Bateria UPS

Quando procurei para mim nao consegui comprar com a mesma capacidade da de origem. Com as mesmas dimensões só encontrei de 12V/7Ah. Serve perfeitamente

Eu comprei mesmo numa casa especializada em baterias. Nunca vi lojas de informática a venderem isso, nem electricistas (de habitaçoes), talvez alguns electricistas de carros vendam isso, mas é melhor procurares numa casa de baterias. Deve ficar por menos de 15€


Pois, por acaso já não sei em que link eu descobri uma também de 12V/7Ah... mas a minha é de 12V/9Ah... ou seja, em caso de falha de energia, parece-me que a ups funcionará durante + tempo...

Ou não estarei a fazer as contas bem????
é que já procurei on-line, e umas baterias com 7Ah dão para a marca da minha UPS, mas o modelo é outro diferente, é outra ups 1 pouco mais fraca.. .em termos de capacidade/autonomia...

Por outro lado se comprar uma de 12V/12Ah... aquilo terá maior autonomia, ou quê???


Eu perguntei numa casa que repara electrodomésticos... e nada! Ou melhor, a resposta foi uns números assim para os 100 euros, mas por acaso o homem da casa dos electrodomésticos já não negociava a bastante tempo com esse fornecedor, pelo que... quase que fiquei decidido em comprar outra, mas... Como a minha e boa e resistente, se puder troco só a bateria!

A minha UPS está estimada, talvez porque quando desligava o pc, desligava também o botão "on/off" da UPS... e... a UPS da tomada!
E olhem que o meu pc trabalhou dias e dias ligados!!!! :)
Apenas deixava a ups ligada a tomada a "carregar" quando sei que a energia faltava, e pelo software, verificava que o status dela ainda não estava totalmente carregada.

Isto é quase como os telefones sem fios, eles (fabricantes/vendedores) aconselham a deixar sempre o telefone na base para "recarregar" e estar sempre pronto a falar... esquecem-se é que isso por vezes danifica as baterias... quanto + vezes forem carregadas, menos duram.



Pantera: já vais na 4a bateria? em quantos anos?
é que a minha bateria, de origem durou cerca de 6/7 anos!!! E nas especificações de algumas baterias que tenho visto, dizem que a média é 5 anos!
Qual foi a marca/característica da que compraste?... compraste sempre a mesma, ou de marcas/modelos diferentes??

Gracias!
 
Última edição:
No inicio comprei de 7.2ah, mas depois no futuro, como essas estavam sempre esgotadas, tive que comprar já de 7.0ah. Mas o rendimento era o mesmo.

A minha 1º que veio com a própria UPS ainda durou uns belos aninhos. Mas quando essa ficou morta, o tempo de vida das que meti posteriormente foi sempre a descer. Das 3 ou 4 que comprei, começaram por durar 3, 2 e esta última nem 1 ano durou. Mas presumo que já também seja a UPS a dar as últimas. Como tinha sido um mês que tinha gastado bastante dinheiro em outras coisas, e não estava a pensar em comprar outra UPS nova, comprei outra vez a bateria. Quando esta bateria morrer, em principio já não compro uma bateria mas sim uma UPS.
 
No inicio comprei de 7.2ah, mas depois no futuro, como essas estavam sempre esgotadas, tive que comprar já de 7.0ah. Mas o rendimento era o mesmo.

A minha 1º que veio com a própria UPS ainda durou uns belos aninhos. Mas quando essa ficou morta, o tempo de vida das que meti posteriormente foi sempre a descer. Das 3 ou 4 que comprei, começaram por durar 3, 2 e esta última nem 1 ano durou. Mas presumo que já também seja a UPS a dar as últimas. Como tinha sido um mês que tinha gastado bastante dinheiro em outras coisas, e não estava a pensar em comprar outra UPS nova, comprei outra vez a bateria. Quando esta bateria morrer, em principio já não compro uma bateria mas sim uma UPS.


A minha UPS foi comprada em 2004, portanto tem (no mínimo) 8 Anos!

Apesar de ser 1 diferença mínima (de 7,2Ah para 7,0Ah - e qualquer coisa como 5 euritos), pode fazer diferença na autonomia: durar 10 ou 12 minutos!!
Não sei se estou a fazer as contas bem: quanto mais Ah a bateria tiver mais tempo a ups ficará ligada, ou não?

Sei que quando comprei a UPS, havia 400, 600, 800 e acho que de 1000...
Os valores de "autonomia" eram até 5 minutos, até 10min, entre 10 e 15min... isto tudo "suposições", e eu arrisquei numa um pouco mais cara, para ter também 1 pouco mais de autonomia.

Curiosamente sei que agora esses valores são se a "carga" estiver a 100%... ora, segundo o software da Ups, diz que a carga(funcionamento do pc) está entre 15%-20%...
e geralmente (testei umas 3 a 4 x) sem energia, o pc continuava a funcionar cerca de 20/25 minutos.


Portanto, acho que compensa gastar mais uns "míseros" 15 euros, e depois não ficar "apeado"...
Ou seja acho que já descobri a bateria indicada para a UPS: cerca de 30 euros + portes possivelmente.

Tenho é que ver as dimensões!!! :(
 
Ola gostava de obter uma opinião tenho uma ups mustek Power Must 600va Plus mas ela não dá sinal de nada nem o led na frente isto pode ter morrido mesmo ou pode ser a bateria foi-se? que tipo de teste posso fazer para chegar alguma conclusão? Obrigado
 
Ola gostava de obter uma opinião tenho uma ups mustek Power Must 600va Plus mas ela não dá sinal de nada nem o led na frente isto pode ter morrido mesmo ou pode ser a bateria foi-se? que tipo de teste posso fazer para chegar alguma conclusão? Obrigado

Já a mantiveste ligada (à corrente) uma série de horas?
Depois, é 1 questão de experimentares a carregar no botão on/off.
Pode ser que a bateria não esteja bem ligada ou assim... já a tentaste desmontar?
é fácil. coloca-a de pernas para o ar e retira 4 parafusos... depois a parte da frente tem que se retirar com cuidado.
 
Vou dessenterrar este topico para tirar umas duvidas. Tenho uma UPS Inform Guard_s 600A/AP

Ficha tecnica ( http://www.informups.com/dosya/urun_dosya/guards_teknik_1254.pdf )

Esteve parada dois anos e agora que a tentei ligar não dava e deduzo que seja da bateria

» Foto
qfg6.jpg


Tenho aqui outra bateria em casa parada
» foto
ndnm.jpg


Posso substituir uma pela outra? Não percebo muito do assunto

Imagem informativa da parte trás da UPS

4uoi.jpg


Cumprimentos
 
Última edição:
Gostava de tirar algumas dúvidas sobre os 'Ah' se não se importassem.



Não querendo ser implicativo, não devia ser unidade de carga?

Se a intensidade (medida em Ampere) é dQ/dt, ao multiplicar pelo tempo não devia dar a carga total que a bateria conseguer acumular?

Ou seja 8.0Ah=8.0A*3600s=28800C? (Estou a achar demais tanto Coulomb)

--//--

Outra coisa, para ver a energia acumulada da bateria não seria potência * tempo?

Ou seja, E = V * I * delta_t <=> E = 12 * 8.0 * 3600s?

É que, por estas contas, tinha a ideia que, pegando na capacidade energética da bateria (por exemplo 2500mAh numa pilha NiMH) se a carregarmos a 360mA e assumindo que não há perdas de energia e tensão de carga=tensão da pilha, ter-se-ia 2500/360=nº de horas de carga da bateria. Estarei correcto? :\

Ai os malvados ampere hora. :-) Vamos lá a ver.

Ampere hora é uma unidade de carga (1 Ah = 1 A * 3600s = 3600 coulomb). Coulomb é a unidade de carga no sistema internacional (SI).

"8.0Ah=8.0A*3600s=28800C" esá completamente correcto

Ah (ampere hora) é no entanto uma unidade de energia SE A UMA DADA diferença de potencial (aka tensão, aka voltagem, aka d.d.p.) (se bem que não no SI).

Na verdade a energia carregada, ou gasta, é obtida multiplicando a corrente (aka amperagem) pela diferença de potencial pelo tempo, se a corrente e a d.d.p. forem constantes no tempo - a unidade no SI é o joule. Se a diferença de potencial não variar muito, e para efeitos comparativos, multiplica-se só a corrente pelo tempo, que é uma carga, mas não uma energia.

Por exemplo uma bateria vulgar de automóvel tem uma carga de 1 Ah se poder fornecer 1 A, durante 1 hora [A 12 VOLTS, mas isso já se sabe, se não se soubesse, a carga - no sentido de energia - não se podia medir em A h]. Na verdade forneceu 1*3600*12 joule de energia.

O termo energia "carregada" é perigoso, não corresponde a uma carga eléctrica de modo imediato, se não se estipular uma d.d.p.

E sim

potência = energia/tempo

potência (eléctrica) = intensidade de corrente * d.d.p.

intensidade de corrente = carga / tempo


(e no SI as unidades por extenso escrevem-se em minúsculas, mesmo que as abreviaturas venham em maiúsculas, excepto no início de parágrafo)
 
Última edição:
Tantas explicações teóricas (que acredito correctíssimas e importantes) mas não respondeste se o moço pode ou não por a bateria que tem lá por casa na UPS. :D :D :D
Eu ajudava mas não sei. ;)
 
Vou desenterrar isto.

O meu irmão tem uma APC RS 1500 e aquilo começou a ter uma autonomia ranhosa e ultimamente nem picos de energia segura. O PC reinicia...

Hoje resolvi abrir e utiliza duas baterias e para meu espanto uma delas começou a verter líquido, está "inchada" de um lado e inclusive muito quente. A ponto que passado horas depois de desligar continua quente (ainda que menos).

ups1.jpg


Só que como é sabido, o líquido é ácido (bom espero que não muito agressivo que babei os dedos naquilo. Fui logo correndo ao WC lavar as mãos) e derreteu o plástico do suporte das baterias e um dos conectores:

ups2.jpg

ups3.jpg

ups4.jpg


Convinha trocar tudo então?

Estas baterias são de 12V 7Ah, mas a minha UPS tem de 12V 9Ah. Pode-se por tranquilamente? Sempre ganhava um pouco mais de autonomia.
 
Boas,

Não consigo ver bem mas esses terminais são fáceis de encontrar e substituir, o preço é irrisório.

Podes colocar de 9Ah que geralmente aceitam bem, essas baterias poderás encontrar a preços mais baixos em lojas que vendam baterias para scooters e motociclos ;)

Cumps.
 
Os terminais parecem-me os comuns nas ups, portanto qualquer bateria 12 v, 7 ou 7.2 A serve para substituir.
Substitui as duas baterias, devem custar na ordem dos 15 euros cada bateria.

Também tive uma ups, 2 baterias, e uma delas também inchou e perdeu liquidos =)
 
O terminal "derretido" retirei o resto de plástico e lavei tudo. Não afetou o cabo nem o conector metálico (alias o acido acabou por "limpar" o metal, parece novo). Penso que não tem problema em ligar sem ter aquele plastico?

A peça cinza que me preocupa. Ainda que não derreteu muito. Tratei de lavar aquilo para tentar retirar o resto de ácido.

Encontrei umas baterias de 9Ah e 7Ah de uma marca brasileira a Moura que são bastante boas pelos vistos.

Preços na net vi a 48 reais (16€) a de 7Ah e 83 Reais a de 9Ah (27-28€). Não me parece mau.

A diferença de preço ainda é alguma...
 
O terminal "derretido" retirei o resto de plástico e lavei tudo. Não afetou o cabo nem o conector metálico (alias o acido acabou por "limpar" o metal, parece novo). Penso que não tem problema em ligar sem ter aquele plastico?

A peça cinza que me preocupa. Ainda que não derreteu muito. Tratei de lavar aquilo para tentar retirar o resto de ácido.

Encontrei umas baterias de 9Ah e 7Ah de uma marca brasileira a Moura que são bastante boas pelos vistos.

Preços na net vi a 48 reais (16€) a de 7Ah e 83 Reais a de 9Ah (27-28€). Não me parece mau.

A diferença de preço ainda é alguma...

Na robert ***** tens esta por 27€ http://www.*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=74_60_285&products_id=61234

pessoal quanto tempo vos dura a vocês as baterias ? é que a mim duram-me para ai dois anitos e isto 50 euros de cada vez que mudo faz moça ...
 
Ai os malvados ampere hora. :-) Vamos lá a ver.

Ampere hora é uma unidade de carga (1 Ah = 1 A * 3600s = 3600 coulomb). Coulomb é a unidade de carga no sistema internacional (SI).

"8.0Ah=8.0A*3600s=28800C" esá completamente correcto

Ah (ampere hora) é no entanto uma unidade de energia SE A UMA DADA diferença de potencial (aka tensão, aka voltagem, aka d.d.p.) (se bem que não no SI).

Na verdade a energia carregada, ou gasta, é obtida multiplicando a corrente (aka amperagem) pela diferença de potencial pelo tempo, se a corrente e a d.d.p. forem constantes no tempo - a unidade no SI é o joule. Se a diferença de potencial não variar muito, e para efeitos comparativos, multiplica-se só a corrente pelo tempo, que é uma carga, mas não uma energia.

Por exemplo uma bateria vulgar de automóvel tem uma carga de 1 Ah se poder fornecer 1 A, durante 1 hora [A 12 VOLTS, mas isso já se sabe, se não se soubesse, a carga - no sentido de energia - não se podia medir em A h]. Na verdade forneceu 1*3600*12 joule de energia.

O termo energia "carregada" é perigoso, não corresponde a uma carga eléctrica de modo imediato, se não se estipular uma d.d.p.

E sim

potência = energia/tempo

potência (eléctrica) = intensidade de corrente * d.d.p.

intensidade de corrente = carga / tempo


(e no SI as unidades por extenso escrevem-se em minúsculas, mesmo que as abreviaturas venham em maiúsculas, excepto no início de parágrafo)

Tanto paleio para depois dizer uma asneira tão grande!
Nas baterias de chumbo o significado de Ah é diferente do das restantes baterias, logo 1Ah não significa que esta possa fornecer 1A durante uma hora!
Pegando no exemplo dado, bateria de 8Ah, significa que consegue durante 20 horas fornecer um total de 8Ah!

Voltando ao tópico, tenho uma Mustek Powermust 1000 USB que assim que desligo da ficha vai abaixo.
Abri para medir a tensão das baterias e assim que vi que eram Yuasa vi logo que o problema não devia ser das baterias... Uma estava a 12.7v (tensão normal de uma bateria carregada) e a outra a 13.2. Achei estranho estar acima do valor sem estar a carregar, mas carga não lhe faltava...

Alguém sabe o que poderá ser?
 
Pois não sei, mas tenho uma dessas e ia a luz a baixo, nem que fosse 1 seg e ela não aguentava. Abri, uma bateria estava a verter. Substitui as duas bateria, e estão a durar mais que as originais.
 
A minha já morreu, e olhando para trás nesta thread, parece que a comprei um bocado antes de Abril. Basicamente nem 1 ano durou.
E vendo o teu post a anterior já nem um ano tinha durado.

Está na hora de meter isso no ecoponto e comprares uma UPS nova que esta devora baterias no almoço e no jantar!

A UPS do meu irmão continua parada... As baterias estão demoradas para chegar :facepalm:
 
True. Mas sinceramente, e neste momento, não me está apetecer dar 50/60€ por uma. Mais ainda pelo trabalho que vai dar, tirar a velha e meter lá uma nova. Mas também a meter tinha que ser agora, que estamos no tempo das trovoadas e tudo mais.

Logo se vê.

PS: Será que isto não tem reparação? Se fosse algo simples de se resolver, até que tentava essa opção.
 
Back
Topo