Discussão Bateria inchada nos MacBook Pro

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tenho um MacBook Pro 15" 2016 e não estava preparado para o que encontrei quando o abri para limpar o pó o que faço anualmente já que com as aberturas laterais e apesar de estar 95% do tempo elevado numa Rain Design mStand.

Apesar de ser um dos famosos portáteis com o teclado fantástico não tenho nenhum problema com o teclado porque simplesmente não tem uso. O teclado que uso é o Apple Magic Keyboard e não me imagino a usar outro. A questão é se as baterias podem estar neste estado por o portátil estar sempre com a base a cerca de 45º. Não vi nada sobre isso e já contactei a Apple, enviei fotos mas não se responsabilizam pela troca quando claramente o estado este estado de baterias com um portátil sem qualquer risco percebe-se que não é de mau uso.

Dizer ainda que as baterias mantêm uma grande autonomia, experimentei à uns dias e apercebi-me que devia estar algo errado porque me pareceu que a base estava deformada quando estive uns minutos a trabalhar com ele em cima de uma mesa.

Mas vejam a imagem.

IMG_1165.jpg


Reparem nos vincos nos cantos que se formaram de tão inchado que estão as baterias. A que tem a "fita" que penso que seja do trackpad acaba por estar ali menos inchada imagino por causa da própria fita. A Apple não se responsabiliza apesar de ter enviado mais fotos mas penso que esta é a que mostra melhor as coisas.

A minha questão é que isto não pode ser caso único e a Apple tem um programa de recolha de baterias mas não inclui este modelo: https://support.apple.com/pt-pt/15-inch-macbook-pro-battery-recall

Se alguém tiver um modelo semelhante e decidir abrir o mesmo para limpar o pó e tiver a bateria inchada dê feedback. Naturalmente que irei trocar a bateria e pagar a troca porque tenho medo que isto possa explodir.
Nota engraçada é que aparentemente na troca da bateria é trocado o teclado. Infelizmente não é trocado por um dos novos. Mas faz parte da troca imagino por as baterias estarem coladas e não dar para trocar sem danificar o teclado. Quando a Apple passa o slide de empresa verde e de reciclagem esquece-se destes pormenores.

No caso de não se sentirem confortáveis a abrir o portátil podem inspecionar externamente o portátil e tentar perceber se têm algum problema. Nunca vão poder excluir completamente se têm ou não um problema.

IMG_4306Frente.jpg


A imagem acima foi tirada propositadamente com demasiada luz para tentar ficar sem sombra por baixo do portátil, mesmo assim não consegue mostrar o que pretendo por a diferença não ser substancial e necessitar de uma inspeção muito próxima, mas o que vão ver na imagem seguinte é que a base deformou e se normalmente o portátil assenta sobre os pés isso deixou de acontecer. Este portátil tem 3 anos e 3 meses e a bateria não dá indicação que necessita de serviço.

IMG_4298Pe.jpg


Aqui é visível que o pé fica no ar e do outro lado acontece o mesmo. O que aconteceu é que como a bateria aumentou de volume fez ceder a base do portátil e ele fica apoiado pelo alumínio.

Se tiverem algum problema partilhem neste tópico.
 
Última edição:
@Metro mesmo que não inclua esse modelo não podes dar conhecimento na mesma junto da Apple? A foto fala por si, não teriam sensibilidade em proceder a troca?
 
260€. Como aquilo está mais do que colado e há necessidade de trocar teclado não é algo que me atreva a fazer.
Mas a questão não é essa. É que este é claramente um problema das baterias. Não tenho dúvidas. Da minha parte como tive o cuidado de referir, porque não tenho conhecimento na área, só se é prejudicial elas estarem permanentemente inclinadas.
 
@Metro
Parece que tens é a bateria em final de vida. As baterias de litium tendem a inchar quando se aproximam do fim.
Tambem pode ser demasiados deep decharge ou até por muito tempo utilizadas em altas temperaturas, constantemente ligadas a corrente.

podes partilhar a info da bateria?
De todas as maneiras ponderava substituir a bateria para não danificar o macbook

PS: Acho normal que a Apple não se responsabilize por isto, uma vez que existem muitos fatores que podem provocar o inchaço , e a bateria já tem 4 anos, já não é propriamente nova
 
Já experimentaste levar a um centro autorizado? Já tive situações identicas na empresa e trocaram sem custos fora de garantia
 
Parece que tens é a bateria em final de vida. As baterias de litium tendem a inchar quando se aproximam do fim.

A questão é que a bateria tem ainda uma autonomia considerável. É muito difícil para um leigo avaliar o que é fim de vida da bateria nestas condições quando não abre o portátil coisa que acredito muitas pessoas não façam.

Tambem pode ser demasiados deep decharge ou até por muito tempo utilizadas em altas temperaturas, constantemente ligadas a corrente.

Ok, aceito mas que opção é que as pessoas têm se não é possível tirar as baterias? Eu não sei o que posso fazer. O portátil até está elevado e a base é em alumínio, a área de dissipação até é aumentada.

podes partilhar a info da bateria?

Claro. Fabricada dia 9 de Fevereiro de 2017.
Health Information:
Cycle Count: 282
Condition: Normal
Battery Installed: Yes
Amperage (mA): 0
Voltage (mV): 12842

De todas as maneiras ponderava substituir a bateria para não danificar o macbook

Que remédio. Mas o meu ponto é que é difícil ter um portátil tão cuidado como o meu que é um quase fixo.

PS: Acho normal que a Apple não se responsabilize por isto, uma vez que existem muitos fatores que podem provocar o inchaço , e a bateria já tem 4 anos, já não é propriamente nova

Se tivesse 4 anos conseguia mastigar isto melhor o problema é que tem pouco mais do que 3 anos. É bastante diferente. O meu MacBook Pro de 2012 com mais de 6 anos de uso contínuo não levou nenhuma bateria.

Já experimentaste levar a um centro autorizado? Já tive situações identicas na empresa e trocaram sem custos fora de garantia

Contactei previamente e fiz hoje o pedido e as notícias são espetaculares...

Cada módulo é pedido a Apple. Normalmente recebemos os módulos entre 2-5 dias úteis.

O serviço de troca do top case com bateria é de 325€ IVA incluído.

Afinal a reparação aumentou numa semana. Deve ser a taxa Apple. Este deve ser o último portátil que comprei.
 
Última edição:
@Metro o que disse é o que está normalmente associado, até podes ter tido simplesmente azar sem culpa nenhuma claro. E não deixa de ser uma situação chata também.

Este novo update da Apple no ponto de vista da bateria é mais interessante, já “podemos” deixar 24h/7 ligado à corrente que o desgaste é minimizado... pelo menos parece pelo que anunciaram :)
 
@Metro,

Realmente esse inchaço não é normal. Nunca me aconteceu. E a Apple nessa situação, que me parece perigosa deveria ter trocado sem custos. Infelizmente não temos cá uma Apple Store pois creio que aí trocariam sem custos.

No entanto portáteis não estão optimizados para um uso de Desktop estacionário. Neste sentido pelo menos 2x por mes descarregar a bateria até 20% e voltar ligar é uma best practice (ou mais).

Tenho um de 2015 de 15" e ainda não o abri. Mas já está a dar o alerta para troca de bateria. Onde foste trocar?

Abraço.

EDIT: Sendo que tens pelos vistos 93% o portátil na secretária não seria melhor o Desktop (Mac?) e um iPad Pro com remoting quando excepcionalmente precisas :) Olha que te ficaria a preços aproximamos de um MacBook Pro com bom espaço de disco e RAM (dependo do Desktop) e terias mais performance onde usas. Para além de que, se um tiver que ir á assistência não ficas totalmente apeado.

Macnini (se tiver que ser Mac)

Core i7 6 cores: 1.559
RAM: A que quiseres á parte. (200 euros 32GB com montagem)
eGPU: Se precisares creio que ficaria por 500 tudo. Com a vantagem de poderes fazer upgrade mais tarde quando quiseres.

https://barefeats.com/mac-mini-2018-versus-other-macs.html
 
Última edição:
Duas imagens para ajudar ao diagnóstico de quem possa estar na mesma situação que eu e não consiga abrir o portátil.

IMG_4306Frente.jpg


A imagem acima foi tirada propositadamente com demasiada luz para tentar ficar sem sombra por baixo do portátil, mesmo assim não consegue mostrar o que pretendo por a diferença não ser substancial e necessitar de uma inspeção muito próxima, mas o que vão ver na imagem seguinte é que a base deformou e se normalmente o portátil assenta sobre os pés isso deixou de acontecer. Este portátil tem 3 anos e 3 meses e a bateria não dá indicação que necessita de serviço.

IMG_4298Pe.jpg


Aqui é visível que o pé fica no ar e do outro lado acontece o mesmo. O que aconteceu é que como a bateria aumentou de volume fez ceder a base do portátil e ele fica apoiado pelo alumínio.

Realmente esse inchaço não é normal. Nunca me aconteceu. E a Apple nessa situação, que me parece perigosa deveria ter trocado sem custos. Infelizmente não temos cá uma Apple Store pois creio que aí trocariam sem custos.

Eu tive o cuidado de ligar para a Apple. Fui despachado a primeira vez, não desisti. Liguei uma segunda vez e mandei fotografias (eles mandam um link para enviar fotos). A preocupação foi efetivamente trocar sem custos mas também porque esta situação é claramente um problema grave e seria bom ser caso único mas não me parece que seja. É que isto está a acontecer quando o macOS ainda não reporta qualquer problema.

No entanto portáteis não estão optimizados para um uso de Desktop estacionário. Neste sentido pelo menos 2x por mes descarregar a bateria até 20% e voltar ligar é uma best practice (ou mais).

Eu concordo contigo e ao mesmo tempo que me diziam que não assumiam a reparação diziam, não deve mais usar o portátil até trocar as baterias porque pode ser periogoso... A questão é que muitas pessoas não têm mais do que um mac para trabalhar e têm que fazer opções. Dai ter um portátil estacionado a maior parte do tempo.

Tenho um de 2015 de 15" e ainda não o abri. Mas já está a dar o alerta para troca de bateria. Onde foste trocar?

Eu recomendava abrir pelo simples facto de limpar o pó das ventoinhas. Eu tenho um blower da Giottos usado no material fotográfico à muitos anos que uso para isso e um pincel. E acaba-se por inspecionar também as baterias.

EDIT: Sendo que tens pelos vistos 93% o portátil na secretária não seria melhor o Desktop (Mac?) e um iPad Pro com remoting quando excepcionalmente precisas :) Olha que te ficaria a preços aproximamos de um MacBook Pro com bom espaço de disco e RAM (dependo do Desktop) e terias mais performance onde usas. Para além de que, se um tiver que ir á assistência não ficas totalmente apeado.

Eu tive um mac mini durante anos e levava-o na mochila. A minha mobilidade é tão previsível que normalmente dá para fazer isso em vez de precisar do portátil. É sem dúvida uma opção. Eu tenho vários problemas com o Mac Mini.

1- Ser de 2018. Espero que lancem algo novo agora pela WWDC e que não estraguem nomeadamente o update da RAM.
2- Atualmente preferia ver desktops Apple com processadores AMD até por uma questão de segurança.
3- A sombra de processadores ARM para desktop andar a pairar. Estar a investir agora e mudarem a seguir para ARM.

Eu ainda tenho o MacBook Pro 2012 que fizeram o favor de passar a Vintage que nunca levou uma bateria mas que vou ver se coloco porque a performance é boa. Confirmar só que ainda suporta a nova versão de Sistema Operativo. O ecrã tem um ghosting horrível mas eu uso sempre com monitor externo ou será usado por outra pessoa da família.

O iPad Pro é um investimento que eu não consigo justificar para mim. Já pensei horas sobre isso e acompanho o que vais escrevendo e a tua utilização mas não é para mim.

Core i7 6 cores: 1.559
RAM: A que quiseres á parte. (200 euros 32GB com montagem)
eGPU: Se precisares creio que ficaria por 500 tudo. Com a vantagem de poderes fazer upgrade mais tarde quando quiseres.

É um investimento que me sinto confortável fazer pela performance e funcionalidades e para a minha utilização o que fará mais sentido dependendo que a Apple lançar nos próximos tempos.
 
Eu recomendava abrir pelo simples facto de limpar o pó das ventoinhas. Eu tenho um blower da Giottos usado no material fotográfico à muitos anos que uso para isso e um pincel. E acaba-se por inspecionar também as baterias.

Este vai trocar as baterias. Já acusa há 5 meses o estar abaixo do nível considerado bom.

Há cerca de 8 fui á PC Clinic, assistente autorizado, devido a um problema no ecrã. Trocaram-me todo sem custos pois fazia parte de um programa específico. Perguntei se valia a pena trocar também a bateria, disseram-me para aguardar pois o diagnóstico ainda indica que está boa e assim ficaria mais caro.

O que sugiro é que leves o teu a um Assistente autorizado que eles vão tomar as deligencias necessárias. Fazer o diagnóstico e comunicar com a Apple a situação com mais detalhe. Se mesmo assim recusarem, já la está para trocarem as baterias ...

Que tudo corra bem.
 
Neste caso vai ser trocado ao abrigo do teclado. Depois da análise tenho efetivamente a tecla Option com problemas pelo que é abrangido pelo programa de troca e na troca da bateria ou na troca do teclado o que é feito é a substituição de todo o painel superior com o teclado, bateria e teouchpad. Penso que as colunas também são trocadas porque fazem parte do painel mas não tenho 100% de certeza. Mas o teclado, trackpad e baterias e tampa de alumínio é só uma peça.

Mas ter um portátil com um teclado com esta fiabilidade em que praticamente sem uso também consegue ter um problema e a bateria sem dizer que tem problemas ficar neste estado é complicado. Isto é mais um batterygate a passar por baixo do radar. E sinceramente depois de perceber que mudam toda a "tampa" custa-me a perceber que não encontrem uma forma de colocarem o teclado novo. Mas enfim. Acho que fico com portátil para mais 2-3 anos e nessa altura já devo poder passar para um desktop e qualquer coisa móvel barata para fazer remote.
 
A solução até acabou por correr melhor, trocas o teclado e és capaz até de ficar com o da ultima geração do butterfly(!?), suponho que ao trocarem coloquem a ultima versão desse teclado.
Apesar de não o usares, a fiabilidade é melhor, pelo menos tenho como base de comparação o da 1º geração e o meu de 2018.

Já agora, na altura tambem questionei se não era possivel, se mudarmos o teclado ao abrigo do programa não colocarem o novo magic keyboard, já que tem de trocar tudo, ou quase tudo. Mas se calhar pode até ter a ver com o chassi, nos novos com magic keyboard o chassi tem de ser ligeiramente mais alto por causa do teclado.
 
Sim o chassis é diferente mas tendo que mudar parte não percebo como não conseguem adaptar. A única explicação que encontro é se o fizessem tinham milhões de pessoas a pedir a intervenção.
Sobre a versão, penso que a única coisa que mudou entre as duas versões é colocarem uma proteção de plástico de modo a que os detritos não consigam ir para o mecanismo, pelo menos com tanta facilidade. Pelo menos é a ideia que tenho.
 
Convém não especular a questão das baterias. Não tem sido tópico de reclamações como foi o teclado.

Se a cada problema que tive em portáteis não Apple decidi-se que a maior parte das pessoas tinha o mesmo ... era bonito era.

Um caso ou outro não são milhões. E como disseste em outro equipamentos não tiveste problema algum. Para quê entrar nesta espírito então? Está na moda e da clicks na Web?

Aqui trocaram-te tudo por uma razão ou outra certo? Nao deixa de ser bastante chato seja que equipamento for a ocorrência de problemas.

https://www.ifixit.com/Wiki/What_to_do_with_a_swollen_battery
 
Última edição:
@Trance
Não faz muito sentido voltar ao debate mas desde o momento em que era mais do que óbvio que o problema com os teclados era de design e a Apple decidir trocar os teclados gratuitamente passou imenso tempo. Aliás nunca admitiu que era um problema de design mesmo porque isso teria outras implicações mais gravosas mas é o que de facto é. No caso da bateria do meu portátil não tenho dúvida que há algo de muito errado e não foi assumido pela Apple. E não, não estou satisfeito que seja possível resolver o problema dando a volta por outro meio. Pode-se dizer que o resultado final é o mesmo que é, mas não me tranquiliza e muito menos resolve o problema de base que me custa a acreditar que não seja mais extenso do que o meu portátil. Mas espero estar enganado.
Os cliques na web é para o lado onde eu durmo mais descansado. As imagens falam por si.
 
Eu não quero voltar ao debate dos teclados. Nem fui eu que chamei esse debate.

- Creio que és um utilizador, pelo menos pelo que vais dizendo, de mais de uma década com vários dispositivos e com muito poucas ocorrências de problemas. Quantas foram, uma, duas, tres?

- Tens um fornecedor que tem programas de trocas de baterias, ecrãs e teclado, dentro fora da garantia. Mais, que impõe que qualquer Assistência Autorizado as aplique, algo importante. Pois malta houve que em cima do Programa ainda cobravam e metia o dinheiro ao bolso.

- Se cá houvesse Apple Store, seria uma questão de horas e possivelmente terias resolvido. Falo nisto porque já usei. É aquilo que mais crítico a empresa, o caso PT.

Neste caso em concreto, já fora da garantia te resolvem o problema directa ou indirectamente. Sim, porque baterias inchadas fora da garantia em lado nenhum te trocam á borla não havendo um programa interno especifico caso haja. E mesmo assim conheço bem que havendo programa certas empresas pressionam a assistência para evitar o seu uso, isto é, o programa é para o Marketing apenas.

E mesmo assim preferes dar impulso a conceitos batterygates, keyboardas e sei lá mais que gates. Isto uma empresa que vende 17-19 milhões de Macs ano ... Não deves ser caso único com questões deste género, acredito mesmo que não sejas. A questão para mim não é essa.

Mas olha, tive uma série de coisas de outras marcas que acabou a garantia e fui eu que tive pagar para arranjar. Tipo ecrãs que perderam contacto sem razão qualquer aparente, contactos com teclados que ao fim de pouco tempo deixavam de fazer contacto e acusaram-me de má utilização, ou então eram problema que com software seria resolvido ma que nunca foi. E mesmo dentro da garantia fui atendido por vezes como se tivesse feito alguma coisa de mal.

Eu acho bem que relates o teu problema. Mas a conclusão pareces estar a chegar não me parece de acordo com aquilo que relatas do ponto de vista da qualidade do serviço e a tua experiência. Apenas isso. É natural no entanto que estejas chateado, eu também estaria.

PS: Ainda no outro dia vi um tipo que todos os anos ia á Apple Store para com alguma coisa no MacBook. Das 2 primeiras vezes sai de lá com um novo. Na terceira sai de lá com ele arranjado e ainda levou um par de AirPods pela maçada. E depois vai para o Youtube dizer que é uma treta isto e aquilo.
 
Última edição:
Os teclados dos portáteis dos últimos 5 anos não fui eu que os modifiquei e que retifiquei o erro nos últimos lançamentos. É de facto um problema deles.

Eu sou utilizador à muitos anos e nesses anos não comprei muitos dispositivos mas em praticamente todos tive problemas. Compreendo alguns e não fico histérico com qualquer problema. Calço facilmente os sapatos das marcas. Sei bem que há marcas que não resolvem o problema e resolvo o problema não comprando os produtos deles mas a Apple exige-me um preço premium e eu exigo um tratamento premium também. Esta bateria continua a não ser reportada como necessitando de serviço pelo macOS mas está neste estado. Tirei fotos, na assistência partilham a minha opinião. Eu detetei passado este tempo mas penso que será pacífico admitir que estará assim à algumas semanas senão meses. Não é nenhum exagero.
Mas aceito que discordem. De qualquer forma documentei o melhor que pude para poderem ver se a queixa fazia sentido.
Eu não fui nem sou o tipo de pessoa que inventa problemas para me trocarem equipamentos ou peças gratuitamente só porque sim.
 
Pessoalmente, não tive em todos em 15 anos. Tive em 2xiPad, um iPhone SE e em um MacBook. Todos foram problemas com os ecrãs e trocaram. Nada que impossibilita-se o uso mas quando se paga premium ... e cheguei a usar programas fora da garantia.

O teu problema é bem chato e tens toda a razão para estares profundamente chateado.

Eu saltei toda a geração dos teclados X. Apesar de gostar do toque, os problemas com os teclado eram por demais pelo que fiquei pelo de 2015 até 2019-20. E antes do de 2015 fiquei pelo 2009 que ainda funciona. Isto em MBPs. Pelo que não levei com esse filme. Não que não tenham tentando me vender a ideia mas ...

Aquilo que menos gosto na empresa é o preço dos upgrades da memória RAM e de armazenamento. Isto em qualquer dispositivo. É ridículo. Ainda há pouco tempo duplicaram o preço do upgrade de RAM no MBP 13”.

Aínda bem que tudo correu bem. Chato é a forma como descobriste, a somar a não resolução automática e ainda por cima ficas na dúvida de quanto tempo o teclado do teu vai durar. Tempestade perfeita.
 
Última edição:
Back
Topo