Base Refrigeradora

Pistol Star

Power Member
Boas, como vejo vários membros a comprarem bases de 30 a 60€ e como a crise é lixada venho vos mostrar a minha base refrigeradora que eu próprio fiz.:D


Esta base custou-me 0€ o que é um ponto positivo :-D

Para já ponho estas fotos mas depois posso por mais fotos e os materiais se quiserem!

01012007308.jpg

Parte superior da base.


01012007310.jpg

Detalhe da FAN (ventoinha).

01012007311.jpg

Transformado 7.5V



Nota: Eu também apliquei um potenciómetro para regular a intensidade que a ventoinha gira.Atenção que só tenho 15 anos por isso a base não ficou "muito boa" mas resulta e o portátil baixou e muito a temperatura.

Se tiverem qualquer dúvida perguntem.

Cump
 
eu tambem estou a pensar fazer uma base, mas com uma fan de 250mm, mas como ela custa prai 18€ e por 20 ja arranjo uma base... devo comprar antes uma base...
 
eu tambem estou a pensar fazer uma base, mas com uma fan de 250mm, mas como ela custa prai 18€ e por 20 ja arranjo uma base... devo comprar antes uma base...

Pois, a questão é esta: quem já tem os materiais acaba por poupar, mas quem não tem acaba por gastar mais do que gastaria numa base de refrigeração.

É preciso ter o material envolvente que vai servir de superfície para o portátil e onde vamos prender a ventoinha, é preciso ter, claro está, a ventoinha, é necessário ligar a ventoinha à corrente, o que obriga a adaptar um transformador ou então um cabo usb (para alimentação directa pela porta do portátil). No caso ainda incluiu um potenciómetro... Enfim, nem todos têm estes materiais disponíveis em casa sem precisar de comprar.

E depois, no fim, ainda é preciso o "know how" para fazer tudo isto...
 
Ora boas... Até nem ficou nada mal.
Ora "bota" aí mais informação, faz favor.

Estou com ideias de fazer um brinquedo desses.
 
Bem também gostaria de fazer isso.. E desde já tenho umas questões:
-Que tipo de material aconselham para a a construção da base? Estava a pensar em aluminio... A meu ver o material terá de ter uma baixa capacidade térmica e quero que seja leve... que recomendam e onde posso arranjar?
-Tenho 4 Fans que não ando a utilizar, no entanto elas têm "luzes", existe alguma possibilidade de as "desligar"?
-Como alimentar as Fans através de uma porta USB?

Eu sei que talvez vá sair mais barato ou mais seguro comprar uma base... mas eu gostaria de construir uma base até porque poderia "costumizar" ao meu gosto...
Cumprimentos
 
Última edição:
Bem também gostaria de fazer isso.. E desde já tenho umas questões:
-Que tipo de material aconselham para a a construção da base? Estava a pensar em aluminio... A meu ver o material terá de ter uma baixa capacidade térmica e quero que seja leve... que recomendam e onde posso arranjar?
-Tenho 4 Fans que não ando a utilizar, no entanto elas têm "luzes", existe alguma possibilidade de as "desligar"?
-Como alimentar as Fans através de uma porta USB?

Eu sei que talvez vá sair mais barato ou mais seguro comprar uma base... mas eu gostaria de construir uma base até porque poderia "costumizar" ao meu gosto...
Cumprimentos

Boas, então realmente recomendo fazeres a tua base em alumínio por ser um material leve e "frio" pois materiais como cartão madeira e afins aquecem mais rápido.Sinceramente não sei onde poderás arranjar esse material mas numa serralharia ou loja de ferragens devem ter torneiros que façam isso ;P
Existe uma maneira fácil de desligar esses Led's da tua Fan apenas tens que cortar as fios que ligam a uma espécie de "fita" que circula a Fan. Se puseres uma foto eu explico-te :D
Sim há possibilidade de ligares as Fans através da porta USB, mas não te esqueças que a porta USB envia 5V de corrente o que não é suficiente para os 12v de cada Fan das tuas!Podes fazer como eu fiz e ligares as fans em série ou paralelo e usares um transformador de 7.5 ou 12V conforme o nº de Fans que queiras usar :D

Tentei ser o mais simples possivel :-D


Cumpz
 
Agradeço a ambos pelas informações ;)
As bases que existem para os portáteis, alguns ou maior parte que vi utilizam uma porta USB para alimentarem 2-4 Fans.. essas fans são mais pequenas em comparação com aquelas que usamos? (Não me refiro a uma de 120mm)
 
Agradeço a ambos pelas informações ;)
As bases que existem para os portáteis, alguns ou maior parte que vi utilizam uma porta USB para alimentarem 2-4 Fans.. essas fans são mais pequenas em comparação com aquelas que usamos? (Não me refiro a uma de 120mm)

Essas bases que vês com mais de duas FANS devem ter USB com power supply no qual tens que usar duas portas USB.

Tivei uma foto a um cabo que tenho aqui em casa com power supply para veres:

01012007313.jpg

Desculpa a qualidade :D


Espero ter ajudado


Cmp
 
Bom trabalho :D
Já vi que gostas de inventar :cool:
Continua ;)

Obrigado, claro que vou continuar!
Aliás, este não é o meu único projecto, já fiz mooding em vários PC's e outras brincadeiras em informática e electrónica :D
É por isso que ando a estudar :)

Cump

P.S:Não sei se repararam mas esta base foi feita com uma capa escolar velha! xD
 
Back
Topo