1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bateria UPS

Discussão em 'Electrónica' iniciada por PsicoPete, 22 de Novembro de 2007. (Respostas: 154; Visualizações: 45221)

1. PsicoPete

PsicoPete What is folding?

Olá a todos,

gostaria de vos fazer uma pergunta pois de electrónica percebo tanto como de agricultura, e acreditem que de agricultura não percebo nada.

Tenho uma UPS mustek com 600VA que tem uma bateria de 12V e 7.2Ah. Comprei uma bateria nova para a dita ups mas só quando cheguei a casa é que reparei que a nova bateria não tem 7.2Ah mas sim 8.0Ah.

Do pouco que sei penso que não haverá qualquer problema na substituição de uma pela outra e que a única coisa que poderá ocorrer é ficar com mais alguns minutos disponíveis quando a electricidade vai abaixo, mas gostaria de confirmar isso com quem sabe.

O que acham? Posso substituir sem riscos para o meu pc?

Obrigado a todos.

Cumps.

2. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

sim, podes usar a bateria a vontade, não tem qualquer problema e como disseste vais ter mais qualquer coisa de autonomia...

já agora, porque vais substituir a bateria? viciada, derramada, queimada???

tenho uma UPS igual e ela nunca foi muito certa nos momentos em que mais preciso dela.... o que me podes dizer sobre isto?

3. PsicoPete

Obrigado pela resposta. Ainda bem que os parcos conhecimentos de electricidade que possuo pelo menos são certos. :)

Vou substituir a bateria porque não aguenta mais do que 2 segundos após a falha de corrente. Ela já tem uns quatro anos e depois de tanto tempo de uso ininterrupto viciou. É o que dá comprar barato. Mas se com esta bateria ela me durar mais 3 ou quatro anos já fico contente.

Honestamente desde o início que também não fiquei muito impressionado com o desempenho da dita UPS mas pelo preço não se pode pedir muito mais...

Mas quando dizes que nunca foi muito certa a que te referes?

Cumps.

4. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

quando a corrente me falta, por vezes ela aguenta o pc, por vezes vai com a corrente e desliga-se... quando se trata de trovoadas ela pura e simplesmente vai embora e nao suporta o pc, com curtos circuitos na corrente ela tb não aguenta...

enfim, como disseste, pelo preço que foi...

cumpz

5. PsicoPete

Por acaso nunca notei realmente o que referes mas já me tinha parecido que ela não era muito certa nesse aspecto mas sempre o atribuí à bateria já não estar em condições.
    Se calhar o que eu atribuia a uma coisa era resultado de a UPS ser mesmo uma bodega...

Depois de instalar a bateria nova vou testar outra vez a ups para ver se funciona bem ou não.

Cumps.

6. g_card

g_card Power Member

ate podes por uma bateria de carro!

logo que seja de 12V é na boa! so muda autonomia...

cumps

7. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

não creio que isso seja correcto...

tens de pensar que uma bateria de carro tem 40 ou 50Ah (valores meramente arbitrários...) e que a UPS foi concebida para carregar baterias até 8Ah, como pensas que a UPS se vai sair? a meu ver não ia durar muito mais tempo...

cumpz

8. g_card

g_card Power Member

tens razão
    esqueci-me dessa parte mas com um jeitinho isso tb se arranjava!
    há pessoal que a uma ups com alguma autonomia lhe punha uma bateria de carro ao lado e estava tudo na boa por isso é que disse aquilo.

cumps

9. redalert

redalert Folding Member

Ah é uma unidade de energia, não de potência ou de intensidade de corrente. O mais que poderia acontecer era a bateria de automóvel demorar mais tempo a carregar (4 ou 5 dias) do que a default.

Mas evitem colocar outros setups de baterias nas UPS, pois alteram o seu desempenho para lá do que as fontes comutadas, que a compõem, foram desenhadas.

[[]]

Última edição: 24 de Novembro de 2007
  10. WindWalker

WindWalker Power Member

Gostava de tirar algumas dúvidas sobre os 'Ah' se não se importassem.

Não querendo ser implicativo, não devia ser unidade de carga?

Se a intensidade (medida em Ampere) é dQ/dt, ao multiplicar pelo tempo não devia dar a carga total que a bateria conseguer acumular?

Ou seja 8.0Ah=8.0A*3600s=28800C? (Estou a achar demais tanto Coulomb)

--//--

Outra coisa, para ver a energia acumulada da bateria não seria potência * tempo?

Ou seja, E = V * I * delta_t <=> E = 12 * 8.0 * 3600s?

É que, por estas contas, tinha a ideia que, pegando na capacidade energética da bateria (por exemplo 2500mAh numa pilha NiMH) se a carregarmos a 360mA e assumindo que não há perdas de energia e tensão de carga=tensão da pilha, ter-se-ia 2500/360=nº de horas de carga da bateria. Estarei correcto? :\

11. redalert

redalert Folding Member

Tens razão! É uma unidade de capacidade (não confundir com capacitância). My bad. :rcarton: É no que dá andar o dia todo a martelar em Wh. (Watt*hora):lol:

Não andas muito longe da verdade. O problema é que a curva de carga e descarga não é linear, nem nada que se pareça. Alguém tem de voltar aos laboratórios de Quimica Geral. :x2: :P :P :P

[[]]

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Acho que não dei :(

Lembro-me daquelas fórmulas do Nernst e que a f.e.m. da pilha diminuia. Tendo em conta o logaritmo que por lá anda, deve ser um logaritmo invertido ou uma exponencial decrescente :lol: (não demos isso a fundo, acho eu).

Dúvidas esclarecidas, thank you very nice :D

13. redalert

redalert Folding Member

Não me digas que não tiveste lab com o homem da Tudor? :D

[[]]

14. WindWalker

WindWalker Power Member

O Sequeira, que 'vamos despachar isto que eu quero ir almoçar' e depois falava e durante 1h30m e ficávamos com 15mins para as experiências? :joker:

Anda mais virado para o vinho do Porto :D

15. ate' podem colocar baterias com maior capacidade numa ups, o problema é que o constructor projectou a ups para aqueles determinados minutos, logo se aumentam a capacidade (tempo de autonomia) os demais componentes estao mais tempo a aquecer, coisa que a ups nao está preparada, para isso devaria acrescentar refrigeração forçada(fan).

Quanto a ups tenho duas, uma mustek 400offline e a outra Phasak 6oova, a mustek assim que falha a corrente vai-se abaixo(<0.5s) e passa a online, (pois neste curtissimo tempo o pc tambem vai-se abaixo), enquanto a phasak nem se nota a transição.

Na phasak alterei as baterias, coloquei com o dobro da capacidade, tendo assim uma autonomia de 15min, mas com isso o tempo de carga passou quase para o triplo(1 dia).

16. snp77

snp77 1st Folding then Sex

é mesmo preciso carregar a bateria da ups durantes umas 24 horas antes de a por ligada com o pc? Isto claro, para uma ups que vai estar 24/7 ligada?

eu pergunto isso, porque a unica coisa que pretendo mesmo é que a ups me proteja contra os picos de corrente - agora se a ups se aguenta durante 2 ou 30 minutos em falta de luz é irrelevante...

17. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

PsicoPete, onde é que compraste as baterias? tenho aqui uma ups da APC que já tem a bateria nas couves... se não encontrar nenhum sitio que as venda tenho que entrar em contacto com a APC mesmo

18. g_card

g_card Power Member

Última edição: 25 de Fevereiro de 2008
  19. NFM

NFM Power Member

Preciso de ajuda para comprar uma UPS.

Tenho a fonte de alimentação de 460W.. e pretendo ligar o PC e monitor.

Agora surgiu-me uma dúvida, entre Mustek e APC.
    Na loja há vários modelos da Mustek (as mais baratas e usuais)... e quanto a APC, vão receber uma da APC, de 500 VA.

Por exemplo, têm lá uma Mustek de 800 VA.. e segundo me disseram, dá para suportar o PC e monitor por 10 a 15 minutos aproximadamente e está na casa dos 70 euros.
    Fiquei sim admirado quando me disseram que a da APC, de 500 VA conseguia aguentar praticamente o mesmo tempo.. e o preço é de 100 e poucos euros.

Agora questiono-me (e já me disseram que esta de 500 VA nunca iria aguentar mais de 3 minutos) se realmente será melhor optar pela de 800 VA?

Uma vez que, ao fim de 2 anos praticamente uma bateria "morre"...

PS:
    Sei que a APC tem fama, é uma boa marca... mas será que vale mesmo a pena aquela de 500 VA? (depois do que me disseram há pouco, acho que não) :confused:

20. toninho_77

toninho_77 Power Member

Olá,
    venho desenterrar este tópico e espero que me ajudem, tenho uma ups como a descrita no tópico (UPS mustek com 600VA) e recentemente ela só aguenta 2 segundos :005: quando a luz vai abaixo, ou seja, bateria viciada, gostaria de comprar uma bateria adequada para colocar lá, mas não queria dar um tiro no escuro visto não perceber mto, não sei preços nem nada, nem onde adquirir, podem dar-me uma ajudinha?
    Cumps.

Partilhar esta Página