Bateria de telemóvel que carrega em 10 segundos

Braulio Tubarao

Magazine Addicted
Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um modelo de bateria capaz de acelerar rapidamente uma viatura ou de recarregar um telemóvel em apenas 10 segundos.

O modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4), uma vez produzido industrialmente, será mais pequena e mais leve que os modelos actuais e poderão ser recarregadas mais rapidamente, precisou um comunicado do Instituto de Tecnologias do Massachusetts (MIT, sigla em inglês), onde decorreu a investigação.

Actualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia mas os processos de carregamento e descarregamento demoram várias horas.
Assim, para alimentar uma viatura eléctrica, estas baterias adaptam-se de melhor forma a uma condução a velocidade constante e a acelerações súbitas.
Com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, investigadores do MIT, uma bateria de um carro poderá, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em cinco minutos, contra as seis a oito horas que demoram actualmente a carregar, e a de um telemóvel em 10 segundos.

Fonte: AF

Bons tempos se avizinham... :kfold:
 
Só um detalhe, mesmo que seja possível carregar em 10 segundos, a amperagem que terá que ser fornecida poderá resultar em carregadores grandes...

Carregar um carro em 5 minutos acho que já deve chegar para disparar uns quadros :D
 
"célula de bateria que pode ser totalmente carregada ou descarregada em 10 a 20 segundos"


Esquesito, queremos é uma celula que carregue em 10 segundos e descarregue em 10 dias... lol
 
"célula de bateria que pode ser totalmente carregada ou descarregada em 10 a 20 segundos"


Esquesito, queremos é uma celula que carregue em 10 segundos e descarregue em 10 dias... lol


Isso tem a haver com a potência requerida, num dado instante, à bateria. Para os carros é bom porque permite libertação de mais potência, mais rápido. Nos telemóveis não se aplica, mas em muitas máquinas eléctricas é bom ;)
 
Só um detalhe, mesmo que seja possível carregar em 10 segundos, a amperagem que terá que ser fornecida poderá resultar em carregadores grandes...

Carregar um carro em 5 minutos acho que já deve chegar para disparar uns quadros :D

Pela lógica, o carregador nem deve entrar na garagem devido ao tamanho... :lol:
 
As coisas não são bem assim... Há carros que é ligado directamente aos 230vac. Tem o transformador para DC interno.
 
Eu sei... estava a brincar. Até porque já vi videos de como supostamente será esses carregadores para os carros. São do tamanho de uma caixa de sapatos... sinceramente não encontro agora nada na net... mas se vir algo, debito aqui...
 
Perante tais evidencias... tenho de admitir o meu erro. :002: Mas não deixa de ser positivo... aqui à uns tempos também ninguém acreditava que os carros podiam andar com biodisel e agora é o que se vê...
 
Back
Topo