Base de refrigeração


Ora então explica lá porque é que o meu portatil anterior, um toshiba a200-1gb, sem base de arrefecimento desligava-se por sobreaquecimento, e com a base nunca se desligou. Se calhar a base era mesmo inútil, e eu como não percebia nada de computadores comprei-a e acabou por solucionar o problema, enfim.. :rolleyes:


Respondendo ao topic, eu tenho esta, já do tempo do toshiba, mas o meu mbp é de 15' e por isso no de 13' é capaz de ficar um bocado grande
 
neste momento ainda tenho um portátil com centrino 2.0 1 giga de memoria, e para conseguir correr virtaulbox com ubuntu e/ou visualstudio 2008, tenho de ter a base ligada se não esta cena até queima as mãos, e a ventoinha do portátil não se aguenta sozinha, já me aconteceu o portátil desligar-se varias vezes até eu ligar a base...

neste momento tenho o portátil ligado desde as 10h da manha com visualstudio 2008 e youtube sempre a bombar e a temperatura esta bastante estável e o portátil ainda não se desligou hoje (ontem estive fora de casa - não ando com a base - desligou-se 2 vezes seguidas)
 
Exacto, se percebesses alguma coisa de computadores terias aberto o computador para ver o que se passava com o sistema de refrigeração passivo e activo e em último caso terias exigido correcção ou um novo à toshiba. ;)

lol muito inteligente sim senhor :s

já agora sempre que a microsoft lançar um service pack vou mas é reclamar com a marca do meu portatil...
 
Exacto, se percebesses alguma coisa de computadores terias aberto o computador para ver o que se passava com o sistema de refrigeração passivo e activo e em último caso terias exigido correcção ou um novo à toshiba. ;)

Ainda tinha o portátil na garantia, não o ia abrir, e não podia ficar sem ele durante 1 mês para o mandar para a garantia. Parece-me, tive a mesma sensação na altura (que pelos vistos veio da minha inexperiência com computadores), que a única alternativa seria uma base de refrigeração.
 
Uma base de refrigeração para o portátil até da jeito, o problema é que não existe nenhuma base feita à medida de cada portátil, para que o ar entre directamente pelas entradas de ar do portátil, por isso é que algumas a única coisa que fazem é arrefecer o plástico (neste caso alumínio) do portátil.
 
Ainda tinha o portátil na garantia, não o ia abrir, e não podia ficar sem ele durante 1 mês para o mandar para a garantia. Parece-me, tive a mesma sensação na altura (que pelos vistos veio da minha inexperiência com computadores), que a única alternativa seria uma base de refrigeração.

Epá então mas tu compras um pc, que se desliga sozinho e não o mandas para a garantia, vais a correr comprar uma base? (gastar mais dinheiro).

É possivel que os portateis ja com algum uso (anos), possam se desligar, quase sempre, devido a acumulação de pó e lixo no seu interior, nesses casos, deve-se abrir o portatil e com um spray de ar comprimido, efectuar uma limpeza. Caso não se sinta a vontade a fazer isso, há lojas como a PC Clinic (passando a publicidade) que o fazem. E isso sim, resolve a maioria dos problemas de sobre-aquecimento, que muitas vezes é lixo que não deixa o sistema de refrigeração actuar a 100%.

Continuo na minha, bases é mandar dinheiro para o lixo, se tu axas que te resolveu o problema, foi coincidencia, pois os 2-3ºC q as bases permitem baixar, não resolvem coisa nenhuma.

Cumps...
 
Para quem pensa que o aquecimento do portatil não prejudica o mesmo...

Eu tenho um macbook pro de 2008, santa rosa. No mes de fevereiro tive o portatil a render uma animação nada mais nada menos que 25 dias seguidos. Resultado, quando comecei de novo a usar a bateria do portatil em 1 mês perdi quase toda autonomia da mesma... O que vale é que a Apple é uma marca porreira e trocou-me a bateria. Desde então nunca mais trabalhei com o pc sem uma base...

Depende do uso que se dá ao portatil, mas de facto em utilizações extremas, é aconselhável o uso da base visto não estarem preparados para tal...
 
Uma base de refrigeração para o portátil até da jeito, o problema é que não existe nenhuma base feita à medida de cada portátil, para que o ar entre directamente pelas entradas de ar do portátil, por isso é que algumas a única coisa que fazem é arrefecer o plástico (neste caso alumínio) do portátil.

Ora nem mais, em 90% dos casos isso acontece.

Mas com a devida manutenção que um portatil exige, o sistema de refrigeração de cada modelo chega e sobra, desde que esteja a funcionar a 100%. Dispensando qualquer tipo de refrigeração extra.
 
Tivesses comprado um mac, para além de não teres problemas desses com menos de 5 anos de uso e após estes é só trocar as fans, para efeitos de garantia com jeitinho ficas sem o pc um dia ou umas horas. ;)

Só abri os olhos depois de já ter feito a asneira(ter comprado o toshiba), e agora, toshibas, hps e afins nem vê-los. No mbp só uso a base quando faço algo mais pesado.
 
Têm efeito porque o ar é aspirado da base que se encontra fechada. Ao arrefeceres a superfície da base, o ar que é extraído sai mais fresco, logo o ar que acaba por circular no interior é também mais fresco.
Lol.
Por acaso é um autêntico lol, porque o ar nos portáteis da Apple é aspirado pelo teclado. . .
A bateria tem de ser usada, quando não é usada perde autonomia, com ou sem calor, é indiferente, se perdeu assim tanto é porque possivelmente teria defeito.

E usar um portátil para fazer renders, nem que seja por 24 horas seguidas é de quem realmente ou não tem ferramentas de trabalho adequadas ou não tem nada na cabeça.
A 2ª parte é verdade. Fazer renders com um portátil não é exactamente a melhor solução mas por vezes é a única a que determinadas pessoas podem recorrer em caso de deslocações frequentes.

Mas a 1ª parte do teu post não é totalmente exacta. Está à muito provado que baterias de lítio perdem bastante autonomia quando expostas a temperaturas elevadas durante um elevado período tempo. E fazer renders 25 dias seguidos acredito que seja bem capaz disso.
Só abri os olhos depois de já ter feito a asneira(ter comprado o toshiba), e agora, toshibas, hps e afins nem vê-los. No mbp só uso a base quando faço algo mais pesado.
Bem que usar a base de refrigeração em passivo também nunca fez mal a ninguém :P
 
Última edição:
A mim dava-me um jeitaço um bom apoio porque ando a ficar com uma tendinite no pulso direito bem lixada :joker:


a tendinite resolve-se ou previne-se caso tenhas os cotovelos apoiados,
falo por experiência própria, tal e qual como as bases de esponja ou silicone que os tapetes de ratos trazem agora... isso só faz mal, enquanto as pessoas não percebetrem que não é o apoio dos pulsos que interessa mas sim os cotuvelos,

visto que ao apoiar os pulsos estamos a fazer força desnecessária nos tendões e passando hora com eles tensos...


ah e já agora ratos pequenos tb provoam problemas...
 
A bateria tem de ser usada, quando não é usada perde autonomia, com ou sem calor, é indiferente, se perdeu assim tanto é porque possivelmente teria defeito.

Desculpa mas isso é falso. A degradação quimica das baterias é directamente proporcional (na realidade é exponencial) com a temperatura a que são conservadas. Costuma-se tomar como regra que as reações quimicas duplicam por cada 10º celsius. Em repouso, numa pilha quimica como são as baterias que usamos, duplicar as reações é o mesmo que dizer que duplica o nível de deagradação.

Isto é um facto de tal forma comprovado que muito radiomodelistas compram pequenos frigorificos especificamente para quardar as suas baterias. Isto pode parecer 'overkill', mas se nos lembrarmos que uma única bateria de um grande avião pode custar mais de 500 euros (e normalmente os modelistas têm várias) percebe-se melhor o sentido.

Anyway, voltando ao tópico:

Nunca gostei muito da ideia destas bases porque o plástico da maioria dos portáteis é um óptimo isolante térmico, logo não vejo grande sentido em pôr uma ventoinha a soprar para um isolante.

Mas os macbooks pro são todos de aluminio e fiquei com a ideia que todos os componentes são 'atachados' a essa estrutura monocoque. Se for este o caso, como o aluminio é um fantástico condutor térmico, arrefecer o aluminio é o mesmo que arrefecer os componentes em contacto com ele.

Da mesma forma que nos processadores as ventoinhas que sopram para as alhetas de aluminio do dissipador arrefecem o processador.

Claro que este raciocinio só se aplica se os componentes internos estiverem em contacto directo com o chassis de aluminio.
 
Como não tenho (ainda) um MBP não posso comentar com certeza. Mas acho estranho que uma bateria num bloco de aluminio quente possa ficar 'fresca'.

BTW, o que sei de baterias aprendi em anos de radiomodelismo electrico. Não percebi a parte do documento, nem a parte da bateria estar cheia.

Cheia ou vazia, quanto maior a temperatura a que uma bateria é mantida, menor a sua longevidade.
 
Acho que o meu discurso foi claro, ela não fica fresca, só não chega a temperaturas relevantes para o caso.

Se aprendeste em anos de radiomodelismo electrico bom para ti, mas então aprendeste pouco em tantos anos, a bateria cheia sujeita a altas temperaturas degrada-se mais depressa que uma bateria com 30 ou 40% de carga. E a bateria é um bem de desgaste, não é para durar uma vida, assim como nada dura para sempre.

Eu sei disso, aliás, já alertei para esse facto noutro post.
Mas não percebo qual a relevância desse facto para a discussão. há duas variáveis: a) a bateria dura menos se conservada permanentemente a 100% ou se for sujeita a sobredescargas e b) a bateria dura menos se sujeita a temperaturas elevadas durante longos períodos.

Visto que o tópico é sobre refrigeração de portáteis, o que está em causa é se é preferível usar uma base de arrefecimento para prolongar a vida da bateria.

Na minha opinião, para um portátil de aluminio, é preferível. E já expliquei porquê. Porque qualquer diminuição da temperatura vai-se traduzir em maior longevidade, esteja ela a 100% ou a 40%. Ainda não percebi é quais são os teus argumentos.
 
Última edição:
Eu tenho uma AKASA do tempo do toshiba e tenho-a utiizado com o mackbook de pástico, e noto que a temperatura se mantém mais baixa do que sem o AKASA... E dá um bom apoio no mac...
 
Mas de qualquer forma, se utilizares um portatil para mais do que para a web, como por exemplo para render, video, ou tratamento de imagem, o facto de a bateria estar exposta a altas temperaturas não encurta o seu periodo de vida?
Afinal de contas, por exemplo o macbook pro, é um portatil supostamente para uso profissional, e portanto preparado para lidar com as mais pesadas aplicações. Se o mesmo falha nestas situações, então a sua utilidade é posta em causa.

Eu por exemplo comprei o macbook pro porque viajo muito e assim posso trabalhar em viagem, assim como quando estou fora de casa.

Se me disseres então que dou um uso indevido ao meu laptop, porque é que então o mesmo é apresentado como um modelo da gama profissional?

É o mesmo que comprar um carro com mais cavalos, segurança e qualidade de construção que outros, mas depois dizerem que se andares a mais de 150 km/h estás a dar-lhe um uso indevido.

Claro que existe um limite e nada é intemporal, no entanto, o limiar de resistência de um macbook pro teoricamente devia ser bastante elevado.
 
Back
Topo