Base Refrigeradora

pessoal estou com uma duvida...

bem quero fazer uma coisita dessas...estou a pensar em fazer uma base em acrilico...com essas dimensoes fica caro o acrilico?

outra coisa que estou a pensar era...ou ter a base a funcionar no portatil (USB) ou por carregador...como posso fazer para poder ter os dois métodos?

cumps

e parabens pelo tutorial

:D

EDIT: já agora, tens um controlador de velocidade para as fans?

se sim,como implementas-te?
 
Última edição:
Tambem pensei nisso...
mas os carregadores que tenho aqui em casa no maximo um deles e de 7,4V isto da para ligas 2 fans de supostamente 12v ???

Se ligares em paralelo ja consegues ter uma boa velocidade para as Fans.
O meu é de 7.5V :P


Cump



pessoal estou com uma duvida...

bem quero fazer uma coisita dessas...estou a pensar em fazer uma base em acrilico...com essas dimensoes fica caro o acrilico?

outra coisa que estou a pensar era...ou ter a base a funcionar no portatil (USB) ou por carregador...como posso fazer para poder ter os dois métodos?

cumps

e parabens pelo tutorial

:D

EDIT: já agora, tens um controlador de velocidade para as fans?

se sim,como implementas-te?


Boas,

1-Penso que por 10 euros já tens acrílico para tudo;
2-Podes por uma Fans a receber 5v do USB e outra Fan a receber de 5V a 12V de um transformador(carregador) :D
3-Nesta ultima base não pus o controlador(potenciometro) mas na anterior pus, acho que tens que por em série :P

4- Obrigado



Cump
 
Última edição:
Se ligares em paralelo ja consegues ter uma boa velocidade para as Fans.
O meu é de 7.5V :P


Cump






Boas,

1-Penso que por 10 euros já tens acrílico para tudo;
2-Podes por uma Fans a receber 5v do USB e outra Fan a receber de 5V a 12V de um transformador(carregador) :D
3-Nesta ultima base não pus o controlador(potenciometro) mas na anterior pus, acho que tens que por em série :P

4- Obrigado



Cump

pois mas acrilico, mais as fans custam prai 8€ as duas,mais o controlador 2€ vai para 20€ mais carregador e cabos USB...o acrilico e que fica caro, pode ser que arranje de graça aí em casa de uma pessoa familiar que costuma ter disso :D:D:D:D:D

podias fazer um esquemazito de como ligar as fans e o controlador e já agora de como ligar por USB ou à tomada?

se podesses eras muito fixe...acrescenta ao tutorial...era uma mais valia porque já vi que há interessados neste projecto:D

tutorial do ano :D
 
pois mas acrilico, mais as fans custam prai 8€ as duas,mais o controlador 2€ vai para 20€ mais carregador e cabos USB...o acrilico e que fica caro, pode ser que arranje de graça aí em casa de uma pessoa familiar que costuma ter disso :D:D:D:D:D

podias fazer um esquemazito de como ligar as fans e o controlador e já agora de como ligar por USB ou à tomada?

se podesses eras muito fixe...acrescenta ao tutorial...era uma mais valia porque já vi que há interessados neste projecto:D

tutorial do ano :D


Boas, aconselhava-te a ligares as duas fans em paralelo com um transformador de 7V a 12V.

Eu vou fazer um esquema com os pormenores todos :P


Té já

Cump :D
 
boas pessoal aqui começa o meu projecto :D

para ja posto a minha base

cumps

22072009069.jpg


22072009067.jpg


22072009068.jpg


edit:

semttuloylb.jpg


estou a pensar cortar onde o portatil encaixa para ficar mais leve (parte dentro do circulo a vermelho) e cortar tambem atrás ficar só dois pés na vez de uma barra a por todo o comprimento...assim fica mais leve

falei com meu padrinho ele ja andava a fazer um projecto destes e tinha lá 3 placas destas...
mandou fazer na fabrica onde trabalha,ficou mesmo à medida.

agora tenho uma duvidazita...as fans que irei comprar qual recomendam ?
nao pode ser muito grandes visto que a base não é muito alta... ainda vou por umas borrachas tipo as que o portatil tem por baixo para não deslizar e para aumentar um bocado mais por causa das fans...estou a pensar em por de 80mm (tem 2,5cm de espessura) .

que dizem?

cumps
 
Última edição:
o potenciómetro vai para que valores? e onde posso comprar?

não se consegue colocar as fans a trabalharem por usb e por transformador? tipo fazer uma ligação qualquer e poder alterar e escolher ou uma ou outra

obrigado pelo esquema. se poderes indicar onde compras-te o potenciómentro agradecia

cumps
 
Última edição:
o potenciómetro vai para que valores? e onde posso comprar?

não se consegue colocar as fans a trabalharem por usb e por usb? tipo fazer uma ligação qualquer e poder alterar e escolher ou uma ou outra

obrigado pelo esquema. se poderes indicar onde compras-te o potenciómentro agradecia

cumps

Podes por as duas Fans em paralelo na mesma mas pelo USB. A velocidade é que vai ser menos :P

O potenciómetro é de 10 K e se quiseres fazer tipo, ao rodares para um lado fique só uma a rodar e para o outro as duas :D

Pah podes tentar arranjar um potenciómetro num radio velho naquela cena de por o volume mais alto ou mais baixo mas não sei se é de 10K :) ou podes procurar numa loja de electrónica :P


Cump


EDIT:já agora, o teu projecto está a ficar porreiro, o meu pai também já pediu para lhe fazerem uma base assim em alumínio azul, da cor do Acer com as medidas certas :P
 
Última edição:
será que este potenciómetro serve?

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=19588#

vou verificar aqui nos rádios velhos cá de casa...este foi feito mesmo à medida para o asus do meu padrinho que por acaso serve na perfeição para o meu...

só mais uma coisa...a grelha que tens logo na primeira imagem isso arranja-se barato?

é que andei a ver e só encontrei a 4€ cada uma :O

fica tao caro como as fans...

em relação a ter os 2 sistemas de ter as fans a funcionarem ou por usb ou por tomada não percebi como fazer =x

cumps

EDIT: a minha base ainda vai ser pintada a preto (à pistola) :D era para fazer em acrilico mas primeiro a base não ficava tao robusta...segundo poderia facilmente partir...com viagens e assim a coisa pode acontecer...assim isto é seguro que não parte xD
 
Última edição:
semttuloylb.jpg


estou a pensar cortar onde o portatil encaixa para ficar mais leve (parte dentro do circulo a vermelho) e cortar tambem atrás ficar só dois pés na vez de uma barra a por todo o comprimento...assim fica mais leve

falei com meu padrinho ele ja andava a fazer um projecto destes e tinha lá 3 placas destas...
mandou fazer na fabrica onde trabalha,ficou mesmo à medida.

agora tenho uma duvidazita...as fans que irei comprar qual recomendam ?
nao pode ser muito grandes visto que a base não é muito alta... ainda vou por umas borrachas tipo as que o portatil tem por baixo para não deslizar e para aumentar um bocado mais por causa das fans...estou a pensar em por de 80mm (tem 2,5cm de espessura) .

que dizem?

cumps

acho que nao devias de cortar a base... ta com o desenho excelente desenho esse que esta presente na maior parte das bases comercializada!!!

por acaso gostava de saber como fazem estas bases com os vincos no acrilico???

cumps
 
acho que nao devias de cortar a base... ta com o desenho excelente desenho esse que esta presente na maior parte das bases comercializada!!!

por acaso gostava de saber como fazem estas bases com os vincos no acrilico???

cumps

Boas, aquilo não é acrílico :D

É um metal, penso que é chapa :P

Cump
 
será que este potenciómetro serve?

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=19588#

vou verificar aqui nos rádios velhos cá de casa...este foi feito mesmo à medida para o asus do meu padrinho que por acaso serve na perfeição para o meu...

só mais uma coisa...a grelha que tens logo na primeira imagem isso arranja-se barato?

é que andei a ver e só encontrei a 4€ cada uma :O

fica tao caro como as fans...

em relação a ter os 2 sistemas de ter as fans a funcionarem ou por usb ou por tomada não percebi como fazer =x

cumps

EDIT: a minha base ainda vai ser pintada a preto (à pistola) :D era para fazer em acrilico mas primeiro a base não ficava tao robusta...segundo poderia facilmente partir...com viagens e assim a coisa pode acontecer...assim isto é seguro que não parte xD


Acho que aquele regulador serve, mas ele não é de por na parte traseira da caixa? tá um bocado esquisito :D

Aquela grelha arranjei-a numa fonte de alimentação avariada que tinha em casa :P


Cump

EDIT: Desculpem o post duplo :)
 
Acho que aquele regulador serve, mas ele não é de por na parte traseira da caixa? tá um bocado esquisito :D

Aquela grelha arranjei-a numa fonte de alimentação avariada que tinha em casa :P


Cump

EDIT: Desculpem o post duplo :)

ya tenho uma fonte ca em casa embora não esteja avariada nao me tem utilidade...vou ver se tem uma coisa daquelas mas memo assim precisava de outra vamos a ver o que se arranja...em relação ao controlador sim parece ser de colocar na caixa de um desktop xD

tenho de ver a sujestão do rádio velho :D

em relação ao material não é acrilico por duas razões...primeiro isso é bastante mais fragil eu como as vezes ando em viagem (casa - casa na universidade) poderia partir...depois o acrilico com o calor e assim poderia não se comportar bem (não digo derreter mas deformar talvez). para alem de que para fazer estes contornos não sei se seria facilmente...o único ponto positivo é que seria mais leve, mas em relação a isso vou tirar algum peso...estou a pensar retirar aquela parte onde o portatil encosta como mostra na figura...embora acente bue bem está a tornar isto mais pesado...mas mesmo assim vou retirar umas partes para isto ficar mais leve...depois pinto e aplico as fans e voilà ficará pronto

só queria colocar aquelas grelhas e o controlador de velocidade das fans mas terei de ver se consigo arranjar isso

cumps
 
ficou porreiro essa base...

eu aconselho as Noctua de 80mm....mas uma pergunta...kual é a funcionalidade do potenciómetro?
será para controlar a velocidade das fans...imaginemos no inverno que quase não será necessário as fans...poderemos colocar a velocidade das mesmas em "low" e de verão em "hight"

isto é um mero exemplo

cumps
 
está dificil de encontrar um rádio velho cá por casa :D

depois de ter feito os esquemas, vou partir para a acção e vou pondo aqui as etapas e o resultado final...

se tudo correr bem vái ficar excelente :D

estou cá com umas ideias de design xD

cumps
 
bem pessoal posto aqui o meu projecto feito a tosco mas vou explicar

2207200asd9069.jpg


vou pintar a base em preto, onde tem as duas rodas a cinzento são as ventoinhas...depois tem o logo do meu asus :D vou mandar a uma fabrica que tem uma maquina que pinta o que queremos em qualquer superficie. o dono e amigo do meu pai vamos a ver se dá para fazer isso e a preço baratucho...

e dps vou colocar os dois logos em baixo, o que tem a dizer asus vou alterar aquele vermelho para verde.

penso que ficará impecavel...vou falar com meu pai a ver se ele fala com o dono da fabrica e se nao ficar caro faço isso

cumps
 
Back
Topo