Eu tenho tentado manter-me optimista em relação a este jogo, mas é um caso muito diferente do BF4. O BF4 tinha muitos bugs e problemas de conectividade, mas estava "completo" em termos de features, mapas bons e equilibrados, tinha montes de gadgets, armas e customização, tudo desde o início. E por esta altura já estava no 2º DLC.
Este 2042 tem muitos problemas de base que vão ser difíceis de dar a volta, incluindo toda a sua direção e filosofia. Ainda estão lá muitos traços do que sempre fez do Battlefield o que é, mas falta a "alma". A isso não é alheio o facto de que tem saído montes de gente talentosa de lá para outros estúdios, a DICE dos tempos do BF3/4 basicamente já não existe.
A EA vai conseguir afundar outro estúdio como já fez com muitos outros.
Claro que o Battlefield 4 e o 2042 são diferentes por algumas razões, mas mesmo com o conteúdo que tinha de base, não deixou de ser apelidado de Battlefield 3.5 durante cerca de um ano e só conseguir inverter a sua reputação um pouco antes do lançamento do Final Stand.
Já para não falar que naquela altura, ninguém percebeu porque é que lançaram o Battlefield 4 exactamente dois anos depois de lançarem o 3, quando demoraram 6 anos entre o lançamento do 2 e do 3, e com vários spin-offs a saírem pelo meio.
Um Battlefield principal é suposto ser algo grandioso com muitas novidades e um salto em termos de tecnologia, e nesse aspecto e era impossivel ser tendo em conta os dois anos de diferença.
Em relação ao mapas que trazia de base, isso de ser bom ou equilibrado por vezes é relativo.
Pessoalmente só gostava de jogar no Siege of Shanghai, no Dawnbreaker e de vez em quando no Flood Zone. Ainda havia o Operation Locker que muita gente apreciava por trazer aquela vibe do Operation Metro.
Agora mapas como o Rogue Transmission, o Lancang Dam, o Golmud Railway e o Hainan Resort, são bastante semelhantes a mapas como o Kaleidoscope, o Orbital ou ao Renewal.
O 2042 tem os seus problemas e alguns deles até estão relacionados com a direção que quiseram dar ao jogo. Mas com o que deram a conhecer hoje, sinto que existe uma vontade genuína do estúdio em querer melhorar o jogo com base no feedback da generalidade. Algo que não senti acontecer com o Battlefield V e Hardline.
Se isso vai acontecer, não sei. Temos de esperar para ver. Mas para até estarem a mencionar a integração de VOIP quando por esta altura é das coisas menos preocupantes porque passamos a usar alternativas, é porque parecem estar mesmo comprometidos em dar a volta.
Isto e o resultado de colocar malta a fazer um BF sem nunca ter jogado 1. Visto que a malta que fez este BF vem de cods e fortnites....
É mais o resultado da EA ter mudado a mentalidade para uma de competir com o Call of Duty e Fortnite fazendo exactamente o mesmo que eles fazem, em vez de continuar a dar liberdade aos devs para fazerem o que acham melhor para a série e vencer a "concorrência" por ideias únicas.