Análise be quiet! Silent Loop 2 240 mm

JackFlash

Moderador
Staff
Boas,

Por achar que o meu Arctic Freezer 34 eSports DUO não estava a arrefecer bem um Ryzen 7 5800x, decidi comprar um AIO da be quiet! o Silent Loop 2 de 240 mm.

Apesar de existirem bastantes mais opções no mercado decidi ir por este AIO por 3 motivos:
1 - Boas reviews no que respeita a performance e ruído
2 - Estética. Achei que combinava melhor com o que tenho. Caso contrário teria ido para um Arctic Liquid Freezer II de 240 mm.
3 - Garantia de compatibilidade com a caixa: be quiet! Pure Base 500dx.

Posto isto, deixou-vos uma análise simples do produto e uma comparação de performance com o cooler da Arctic.

Índice:
1. Caixa de Conteúdo
2. Montagem - Antes e Depois
3. Comparativo dos Coolers: Arctic vs be quiet!
3.1. Objetivo
3.2. Sistema de Teste
3.3. Descrição e Condições de Test
3.3.1. Teste 1: Idle
3.3.2. Teste 2: CinebenchR23
4. Resultados
4.1. Temperaturas
4.2. Ruído

4.3. Score Cinebench R23
5. Conclusão
6. Próximos Passos



1. Caixa e Conteúdo



Antes de Abrir
vio6n2Dl.jpg


Lateral (Especificações técnicas)
jlCevLQl.jpg


Conteúdo da Embalagem
oHpfZay.jpg


  1. Bloco e Bomba do AIO (2800 rpm)
  2. Radiador / Dissipador
  3. 2 x be quiet! Silent Wings 3 120 mm PWM (2200 rpm)
  4. Set de montagem para AMD
  5. Set de montagem para Intel
  6. Pasta térmica: 1 a 2 aplicações
  7. Acessórios: Y splitter para FANs, parafusos, comando remoto ARGB, etc.
  8. Líquido de refrigeração
  9. Manual de instruções

2. Montagem - Antes e Depois



Antes (Arctic Freezer 34 eSports DUO)
F43Isell.jpg


Após (be quiet! Silient Loop2 240mm + 16 GB de RAM)
a17qGNel.jpg

TyQZXHHl.jpg



3. Comparativo dos Coolers: Arctic vs be quiet!



3.1. Objectivo

Uma vez que não estava satisfeito com a performance do cooler Arctic a arrefecer o 5800X, achei que que uma comparação seria necessária para saber se o investimento compensou.

3.2. Sistema de Teste


Como seria expectável as condições de teste dos dois coolers não poderiam ser exatamente iguais.
Para além das condições ambientais não serem exatamente as mesmas, já que foram feitas em diferentes horas do dia, a
configuração dentro da caixa teve de sofrer alterações. Com o cooler Arctic tinha uma FAN no topo, como o be quiet! foi instalado no topo a fan teve de sair.

As condições nos dois testes foram mantidas até ao limite do possível e na tabela abaixo podem ver a comparação entre o que foi usado nos testes com os dois coolers.


Componentes
Arctic Freezer 34 eSports DUO
be quiet! Silent Loop 2 240mm
CPU
Ryzen 7 5800x​
x​
x​
Mobo
MSI MPG B550 Gaming Plus​
x​
x​
GPU
MSI GeForce RTX 3070 Ti Ventus 3X 8G​
x​
x​
RAM
32 GB (4x8GB) Crucial Ballistix RGB 3600 MHz Cl16​
x​
x​
PSU
Corsair RM650x (650W) 80+ Gold​
x​
x​
SSD
Samsung 980 Pro - NVMe, 1 TB​
x​
x​
Caixa
be quiet! Pure Base 500dx​
x​
x​
FANs frontais
1 x Pure Wings 2 - 140 mm (High Speed) + 1 x Pure Wings 2 140 mm​
x​
x​
FAN traseira
1 x Pure Wings 2 140 mm​
x​
x​
FANs topo
1 x Pure Wings 2 140 mm​
x​
-​
Temp. Ambiente ¹
Termómetro e higrómetro digital (Bresser)​
x​
x​
Temp. PC (caixa) ²
Multímetro Uni-T UT30C + Termopar tipo K (PeakTech TF-56)​
x​
x​
SO
Windows 11 Pro​
x​
x​
Pasta TérmicaArctic MX-4
x​
x​

Notas:
¹ - Colocado a cerca de 2.30 m do PC e a uma altura de 0.75 m.
² - Colocado no interior da caixa na posição indicada nas foto seguintes:
EfCPYhHl.jpg


Sobre o ruído não tenho forma de testar de forma minimamente decente.

3.3. Descrição e Condições de Teste


Para ambos os coolers dois tipos de testes foram feitos:
  • Teste 1: PC em Idle
  • Teste 2: CinebenchR23

Para monitorização das temperaturas e outros dados foram usados em simultâneo os seguintes software:
  • HWMonitor
  • Windows Task Manager
  • MSI Center - Harware Monitoring

Nada foi alterado nas configurações das FANs entre os dois testes e não foi feito qualquer Undervolt.

3.3.1. Teste 1: Idle


Duração: 15 min
Recolha de dados: Temperatura inicial, depois a cada minuto até aos 10 min e depois só aos 15 min.
Nota: para análise dos dados apenas foram usadas as temperaturas recolhidas com HWMonitor, Package (Node 0).

Atenção: Como tinha várias softwares a monitorizar, o sistema não estava realmente em Idle. As temperaturas reais de Idle devem ser alguns graus abaixo.

3.2.2. Teste 2: CinebenchR23


Duração: 15 min
Teste de CinebenchR23: CPU (Multi core) / Minimum Test Duration: Off
Recolha de dados: Gravação continua de dados com Xbox Game Bar durante 15 min.
Nota: para a análise dos dados apenas foram usadas as temperaturas recolhidas com HWMonitor, Package (Node 0).

4. Resultados



4.1. Temperaturas


A temperatura e humidade relativa da sala (ambiente), apesar de não serem as mesmas não variaram muito nos testes com ambos os coolers.
  • Testes Arctic: T = 23.8 ºC / HR = 40%
  • Testes be quiet: T = 23.4 - 23.5 ºC / HR = 41%
A temperatura dentro da caixa variou, mas apenas foi mais relevante no Teste 2, com CinebenchR23.

Na imagem abaixo podemos ver uma comparação da temperatura máxima atingida pelos dos dois coolers no Teste 1 e Teste 2.

aZWyhqe.jpg


Isto dá uma diferença (ΔT) de:
  • ΔT Teste 1- Idle: 3.4 ºC
  • ΔT Teste 2 - CinebenchR23: 6.7 ºC
Apesar de ser verificarem diferenças de temperatura, estamos a falar de diferenças entre máximos e por vezes as diferenças são menores.
Gostaria que as diferenças fossem maiores.

No gráfico seguinte, apresento as curvas de temperaturas durante o teste com CinebenchR23. No caso dos testes em Idle não faria sentido apresentar a curva de temperaturas.

6LM1gZp.jpg


Aqui também dá para ver que existe uma diferença real na performance dos coolers.
A alteração do Airflow da caixa certamente também terá influência, mas não consigo saber até que ponto.

Nas curvas de temperatura dentro caixa, medidas com o termopar é possível ver que no sistema com o be quiet! é mais fresca, o que deverá ser uma combinação da alteração do Airflow e da performance + design do cooler.

As temperaturas máximas dentro da caixa e ΔT, durante o teste de CinebenchR23, são:
  • Cooler Arctic: 29 ºC
  • Cooler be quiet!: 25.5 ºC
  • ΔT: 3.5 ºC

4.2. Ruído


Tal como referi antes, não tenho equipamento para testar o ruído de forma correta, por isso não o fiz.
Em idle e utilização normal o be quiet parece-me mais silencioso, mas em 100% de load no CPU parece um avião e mais ruidoso que o Arctic.

Vou também trocar uma das FANs que tenho para uma mais silenciosa. A ver como depois afeta as temperaturas.

4.3. Score Cinebench R23

Deixo também o score do Cinebench, que da uma ideia da melhoria de performance.

Teste:
  • CPU (Multi core)
  • Minimum test Duration: Off
Resultado
  • Artic Freezer 34 eSports DUO: 15035
  • be quiet! Silent Loop 2 240mm: 15343
Como podem verificar há melhoria mas nada de muito significativo.

Tal como referido tenho também informação relativa a clocks/frequência, que dariam indicação de performance e problemas de thermal throtllimg, e se tiver tempo analiso e coloco aqui.

5. Conclusão



Não há dúvida que o be quiet! Silent Loop 2 de 240 mm tem uma melhor performance quando comparado com o Arctic Freezer 34 eSport DUO, dentro das condições de teste. Mas o preço também não é o mesmo.

Custo (preço de aquisição):
  • Arctic Freezer 34 eSport DUO: 35.55 €
  • be quiet! Silent Loop 2 - 240mm: 99.90 €, quase o triplo do preço.
  • Diferença: 64.35 €
Possivelmente teria uma performance superior, nas mesmas condições, com um cooler a Ar topo de gama e por um preço inferior.
Mas sem fazer testes será impossível ter a certeza.

Para os objetivos gerais de redução de temperaturas e estética cumpriu. Contudo, para a diferença de preço esperava uma diferença mais significativa e esperava ficar abaixo dos 80 ºC a puxar 100% pelo CPU.

Com um AIO de 280 mm ou 360 mm ficaria certamente melhor, mas seria mais caro e teria de fazer alterações mais profundas na configuração do PC.

De ressaltar que o Ryzen 7 5800X é um CPU que aquece bastante e é difícil de arrefecer.
Do que tenho visto nenhum cooler, seja a Ar o AIO, faz um trabalho espetacular com este CPU.

Se a estética não é muito relevante, querem um AIO de 240 mm e não querem gastar muito, parece-me que o Arctic Liquid Freezer II será a melhor opção, com a melhor relação qualidade / preço. Digo isto pelo preço e pelas reviews e comparativos que tenho lido e visto, já que nunca testei nenhum.


6. Próximos Passos



Tenho mais dados recolhidos no que respeita a velocidades das FANs, load no CPU, clock to CPU, etc.
No entanto, para o que era pretendido penso que será suficiente para que fiquem com uma ideia das diferença entre os dois coolers.
Já passei umas boas horas com os testes, análise de resultados e com o tópico.

Ainda assim, estou aberto a sugestões e caso queiram ver mais alguns dados.

Quero ainda testar opções de undervolt com PBO2 e Curve Oprimizer, para ver se melhoro as temperaturas e a performance global. Mas ainda não sei quando.

A próxima alteração na caixa, deverá ser a substituição de uma FAN que tenho à frente, que é "High Speed" e mais barulhenta, pela que retirei do topo da caixa.

Última revisão:
Correção de várias gralhas e erros no texto.
Inclusão dos scores no Cinebench R23.
 
Última edição:
obg
por acaso estou interessado e ai agora desvirtuar mesmo a outra conversa, para te perguntar a qualidade das ventoinhas :)
 
Quanto á medição de ruído, não sendo o mesmo que medir com um equipamento profissional, podes sempre usar uma aplicação para telemóvel (p.ex. decibelx).
Colocas +-a 1m do PC, numa posição que entre as várias medições seja sempre igual (a posição do pc e do telemóvel devem manter-se iguais).
O decibelx dá valor máximo e médio pelo que, se não houver ruídos externos dá uma boa aproximação do desempenho real e é uma boa forma da comparar o ruído entre os dois sistemas.

Digo sistemas porque o ruído medido é dado pelo conjunto da ventoinha do dissipador+ventoinhas+ruído de fundo, mas o que acaba por interessar é o diferencial entre os sistemas.
 
Boa review.
A conclusão que tiro disto é que o esports duo é mesmo um pequeno monstro pelo preço.
E que o 5800x é mesmo difícil de arrefecer, irra. :D
 
Quanto á medição de ruído, não sendo o mesmo que medir com um equipamento profissional, podes sempre usar uma aplicação para telemóvel (p.ex. decibelx).
Colocas +-a 1m do PC, numa posição que entre as várias medições seja sempre igual (a posição do pc e do telemóvel devem manter-se iguais).
O decibelx dá valor máximo e médio pelo que, se não houver ruídos externos dá uma boa aproximação do desempenho real e é uma boa forma da comparar o ruído entre os dois sistemas.

Digo sistemas porque o ruído medido é dado pelo conjunto da ventoinha do dissipador+ventoinhas+ruído de fundo, mas o que acaba por interessar é o diferencial entre os sistemas.
Obrigado pela dica.
Se calhar ainda vou fazer uns testes, mas possivelmente só com o be quiet! já que não me apetece estar a montar o Arctic de novo.

Boa review.
A conclusão que tiro disto é que o esports duo é mesmo um pequeno monstro pelo preço.
E que o 5800x é mesmo difícil de arrefecer, irra. :D
Sim, eSports DUO é muito bom mesmo para o preço.
Para CPUs que não aqueçam tanto, como o 5600X, são uma excelente opção.

Numa revisão do texto, que devia ter feito antes, vi que tinha bastantes gralhas e erros.
Já corrigi e algumas coisas agora fazem mais sentido. 😅
 
Última edição:
Teria sido interessante teres recolhido o comportamento da frequência/Boost do CPU em função das temperaturas, bem como o score final no cinebench r23 de ambas soluções.

Os Zen3 variam bastante a frequência de Boost em função da temperatura actual do processador, seria de esperar com um melhor cooler obter melhores resultados finais.
 
As diferenças entre dois coolers pouco nada nota no dia a dia e custo vs benefícios vs ruído vs temperatura vs ganhos real/diferenças temperatura = não compensa.
 
Última edição:
Teria sido interessante teres recolhido o comportamento da frequência/Boost do CPU em função das temperaturas, bem como o score final no cinebench r23 de ambas soluções.

Os Zen3 variam bastante a frequência de Boost em função da temperatura actual do processador, seria de esperar com um melhor cooler obter melhores resultados finais.
Concordo e tenho essa informação gravada, mas não a processei. Ainda vou decidir se a coloco.
O objetivo inicial não era fazer uma análise exaustiva, se não tinha-a feito de outra maneira, tinha-me preparado melhor e feito vários runs de cada teste.
Mas posso dizer que o clock com o Silent Loop 2 é de uma forma geral melhor, como seria de esperar.

O score do CinebenchR23 tenho e era para ter posto mas passou-me.

Resultados no teste CPU (Multi core) - Minimum test Duration: Off:
  • Artic Freezer 34 eSports DUO: 15035
  • be quiet! Silent Loop 2 240mm: 15343
É melhor mas não é espetacular.

Já atualizo em cima também.

As diferenças entre dois coolers pouco nada nota no dia a dia e custo vs benefícios vs ruído vs temperatura vs ganhos real/diferenças temperatura = não compensa.
Sim, para o uso do dia a dia não compensa e o Arctic dá bem conta do recado, mesmo para gaming de uma forma geral.
Contudo para a utilização que lhe dou, a puxar bastante tempo pelo CPU e GPU, queria algo melhor.
 
Última edição:
Alterei uma das FANs frontais, Pure Wings 140mm, de 1600 rpm uma 900 rpm e o ruído do PC está muito melhor.
Penso que esta FAN era a que estava contruibuir mais o ruído do PC.

Agora estou a pensar fazer um upgrade para Silent Wings 3 140 mm PWM a ver melhora ainda mais,
 
Tens um programa que controla as fans dependendo do sensor de temperatura que tu quiseres, memórias, GPU, board, CPU, disco etc, fazes a tua fan curve e siga.

Argus Monitor, é pago, mas vale bem a pena a licença, na minha opinião.
 
Sim, percebo, e já tinha tentado alterações das fan curves na Bios, mas mesmo assim, por algum motivo aquela fan era sempre mais barulhenta.
Por isso é que estou a considerar mudar para as Silent Wings 3, mas só daqui a algum tempo, que para as mesmas RPM têm um nível de ruído inferior.

Vou ver esse Argus Monitor.
Obrigado.
 
Última edição:
Bem, encomendei o esports duo.
A performance dele contra um AIO desta categoria é muito respeitável.
Espero descer uns 20C a comparar com o inadequado artic freezer 7x e dessa maneira conseguir boost clocks multi/single de maneira muito mais consistente. E também não estar sempre preocupado com as temps..

Esta review certamente ajudou-me a tomar a decisão, performance incrível.
 
Já chegou e apesar de não ser 20c, a diferença é muito grande, em cinebench desci de 85 para 70c. Em linpack de 90C para 75C.
A jogar não passo dos 50. Com a curva stock
E isto com 130 ppt.

Os scores do cinebech subiram logo também, passei de 4.4 all core para quase 4.7 all core.

Mas montar... As stands não apertavam a backplate por completo, lá consegui mas podia ter sido mais fácil.
 
Back
Topo