Bateria a descarregar em Vaio novo

Pessoal não se esqueçam que ao encerrar o computador ele não se desliga totalmente.
O relógio interno fica a funcionar, usando a bateria para não gastar a pilha, tal como o o interruptor electrónico, para quando se carregar no botão de on/off o computador ligar-se.
Para não haver gasto de energia da bateria tem-se que a remover do portátil, e mesmo assim há sempre um pequeno gasto
 
Pessoal não se esqueçam que ao encerrar o computador ele não se desliga totalmente.
O relógio interno fica a funcionar, usando a bateria para não gastar a pilha, tal como o o interruptor electrónico, para quando se carregar no botão de on/off o computador ligar-se.

esse gasto NUNCA será semelhante ao que aqui se discute.
 
eu sei que o Vista é um glutão...
mas o encerrar, depois consumo de pilha e o ligar do portátil consumir 7-8% parece-me muito...
mas já não digo nada... :rolleyes: na volta até pode ser disso...
 
isso não tem comando? não serão os infravermelhos que estão activos?

não... tem apenas o botão do wireless que fica off...
Estive a testar com um Toshiba da minha namorada, computador já com um ano, e carreguei a 100%. Desliguei e esperei 3 horas... ao iniciar o Vista, estava a 95% a bateria...
Na volta isto até é normal... não sei...
Mas sendo o meu portátil novo, mesmo novo, acho estranho o gasto de 7 a 8%...
 
não... tem apenas o botão do wireless que fica off...
Estive a testar com um Toshiba da minha namorada, computador já com um ano, e carreguei a 100%. Desliguei e esperei 3 horas... ao iniciar o Vista, estava a 95% a bateria...
Na volta isto até é normal... não sei...
Mas sendo o meu portátil novo, mesmo novo, acho estranho o gasto de 7 a 8%...

sinceramente pelo que tenho visto não acho anormal o arranque do SO consumir uns 5% de bateria. Deve ser devido ao uso intensivo do disco e do CPU.
 
olha que nao é normal.

No meu hp, que por acaso ate tem butoes para ligar com o quickplay e tudo, quando esta desligado, nao gasta bateria.
Mais até, ja deixei uma noite toda em sleep e gastou prai 1 ou 2% só.

Ah e o meu tem comando, mas nao sei se da para ligar o pc atraves do mesmo com ele desligado. ainda não experimentei. mas as teclas sei que dão.
 
Logo vou carregar a bateria a 100% e retirá-la do portatil e ver amanhã de manhã se permanece a 100%. Se não estiver assim acho que tenho mesmo de devolver o Vaio...
Acho que como a compra foi no Sábado, está nos 15 dias e têm de me dar logo um novo...
enfim... a ver vamos... em todo o caso, fora isto, o portátil funciona bastante bem...
 
Bem, suponho que a capacidade da bateria também importa. 8% de uma bateria de 25Wh é a mesma energia que 4% de uma de 50Wh. No entanto, seria lógico que a perda de energia na bateria fosse proporcional à energia armazenada (o que resultaria na equação do decaimento que vemos em tanta coisa).

A propósito (e depois de fazeres o teste para ver quanto perde a bateria sem estar no computador, esse é mais importante), experimenta também deixar a bateria a 50% e ver quanto perde.

Outra coisa, vai buscar um programazinho que é o MobileMeter, é que o Windows dá esses valores em percentagem, o que pode ser enganador, dependem da capacidade máxima, e a capacidade máxima é definida aqui como a capacidade aquando do último carregamento completo. O MobileMeter dá os valores em Wh e mAh, que têm a vantagem de não depender da capacidade no último carregamento, são absolutos, e são também os que são obtidos sem contas do ACPI (controlo da alimentação).

Não nos esqueçamos que como o portátil é muito novo, estamos a falar dos primeiros carregamentos, e por isso a capacidade da bateria ainda pode estar na fase em que aumenta. Será que isso explicaria?

Consulta o site batteryuniversity e vai informando o pessoal das tuas conclusões.
Já agora, eu não sou médico mas dá-me ideia que uma bateria que carrega e descarrega não está avariada.
 
Boa noite.
Ontem carreguei a bateria, tirei-a do portátil e esteve cerca de 22h fora do mesmo. Hoje liguei o pc sem bateria, depois coloquei o pc a hibernar, coloquei a bateria e retirei a alimentação, e a bateria no windows acusava 99%.
Assim, penso que posso concluir que os 7/8% que a bateria perde, deve-se ao encerrar do Vista e ao seu iniciar, e provavelmente a algum consumo da pilha quando está desligado o portátil...
Vou continuar a fazer mais uns testes, mas para já não vou devolver o portátil... ;)
 
posso concluir que os 7/8% que a bateria perde, deve-se ao encerrar do Vista e ao seu iniciar, e provavelmente a algum consumo da pilha quando está desligado o portátil...

Não percebo porque é que falas no encerrar e iniciar do Vista. Costumas encerrar já depois de o ter desligado da parede? É que como estou a ver a coisa, tudo aponta para consumo enquanto está desligado, e muito.

Mais uma coisa (além do MobileMeter), qual é a potência da tua fonte de alimentação? Será que é insuficiente?

Ainda outra, houve alguns VAIOs que tinham uma característica estranha, não era um bug, era uma característica menos desejável, um amigo meu tem um desses: uma ventoinha ficava ligada mesmo com o portátil desligado, era fraquinha, mas comia a bateria toda. Será que o teu tem a mesma característica? Hás de experimentar encostar o ouvido ao portátil.
 
Não percebo porque é que falas no encerrar e iniciar do Vista. Costumas encerrar já depois de o ter desligado da parede? É que como estou a ver a coisa, tudo aponta para consumo enquanto está desligado, e muito.

Mais uma coisa (além do MobileMeter), qual é a potência da tua fonte de alimentação? Será que é insuficiente?

Ainda outra, houve alguns VAIOs que tinham uma característica estranha, não era um bug, era uma característica menos desejável, um amigo meu tem um desses: uma ventoinha ficava ligada mesmo com o portátil desligado, era fraquinha, mas comia a bateria toda. Será que o teu tem a mesma característica? Hás de experimentar encostar o ouvido ao portátil.

Tens razão de facto ao encerrar ele ainda está ligado à corrente. Só ao iniciar é que não. :) No que se refere a fonte de alimentação, o carregador é da Sony, de 19,5V. No que respeita à ventoinha ligada não me parece... pelo menos não ouvi nada... em todo o caso, pode haver algo a consumir bateria que não esteja a "ver" e seja isso que leva os 7 a 8% durante a noite...
 
Tens razão de facto ao encerrar ele ainda está ligado à corrente. Só ao iniciar é que não.

Porque é que ao iniciar não está ligado à corrente?? Claro que o arranque do sistema consome bastante, até porque é tudo feito com o processador no máximo, gráfica no máximo, etc, porque o BIOS não mexe nas velocidades de relógio, só quando o Windows acaba de entrar é que acalmam.

No que se refere a fonte de alimentação, o carregador é da Sony, de 19,5V.

Esta hipótese é improvável, que ele, por algum problema de configuração, consumisse mais do que a fonte lhe dá, mas seria preciso saber quantos amperes.

pode haver algo a consumir bateria que não esteja a "ver" e seja isso que leva os 7 a 8% durante a noite...

Se os 7/8% vão durante a noite, ninguém tem dúvida que há alguma coisa a consumir que não estamos a ver o que é e que é bastante mais do que outros portáteis consomem durante a noite. Já viste se tens updates para o BIOS?
 
Back
Topo