Simples. Tu não vês e distingues 60 frames "normais" por segundo... É por isso que os filmes não apostam nisso e só ouves falar disso em jogos.
A situação é que "pixeis e frames" são conceitos científicos de aproximação aos mecanismos de acuidade visual e não são necessariamente correspondentes de maneira directa à forma como a tua vista efectivamente funciona.
Especificamente: os teus olhos estão à procura de frames em movimento, pausa um filme onde tenhas uma cena com um gajo a falar e se passar um carro no background ele vai estar borrado frame a frame e isso cria a ilusão de movimento, de resto muito similar em funcionamento à tua própria acuidade visual "real".
É por isso que 24/30 em filmes chegam bem, mas a situação com jogos é, cada frame "parada" é mesmo parada, não tens o conceito de frames em movimento, tens o conceito de frames paradas. É por isso que num jogo a 30 frames notas falta de fluidez, e num filme não.
Um video do youtube a 30 frames de uma fonte 60 rebate essa framerate tal como os teus olhos o fariam (mas a estoirar a qualidade de imagem no processo), mas ainda assim, só pelo feel do video não era dificil de deduzir 60 frames por segundo. Num jogo onde a camara não se movesse tanto seria mais dificil por qualidade youtube, claro, mas ali era evidente, nunca pareceria tão fluido se estivesse locked a 30 frames... Mesmo que o video na realidade esteja a 30, não sendo uma análise frame a frame não interessa, é o feel.
O galaxy 1 e 2 nao faria sentido, pois podes pegar no cd da wii e "enfia-lo" na wii u.
E tens de ter wiimote+nunchuck e vais jogá-lo a 480p.
Só pelo modo HD valia a pena.
Por essa lógica os Play on Wii/Wii de Asobu não faziam sentido, a melhoria era modo 16:9 e controles Wii... Mas valiam a pena, Pikmin 1 e 2 especialmente. Falando disso... Esses são outros, a não port para HD e não dependente de controlos Wii clássicos é outra circunstancia da Nintendo deixar "dinheiro no prato".