Bateria poderá funcionar durante décadas

Strakata disse:
Estou a gostar de ler mas para perceber melhor isto queria pedir a alguma alma caridosa que me explicasse muito sucintamente e com termos simples os principais traços da: fusão a frio; fusão a quente.
Nem pergunto detalhes sobre a anti-matéria porque só o nome já me come a cabeça toda... é como me dizerem que beberam um copo vazio-cheio ;)

fusão a quente:
http://www.cfn.ist.utl.pt/pt/expofusao_1.html

fusão a frio:
http://world.std.com/~mica/cft.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Cold_fusion
http://blake.montclair.edu/~kowalskil/cf/

Como não há muita informação séria sobre fusão nuclear a frio posso mais tarde fazer um resumo do que já foi descoberto mas não iria acrescentar nada a o que se pode ler nos sites que indiquei. O 3 link é interessante.
 
Última edição:
Baterias para portáteis que duram 30 anos O_O

Scientists Invent 30 Year Continuous Power Laptop Battery
Your next laptop could have a continuous power battery that lasts for 30 years without a single recharge thanks to work being funded by the U.S. Air Force Research Laboratory. The breakthrough betavoltaic power cells are constructed from semiconductors and use radioisotopes as the energy source. As the radioactive material decays it emits beta particles that transform into electric power capable of fueling an electrical device like a laptop for years.
Although betavoltaic batteries sound Nuclear they’re not, they’re neither use fission/fusion or chemical processes to produce energy and so (do not produce any radioactive or hazardous waste). Betavoltaics generate power when an electron strikes a particular interface between two layers of material. The Process uses beta electron emissions that occur when a neutron decays into a proton which causes a forward bias in the semiconductor. This makes the betavoltaic cell a forward bias diode of sorts, similar in some respects to a photovoltaic (solar) cell. Electrons scatter out of their normal orbits in the semiconductor and into the circuit creating a usable electric current.
The profile of the batteries can be quite small and thin, a porous silicon material is used to collect the hydrogen isotope tritium which is generated in the process. The reaction is non-thermal which means laptops and other small devices like mobile phones will run much cooler than with traditional lithium-ion power batteries. The reason the battery lasts so long is that neutron beta-decay into protons is the world's most concentrated source of electricity, truly demonstrating Einstein’s theory E=MC2.
The best part about these cells are when they eventually run out of power they are totally inert and non-toxic, so environmentalists need not fear these high tech scientific wonder batteries. If all goes well plans are for these cells to reach store shelves in about 2 to 3 years.

http://www.nextenergynews.com/news1/next-energy-news-betavoltaic-10.1.html

quando dão uma noticia, pelo menos dêm-se ao trabalho de por alguma leitura, ja que nem um comentario querem fazer.

chegar aqui por um link, e esta a andar, desculpem, mas não é noticia nenhuma.
 
Última edição pelo moderador:
Quanto é que isso vai custar??
É que mesmo que custe muito... 30 anos são 30 anos, e só de imaginar o meu portátil sem aquela coisa paesada a ir comigo para todo o lado :banana::banjump::drooling:
 
sonhem vá...

30 anos nem que fosse uma bateria a plutónio!

Se assim fosse verdade, tínhamos todos os problemas de energia do mundo resolvidos...

1 mês de bateria já era o santo graal :D
 
Última edição:
Essa história está escrita estilo energia solar por ambientalistas

Algo assim:

O Sol envia milhões de Joules para a Terra, basta fazer painéis solares como os que já existem e recolher esta energia e podemos também usar carros eléctricos alimentadas a energia solar para além das aplicações convencionais. Infelizmente os interesses instalados bloqueiam tudo isto...

Nas duas histórias o problema surge quando se analisam os pormenores práticos e concretos de implementação.
 
Essa história está escrita estilo energia solar por ambientalistas

Algo assim:

O Sol envia milhões de Joules para a Terra, basta fazer painéis solares como os que já existem e recolher esta energia e podemos também usar carros eléctricos alimentadas a energia solar para além das aplicações convencionais. Infelizmente os interesses instalados bloqueiam tudo isto...

Nas duas histórias o problema surge quando se analisam os pormenores práticos e concretos de implementação.

Concordo plenamente. Interesses pessoais subrepoem-se aos interesses da humanidade.
 
Era o q eu previa, o lixo nuclear vai valer ouro.

Um dos meus sonhos era mesmo, como aproveitar a energia radioactiva??? Algo tao poderoso, devia de ser possivel aproveitar.

Não se esqueçam da quantidade de tempo q algo radioativo pode andar a transmitir energia, alguns conseguem predurar mais de 200 anos a emitir radiação. Acho q com isto deixava de haver problemas com a produção de electrecidade :001:
 
Era o q eu previa, o lixo nuclear vai valer ouro.

Um dos meus sonhos era mesmo, como aproveitar a energia radioactiva??? Algo tao poderoso, devia de ser possivel aproveitar.

Não se esqueçam da quantidade de tempo q algo radioativo pode andar a transmitir energia, alguns conseguem predurar mais de 200 anos a emitir radiação. Acho q com isto deixava de haver problemas com a produção de electrecidade :001:

soma uns bons milhares a mais... A energia nuclear de facto é algo de extraordinario, mas parece que avançamos demasiado depressa nesse campo do que era suposto... a fusão a frio era uma das soluções futuristas, mas parece que ainda está um pouco longe de acontecer...
 
Concordo plenamente. Interesses pessoais subrepoem-se aos interesses da humanidade.

Sai mais caro em termos de custos tanto monetários como ambientais produzir a maior parte das energias limpas, como eólicas, solares, hibridos (embora tb tenha a sua qta parte de poluição), etc do que se usar o q se usa hoje.
A energia nuclear é limpa, só que os "restos" não são fáceis de armazenar, e obviamente tem um rendimento muito baixo.

Mas por falar em baterias e coisas assim já há uns tempos que se investiga o power over wireless, é um conceito um bocado estranho para a minha cabeça, mas pronto...
 
Sai mais caro em termos de custos tanto monetários como ambientais produzir a maior parte das energias limpas, como eólicas, solares, hibridos (embora tb tenha a sua qta parte de poluição), etc do que se usar o q se usa hoje.
A energia nuclear é limpa, só que os "restos" não são fáceis de armazenar, e obviamente tem um rendimento muito baixo.

Mas por falar em baterias e coisas assim já há uns tempos que se investiga o power over wireless, é um conceito um bocado estranho para a minha cabeça, mas pronto...


Se calhar o Power Over Wirelless fará com que fiquemos todos "estranhos" da cabeça :lol:

Quanto aos custos de produção energética... se o petróleo continua a aumentar desta maneira, isto vai acabar por quebrar e os governos terão mesmo que deixar de ser "comidos" pelos barões do petróleo e investir e incentivar outro tipo de fontes energéticas. Porque é que a GM destruiu toda uma forta de carros eléctricos??? Claro que custa montar toda uma infraestrutura de suporte a uma tecnologia energética diferente, afinal temos milhares d postos de gasolina espalhados pelo país e não é de um dia para o outro que se instalam postos de abastecimento eléctricos ou outros, num país ainda que pequeno, para que de facto as pessoas não fiquem a pé... mas isto tem que começar por algum lado, ou qq dia estamos a fazer peregrinações a pé a Espanha para encher garrafões de gasolina, porque o petróleo aumenta em todo o lado, mas insiste em aumentar mais em Portugal do que no resto da europa. E fosse só o petróleo...

Isto vai ter que mudar porque o combustível fóssil não é um poço sem fundo...

Quanto ás baterias "nucleares" parece-me estranho uma coisa... é que no artigo inicial é dito "[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1]The reaction is non-thermal", e depois no outro "[/SIZE][/FONT]That means a 25 watt battery will get plenty warm". Será que os 75% de ineficiência energética se perdem efectivamente sob a forma de calor, se a reacção não é térmica?
"No mundo nada se perde, tudo se transforma" e o que não é convertido na forma pretendida de energia, é certo que será convertida noutra...
Quem diz a verdade? Alguém explica melhor isto, uma vez que química não é o meu forte? Obrigado

Abraço
 
Rupert Goodwins, of ZDNet, cleanly separates the wheat from the chaff by pointing out a number of problems with claims being made over the batteries, pretty much dashing any real hopes that these things will end up in your next laptop. Raining on the parade, Mr. Goodwins says that the atomic structure of the cells tends to fall apart when hit with high energy electrons, the "inert" battery would still be toxic should its housing ever crack, conversion efficiency would be 25-percent (an abysmal number, which also means 75-percent is heat), and finally, the cells would weigh something like 72-times more than conventional batteries.
 
Os governos (especialmente governos europeus sendo que Portugal não é excepção) já apoiam pesadamente outros tipos de energia principalmente para o abastecimento eléctrico. E por isso é que ela é cara. Porque o sobrecusto desse apoio é pago pelos consumidores de energia. Naturalmente sem este apoio nem sequer esta produção renovável existiria. Porque apoiar então esta produção caríssima? Política energética, diminuição de dependência externa...
 
Rupert Goodwins, of ZDNet, cleanly separates the wheat from the chaff by pointing out a number of problems with claims being made over the batteries, pretty much dashing any real hopes that these things will end up in your next laptop. Raining on the parade, Mr. Goodwins says that the atomic structure of the cells tends to fall apart when hit with high energy electrons, the "inert" battery would still be toxic should its housing ever crack, conversion efficiency would be 25-percent (an abysmal number, which also means 75-percent is heat), and finally, the cells would weigh something like 72-times more than conventional batteries.

portanto, de momento, é a palavra desse Sr. contra a daqueles cientistas.
 
portanto, de momento, é a palavra desse Sr. contra a daqueles cientistas.

Pois... parece...

Mas o "folheto cor de rosa" apresentado no artigo inicial, é evidente que não aponta os problemas. Depois quem os quer apontar, se calhar também peca pelo exagero...

Naturalmente com o tempo virão mais comentários e desenvolvimentos... aguardemos para ver se as coisas se eslarecem.

Abraço
 
Back
Topo