Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia

eu tenho o meu MBP C2D 2.33MHz ha 1 ano e ja fui trocar a bateria, a antiga estava com cerca de 20% de capacidade, durava cerca de 30 min com a bateria :S , tinha cerca de 90 ciclos.

Não é que seja expert nisto... mas por tudo que já foi dito (neste post), parece-me que és daqueles que guardas a bateria a um canto para a poupar, sem saber que com isso só a estás a danificar a um ritmo superior ao normal (utilizando sem cuidados). Se continuas com esse procedimento com a nova bateria julgo que em menos de 1 ano terás de trocar de novo...


Aconselho-te este post: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2368158&postcount=178, do rui_mac

A mim ajudou-me a perceber que tb tinha um comportamento errado com a bateria... o meu erro era pensar que tinha de a gastar até ao fim e às vezes tb a tirava a pensar que a estaria a poupar!! :D :D




Ainda não percebi muito bem o que é um ciclo.
Tenho um amigo com um Macbook há 14 meses e apenas 4 ciclos com a bateria a 5230Ma e 98%
Alguém me pode explicar o que é um ciclo?



A meu ver (ou seja, não tenho a certeza absoluta) é por cada vez que gastas capacidade total da bateria e voltas a carregar até 100%.
 
Aconselho-te este post: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2368158&postcount=178, do rui_mac

A mim ajudou-me a perceber que tb tinha um comportamento errado com a bateria... o meu erro era pensar que tinha de a gastar até ao fim e às vezes tb a tirava a pensar que a estaria a poupar!! :D :D

Baseando-me nisto então quando uma pessoa chega a casa deve ligar o carregador ao Mac mesmo que este não esteja a 10% da sua capacidade, certo?
Esteja a 50 ou 60%, chegando a casa liga-se o carregador?
 
Baseando-me nisto então quando uma pessoa chega a casa deve ligar o carregador ao Mac mesmo que este não esteja a 10% da sua capacidade, certo?
Esteja a 50 ou 60%, chegando a casa liga-se o carregador?


Acho que sim, mas deves deixar até aos 10% e depois pões a carregar ;)
Mas lê bem o dito post... que vais perceber melhor :)
 
Ainda não percebi muito bem o que é um ciclo.
Tenho um amigo com um Macbook há 14 meses e apenas 4 ciclos com a bateria a 5230Ma e 98%
Alguém me pode explicar o que é um ciclo?

Isso quer dizer, muito basicamente, que só usou a bateria 3 ou 4 vezes ... O pessoal compra um portátil e depois tem-no em cima da secretária o resto da vida, ou então vai para algum lado com ele e leva o carregador atrás. As baterias são para se usar, senão não servem para nada ...
 
Depois de aprender umas coisas sobre baterias neste post mudei o meu comportamento com a bateria...
Cheguei a ter 82% de capacidade e agora tenho 86%.
Não sei se é patetice... mas, é coincidência ou, a mudança de comportamento torna possível recuperar alguma capacidade da bateria??
 
Isso quer dizer, muito basicamente, que só usou a bateria 3 ou 4 vezes ... O pessoal compra um portátil e depois tem-no em cima da secretária o resto da vida, ou então vai para algum lado com ele e leva o carregador atrás. As baterias são para se usar, senão não servem para nada ...

Não é isso que se passa. É uma pessoa que anda para todo o lado com o seu Mac (inclusivé no trabalho) e que inclusivamente nunca o desliga, apenas o fecha e já está. É daquelas pessoas que usa mesmo o portátil no verdadeiro sentido do termo.
Mas então o que entendo é que ele só terá efectuado 4 carregamentos da bateria a partir dos 0%?
O ciclo só conta como tal a partir de que percentagem?
 
Não é isso que se passa. É uma pessoa que anda para todo o lado com o seu Mac (inclusivé no trabalho) e que inclusivamente nunca o desliga, apenas o fecha e já está. É daquelas pessoas que usa mesmo o portátil no verdadeiro sentido do termo.
Mas então o que entendo é que ele só terá efectuado 4 carregamentos da bateria a partir dos 0%?
O ciclo só conta como tal a partir de que percentagem?

Um ciclo, segundo o meu entendimento, é quando a bateria faz uma descarga completa, mas não necessariamente seguida. Imagina que descarregas a bateria até 50%, e a carregas outra vez. Agora descarregas outra vez até 50%, está um ciclo completo.

Se essa bateria só tem 4 ciclos, ou é nova em folha ou algo está mal na medição dos ciclos ... O meu macbook já tem 1 mês e já lhe fiz 14 ciclos ...
 
Não é que seja expert nisto... mas por tudo que já foi dito (neste post), parece-me que és daqueles que guardas a bateria a um canto para a poupar, sem saber que com isso só a estás a danificar a um ritmo superior ao normal (utilizando sem cuidados). Se continuas com esse procedimento com a nova bateria julgo que em menos de 1 ano terás de trocar de novo...


Aconselho-te este post: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2368158&postcount=178, do rui_mac

A mim ajudou-me a perceber que tb tinha um comportamento errado com a bateria... o meu erro era pensar que tinha de a gastar até ao fim e às vezes tb a tirava a pensar que a estaria a poupar!! :D :D

ai é que te enganas, eu sou daqueles que ate ir para a garantia ao fim de um ano praticamente nunca tirei a bateria do sitio, apenas tinha 90 ciclos pois normalmente usava a bateria so no sentido de transportar de um lado para outro em sleep. Ao que li no site da apple, uma certa serie de baterias do ano 2006 e inicio de 2007 eram defeituosas , ao qual a minha parece que era uma dessas.
imagina-te tu um dia olhas a capacida de bateria diz o maximo (ok) e no dia seguinte ja esta a metade, até que em vez de durar 3.horas durava 30 minutos...
normalmente deixo a bateria descarregar até 10% - 20 % e depois ligo ao carregador, mas vou ler aquele topico que sugeres.
 
Uma coisa que eu nao percebo: tenho usado a bateria sempre dentro do macbook desde há 1 mês e trabalho mais tempo como ele ligado à corrente.... como é q eu tenho já 5 ciclos? Que eu me lembre, a bateria so foi aos 10% uma vez! Vejam:

coconut120108gk7.png
 
Uma coisa que eu nao percebo: tenho usado a bateria sempre dentro do macbook desde há 1 mês e trabalho mais tempo como ele ligado à corrente.... como é q eu tenho já 5 ciclos? Que eu me lembre, a bateria so foi aos 10% uma vez! Vejam:

coconut120108gk7.png

Que é que os 10% têm que ver com os ciclos? Um ciclo é a quando prefazes uma descarga total de 100%, não tem que ser seguida.
Vais aos 50%, carregas, vais outra vez aos 50%, está um ciclo completo. É só um exemplo.
 
Há um aspecto sobre qual tive sempre dúvidas e nunca encontrei resposta. Já percebi que faz bem à bateria usá-la com regularidade. Mas tenho notado que se usá-la enquanto estou a puxar bastante pelo processador (a ver filmes em .mkv, a trabalhar no Logic Pro ou com o parallels ligado, por exemplo) a health fica cada vez mais baixa.

Resumindo, é desancoselhável usar a bateria enquanto puxamos a sério pelo processador?
 
se fores puxar a sério pelo portátil por um bom período de tempo é aconselhável tirá-la, não por estares a puxar a sério por ele,mas porque isso origina muito calor para a coitada.

de resto, deixa-a estar sempre no sítio para onde ela foi construída.
 
Back
Topo