.bat file - renomear arquivos

drmad

Folding Member
Boas

Preciso de uma ajudita..

Quero criar um arquivo .bat para puder renomear uns arquivos que tenho numa pasta do windows..

Eu já soube fazer isto:

Abria um novo documento do notepad
Colocava 1 ou 2 comandos (que nao me lembro quais eram)
E depois salvava como um ficheiro .bat (ou apagava a extensão txt e colocava bat)

Alguém sabe como se faz isto.. É tão simples que nem acredito que não me lembre! :sad:
 
del /Q c:\teste\*.*
isto deve servir

o comando del tem as seguintes opções:
/P Prompts for confirmation before deleting each file.
/F Force deleting of read-only files.
/S Delete specified files from all subdirectories.
/Q Quiet mode, do not ask if ok to delete on global wildcard
/A Selects files to delete based on attributes

dai que possas talvez usar o /Q para não fazer prompt para apagar os ficheiros, assim:
del /Q c:\teste\*.*
 
Última edição:
Boas primeiro que tudo obrigado (pela resposta e pelo outro tópico) mas aquilo que eu quero é que o arquivo mude o nome aos ficheiros..

tipo:

essaporcaria_denome.rar ->
estaporcaria_denome.rar

Lembro-me que tinha de por o ficheiro na pasta dos arquivos e tinha de escrever um comando antes de cada nome acima mencionado (PS: se fosse só um arquivo não teria problemas ia mesmo à mão...)

xxx essaporcaria_denome.rar
yyy estaporcaria_denome.rar

Qualquer coisa deste genero em que o xxx e o yyy eram comandos q se tinham de por antes. :p
 
ups!!, sorry!!, li á pressa e fiquei com a estranha ideia de que era para apagar. Deve ter tido a ver com alguma coisa que estava a fazer no momento não relacionado com a resposta ao teu post. :sad:
O comando DOS para mudar o nome (rename) é o ren. Por exemplo
ren teste.txt teste2.txt
 
Renomear arquivos

Alguém pode mim ajudar a renomear um arquivo renomeando o mesmo com a data do dia seguinte, utilizando um BAT. Qual o comando a ser editado isso é se exite.:x2:
 
Se só queres alterar a data, não o estas a renomear (re + nome + ar => mudar o nome). Estás simplesmente a alterar a data.
Que eu saiba, pelos comandos normais da linha de comandos não podes fazer isso, mas há programas como o touch que o fazem, mas já não sei onde o arranjar.
 
Código:
ren *.zip *.rar
mudar a extenção de todos os ficheiros zip para rar


Código:
ren a* b*
todos os ficheiros cujo nome começa pela letra a passa a começar pela letra b

para gravar a extensão que nos queremos no notepad fazemos damos 1 nome assim quando estamos a guardar
Código:
[COLOR=Magenta]"[/COLOR]nomequeeuquero[COLOR=Magenta].bat"[/COLOR]
 
Back
Topo