Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia

Já agora...


A minha bateria está carregada e ligada à corrente.
Mas diz 99%...



Estará a bateria com algum problema?

A minha também... Acho que não é problema nenhum mas nao tenho a certeza absoluta dado que ainda sou novato nisto... Às vezes até chega aos 98% se tiver muito tempo ligada a corrente.



cumps
 
É absolutamente normal uma bateria não chegar aos 100%.
Nem é aconselhável devido a restrições dos processos químicos inerentes ao funcionamento da bateria. Por isso mesmo é que é totalmente desaconselhável armazenar baterias "fully-charged". Devem reparar que quando compram um equipamento que tem bateria (portátil, telemóvel, câmara fotográfica, etc), a bateria vem com alguma carga. Como os produtores dos produtos não sabem quanto tempo esses mesmos vão ficar nas montras ou em stock, carregam as baterias até cerca de 40% porque assim garantem que estas "vivem" mais tempo sem perderem características.
Há até circuitos de protecção de certas baterias que evitam que estas carreguem mais de 98%. O que se passa é que há software de gestão de bateria que "ajusta" o valor e mapeia esses 96% para 100%, mas é ilusório.
Aconselho a leitura deste "post" para perceberem um pouco melhor o funcionamento das baterias:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2368158&postcount=178

Rui Batista
 
É absolutamente normal uma bateria não chegar aos 100%.
Nem é aconselhável devido a restrições dos processos químicos inerentes ao funcionamento da bateria. Por isso mesmo é que é totalmente desaconselhável armazenar baterias "fully-charged". Devem reparar que quando compram um equipamento que tem bateria (portátil, telemóvel, câmara fotográfica, etc), a bateria vem com alguma carga. Como os produtores dos produtos não sabem quanto tempo esses mesmos vão ficar nas montras ou em stock, carregam as baterias até cerca de 40% porque assim garantem que estas "vivem" mais tempo sem perderem características.
Há até circuitos de protecção de certas baterias que evitam que estas carreguem mais de 98%. O que se passa é que há software de gestão de bateria que "ajusta" o valor e mapeia esses 96% para 100%, mas é ilusório.
Aconselho a leitura deste "post" para perceberem um pouco melhor o funcionamento das baterias:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2368158&postcount=178

Rui Batista

Já tinha lido muita coisa sobre baterias, mas não sabia disso. Obrigado pelo esclarecimento.
 
Boas pessoal, peço desculpa se for para offtopic mas será que podem me ajudar? Sou novo no mundo Mac, e gostava de saber aonde vêm essas informações da bateria.
 
Das duas uma:

- Ou usas uma aplicação, ou seja, o coconutBattery que pelos vistos não funciona grande coisa no Leopard
- Ou fazes como o user engcris referiu uns posts acima:



Estranho, no meu macbook não tenho no finder: aplicações>utilitários>configuração do sistema>energia mas sim: finder: aplicações>utilitários>Visão do sistema>AlimentaçãoE não me dá tanta informação como os vossos.

Só diz isto:



-----------------------------------------------------------------
[...]

Informações Sobre a Bateria:


Bateria Instalada: Sim
Primeiro aviso de nível baixo de carga: Não
Capacidade de Carga Máxima (mAh): 4485
Capacidade Restante (mAh): 3920 (tou a 87%... a gastar bateria)
Amperagem (mA): -1221
Voltagem (mV): 11903
Contagem de Ciclo: 208


Informação do Carregador AC:

Conectado: Não
Carregando: Não


Configuração de Hardware:

Sist. Nobreak Instalado: Não

-----------------------------------------------------------------


Estranho, não é?? Assim fico sem saber o estado "de saúde" da minha bateria... :(
 
Bem, estou abismada :D tenho o meu mac à cerca de 9 meses e o sistema dá 209 ciclos... agora abri o coconutBattery e dá-me isto:

Imagem2.png



Ou seja... os ciclos está bem, o 87% é capaz de estar bem (não sei como confirmar)... mas, a parte importante :D o meu macbook... ou pelo menos a bateria tem mais de 2000 anos... XD

Estou a usar uma relíquia de a. C. :D :D
 
Como assim Rui?
Acciono a garantia com que justificação?
Um programa marado deu-me uma bateria de mais de 2000 anos? :D
Ou por ter 87%? Há forma de eu confirmar este 87%?? :(
 
Última edição:
Claro que isto vai depender muito do local onde compraste o portátil mas leva lá o portátil e mostra as estatísticas da bateria. Já agora, leva o talão da compra para verificarem que a compra foi feita à X meses, para ver o que eles acham.
Mas antes experimenta fazer um "ciclo de limpeza" (parece que estou a falar de uma máquina de lavar ;)).
Deixa a bateria chegar ao fim, espera que fique em sleep por falta de energia e deixe ficar em sleep por 5 a 6 horas, sem ligar o carregador. Depois faz uma carga total e volta a ver as estatísticas.
Depois, dependendo dos valores apresentados, talvez valha a pena levar o portátil ao vendedor a ver o que eles acham. Como disse no início, vai depender muito da política de cada vendedor.

Rui Batista
 
Mas antes experimenta fazer um "ciclo de limpeza" (parece que estou a falar de uma máquina de lavar ;)).
Deixa a bateria chegar ao fim, espera que fique em sleep por falta de energia e deixe ficar em sleep por 5 a 6 horas, sem ligar o carregador. Depois faz uma carga total e volta a ver as estatísticas.


Por acaso fiz isso antes de ler o post. Ontem (o coconut já dava 82%) mal terminei de escrever o post e terminou a bateria... deixei ficar assim toda a noite e entretanto já a carreguei... fui ver o "panorama":

Imagem1.png
 
Original: 5500
Full charge capacity (mAh): 5353
Cycle count: 7

7 ciclos e já só tenho 5353?

MacBook Pro comprado em Setembro...
 
Original Battery Capacity: 5200 mAh
Current Battery Capacity: 4928 mAh

Isto corresponde a 94%
MacBook comprado em Dezembro com 7 Ciclos!!O que devo fazer??
 
O meu também é da idade da pedra, EngCris :)
Mas na boa. O que interessa é que esteja a trabalhar bem. E, no meu caso, está a bombar :)

coconutbatteryts9.jpg


Rui Batista
 
eu tenho o meu MBP C2D 2.33MHz ha 1 ano e ja fui trocar a bateria, a antiga estava com cerca de 20% de capacidade, durava cerca de 30 min com a bateria :S , tinha cerca de 90 ciclos.
agora com a nova ,instalada ha cerca de 2 semanas tenho :
Original Capacity : 5500mah
Current Capacity : 5528mah
0 ciclos(ainda)

parece-me bem :D

Cumps
 
eu tenho o meu MBP C2D 2.33MHz ha 1 ano e ja fui trocar a bateria, a antiga estava com cerca de 20% de capacidade, durava cerca de 30 min com a bateria :S , tinha cerca de 90 ciclos.
agora com a nova ,instalada ha cerca de 2 semanas tenho :
Original Capacity : 5500mah
Current Capacity : 5528mah
0 ciclos(ainda)

parece-me bem :D

Cumps

Ou seja, passas-te a não usar a bateria com medo que se gasta-se como a outra ... way to go ...
 
Ainda não percebi muito bem o que é um ciclo.
Tenho um amigo com um Macbook há 14 meses e apenas 4 ciclos com a bateria a 5230Ma e 98%
Alguém me pode explicar o que é um ciclo?
 
Back
Topo