Bateria poderá funcionar durante décadas

RavenMaster

Power Member
"Pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA), com apoio da empresa BetaBatt, garantem haver desenvolvido uma bateria capaz de fornecer energia ininterruptamente por décadas. A BetaBattery, além disso, teria um custo de produção relativamente baixo. A bateria usa uma fonte radioativa, o trítio (isótopo do hidrogênio), como combustível.

Por enquanto, a BetaBattery não consegue fornecer tanta energia quanto as baterias químicas, mas os cientistas esperam que o dispositivo seja útil em equipamentos de manutenção complicada, como satélites e sensores estruturais em pontes. A bateria é baseada em um diodo de silício poroso derivado de técnicas empregadas na produção de microchips."

link
 
Isto devia estar nas novidades de hardware.
Penso eu de que.

Acho interessante. Era bom uma pilha com tanta duração.
Mas com uma fonte radioactiva...quais serão os indices de exposição??
E que consequencias terá para o ambiente??
Parece que funciona capturamdo electrões....isto é radiação ionizante...acho eu. Que é a mais perigosa... 8o

O lado positivo é que o dispositivo de captura dos electrões tambem deve poder captar radiações naturais do solo e rochas...e como PT tem muito granito com um bom nivel de radioactividade, isto pode ser uma solução para resolver os nossos problemas energeticos. :D :(
 
isto rende é fazer casas com rochas radioactivas como deu no telejornal... é só espetar um par de fios na parede, ligar à lampada e tá resolvido... enquanto a lampada durar há luz :D
 
oh raios partam.
sempre que alguma coisa parecia ser boa em energia, tem que vir com a palavra radioactivo! :(
parece a mesma coisa que jogar o jogo com cheats...
um gajo fica sempre com a ideia...
"OOOOOHHHHHHH radioactivo, assim também eu" :P
 
Última edição:
Usa-se coisas hj em dia na daily life coisas bem mais prejudeicias ao ambiente e come-se alimentos que fazem bem mal á saude e disso ng se queixa.
Eu digo.... venham elas. Vai ser o passar de uma polita do deita fora á politica doguarda na gaveta até ter carga outra x ;) .
 
o futuro das alimentaçoes, vai passar pela disociação dos atomos de hidrogenio, tal como a simples hidrolise. estes fenomenos n tem nada de prejudicial, qdo comparados com o que se usa no dia-a-dia... e os compostos resultantes dos processos sao mto mais reciclaveis ( ao contrario do mercurio e outros compostos actualmente usados) e normalmente o que resulta desses processos sao ioes de hidrogenio e oxigenio...

pelo que sei, o grande obstaculo ainda é o manusear do hidrogenio...
 
baterias com Trítio nunca serão usadas pela população em geral a não ser que seja em quantidades infinitamente pequenas (+- o que existe de forma natural). É material radioactivo, regulamentado e vigiado. É coisa para satélites, naves espaciais, submarinos, material militar ou outro equipamente industrial bem controlado.

Mas o futuro só a deus pertence. :D
 
O trítio emite somente partículas beta de baixa energia (elétrons), que podem ser barrados por blindagens muito finas, tal como uma folha de papel," explica Larry Gadeken, um dos autores da pesquisa, querendo destacar que o termo radiação não oferece riscos à saúde humana.

fonte
 
caprr disse:
O trítio emite somente partículas beta de baixa energia (elétrons), que podem ser barrados por blindagens muito finas, tal como uma folha de papel," explica Larry Gadeken, um dos autores da pesquisa, querendo destacar que o termo radiação não oferece riscos à saúde humana.

fonte


a questão não é essa mas na existência de trítio na bateria e na possibilidade desta poder ser extraída/escapar da bateria mesmo que protegida. Obviamente que é possível manipular o trítio sem riscos para a saúde pública tal como qualquer lixo nuclear (por isso existem centrais nucleares) mas só se for bem manipulado ou blindado. Não consegues garantir isso se puseres à venda este tipo de baterias no Lidl não é?
 
eu sou da opinião do Xpirit.

pah uma coisa é certa, continuam-se a gastar, e depois o que é que se faz delas?
pensar a médio prazo é fácil, mas a radioactividade dura mais que o médio prazo, e todos nos sabemos os problemas que temos com lixo radioactivo. alias, nem é preciso ser lixo radioactivo, nos ja nem sabemos o que fazer as pilhas que o mundo usa diariamente, isto ja para não falar em lixo electrónico, condensadores, e coisas do estilo, especialmente aqueles ricos em PCB's...
pah, mesmo que a radiação seja baixa... precisa de blindagem, e essa blindagem pode ter problemas...
e depois... sera que precisamos de uma bateria que dure tanto tempo???
mais lixo não.
olhem mas é para a agua, para mim existem soluções melhores como a células de combustível, que me parecem bem mais viáveis, e adequadas as nossas necessidades.
 
Há uns tempos numa conversa sobre soluções ambientais , tive a falar com uns amigos sobre os carros a hidrogénio (eu era convencido que isso era do melhor.). Pois pó ambiente é... mas com a quantidade de acidentes que há em Portugal, o pais n durava um dia. É que num acidente , o Hidrogénio em combustão provoca reacção em cadeia que pode fazer "bummm" em mts quilómetros quadrados, mesmo sabendo que existe pouco hidrogénio na atmosfera terrestre.
Ora sabendo que o Espaço é composto por quantidades inimagináveis de hidrogénio e hélio, usar coisas destas e pensar num possível eventual problema é de doidos. É o mesmo que preparar uma explosão á escala universal que faça "chocapic" de dezenas de planetas.

Isto pode parecer estúpido, mas eu tb não percebo mt destas coisas. Vces talvez me mostrem que estou errado, e isso é bom, pois assim n ficarei com uma ideia errada.

Pocas
 
boas
Pocas, não concordo ctg pk nao é por fazeres explodir um bocado de hidrogenio que vais rebentar com o universo, se assim fosse cada vez que rebentava uma botija de gas tavamos fdds...tal como tu disses-te o hidrogenio é uma infima parte da atmosfera...é perigoso quando concentrado...isso sim
ja "brinkei" com hidrogenio a fazer pequenas explosoes e digo-vos que é bem potente!!!
so pra exemplo, numa seringa de plastico, quando fiz aquilo explodir a dita seringa rebentou pelos lados!!!

o hidrogenio na aplicação aos automoveis é armazenado em celulas de combustivel, o ke o torna num material mt mais seguro do ke um carro a gas com a botija na mala pronta a levar uma pancada!!!

quanto à "pilha" em questao, acho k é uma boa ideia, entao se pensarmos na aplicação a telemoveis, ou ainda melhor, pc's portateis....é so uma questao de quantidades.
em relação ao lixo radioactivo, n nos podemos esquecer k ao criar este estamos a eliminar decadas de uso de pilhas, o ke n é nada pouco!
à medida k vao sendo aperfeiçoadas estas tecnicas vao ficando cd vez mais seguras, se andamos sempre a dar pra tras é k nao ha evolução....as centrais nucleares sao mt perigosas mas sao uma necessidade para a sociedade actual...tal como estas "pilhas" poderam vir a ser....

portem-se
 
Koncaman disse:
oh raios partam.
sempre que alguma coisa parecia ser boa em energia, tem que vir com a palavra radioactivo! :(
parece a mesma coisa que jogar o jogo com cheats...
um gajo fica sempre com a ideia...
"OOOOOHHHHHHH radioactivo, assim também eu" :P
Simples, A energia de fontes radioactivas provem da famosa formula E = MC2 (M = massa, C = velocidade da luz em m2 e a energia é expressa em Joules)

Energia nesta forma é BILHÕES de vezes mais densa que quimica... Basta ver quando de energia tem um kg de massa:
1 x 300,000,000^2 = 90.000.000.000.000.000 joules! é mesmo MUITO POWER!

Tem uma que se pegasse um prego, de 1 grama e o transformasse em energia, dáva para por 2 milhoes de litros (o equivalente a uma piscina olimpica!) d'àgua em ebulição durante 1 segundo!

Sempre pensei num bateria destas :) Que fosse "movida" a energia nuclear, teriamos UPS de anos de funcionamento (alias nem precisariamos ligar o PC a tomada :D) e portáteis VERDADEIRAMENTE portádeis :D E embora o kg de combustivel nuclear (trítio neste caso ou urânio ou plutônio das centrais de fissão) seja caro, devido a alta densidade acaba por ser uma fonte muito barata :)

O único (e GIGANTESCO) incoveniente é mesmo o risco de saúde pública :( Embora a energia de fusão à hidrogénio seja limpa, não gera radioatividade perigosa, nem resíduos, apenas hélio (penso eu que seja só isso)...

Um dia teremos reactores a fusão altamente eficientes (existem, mas não são nada eficases), e todos os problemas de energia serão resolvidos :D Combustivel barato (maior parte é agua e deutério, isotopo de hidrogénio que existem em abundancia nos oceanos), limpo e com elevada densidade :) Basta pensar que é esta a forma de funcionamento do Sol e restantes estrelas por exemplo ;)
 
Koncaman disse:
eu sou da opinião do Xpirit.

pah uma coisa é certa, continuam-se a gastar, e depois o que é que se faz delas?
pensar a médio prazo é fácil, mas a radioactividade dura mais que o médio prazo, e todos nos sabemos os problemas que temos com lixo radioactivo. alias, nem é preciso ser lixo radioactivo, nos ja nem sabemos o que fazer as pilhas que o mundo usa diariamente, isto ja para não falar em lixo electrónico, condensadores, e coisas do estilo, especialmente aqueles ricos em PCB's...
pah, mesmo que a radiação seja baixa... precisa de blindagem, e essa blindagem pode ter problemas...
e depois... sera que precisamos de uma bateria que dure tanto tempo???
mais lixo não.
olhem mas é para a agua, para mim existem soluções melhores como a células de combustível, que me parecem bem mais viáveis, e adequadas as nossas necessidades.
Discordo, pilhas convencionais, gasta-se QUANTIDADES MONSTRUOSAS... Pilhas nucleares, como duram 10 anos, por exemplo, não tem que se trocar sempre :)

É mais facil tratar de 1 tonelada de lixo radioactivo que 100 milhoes de toneladas de quimicos...
 
Pocas disse:
Há uns tempos numa conversa sobre soluções ambientais , tive a falar com uns amigos sobre os carros a hidrogénio (eu era convencido que isso era do melhor.). Pois pó ambiente é... mas com a quantidade de acidentes que há em Portugal, o pais n durava um dia. É que num acidente , o Hidrogénio em combustão provoca reacção em cadeia que pode fazer "bummm" em mts quilómetros quadrados, mesmo sabendo que existe pouco hidrogénio na atmosfera terrestre.
Ora sabendo que o Espaço é composto por quantidades inimagináveis de hidrogénio e hélio, usar coisas destas e pensar num possível eventual problema é de doidos. É o mesmo que preparar uma explosão á escala universal que faça "chocapic" de dezenas de planetas.

Isto pode parecer estúpido, mas eu tb não percebo mt destas coisas. Vces talvez me mostrem que estou errado, e isso é bom, pois assim n ficarei com uma ideia errada.

Pocas
O Hilderburg possuia no involucro enooooooormes quantidade de hidrogénio,e entretanto fez BURN AND CRASH e entretanto não volatizou nova iorque, nem os EUA, nem o planeta nem o universo, ainda estamos ca :)

Hidrogénio existe em quantidades residuais na nossa atmosfera, é tão leve que facilmente escapa-se espaço afora, e é um combustivel normal, tal e qual gasolina, alcool...

Se fosse assim, não podiamos abrir uma garrafa de alcool numa sala fechada, que ao evaporar um bocado e se acendesse qq coisa, BUMMMM ia a casa pros ares :004:
 
Última edição:
existe pouco hidrogeneo na atmosfera????
quem disse? basta ir a camadas superiores da atmosfera, e vão ver as quantidades brutais de hélio e hidrogeneo que existem.
o hidrgeneo é dos compostos químicos que mais facilmente se encontra na terra.
e depois... o hidrogeneo so explode se tiver um comburente, no caso oxigeneo. e o que existe entre os planetas não é hidrogene. existem realmente partículas, mas são partículas subatómicas... nada desses compostos “standard”
eu axo que o hidrogeneo, se devidamente protegido, aplicado a um motor de combustão pode ter resultados interessantes, especialmente a nível de performance/consumo. mas isso não é o tema em questão.

quanto as baterias radioactivas... eh pah, acho que o caminho não é, de todo, por aqui.
por mim o recurso à energia nuclear devia ser erradicado do nosso planeta.
agora imaginem se cada pessoa passasse a ter umas 4 ou 5 destas em casa. Além disso daí a uns 15 ou 20 anos, mandar aquilo fora...
Acham bem lixo com conteúdo radioactivo tratado da mesma maneira que muita gente trata pilhas convencionais? (sim, porque muita gente simplesmente atira pilhas para o lixo, assim como quem deita uma casca de banana...)
Quanto mais energia radioactiva usamos, mais aumenta a quantidade de lixo radioactivo, e aumenta exponencialmente, porque a cura que quase todos temos para a radioactividade é esperar que ela passe...
imaginem-se com uma fonte de radiação encostada ao ouvido... por mais blindada que esteja, eu nunca me sentiria muito bem.

destr0yer, o hidrogeneo não é um conbustivel "normal" especialmente tendo em conta os exemplos que deste, que são compostos organicos...
depois... fusão nuclear, é diferente de fissão nuclear, que é o que usamos, cada vez mais, e mal...
 
Última edição:
o Koncaman tem razão.. e aliás eu disse-o....

é verdade que na troposfera (parte da atmosfera onde vivemos) o hidrogénio é residual, mas se forem para as altas camadas ou para o espaço profundo e vazio a conversa não é a mesma....

Pocas
 
de facto axo k a tendencia é para erradicar a energia nuclear da face da terra, mas ela ainda andará cá por umas décadas, pela simples razão de ainda não haverem alternativas tão poderosas. lá pra meio do século espera-se já se ter chegado à fusão a frio, massificação da utilização de anti-materia, e quem sabe mais o quê.

quanto aos carros a hidrogénio... mais cedo ou mais tarde vamos ter que os usar. ou entao ficamos uns milhoes de anos parados a espera que se desenvolvam novas reservas de petroleo.
 
Back
Topo