1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Baterias Ni-MH GP e carregador.

Discussão em 'Digital Life' iniciada por João F', 27 de Abril de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 1119)

1. João F'

João F' Fold of Lightning

Boas pessoal, tenho um carregador e pilhas da GP com aproximadamente 1 ano, que comprei para usar com a minha máquina fotográfica, e tive um problema, no manual está explícito que as pilhas podem ficar a carregar para se manterem na melhor condição, acreditei, e graças a isso estoirei com as pilhas, pois notei que ao filmar com a minha máquina, o tempo de ~1h(conseguem ainda mais) desceu para 10 minutos, o que pergunto é, há hipótese de as recuperar, ou foram mesmo à vida?

Daqui para a frente tento sempre ter o máximo de cuidado agora, recarrego as pilhas o tempo que diz no manual, 14h para pilhas de 2700mA, e quando não uso a máquina retiro as pilhas da mesma.

Já agora, o carregador é este, se me puderem esclarecer como é que ele carrega, se é voltagem constante, etc., e algumas dicas para manter as pilhas sempre de boa saúde e até de como as carregar, agradecia imenso, pois já li imensa coisa, mas isto atormentou-me um bocadinho..

Obrigado!

2. João F'

Não me podem ao menos esclarecer se há hipótese de recuperar, de algum modo, as pilhas?

3. carlitos

carlitos Power Member

A recuperação de baterias é um processo demorado e não tens garantias de sucesso, mas podes tentar um modo que costuma dar alguns resultados.
    Primeiro tentas descarregar completamente as baterias num aparelho de baixo consumo, depois fazes uma carga completa ás baterias, voltas a descarregar completamente as baterias e voltas a fazer nova carga completa. Entre cargas e descargas deixas as baterias em repouso umas horas, para ficar á temperatura ambiente. Colocas na máquina fotográfica e verificas se funcionam por mais tempo, se sim tentas mais uma vez este modo de recuperação, se não duraram mais tempo as pilhas não tem recuperação. Este é o processo que uso nas minhas baterias quando perdem capacidade de um momento para outro.

Para o cuidado das pilhas recarregaveis há umas regras simples
    - fazer sempre ciclos de carga e descarga completos
    - não guardar baterias descarregadas, guardar as baterias sempre carregadas
    - mesmo sem uso elas se descarregam, logo convem de tempos a tempos fazer uma carga, ou melhor, fazer um ciclo de descarga completa e carregar
    - evitar o uso a temperaturas altas, acima dos 30ºC a vida util das pilhas decresce rápidamente
    - não usar em simultaneo baterias com capacidades de carga diferentes, exemplo usar uma pilha de 2700mAh com outra de 2400mAh mesmo numa emergencia
    - usar baterias com o mesmo nivel de carga, se não se sabe o estado da carga de cada bateria é preferivel carregar o conjunto de baterias antes de usar

O carregador que tens usa carregamento a corrente constante e, em minha opinião, não te aconselho a carga de baterias com menos de 2000mAH porque a corrente de carga vai ser muito superior ao recomendado pelo fabricante, originando calor excessivo nas baterias.

Última edição: 29 de Abril de 2012
  4. João F'

Obrigadíssimo pela resposta! Já estou mais esclarecido.

Vou tentar, depois digo quais foram os resultados.

Partilhar esta Página