Baterias Ultrabooks

rpedro5

Power Member
Tenho reparado que ultimamente os ultimos modelos de Ultrabooks que têm saido, principalmente os Samsung, trazem a bateria incorporada no portatil, sendo impossivel retira-la.

Eu estava habituado nos portateis que tive a carregar o mesmo sempre desligado, quando passava mais horas nele retirar a bateria e usar o adaptador. Havia aquela questão de usar o portatil enquanto se carregava viciar a bateria.


Como funciona nestes computadores?

Alguém entendido neste assunto pode dar uma ajuda?

Cumprimentos
 
Acho que isso não é bem assim... tendo em conta experiencias anteriores. lol

A minha experiência prova exactamente o contrario, tenho um Insys Gameforce edição e-escolas com já 3+ anos. E a bateria está com apenas 15,9% de desgaste, ou seja, está quase nova.

A minha utilização:
-Constantemente ligado quando estou em casa e quando não estou às vezes também fica...
-Sempre ligado à corrente sempre que haja uma tomada disponível.
-Nunca tiro a bateria.
-Não deixo o portátil dentro do carro ao sol porque o calor mata as baterias de lítio.
-Evito descarregar abaixo dos 30%, inclusive alterei as definições de energia do Windows para hibernar quando chega aos 20% de bateria.
 
Obrigado pelas sugestoes.

E carregar? deve-se carregar sempre até ao limite?

isto é assim, baterias de litio não viciam, mas claro que com o uso vão perdendo caracteristicas, logo a capadidade começa a diminuir ao longo do tempo, logo traduzindo-se em menor autonomia...

se usas o pc com regularidade, podes usar sempre a bateria carregada, e recarregar quando necessário, o estar ligado ao carragador não influencia, pois o pc tem um sistema que corta o carregador, quando a bateria está a 100%, logo deixa de estar a carga e mantem-se a funcionar apenas pelo carregador, só volta a entrar em carga quando a mesma desce de percentagem, por isso tirar a historia de tirar a bateria nos dias de hoje não faz qualquer sentido, pois as baterias não viciam, logo não se estragam...

portanto se tiveres de deixar o portatil parado deixa-o sempre ai com 60% de bateria, nem mais nem menos para não dar cabo dela, de resto o que acaba com estas baterias é não fazer ciclos completos, dai a perda de autonomia, portanto é tentar sempre fazer os ciclos completos uma carga quando pede, uma descarga e sempre assim...

a situação de não dar para remover a bateria pode reflectir-se mais tarde quando a mesma for a vida e ter de ser substituida e ter de abrir o portatil para a troca, um processo para levar dinheiro aos mais leigos...
 
A minha experiência prova exactamente o contrario, tenho um Insys Gameforce edição e-escolas com já 3+ anos. E a bateria está com apenas 15,9% de desgaste, ou seja, está quase nova.

A minha utilização:
-Constantemente ligado quando estou em casa e quando não estou às vezes também fica...
-Sempre ligado à corrente sempre que haja uma tomada disponível.
-Nunca tiro a bateria.
-Não deixo o portátil dentro do carro ao sol porque o calor mata as baterias de lítio.
-Evito descarregar abaixo dos 30%, inclusive alterei as definições de energia do Windows para hibernar quando chega aos 20% de bateria.

O user não diz quantas vezes o utilizou fora de casa, mas não devem ter sido muitas, e quando chegar aos 20% de desgaste vais reparar que vai desgastar um bocado mais rápido.
Tive um e-escolas que utilizava muito fora de casa, passado 2 anos estava nos 80% a partir dai foi sempre a descer rapidamente. As baterias têm mais ou menos 1000 ciclos de vida.

Não tem a ver como a carregas ou deixas carregar, tem a ver com os ciclos que já têm.

Nos telemóveis nota-se mais esse desgaste porque são carregados mais vezes, os meus portáteis estão sempre em casa.

Cumps
 
Touromelga, não fazer ciclos completos também não estraga as baterias.

não estraga, dizes tu, eu já consegui estoirar uma, que nem com calibrações lá foi( está comprovado essa situação), teve de levar uma nova, ela não se estraga(o termo propriamente dito), mas começa as celulas a deixar de admitir carga e vão-se resumindo-se em cada vez menos carga, este processo encurta o tempo de vida da bateria para cerca de metade do que ela devia durar em media com ciclos completos...

tenho no trabalho dois portateis asus iguais vieram na mesma altura, um que era o que se usava menos, fazia os ciclos completos já tem 3 anos e ainda está fesca que nem uma alface, o outro que era para um uso mais intensivo, volta e meia metia-se a carga com bateria a meio para depois não faltar, pois não havia onde ligar o carregador no nenhures , resultado a bateria ao fim de um ano deixou de carregar, ou melhor carregava ao fim de 10m puff decarregada, resultado a bateria tinha as celulas lixadas, tentou-se ainda fazer uma calibração mas não valeu de nada a assistencia disso logo qual tinha sido o problema e sua origem, resultado 160€ de uma bateria nova...

estes procedimentos estão descritos pelos fabricantes de modo a que bateria dure o mais possivel...
há de haver por ai um topico que se falou nisso a algum tempo por causa da durabilidade face a utilização...
 
A temperatura é extremamente importante para a longevidade das baterias pelo que convém retirarem a bateria se forem utilizar algum programa que aqueça bastante o portátil. (ex: jogos, rendering, etc...).

Se armazenarem a bateria fora do portátil deixem a carga a ~50/60%.
 
Sim, exactamente. O calor é um grande inimigo das baterias de lítio.
Devemos tirar ou não a bateria nesses casos dependendo do portátil em questão, pois há alguns que praticamente não aquecem a bateria e assim não há vantagem em a Tirar... O que tenho(Clevo M761SU) é um bom exemplo disso, mesmo tendo o processador e gráfica a rondar os 70~80ºc a bateria está fresca ao toque.
 
Por acaso, ainda hoje em dia, é uma coisa que faz confusão a muita gente e é uma ideia totalmente errada. As baterias de lítio não viciam e, ao contrário do que muita gente ainda hoje em dia diz/faz, não se devem descarregar por completo, mantendo-as sempre o máximo carregadas.
 
Entao, resumindo.

-Não ha problema nenhum em ter um ultrabook em que não seja possivel retirar a bateria;
-Estando a utiliza-lo horas a fio, com o carregador metido, não estou a dar cabo da bateria;
-Não se deve deixar descarregar completamente;
-Carregar sempre ate ao fim.

Correcto?

Obrigado pelas opiniões.
 
-Não ha problema nenhum em ter um ultrabook em que não seja possivel retirar a bateria; Certo
-Estando a utiliza-lo horas a fio, com o carregador metido, não estou a dar cabo da bateria; Certo
-Não se deve deixar descarregar completamente; Certo, quanto menos % descarregares melhor, pois causa menos stress à bateria...
-Carregar sempre ate ao fim. Não faz diferença...
 
O que devemos fazer, caso a bateria perca a sua duração? Uma vez que não podemos substitui-la... Jogamos o portátil ao lixo?

Não, embora não tenhas acesso exterior é possível remover a bateria tens é de abrir o portátil. Resumindo ou tens o à vontade para abrir o portátil e trocas tu ou levas a um técnico e ele trata do assunto. ;)
 
Back
Topo