Bateria poderá funcionar durante décadas

_zZz_ disse:
eu ja falei disto aki na techzone..quem sabe se possa vir a tirar energia daqui.. :P

_zZz_

Há muitas dúvidas sobre os resultados das experiências que foram realizadas. É um fenómeno muito interessante mas sem qualquer utilidade prática a curto e medio prazo.
 
Para os interessados:

CONFERÊNCIA
O FUTURO DA ENERGIA NUCLEAR
Professor Ernest Moniz
Massachusetts Institute of TechnologyCONFERÊNCIA
O FUTURO DA ENERGIA NUCLEAR
Professor Ernest Moniz
Massachusetts Institute of Technology



Segunda-feira, 23 Maio 2005
Anfiteatro 8.2.47, às 12h00
FCUL, Campo Grande, Lisboa


Um grupo interdisciplinar de docentes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) decidiu dedicar-se ao estudo do futuro da energia nuclear, por acreditar na importância desta tecnologia como opção na satisfação das crescentes necessidades energéticas mundiais, sem emissões de dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos. Este estudo, dirigido aos governos, à indústria e aos líderes académicos, evidencia a interligação de desafios técnicos, económicos, ambientais e políticos e discute as suas consequências, encarando um aumento significativo da utilização de energia nuclear nos próximos 50 anos.

O Professor Ernest Moniz licenciou-se em Física na Universidade de Boston e doutorou-se em Física Teórica na Universidade de Stanford. É professor de Física no MIT, desde 1973, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Departamento de Física e Director do “Bates Linear Accelerator Center”.
A nível da actividade científica, as suas principais contribuições situam-se na área da física nuclear teórica, em particular, no domínio da teoria de reacções nucleares de alta energia.
Actualmente os seus interesses centram-se nos domínios da energia, ciência e tecnologia e políticas de segurança nacional, tendo já desempenhado vários cargos governamentais nestas áreas nos EUA.


Organização:
Centro de Física Nuclear da UL e Departamento de Física da FCUL.

Divulgado por:

Divisão de Informação / Núcleo de Comunicação e Imagem
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
Tel: +351 21 750 00 00 / Ext: 25326/25343/25344/25357
Fax: +351 21 750 01 47
[email protected]
 
Chuls disse:
BRILHANTE é de génios, fotões sem massa (logo não são atraídos pelas forças da gravidade), espaço vácuo perfeito, como se explica os buracos negros (fotões) que nem a luz consegue escapar e a formação do nosso sistema solar (vácuo perfeito), é a mais pura magia.

dude, no espaço temos 2 coisas, zonas de gravidade (concentração de matéria) e o vácuo...


Ou a meio caminho da terra e a lua vais encontrar ar :007:
 
Xpirit disse:
Outra vez? Fusão a frio e utilização de anti-matéria não são alternativas viáveis a não ser para os livros de ficção científica.
anti matéria concordo contigo, mas fusão a frio já se tem feito experimentos com sucesso sobre isso, acontece é sempre a mesma coisa, não é viavel de momento, acutalmente, a fusão a frio gera um pouco mais de energia que a inicial e não é viavel...

Xpirit, muito fixe isso, pena que a data e hora estarei a ter... Física @ FCT :x2: (mas não é nuclear)

Deviam era ir a FCT também, tendo em conta que a FCT está bem envolvida no que toca ao Ano Mundial da Física :P
 
Última edição:
destr0yer disse:
anti matéria concordo contigo, mas fusão a frio já se tem feito experimentos com sucesso sobre isso, acontece é sempre a mesma coisa, não é viavel de momento, acutalmente, a fusão a frio gera um pouco mais de energia que a inicial e não é viavel...

Xpirit, muito fixe isso, pena que a data e hora estarei a ter... Física @ FCT :x2: (mas não é nuclear)

Deviam era ir a FCT também, tendo em conta que a FCT está bem envolvida no que toca ao Ano Mundial da Física :P

Falta à aula! Esta palestra é certamente mais interessante! :D
 
destr0yer disse:
dude, no espaço temos 2 coisas, zonas de gravidade (concentração de matéria) e o vácuo...


Ou a meio caminho da terra e a lua vais encontrar ar :007:


Consegues garantir 100% de vazio no espaço olha que não, relativamente a gravidade também existe micro gravidade (pseudo "gravidade zero") por alguma razão o nosso planeta não é uma mera "concentração de matéria" do nosso sol.

Como explicas o "ar" do nosso planeta, será que veio do espaço, será que nos temos todo e já não há mais?

As supernovas e afins são coisas do passado, já não se fazem estrelas como antigamente!!!
:004:
 
Xpirit disse:
Falta à aula! Esta palestra é certamente mais interessante! :D
Pois... E ir de Almada para LX é que não da mesmo nada jeito :o

Se fosse na minha faculdade, a ver se não ia :D

Chuls disse:
Consegues garantir 100% de vazio no espaço olha que não, relativamente a gravidade também existe micro gravidade (pseudo "gravidade zero") por alguma razão o nosso planeta não é uma mera "concentração de matéria" do nosso sol.

Como explicas o "ar" do nosso planeta, será que veio do espaço, será que nos temos todo e já não há mais?

As supernovas e afins são coisas do passado, já não se fazem estrelas como antigamente!!!
:004:

O "ar" do nosso planeta é a atração da gravidade... ohh :o

Não digo que é 100,000000 % vácuo, mas diria que é 99,999, não vamos procurar vácuo "perfeito" perto de planetas nem estrelas nem zonas com pó interestrelar é claro

mas este assunto é offtopic e fico-me por aqui, alem disso, quem sou eu para dizer isso, nem sequer é a minha área de estudos, apenas sou um mero curioso sobre estes assuntos :)
 
Última edição:
Xpirit disse:
Outra vez? Fusão a frio e utilização de anti-matéria não são alternativas viáveis a não ser para os livros de ficção científica.

deculpa, eu e k n li o teu post todo.

a fusao a frio não está perto, mas as previsoes dizem que poderemos la chegar pelo final do seculo, mais tardar.

anti-materia não é que seja escassa, é que ela foi mesmo toda consumida nos primeiros instantes de existencia do universo. mas pode ser criada artificialmente. o problema é que ainda é simplesmente a substancia mais cara de todas, o preço por algumas particulas é exorbitante. mas as potencialidades são a condizer: uns bilionesimos de grama dão pra levar uma nave de 400 toneladas a Marte e voltar.
o problema do preço da antimatéria é a sua concepção, ainda n ha aceleradores de particulas por ai nas ruas. tirando isso o problema é o armazenamento, que tb não e nada facil.

acho que nem tu nem eu estamos em condiçoes de dizer o que é bom para livros de ficçao e akilo que vai ser uma realidade, so o tempo dirá. conheco uma pessoa que é hoje consultor do banco de Portugal. na altura em que ia fazer o mestrado enunciou uma tese sobre a possibilidadede uma moeda unica na Europa. chamaram-lhe maluco e disseram-lhe para fazer a tese sobre outro tema.
 
fish disse:
a fusao a frio não está perto, mas as previsoes dizem que poderemos la chegar pelo final do seculo, mais tardar.

mas pode ser criada artificialmente. o problema é que ainda é simplesmente a substancia mais cara de todas, o preço por algumas particulas é exorbitante. mas as potencialidades são a condizer: uns bilionesimos de grama dão pra levar uma nave de 400 toneladas a Marte e voltar.

acho que nem tu nem eu estamos em condiçoes de dizer o que é bom para livros de ficçao e akilo que vai ser uma realidade, so o tempo dirá. conheco uma pessoa que é hoje consultor do banco de Portugal. na altura em que ia fazer o mestrado enunciou uma tese sobre a possibilidadede uma moeda unica na Europa. chamaram-lhe maluco e disseram-lhe para fazer a tese sobre outro tema.

Não há nenhum grande projecto na área da fusão a frio. Apenas pequenas experiências para satisfazer a curiosidade de algumas pessoas. A fusão a quente que é investigada por muitos países só será utilizada em pleno lá para o fim do século, e isto se resultar. Estas a ver qual é o futuro da fusão a frio, algo que ainda ninguém tem provas sérias que ocorra de forma a ser usada de forma eficiente?

Se vais gastar energia para criar anti-matéria não estás a resolver o problema que é *sugar* à natureza energia e convertê-la em energia electrica. Com isso só conseguirias arranjar uma maneira de armazenar energia ineficientemente. O uso de anti-matéria para esse fim só seria possível se a descobrisses perdida algures no Universo. E como tu próprio disseste, é uma coisa escassa no nosso universo.

Sobre a história da moeda única, os únicos malucos foram os gajos que o mandaram fazer outra tese. A ideia da moeda única é antiga, muito antiga mesmo. Até o romanos pensaram nisso não é!
 
Voltando ao Hidrogénio do Pocas: se fosse como tu pensas, Neptuno já tinha desaparecido, quando levou com o 1º meteorito que lhe caíu em cima. ;)

Na minha humilde opinião, a única coisa viável de tudo o que para aqui se falou para fornecer energia é a fusão quente. Quando, e se, algum dia se conseguir controlar tal reacção e conter as temperaturas inerentes a ela. Tudo o resto, nem no Star Wars, meus amigos. A fusão fria é uma utopia que tenta ignorar o lado "quente" da questão e a antimatéria é totalmente delirante (e nem que não fosse, não sei se ia gostar de ver o Homem com tamanho poder na palma da mão...).

E, já agora, ontopic: São giras essas baterias. Mas com todo o granito e radão que tenho à minha volta, acho que já tenho a minha ddr de radiação, obrigado!
 
na area da fusão já existem grandes pesquisas para encontrar um plasma que consiga conter a dita fusão (a quente)! O problema é que as condições para criar e suster esse plasma são de um custo enorme (temperaturas e pressões muito elevadas!) para não falar do facto de que o custo energético do input ainda é maior que o output...quando conseguirem no mínimo um equilibrio temos tecnologia :003:

em relação à fusão a frio, não estou muito dentro do assunto...
 
Sim isso é verdade, mas ja ha acerca de 10 anos k falaram nesse sistema de suspensao por campo magnetico, ate estavam a construir um prototipo de reactor/forno se n estou em erro, depois nunca mais ouvi falar em nada.
 
FerCam™ disse:
Sim isso é verdade, mas ja ha acerca de 10 anos k falaram nesse sistema de suspensao por campo magnetico, ate estavam a construir um prototipo de reactor/forno se n estou em erro, depois nunca mais ouvi falar em nada.

Actualmente existem meia duzia de médios reactores de fusão nuclear. O maior encontra-se em Inglaterra e a Europa lidera a investigação da fusão nuclear. Um pormenor que escapa a muita gente.

Podem encontrar mais informação neste site: http://www.jet.efda.org e alguma coisa em Português aqui. http://www.cfn.ist.utl.pt

Este ano será anunciado a construção de um grande reactor de fusão nuclear na França. É um reactor experimental que será usado por um consórcio internacional para continuar a investigar esta forma de gerar energia electrica.
 
pena que os estados unidos não invistam tanto dinheiro na pesquisa da fusão nuclear, como investiram no projecto manhattan. certamente que sera dinheiro mais bem dado em prol da humanidade.
 
Estou a gostar de ler mas para perceber melhor isto queria pedir a alguma alma caridosa que me explicasse muito sucintamente e com termos simples os principais traços da: fusão a frio; fusão a quente.
Nem pergunto detalhes sobre a anti-matéria porque só o nome já me come a cabeça toda... é como me dizerem que beberam um copo vazio-cheio ;)





Disclaimer: Se não for possível explicar estes conceitos de forma simples, deixem lá, desde que os electrões continuem a chegar-me ao PC, está tudo bem :)
 
Back
Topo