bateria portátil 6 vs 12 células

Dyogo11

Power Member
Olá bom dia comunidade :)
Gostaria de saber se um portátil, cuja bateria por defeito é de 6 células, pode suportar uma de 12 células??

Cumprimentos:
Dyogo11
 
Sinceramente não sei. Mas isso não iria ter qualquer vantagem.

O número de células dá a voltagem da bateria, uma de 6s tem 22.2v e uma de 12s tem 44.4.

Eu não te aconselhava a pores uma bateria com o dobro da voltagem. Bem não deve fazer.
 
o numero de celulas não aumenta a voltagem , mas sim a capacidade da bateria , a amperagem....

uma bateria de 12 celulas vai te durar o dobro do tempo da de 6 celulas, mas tem o dobro do tamanho e peso... Desde que seja uma bateria compativel não teras problemas, qual é que é o portatil?
 
o numero de celulas não aumenta a voltagem , mas sim a capacidade da bateria , a amperagem....

uma bateria de 12 celulas vai te durar o dobro do tempo da de 6 celulas, mas tem o dobro do tamanho e peso... Desde que seja uma bateria compativel não teras problemas, qual é que é o portatil?

é essa a correcção relativamente á voltagem.
Apenas a amperagem aumenta, quanto ao peso/tamanho, pode ganhar peso sem ganhar tamanho.

Conheço quem tenha reaproveitado involucros das baterias originais e duplicasse as células no seu interior sem ter aumentado o tamanho externo da bateria.
Falo de celulas tipo pilha, se metêssemos celulas ion/lipo mais finas, mais poderiam levar.
Teve de fazer uns cortes nuns plásticos no interior do involucro, mas conseguiu quase duplicar a capacidade total da bateria.
Mete-se uma bateria original ao pé da modificada e ninguem vai dizer que a ultima possui o dobro das celulas no seu interior.

Eu mesmo estou a estudar um metodo de fazer o mesmo numa bateria de um A-60 tem 6 celulas de origem.
 
Já que estamos a esclarecer, ao menos que o façamos com os termos corretos:

Voltagem não existe, o que existe é Tensão ou Diferença de Potencial.
Amperagem não existe, o que existe é Intensidade de Corrente que se mede em Ampere.
Ah não é intensidade de corrente (a que chamaram "amperagem"), Ah é uma unidade de carga elétrica (simplificando traduz a energia que a bateria pode armazenar).

De facto a tensão não duplica e o que vai aumentar não é a Intensidade de Corrente (Amperagem, como foi dito) o que aumenta é a energia que a bateria armazena, ou a sua carga elétrica: a unidade Ah (Ampère-hora) não é unidade igual à unidade A (Ampère). A primeira é uma unidade de Carga elétrica (que simplificando traduz a energia que a bateria pode armazenar), a segunda é a tal intensidade de corrente elétrica, que vai variar consoante o que o aparelho estiver a fazer.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo