1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

BD sql vs XML

Discussão em 'Programação' iniciada por rmcls, 8 de Março de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 752)

1. Cada vez tenho ouvido falar mais de BD feitas com base em XML...apesar da robustez de uma BD em SQL será que o futuro n será base de dados em XML??? pensemos só na capacidade semântica e interoperabilidade que existe na linguagem XML...:001:

2. Lpes

Lpes Power Member

Na minha opinião não é essa a principal funcionalidade do xml! Eu acho que o xml é bom como facilitador da interacção e gestão de informação entre sistemas diferentes mas que precisam de trocar informação e "compreenderem-se" uns aos outros...Se o xml vier a degenerar num emulador de base de dados existem vários problemas que se põem nomeadamente questões de segurança e o investimento que teria de ser feito na optimização do parsing de ficheiros deste tipo...

3. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

XML não tem semântica.

4. mOrSa

mOrSa Power Member

Li algures um artigo, de um dos GURUS das bases de dados e que, em linhas gerais, traçava uma mudança para breve nos SGBDs. E não, não deve ser o formato XML o futuro das BDs (palavras dele com as quais concordo).
    Dizia mais, que os SGBDs estão completamente obsoletos no que diz respeito às linguagens de programação e respectivas camadas de abstracção.
    Sinceramente, acho que as tags de XML implicam um aumento de "lixo" considerável na BD e, como consequência directa disso mesmo, o aumento do tamanho das Bases de Dados. Se por um lado o espaço em disco tem vindo a aumentar e os preços a diminuir os tempo de acesso continuam quase inalterados. E falamos de discos, dispositivos mecânicos com 7200rpm, 10000rpm, 16000rpm... 64megas de Cache e não muito mais do que isso. Acho que isso só seria exequível se tivéssemos acessos mais rápidos e de preferência não mecânicos! É a minha ideia.
    Em jeito de remate, o artigo dizia qualquer coisa como "os SGBDS têm 30 anos e só foram amadurecidos mediante as necessidades! Enfrentamos uma realidade diferente daquela de há 30 anos atrás..." - sou obrigado a concordar com ele. (se me lembrar onde li o artigo eu coloco aqui a referencia)

XML vai continuar a existir mas, a meu ver, como complemento. Não como base para guardar dados. Digo eu, c'os nervos :) E viva o XML do SAF-T [sim XML, ficheiros de "texto" com milhares de megas... god damn it :) ]

1abraço!

5. reise

reise Power Member

Eu acho que estamos a falar de coisas diferentes!
    - SQL é a linguagem que usas para interagir com a BD. A informação está guardado no formato que o fabricante de software da BD ache melhor em termos de eficiência, armazenamento, etc.
    - XML é uma linguagem para representar informação.

No máximo usavas SQL para pedir à BD que fosse ao XML buscar o que querias. (Muito geek esta frase!) Mas assim gostava de ver implementado indices, rowids, e como já foi dito o overhead que criava em termos de velocidade de acesso e em espaço necessário em disco.

Partilhar esta Página