Baterias Mb C2D com morte súbita

Vamos lá ver se nos entendemos, temos o CPU, fonte de calor por efeito Joule, os dissipadores que o rodeiam, as ventoinhas que aumentam a velocidade de dissipação de calor nos dissipadores e o universo (tudo aquilo que rodeia este sistema).

Conceptualmente a melhor forma de abordar uma questão deste género, é tratar o calor como foi historicamente definido, como um fluído. Esta consideração apesar de fisicamente não corresponder à realidade física, oferece uma descrição macroscópica correcta em todos os sentidos inclusive matematicamente. Sublinho que toda a termodinâmica macroscópica foi feita nestes pressupostos.

A partir do momento em que se liga o computador, a temperatura do CPU começa a aumentar por causa do calor gerado por efeito Joule, por contacto térmico, os dissipadores acompanham o aumento de temperatura, ainda por contacto térmico, o calor dos dissipadores é transferido para o universo.

A partir de um instante t, a temperatura em cada ponto do CPU e dos dissipadores é sensivelmente constante. Nesta altura podemos dizer que o fluxo de calor é constante o que basicamente significa dizer que todo o calor que é gerado no CPU é dissipado pelos dissipadores.

Sublinhar que naturalmente, a função gradiente que traduz a temperatura do CPU e dos dissipadores em cada ponto não é invariante para intervalos de tempo muito longos (isto é, precisamos de várias funções para descrever termicamente o sistema). Mas é perfeitamente razoável assumir que tal acontece para intervalos de tempo pequenos relativamente ao período de funcionamento de um computador, mas ainda assim suficientemente grandes para os fenómenos de transferência de calor que se estudam.

Suponhamos agora que há um corte na corrente eléctrica. Naturalmente o CPU deixa de dissipar calor por efeito Joule e as ventoinhas param. Se assumirmos que as ventoinhas param instantaneamente, naturalmente o fluxo de dissipação decresce quando comparado ao do computador ligado, por outro lado, o calor gerado no CPU até ao instante em que cortamos a corrente ainda não foi dissipado pelo que para um instante de tempo suficientemente pequeno após a quebra de corrente, temos um fluxo de geração de calor maior que o fluxo de dissipação. Consequentemente, neste pequeno intervalo de tempo há calor que foi gerado e não foi dissipado e como tal tem-se obrigatoriamente um aumento de temperatura, um pico.

Depois de atingir este pico, naturalmente há um decréscimo da temperatura até o sistema atingir a mesma temperatura do universo que o rodeia.

Por isso, há fundamento teórico para danos no cpu ou noutros componentes que o rodeiam? No intervalo de tempo em que há aumento de temperatura teoricamente pode-se esperar que isso aconteça.

Adenda: Naturalmente os eventuais danos dependem da temperatura a que se encontrava o sistema aquando da quebra de corrente, do calor gerado pelo CPU até esse instante, da capacidade dissipativa passiva dos dissipadores usados, etc, factores estes dos quais depende a amplitude do pico.

Até meto um boneco:

tempsrn7.png


Isto traduz genericamente o comportamento térmico em cada ponto do sistema (CPU + dissipadores). Sublinho ser em cada ponto porque apesar de ser seguro assumir estas variações em cada ponto, os valores propriamente ditos das temperaturas em cada ponto dependem do mapa de temperaturas. Sou um grande artista :D
 
Última edição:
Lol... Isso já passou... Isso já foi tudo dito e o assunto da thread é outro...

btw: O CPU não corre riscos pelo que disseste já que o seu "pico" de temperatura ocorre quando cessa o funcionamento do portátil (assumindo que é o elemento mais quente dentro do portátil) e não enquanto este arrefece (enquando arrefece - tranfere calor - ocorre o pico na envolvente deste)... A envolvente depende da diferença de temperatura que o CPU (elemento mais quente) e a periferia em contacto com os outros componentes durante o funcionamento do portátil. Se esta for baixa este problema nem se coloca... ou seja, estamos a falar do sexo dos anjos porque ninguém sabe a diferença de temperatura em causa...

Sobre a thread em causa. Se após tentar carregar a bateria ela continuar a não dar sinal, há que ir trocar por uma nova e pronto não é? Não há nenhuma forma de induzir este problema de forma discreta à bateria, assim quando o portátil tiver um ano e 10 meses? Vinha uma bateriazinha nova:002:
 
Ninguém tem dúvidas que é o ponto mais quente, mas a temperatura dele sobe no instante em que há a quebra de corrente, não porque ele produza mais calor (que não produz porque está desligado) mas meramente porque o fluxo dissipativo diminuiu. O arrefecimento não é imediato em nenhum ponto do sistema. Há um aumento da temperatura em qualquer ponto, CPU incluído.

Se esse aumento for suficiente para queimar alguma coisa bem como o intervalo de tempo em que ocorre, temos pena.

Embora intuitivamente (ou seja, sem qualquer fundamento concreto) me pareça que o pico deva ser demasiado pequeno e que o intervalo de tempo seja muito curto para causarem problemas mesmo na pior das hipóteses, não há nenhuma razão objectiva que o assegure.

Nota: Terias razão se se assumisse que as trocas de calor são instantâneas ao longo de todo o sistema mas tal não acontece na realidade e esse factor é demasiado relevante para o caso em estudo.
 
Última edição:
Coitado de quem não estudou Física no ensino superior que fica a ver navios nesta thread.
Eu acho que foi feita aqui muita teoria baseada em teorias. Não implica que estejam erradas , mas também não implicam que estejam certas.
Respeitem a opinião um dos outros.
 
Isso até merecia uma thread só para isso, para todos os users saberem, devem haver muitos nesse grupo que eles aconselham a correr o software. A minha bateria está optima, mas acho que vou correr isso na mesma, afinal eles dizem que deve ser corrido em todos os macbook (pro) comprados nessa data.

Alguém já fez isso?
 
Back
Topo