Baybus

Pois, eu tb estudo em eletronica e para alem disso mexo em eletronica, e ainda vou dando aulas ;)

Pedro, a diferença é que um é um sistema digital. Possivelmente esta via implica fazer uma placa de circuito impresso ou se a coisa for simples soldas umas coisas nas patas das outras, mas os chip que falei ou me engano ou tem 3 ou 4 milimetros de lado, é preferivel uma PCB.
A titulo de exemplo, uma porra simples tipo cabo das CASIO, aquilo usa um max232 e podes soldar o resto nas patas do bicho, se fosse uma coisa mais pequenita, bem eu tb soldava hehehe, mas não é propriamente bonito nem eficaz diga-se.

Um pormenor que me lembro lá pra trás....
os leds tricolor.... a 3ª cor é OFF??? então e que cor tem em alta frequencia? não é essa a 3ª? pensa la um pouquito ZoMmMm, se n pescarers eu digo na boa.
 
De quantos Ohm's [small](acho eu que é esta a unidade)[/small] tem que ser o reostato para fazer variar a voltagem entre 12v (max) e 7v (min) ???
 
Os rehosttos utilizados neste tipo de aplicações normalmente são os de 50 ohms. De qq forma os de 25 ou de 100 tb fariam o trabalho com deve de ser (tlvz o de 25 n fizesse parar a fan totalmente...). De qq forma isto tb depende do nº de ventoinhas e do seu tamanho ligadas ao rehostato...
 
Originally posted by Andr0m3da
Pois, eu tb estudo em eletronica e para alem disso mexo em eletronica, e ainda vou dando aulas ;)

Pedro, a diferença é que um é um sistema digital. Possivelmente esta via implica fazer uma placa de circuito impresso ou se a coisa for simples soldas umas coisas nas patas das outras, mas os chip que falei ou me engano ou tem 3 ou 4 milimetros de lado, é preferivel uma PCB.
A titulo de exemplo, uma porra simples tipo cabo das CASIO, aquilo usa um max232 e podes soldar o resto nas patas do bicho, se fosse uma coisa mais pequenita, bem eu tb soldava hehehe, mas não é propriamente bonito nem eficaz diga-se.

Um pormenor que me lembro lá pra trás....
os leds tricolor.... a 3ª cor é OFF??? então e que cor tem em alta frequencia? não é essa a 3ª? pensa la um pouquito ZoMmMm, se n pescarers eu digo na boa.

OK, pelo que percebi torna-se um pouco complicado trabalhar com o chip devido ao tamanho, então a solução passa por uma PCB.
Desculpem a minha ignorância, mas o que é uma PCB ?

Cumprimentos
PM
 
Andr0m3da: os chamados LED's tricolor k eu uso e k compro na Dimofel so têm 2 cores os verde e o vermelho, os k tu usas ja n sei ... lol
Tem calma rapaz tou no 11º ainda kero e tenho muito para aprender! Se dás aulas ou não, issu eu já n sei, ainda bem para ti ! ;)
 
Pessoal :)

Tinha um potenciómetro de 5W lá em casa, acham que aquilo serve para alguma coisa, será que dá para uma fan ?

Cumprimentos
PM
 
Originally posted by Andr0m3da
não é esplendido, é usar um controlador da MAXIM para ventoinhas ;) se já está feito, pq re-inventar a roda? é só usar...

tenho de confirmar, axo q aquilo é em bga, mas qq coisa se arranja.

vou ali ver o catalogo, se vir logo que chip é pode alguem querer mexer nisso.
Bem assim de repente, temos para trabalhar os
TC642, 646,647, ... , 653
da Microchip
são brushless DC fan controllers com,
FanSense Fan Monitoring, Minimum fan speed control, auto.shutdown, depois log se ve o que interessa. junta-se um temp sensor, mete-se numa misturadora e daqui a uns dias logo se ve o que sai ;)

pedromgm,
n sejas sarcastico nos teus comentarios, tou a tentar ajudar, podia mto bem tar a lixar pra isto, ou como me disse um colega meu depois de ler o que por aqui se escreveu..."nem vale a pena ajudar", mas num sou assim que queres q te faça ;)

bem eu acho que usar o IC é completamente desnecessário... e até é bem mais díficil de fazer um baybus com um IC para pessoas que nao percebem de electrónica.
 
LOL, tem toda a razão ;) , se para o rapaz já é dificil fazer com reóstatos kuanto mais com CI's ... mas... em relação ao preço n sei bem pk n sei o material necessario mas até pode fikar mais caro ...
 
Back
Topo