Bateria poderá funcionar durante décadas

Ja existe alternativa ao petroleo.

é perfeitamente possivel usarmos os carros q temos de hoje em dia e nao usarmos petroleo.

o q é preciso é fazer grandes plantações de culturas pa produzir óleo (biodiesel), açucar (etanol/alcool) e assim usarmos este combustivel nos carros q temos hoje em dia.

penso q so os carros a gasolina é q poderiam vir a precisar de uma pequena alteranção.

agora, pq nao implementam??? lobies, ha mt gente a ganhar dinheiro com o petroleo e principalmente. Só ganhar mt dinheiro com o petroleo é só uma justificação para deixarem-se tar, ja q com isto a unica coisa q acontecia era deixar de importar petroleo e alterações na refinarias.
 
Última edição pelo moderador:
não há terrenos no mundo que cheguem para isso... se já temos problemas em cultivar comida e cereais, se ainda vais estar a desviar parte para produção de oleo para motores, vais criar um grande desiquilíbrio...
 
Pessoal, concentrem-se nas baterias, e não levem esta thread para a questão das energias...
para isso, ha threads mais apropriadas no forum Geral.
 
Há aqui uma coisa q me intriga.

Na noticia diz q não há emissao radioactiva. Mas tal como um painel solar, precisa de um emissor.

Segundo me lembro, as particulas beta, sao radioactivas.

Acho q ta haver alguma incoerencia, so se traduzi mal e estao a dizer q externamente nao há emissao radioactiva, ai sim esta correcto. Ou o painel nao tem emissao radioactiva, mas a bateria ja tem de ter uma emissao radioactiva.

Será q estou errado?
 
Obviamente quando o eukipamento pifar, pode'se usar a bateria noutro

isso seria o ideal, se fosse criado um standart universal. como tens um standart para pilhas, por exemplo (AA, AAA, C, D, etc).

baterias de portatil, variam de fabricante para fabricante, e até de modelo para modelo. e é normal que assim seja, porque cada modelo tem necessidades energeticas diferentes, além do não menos importante desenho do portatil. ha quem ponha a bateria atrás, ha quem ponha a bateria em baixo, ha quem ponha de um lafdo, ha quem ponha do outro, enfim...

e estas baterias, precisam de protecções especiais contra curtos circuidtos, dado que se trata de uma fonte de energia quase ininterrupta, precisam de um disjuntor, ou de um dispositivo semelhante.
caso contrario, um curto circuito a uma bateria com capacidades desta ordem, pode ter consequencias dramaticas.
 
esta é daquelas invenções parvas, mas qual é o interesse de ter uma bateria cujo tempo de vida é superior em 5 vezes á vida do equipamento em si?

Basta diminuir o tamanho da bateria até se obter o tempo pretendido.Queres 5 anos? Então ficas com uma bateria 6 vezes menor do standart agora.
 
Há aqui uma coisa q me intriga.

Na noticia diz q não há emissao radioactiva. Mas tal como um painel solar, precisa de um emissor.

Segundo me lembro, as particulas beta, sao radioactivas.

Acho q ta haver alguma incoerencia, so se traduzi mal e estao a dizer q externamente nao há emissao radioactiva, ai sim esta correcto. Ou o painel nao tem emissao radioactiva, mas a bateria ja tem de ter uma emissao radioactiva.

Será q estou errado?

A única forma de ter tanta energia num volume pequeno é energia produzida na forma E = MC2

Actualmente apenas A energia nuclear de fissão (reactores) e de fusão a quente (estrelas, tomahawk) baseia neste principio, tudo o resto são transformações químicas ou mecânicas

juntaram isso a outro tópico, com discussões de hidrogénio e afins :D

como o koncaman disse, estas baterias teriam que ser resistentes e com um Overvoltage Protection, porque um curto circuito e teríamos um grande BOOOM :lol:

Um pouco como o Terminator III (quando deita fora a bateria avariada e.... cogumelo atómico!)
 
Última edição:
A única forma de ter tanta energia num volume pequeno é energia produzida na forma E = MC2

Actualmente apenas A energia nuclear de fissão (reactores) e de fusão a quente (estrelas, tomahawk) baseia neste principio, tudo o resto são transformações químicas ou mecânicas

O Plutónio e o Urânio não são [elementos] químicos ? :p
 
Que eu saiba são elementos atómicos. :p

Quando disse "transformações químicas" é reacções de combustão, como ocorre com os derivados de petróleo e afins...

Uma reacção nuclear envolve transformações nos átomos, com uma perda de massa sob a forma da tal fórmula E = MC2
 
Que eu saiba são elementos atómicos. :p

Quando disse "transformações químicas" é reacções de combustão, como ocorre com os derivados de petróleo e afins...

Uma reacção nuclear envolve transformações nos átomos, com uma perda de massa sob a forma da tal fórmula E = MC2

Então e um átomo não é essencialmente um químico reduzido à quantidade física mais básica que aínda é capaz de manter as propriedades particulares que o distinguem dos outros elementos ?

:004:


Também há uma reacção de combustão química dentro de mim neste momento, acabei de comer um petisco. :D
 
Estes detalhes XPTO não são a minha área :D

Mas percebes o que quis dizer?

A queima de 1 kg de gasolina vs fissão de 1 kg de U-235 a diferença é colossal :D

Daí que estas baterias terão que ter alguma forma de energia nuclear ou algo exótico para bulir 30 anos.

alem disso qual é o tamanho e o output da "coisa"? Tamos a falar em baterias do tamanho e potência de portáteis ou baterias de navios? :D
 
Estes detalhes XPTO não são a minha área :D

Mas percebes o que quis dizer?

A queima de 1 kg de gasolina vs fissão de 1 kg de U-235 a diferença é colossal :D

Daí que estas baterias terão que ter alguma forma de energia nuclear ou algo exótico para bulir 30 anos.

alem disso qual é o tamanho e o output da "coisa"? Tamos a falar em baterias do tamanho e potência de portáteis ou baterias de navios? :D

"Look at the bright side: Free cruises for thirty years !" :D
 
Porquê pensar só em portáteis e telemóveis? Esses de facto mesmo que durem 30 anos ao fim de uns 5 anos já muito pessoal os "encostou".
Mas por exemplo, o berbequim que por vezes se "enconsta" porque as baterias já não dão para que se faça um furo, e porque já não se arranjam substitutos no mercado, e caso contrário contunuaria perfeitamente utilizável. Um carro telecomandado que se aguentar-mos 30 anos sem o espetar contra uma parede, continuaria a ser utilizável, até porque a provar que podemos prolongar a nossa infantilidade pela vida fora está o facto de haver jogadores de jogos de computador com mais de 40 anos...
Não podemeos nem devemos ter uma visão limitada e restrita aquilo que são as nossa realidades mais próximas, porque a vida não se resume aos 10m2 que temos sempre em torno de nós.
Mesmo em relação aos portáteis e telemóveis, por exemplo em países mais pobres, eles podem ser usados durante esse tempo, e devido á dificuldade de encontrar fontes de energia no meio do mato, baterias desses seriam bem vindas. Claro que a segurança tem que ser um dado garantido. E como estamos a falar de material potencialmente radioactivo, já não me arrisco a comentar a possibilidade de virem a ser usadas essas baterias num pacemaker, por exemplo, onde os equipamentos de suporte á vida humana poderiam talvez funcionar durante mais tempo sem ter que haver uma intervenção no paciente para trocar as pilhas.

O horizonte é a linha para lá da qual a nossa vista já não alcança, mas podemos chegar tão longe quanto a nossa imaginação e engenho nos conseguirem transportar. Infelizmente alguns são tão curtos de vista que não conseguem ver para além do que está ao alcançe da mão.


Abraço
 
:lol:

alem de viagens gratuitas, energia da casa tb gratuita por 30 anos.

Já podiamos ter cpus e gráficas cheios de cores e ghz a bruta que não teria problema :D

claro que tinha.
primeiro, as coisas, estão concebidas para uma determinada carga.
i.e. uma bateria de um portatil, dura 30 anos se alimentar um portatil, se a meteres a alimentar dois ou 3 portateis, ela dura menos.
depois, se ela dura menos, ou se aumentas o tamanho da mesma, para desenvolver tarefas mais exigentes energeticamente, aumentas a quantidade de lixo radioactivo, quando a bateria deixa de ser util.
e para esse, não ha solução.

não podemos olhar para isto, como a resolução de todos os problemas.

Uma reacção de fissão, não é assim tão diferente de uma outra qualque reacção quimica...
temos reagentes: uma molecula de Uranio 235, e um neutrão, e temos produtos da reacção: um atomo de Krypton 92, e um de Bario 191 (ambso radioactivos), mais 3 neutroões, e energia. Simplesmente, não se trata de uma recção "mais normal", de oxidação/redução.
 
Back
Topo