1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bateria de telemóvel que carrega em 10 segundos

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Braulio Tubarao, 12 de Março de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 2886)

1. Braulio Tubarao

Braulio Tubarao Magazine Addicted

Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um modelo de bateria capaz de acelerar rapidamente uma viatura ou de recarregar um telemóvel em apenas 10 segundos.

O modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4), uma vez produzido industrialmente, será mais pequena e mais leve que os modelos actuais e poderão ser recarregadas mais rapidamente, precisou um comunicado do Instituto de Tecnologias do Massachusetts (MIT, sigla em inglês), onde decorreu a investigação.

Actualmente, as baterias de LiFePO4 permitem armazenar grandes quantidades de energia mas os processos de carregamento e descarregamento demoram várias horas.
    Assim, para alimentar uma viatura eléctrica, estas baterias adaptam-se de melhor forma a uma condução a velocidade constante e a acelerações súbitas.
    Com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, investigadores do MIT, uma bateria de um carro poderá, desde que tenha um carregador adaptado, ser recarregada em cinco minutos, contra as seis a oito horas que demoram actualmente a carregar, e a de um telemóvel em 10 segundos.

Fonte: AF

Bons tempos se avizinham... :kfold:

2. Lcarmo

Lcarmo Power Member

Mais um negócio milionário :) Bom para nós sem dúvida!

3. Braulio Tubarao

Já não vamos ter aquela desculpa: tenho de desligar, estou a ficar sem bateria :005:

4. MANAGER

MANAGER Banido

Não mas vais ter a do não tenho o carregador e estou a ficar sem bateria .

Ou estou na rua não tenho hipóteses de carregar a bateria.

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Só um detalhe, mesmo que seja possível carregar em 10 segundos, a amperagem que terá que ser fornecida poderá resultar em carregadores grandes...

Carregar um carro em 5 minutos acho que já deve chegar para disparar uns quadros :D

6. ManuelRibeiro

ManuelRibeiro Power Member

"célula de bateria que pode ser totalmente carregada ou descarregada em 10 a 20 segundos"

Esquesito, queremos é uma celula que carregue em 10 segundos e descarregue em 10 dias... lol

7. mELIANTE

mELIANTE Power Member

Isso tem a haver com a potência requerida, num dado instante, à bateria. Para os carros é bom porque permite libertação de mais potência, mais rápido. Nos telemóveis não se aplica, mas em muitas máquinas eléctricas é bom ;)

8. Braulio Tubarao

Pela lógica, o carregador nem deve entrar na garagem devido ao tamanho... :lol:

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

As coisas não são bem assim... Há carros que é ligado directamente aos 230vac. Tem o transformador para DC interno.

10. Braulio Tubarao

Eu sei... estava a brincar. Até porque já vi videos de como supostamente será esses carregadores para os carros. São do tamanho de uma caixa de sapatos... sinceramente não encontro agora nada na net... mas se vir algo, debito aqui...

11. snp77

snp77 1st Folding then Sex

Brutal, espero que sejam comercializadas em breve, certamente a nokia as vai abraçar nos seus telemoveis.

12. mELIANTE

mELIANTE Power Member

Só daqui a 2/3 anos serão comercializáveis segundo a notícia que li. Ainda nem estão desenvolvidas, não passam de estudos virtuais.

13. Braulio Tubarao

Olha que não me parece... pelo que tenho lido já estão desenvolvidas.. já existem fisicamente.

14. mELIANTE

mELIANTE Power Member

http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7938001.stm

Lê o último parágrafo.

EDIT: E mesmo que existam não passam de protótipos ;)

Última edição: 13 de Março de 2009
  15. Braulio Tubarao

Perante tais evidencias... tenho de admitir o meu erro. :002: Mas não deixa de ser positivo... aqui à uns tempos também ninguém acreditava que os carros podiam andar com biodisel e agora é o que se vê...

Partilhar esta Página