BatteryCare - Software Nacional para optimizar o uso da bateria

dá-me o resultado que coloco a seguir, acho estranho, visto o meu portátil ter nem 12 meses, aguentar 2h30 pelo menos... e ser sempre carregado com o nível de bateria fraca, bem como frequentemente deixar ir completamente abaixo do modo descrito no site.

Estava à espera que aparecesse a malta dos HP's :)

Ainda hoje andei a vasculhar por essa net fora e parece que a HP comete um erro na programação das suas baterias. O que pode ser o teu caso se a tua bateria for de 6 células.

Passo a explicar:
Uma bateria de 8 células conta com cerca de 88000mWh de capacidade.
Uma de 6 células conta com cerca de 60000mWh.

O problema é que eles para as baterias de 6 células programam-nas como sendo de 8, tendo 88000mWh, e então se fizeres o valor que tens na capacidade total actual (56000) a dividir pelos tais 88000 dá-te 0,64 , ou seja (1-0,64)*100 = 36% de desgaste, que é o que te aparece :)


Eu na próxima versão já vou incluir um campo com a Capacidade Desenhada pelo Fabricante, e aí já dá para constatares o que disse.


Mais acrescento que no site não diz para fazerem frequentes descargas totais como dizes que fazes. Aliás, diz o contrário.
Há quem diga de mês a mês, mas na realidade que está no site descrito é de 30 em 30 descargas parciais, o que muito dificilmente equivale a uma descarga por dia para ser de mês a mês.
No meu caso, em um ano de utilização do meu programa, apenas fiz 3 descargas totais, ou seja, apenas fiz cerca de 60 descargas parciais, o que equivale a uma descarga a cada 6 dias, em média.

O programa serve para ter controlo e saber quando está na altura de calibrar o medidor.

PS - deixa-me acrescentar que o programa apenas apresenta uma estimativa e não deve ser encarado como ferramenta determinante na precisão do desgaste, cada fabricante tem a sua maneira de desenhar baterias e prova disso é algumas apresentarem valores de 0% de desgaste, outras como o teu caso, valores que podem não corresponder à realidade. Se houvessem standards no desenho das baterias que obrigasse a todos a desenharem de maneira igual aí sim o caso seria outro.
 
Última edição:
Olá, sim, com certeza que o deves fazer, no meu caso, a garantia da bateria era de 1 ano e eu ao fim de 11 meses requeri uma nova :) No teu caso suspeito que não chega a tanto. Não consegues ver o nível de desgaste através do programa? Se sim, posta aqui o valor. Para teres uma ideia, esta 3ª bateria que tenho há um ano e a funcionar com o BatteryCare está com 4% de desgaste apenas, serve de termo de comparação para ti.

O meu portatil so tem 1 mes e meio e ja apresenta 5.74% de desgaste. Vou mesmo pedir a substituiçao. Eles levam so a bateria ou vai o portatil tbm?


cumps
 
No meu caso, liguei para a Toshiba e vieram entregar a nova a casa e só tive que dar a velha ao estafeta dos CTT Expresso. No teu caso será melhor contactar primeiro o apoio técnico mas deve ser de forma semelhante, não te devem inviabilizar o portátil para proceder à substituição.

Existem muitos casos de portáteis que quando comprados já vêm com desgaste. Repara que a bateria foi fabricada meses antes de chegar á loja e ser vendida. Nesse intervalo é natural que sofra de desgaste natural.

No entanto, como cliente, tens todo o direito de requerer uma nova. E nesse caso, como são baterias recicladas que eles dão normalmente, vêm regra geral com 0% de desgaste. No caso da minha 3ª que comprei, era mesmo nova e não reciclada, mas não trazia qualquer desgaste. :) Também, por 80€ não esperava outra coisa!
 
No meu caso, liguei para a Toshiba e vieram entregar a nova a casa e só tive que dar a velha ao estafeta dos CTT Expresso. No teu caso será melhor contactar primeiro o apoio técnico mas deve ser de forma semelhante, não te devem inviabilizar o portátil para proceder à substituição.

Existem muitos casos de portáteis que quando comprados já vêm com desgaste. Repara que a bateria foi fabricada meses antes de chegar á loja e ser vendida. Nesse intervalo é natural que sofra de desgaste natural.

No entanto, como cliente, tens todo o direito de requerer uma nova. E nesse caso, como são baterias recicladas que eles dão normalmente, vêm regra geral com 0% de desgaste. No caso da minha 3ª que comprei, era mesmo nova e não reciclada, mas não trazia qualquer desgaste. :) Também, por 80€ não esperava outra coisa!

Vou ligar ainda esta semana.
Obrigado pela ajuda

cumps
 
O meu portatil so tem 1 mes e meio e ja apresenta 5.74% de desgaste. Vou mesmo pedir a substituiçao. Eles levam so a bateria ou vai o portatil tbm?


cumps

Vais-te queixar por 5%? Ou tens muita sorte ou vão-se rir na tua cara. Como é que vais provar que não foste tu que desgastaste a bateria? Por exemplo, deixa a bateria ir abaixo, demora algum tempo a voltar a carregar o portatil e vê o que acontece :P (sarcasmo, a sério, não faças ;) )

DJ_BK, bom software mas acho que o próximo (importantíssimo) passo é o programa vir em inglês e no primeiro ecrã do instalador permitir mudar para inglês. Fiquei muito tentado em desisntalar o programa assim que percebi que era em português. Não que isso seja uma coisa má, mas é mau quando é apenas em português.

Keep up te good work ;)
 
Última edição:
Vais-te queixar por 5%? Ou tens muita sorte ou vão-se rir na tua cara.

Epá, ele ao menos vai atirar barro à parede! :D Se colar tanto melhor! Já tenho aplicado essa técnica com sucesso! Nomeadamente em exames! ehehe :D

DJ_BK, bom software mas acho que o próximo (importantíssimo) passo é o programa vir em inglês e no primeiro ecrã do instalador permitir mudar para inglês.

Sim, já andei a investigar como o fazer! Pretendo na versão final, disponibilizar EN e PT-pt, e dar a possibilidade de outras pessoas ajudarem nas traduções para os respectivos idiomas.

Como é versão beta, eu quero para já saber como se comporta num universo mais alargado do que aquele a que vinha sendo sujeito para testes até agora, cerca de 10 PC diferentes. :)

Mais uma vez obrigado a todos pelo feedback. :)
 
Vais-te queixar por 5%? Ou tens muita sorte ou vão-se rir na tua cara. Como é que vais provar que não foste tu que desgastaste a bateria? Por exemplo, deixa a bateria ir abaixo, demora algum tempo a voltar a carregar o portatil e vê o que acontece :P (sarcasmo, a sério, não faças ;) )

Pois...devia ter ligado logo no segundo dia apos o receber.....ela nunca funcionou bem....
 
Como já alguém aqui falou, espera que esteja mais próximo do fim da garantia para teres mais tempo para realmente perceber se a bateria está com problemas, isto porque 5% não é nada. Esses 5% são normais, eu no meu M51Va que tem semanas, estou a 4.57% de desgaste. Abri a caixa e ele vinha fechadinho com tudo no sitio sem sinais de ter sido aberto e já vinha assim. Uma pessoa não tem como saber quanto tempo o portatil esteve parado nos armazens e como é sabido as baterias, mesmo paradas, perdem capacidade.
 
Fico muito feliz por ver software nacional a bombar. :D Já instalei no meu Compaq Presario CQ60 e, passados quase dois meses tenho 2,86% de desgaste (deve ser porque fazia sempre descargas completas :mad:).
O programa está muito bom, os meus sinceros parabéns. Está leve, simples e intuitivo, para além de o design ser muito semelhante ao style do Vista. O programa alocadinho ali no canto inferior direito está bem pensado, é mais fácil de manusear do que se aparecesse assim em pop-up no centro do visor sem mais nem menos.

Duas sugestões: nas partes em que se pode clicar no "Saber mais...", em vez de redireccionares para a página de internet do programa, poderias redireccionar para o ficheiro HTML com o mesmo template mas que estivesse guardado na pasta do programa do computador. Ou seja, por exemplo, em vez de redireccionares para "http://batterycare.bkspot.com/", ia parar à mesma página, mas em "C:\Programas\BatteryCare\guia.html", pois pode haver quem não esteja online (porque não tem possibilidade no momento, por estar em portabilidade) no momento e depois não pode aceder à informação que deseja.

A outra sugestão passa por traduzires o programa para Inglês, tal como todo o teu site. Nem seria preciso outras línguas, já que o Inglês é amplamente dominado, mas é muito melhor que esteja disponível em mais línguas pois alargarias a visibilidade do produto a outras populações. :) (já agora, se o fizeres, na caixa de instalação não te esqueças de meter as bandeiras dos países antes dos nomes das línguas, fica tão giro [e até pode ser útil])

Concluo dizendo que adorei o site, está limpo, bem organizado e bastante intuitivo, tal como o software em si. A secção dos screenshots é um must. Os meus sinceros parabéns. ;)
 
McAlexandre, muito obrigado pelo feedback. A ideia de contar com o guia offline parece-me bem, obrigado pela sugestão. Quanto ao inglês, está projectado e será uma realidade na versão final :) Tanto para o programa como para o site, e claro o instalador :P eheh

PS - corrigi um bug no site que impedia de mostrar "como fazer uma descarga total". Pensava que tinha feito upload da versão mais recente na altura mas não tinha chegado a fazê-lo :P
 
Sou mais um a agradecer e a tirar o chapéu a esta tua iniciativa!

é de louvar o teu empenho e pelo facto de ser um projecto 100% Nacional!!


Parabéns!


Ps. Quando chegar a casa irei fazer o download do programa e testar nos meus 2 portateis.
 
Caros,

na próxima release, os portáteis cuja bateria não disponibilize o tempo restante (p.e. Toshiba A200, A300, etc) e apenas mostre a percentagem, vão poder contar com a ajuda do batterycare para saber de forma indutiva o tempo restante da bateria!

Por isso, se o Windows não calcula o tempo restante, o BatteryCare encarrega-se disso :D


Agradeço ao Ricardo Félix que sugeriu esta funcionalidade através do formulário de contacto disponível no site.
 
Caros,

na próxima release, os portáteis cuja bateria não disponibilize o tempo restante (p.e. Toshiba A200, A300, etc) e apenas mostre a percentagem, vão poder contar com a ajuda do batterycare para saber de forma indutiva o tempo restante da bateria!

Por isso, se o Windows não calcula o tempo restante, o BatteryCare encarrega-se disso :D


Agradeço ao Ricardo Félix que sugeriu esta funcionalidade através do formulário de contacto disponível no site.

isso é de valor!!!!!! pois o meu HP também só me mostra a percentagem...
 
Boas!
Antes de mais quero dar-te os parabéns pelo software, que está, do meu ponto de vista, muitissimo bom. Não vou louvar o facto de ser nacional, até porque os portugueses têm tanta capacidade como qualquer outro de fazer excelentes programas, o "tipico português" é que tem a mania que não sabemos nada de nada, e a prova está a vista!

Já agora se não fosse pedir muito, não te esqueças da malta que tem clevos, é que no meu também não aparece o tempo, só mesmo a percentagem :)

Cumprimentos e continua o bom trabalho!
 
Não vou louvar o facto de ser nacional, até porque os portugueses têm tanta capacidade como qualquer outro de fazer excelentes programas, o "tipico português" é que tem a mania que não sabemos nada de nada, e a prova está a vista!

Portugal forma dos melhores profissionais das TI a nível mundial :)

Já agora se não fosse pedir muito, não te esqueças da malta que tem clevos, é que no meu também não aparece o tempo, só mesmo a percentagem :)

O meu post acima pode ser originar confusão, mas a verdade é que para todas as marcas que apenas apresentem a percentagem, o programa calcula o tempo :) Por isso o teu Clevo e todos os outros estão contemplados :D
 
Estava à espera que aparecesse a malta dos HP's :)

Ainda hoje andei a vasculhar por essa net fora e parece que a HP comete um erro na programação das suas baterias. O que pode ser o teu caso se a tua bateria for de 6 células.

Passo a explicar:
Uma bateria de 8 células conta com cerca de 88000mWh de capacidade.
Uma de 6 células conta com cerca de 60000mWh.

O problema é que eles para as baterias de 6 células programam-nas como sendo de 8, tendo 88000mWh, e então se fizeres o valor que tens na capacidade total actual (56000) a dividir pelos tais 88000 dá-te 0,64 , ou seja (1-0,64)*100 = 36% de desgaste, que é o que te aparece :)


Eu na próxima versão já vou incluir um campo com a Capacidade Desenhada pelo Fabricante, e aí já dá para constatares o que disse.


Mais acrescento que no site não diz para fazerem frequentes descargas totais como dizes que fazes. Aliás, diz o contrário.
Há quem diga de mês a mês, mas na realidade que está no site descrito é de 30 em 30 descargas parciais, o que muito dificilmente equivale a uma descarga por dia para ser de mês a mês.
No meu caso, em um ano de utilização do meu programa, apenas fiz 3 descargas totais, ou seja, apenas fiz cerca de 60 descargas parciais, o que equivale a uma descarga a cada 6 dias, em média.

O programa serve para ter controlo e saber quando está na altura de calibrar o medidor.

PS - deixa-me acrescentar que o programa apenas apresenta uma estimativa e não deve ser encarado como ferramenta determinante na precisão do desgaste, cada fabricante tem a sua maneira de desenhar baterias e prova disso é algumas apresentarem valores de 0% de desgaste, outras como o teu caso, valores que podem não corresponder à realidade. Se houvessem standards no desenho das baterias que obrigasse a todos a desenharem de maneira igual aí sim o caso seria outro.

obrigado pela resposta :)

em relação às descargas da bateria sou 100% céptico e não dou o tratamento que todos aconselham às mesmas, ou seja só carrego quando está próximo dos 5%, ou menos e descarrego muito frequentemente...
 
Desde já parabéns pelo programa, está muito bem concebido e neste momento estou a usá-lo em todos os portáteis do pessoal cá de casa juntamente com o vista battery saver para manutenção de baterias.

Uma boa opção (que fazia com que abandonasse por completo o vista battery saver) seria a opção de mudar automaticamente os perfis de poupança de energia kuando detectasse que o portátil estivesse ligado directamente á corrente ou a usar a bateria. Passaria automaticamente de alto desempenho kuando ligado á corrente e mudava para a máxima poupança de energia assim k tirasses o cabo do alimentador (ou para outro perfil desejado).

Fika aki a minha sugestão ;)

Continuação de um excelente trabalho!
 
Parabéns pela aplicação.
Tenho um hp dv2850ep. Deu-me um desgaste de dez por cento... Não deixa de ser um pouco estranho pois em meio ano de vida... foram raras as vezes que o uso só ligado à bateria... mas tudo bem. Vou experimentar em outros portáteis para ver tudo ao pormenor. parabéns mais uma vez.
 
Back
Topo