Bateria UPS

Boas a todos,

Desculpem lá estar a "desenterrar" este tópico, mas gostaria de esclarecer uma dúvida quanto a este assunto das UPS.

A questão é que recentemente comprei um NAS (DS215j da Synology) e depois adquiri uma UPS para funcionar em conjunto com a mesma. A ideia é quando houver uma falha de energia, a UPS comunicar directamente com a UPS por cabo usb e assim que a bateria da UPS atingir um nível demasiado baixo, o NAS fazer um shutdown o mais "clean" possível... estas coisas n convém mesmo nada desligar "à bruta" :P

O que eu gostava de saber é o seguinte. Quando receber a UPS, devo deixar 1º carregar as baterias totalmente e depois desse processo estar terminado, ai sim ligo o NAS e o router à UPS ou posso ligar logo tudo mal receba a UPS em casa? É que um colega meu disse-me que não tinha qualquer problema ligar logo tudo, e outro disse-me o contrário, que se quiser que as baterias durem convém deixa-las carregar totalmente a 1a vez e só depois ligar lá os aparelhos..... pelo que fiquei na dúvida e gostava de esclarecer aqui com os experts em UPS :)

Obrigado desde já
 
Descobri este tópico e se alguem me puder ajudar agradecia.

Tenho 2 UPS, que julgo estarem na ultimas, a primeira que tive no PC foi esta:

apc_back-ups_es_350_german_dutch_000.jpg


E enquanto era um pc fraco aquilo deu, depois passei a usar para o LCD e o sistema de som, até que aquilo não parava de apitar e acabei por arrumar aquilo, já que pensei que seria a bateria gasta.

Entretanto para o PC comprei uma coisa destas

15x15-product-image-300dpi-PowerMust-1000-Offline-tower.jpg


Que já tenho há uns 7 anos, sempre foi funcionando, há coisa de 2 anos já não dava mais do que 2 minutos, o que era o minimo para salvar alguma coisa e encerrar o PC.

Depois deixou de aguentar, quando faltava a luz. Entretanto como era protectora de corrente fui deixando andar.
Há coisa de 15 dias, ficou com a luz vermelha a acesa e a apitar continuamente, desliguei e voltou a funcionar normalmente.

Uns dias para cá, quando ligo o botão ela automaticamente faz o sinal de ligar e desliga-se completamente.

Resolvi tirar os fios e ligando fica a funcionar, pelo que de seguida posso novamente meter os fios do PC e monitor que funciona como antes.

Será que vale a pena meter baterias novas em uma e na outra? Ou comprar novas UPS?

Das marcas Mais baratas quais recomendam caso seja para comprar uma nova?

O PC tem um fonte de 800w.

Obrigado
 
Pois por 17-19€ não compro uma UPS pelo menos de 1000va, e mesmo uma de 350VA equivalente à da APC não devo encontrar a esse preço.
O mais barato que encontrei foi 56€+portes.

Esses valores encontram-se em que lojas que se possa referir aqui?
 
A minha phasak 1000VA PH9410 deixou de aguentar o pc quando falta a electricidade.
Abri a ups e tem 2 baterias em série da marca MHB, referência MS7-12 de 12V 7Ah 20HR
A minha dúvida é saber se o problema é da UPS ou das baterias.
Tenho um multímetro que posso utilizar, bem como um medidor de bateria de 12v do lidl.
Obrigado por qualquer dica.
Cumps

Edit:
Esqueci-me de referir que quando abri a UPS vi que esta tinha zebro nos terminais:
CAM00107_zpswggerxnr.jpg

CAM00110_zpso2pj4v1k.jpg

Esta manhã, após 24 à carga, a indicação no LCD da UPS era esta:
CAM00114_zpsxt0t6uqw.jpg
 
Última edição:
À partida tudo aponta para as baterias... elas até parecem ter os terminais corroídos. Se a electrónica/UPS é de qualidade, parece-me que dificilmente irá falhar. Há quanto tempo estão as baterias na UPS?

O multímetro (voltímetro) e o "medidor do Lidl" só te vão dizer a tensão ("volts") aos terminais da bateria.

O ideal seria descarregar a bateria através de um aparelho próprio para isso, através de uma resistência de valor conhecido ou ainda através de um aparelho que possa ser alimentado a 12V (com consumo conhecido). Era só contar o tempo que a bateria demora a descarregar e fica-se com uma ideia da capacidade actual.

Também não és muito concreto ao dizer "deixou de aguentar o pc". Isso quer dizer o quê? Que vai abaixo quando falta a electricidade? Que só aguenta uns segundos/minutos?
 
Boas,
Obrigado pelos esclarecimentos.
As baterias são as de origem e tenho a UPS desde Janeiro de 2013.
Efectivamente as baterias têm algo nos bornes, de início julguei ser o vulgar 'zebro' mas também já me ocorreu que possa ser algum derrame do interior...
Tenho a UPS ligada há 4 dias à tomada só para recarregar as baterias, sem nenhum dispositivo ligado a ela,e o display não sai dos 50% (duas barras), igual à imagem já mostrada antes...
Quando digo "deixou de aguentar o pc", é que, quando falta a energia de rede, a UPS não consegue manter o PC ligado, desligado-se este imediatamente.
Cumps


À partida tudo aponta para as baterias... elas até parecem ter os terminais corroídos. Se a electrónica/UPS é de qualidade, parece-me que dificilmente irá falhar. Há quanto tempo estão as baterias na UPS?

O multímetro (voltímetro) e o "medidor do Lidl" só te vão dizer a tensão ("volts") aos terminais da bateria.

O ideal seria descarregar a bateria através de um aparelho próprio para isso, através de uma resistência de valor conhecido ou ainda através de um aparelho que possa ser alimentado a 12V (com consumo conhecido). Era só contar o tempo que a bateria demora a descarregar e fica-se com uma ideia da capacidade actual.

Também não és muito concreto ao dizer "deixou de aguentar o pc". Isso quer dizer o quê? Que vai abaixo quando falta a electricidade? Que só aguenta uns segundos/minutos?
 
Com essas baterias e ainda tem dúvidas?

Verifique é se os cabos também não estão corroídos por dentro ( e a placa como esta?)

NOTA: 200V de rede? Algo vai mal nessa instalação eléctrica.
 
De qualquer forma penso que essa UPS justifica substituir as baterias +- 35€. Limpe e verifique os conetores se não estão corroídos.
 
De qualquer forma penso que essa UPS justifica substituir as baterias +- 35€. Limpe e verifique os conetores se não estão corroídos.
Ok, obrigado pela ajuda.
Cumps

Edit @Tuga67 alguma sugestão sobre a melhor forma de limpar os conectores? Por casa tenho spray KONTAKT 60, KONTAKT 61, KONTAKT wl e o da Phillips...
Alguma outra forma ideal?
Obrigado.
Cumps
 
Última edição:
Se com métodos químicos não for lá só mesmo os métodos mecânicos, i.e., lixar limar ou raspar.

Enviado do meu Optimus_San_Remo através de Tapatalk
 
isto parece já meio morto, mas infelizmente para quem tem UPS, de anos em anos tem que se comprar baterias novas.

Tenho uma APC de 750VA e pelo sinal que a UPS dá, as baterias originais já foram à vida (duraram 7 anos, julgo, que comprei usada).
A bat que preciso é de 12v, 7 ou 7,2 Ah. A minha UPS gasta 2 baterias dessas.

Naquela loja online de electronica que tem nome de Roberto Rato, há uma de 7 Ah, da marca EnergyVM (sabe-se lá o que é isso) e custa 13,51€
Em loja fisica encontrei:
- bat de 7,2 Ah de uma subsidiária da Exide e custa 19.68€
- da marca Sunlight, de 7.2 Ah, por 18.50€
Vale a pena gastar mais por uma marca reconhecida ou é ir para o mais barato ? A casa que tem a tal da Exide, dia que vende para as UPS da Universidade do Minho e que é o que gasta porque é de qualidade e não dão problemas.

Alguma ideia ? Já li aí pessoal que diz que teve baterias a durar 1 ano ! Foram das de 13€ ??
 
Back
Topo