preciso mesmo de comprar uma base de refrigeração para o meu portátil...caso cause algum atrito posso mesmo criar um novo topico, mas penso que não aja necessidade...

Com o tempo ameno/fresco ainda se aguenta bem, mas com as temperaturas que já se estão a fazer sentir parece que vamos ter um verão engraçado e então vamos a prevenir escaldoes na maquina, principalmente aquando se joga...

Estive a ver varias marcas e modelos de bases, mas nenhuma acenta realmente as meinhas necessidades e a configuração do meu portatil...mas num geral preço/ qualidade esta Nox Sirocco parece estar bastante aceitavel...

...resta me agora aguardar por alguem que possua este produto que possa dar a sua opinião, eu lhe agradecedia muito, e é com alguma urgencia que pertendo comprar, nao quero guardar para amanha o que possa já ver tratado hoje...

Abraço
 
NOX sirocco

Boas
Devido a problemas de temperatura com o meu HP DV6000 15,4", resolvi comprar uma base de arrefecimento. Optei pelo NOX Sirocco por ser aquele que me apreceu mais equilibrado a nivel de qualidade/preço e também por ser um "clone" do Zalman. Realmente com os dois a par, só vejo diferença na marca e no preço.
Testei ontem, e estou satisfeito, é silencioso, o teclado tornou-se mais prático e ergonómico, por ficar inclinado, e o mais importante, são as temperaruras de funcionamento, que agora consigo controlar e trabalhar com menos 10ºC.

Cumprimentos
 
Já vi piores aqui...

Em relação a temática, podes não acreditar mas ainda não comprei a base para o meu portátil :S

Talvez a nox não seja a mais indicada para mim visto que o air-flow esta muito abaixo das entradas de ar da minha maquina...e quero mais elevação...mas de facto perante o que existe no mercado semelhante esta aparenta um preço muito bom...

Abraço
 
Boas...
Desculpem desenterrar este tópico, mas como está desactualizado e para não abrir outro, cá vai: comprei recentemente um portátil que aquece muito nos jogos mais potentes e queria comprar uma base de arrefecimento. Qual é a melhor, na vossa opinião? Obrigado
 

Excelente ajuda, ja eu na altura que postei neste topico não tive a mesma sorte, muito bom!

Já agora, no meu caso resolvi o problema com uma base feita por medida feita por mim...usei como material para a base aço-inox, e para as fans usei duas (noiseblocker-silent-fan-xl2 120mm)

http://www.pcsilent.de/en-pd-noiseblocker-silent-fan-black-silent-fan-xl2-rev.-3.0-928.html

-
Juntei lhe um reguladore de velocidade, e voilá, fiquei com um sistema de refrigeração à pro!
 
bom, se são equivalentes, acho que vou para a U2... sempre dá para colocar as ventoinhas onde aquece mais! fazer uma está fora de questão... não tenho muito jeito para a coisa... eheheh
Obrigado pela ajuda!
 
pois, o problema é que a U3 é um bocadito para o gigantesca.... eheheh e a U2 fica um bocadito curta... :) (é para um Asus N56VZ)
 
Back
Topo