Beep de arranque

Não disse que era impossível, mas a não ser que tenhas acesso ao código-fonte da tua BIOS duvido muito.

É que neste caso perdes em tentar, a não ser que não te faça diferença deitar uma motherboard fora. ( ou que consigas recuperar a BIOS corrompida de alguma forma )

Naaa, na minha bios não lhe toco :D

Meus belos 200 euros que ela me custou - EVGA nForce 680i :x

Arranjo daquelas mainboards antigas que alguém tenha sem a usar e olha, se for à vida, foi-se :D

EDIT: mas tenho já o ficheiro para flashar a minha mainboard... dá para "descobrir" código :p

Cumps
 
Foi lá "posto" um BIP por mão humana, logo é possível meter outra changa qualquer.

O PC Speaker é de facto capaz de reproduzir sons "aceitáveis" (também não sei qual é a tua definição de aceitável). Trata-se de uma coluna comum que oscila como as outras e consequentemente produz som como as outras.
Vi aplicações DOS como o "MUSIC" (o nome é um pouco...pouco conciso) a enviar sinal para o speaker que se traduzia em músicas como "Harold Faltermeyer - Axel F" ou "Every breathe you take" com analizador de frequências e tudo.
Pode é não ser possível integrar toda essa lógica numa EEPROM como as que se usam para o BIOS, mas isso é outra história.

Como disse ali o Aparicio, não será demasiado arriscado arriscar uma motherboard para poder alterar BEEP do sistema? Ainda por cima para dizer "Headshot" (lol)?

Apareceram aí à uns tempos umas motherboards com a chamada "Dual BIOS", que tinham literalmente duas EEPROM e uma copiava-se para a outra se o BIOS desse OK nos testes, e caso a board deixasse de ser board, trocava-se um jumper para outra posição e ele utilizava a outra EEPROM boa copiando esta para a estragada, recomeçando o ciclo.
Tenho a impressão que era uma Chaintech Apogee ou Chaintech Zenith... ou seria a Albatron PXE PRO II ?
 
Última edição:
Se o speaker é uma coluna como outra qualquer, rapidamente pode ser substituida por outra qualquer. Penso que a fraca qualidade de som advenha - em parte - da coluna em si.

Isto é para fazer um projecto de case modding - alusivo ao nosso curso - e, como grande parte de nós gosta de Unreal's, Counter Strike's e afins, decidi - e não "decidimos" - usar esses sons para "abrilhantar" o projecto.

Essa da dual bios é quase como os routers "topo de gama" com o startup config e o running config, nao?

Também não sou assim tão maluco. A flashar mainboards com bios programadas por mim seriam sempre coisas "velhas" e não coisas "boas"...

Cumps
 
O que eu queria dizer com o ser uma coluna comum é que se agarrares na coluna que está na caixa e a alimentares com um leitor de MP3 ou assim, provavelmente vais ouvir a música, ou seja, os beeps que ouves estão limitados ao que o software provoca electricamente no hardware. Podem é existir, e existem concerteza, diferenças na amplificação, o que vai provocar uma margem grande o suficiente para os fabricantes não se preocuparem com o tipo de altifalante que lá metem, porque sinceramente não vale a pena utilizar material de primeira em termos de cones e/ou electro-ímanes para produzir um esporádico BEEP ou um varrimento de frequências como os joguinhos de DOS faziam, e sem hipotese de regulação de volume.

Penso que a Dual Bios seria a solução ideal para o projecto. Não estragam nada desde que se lembrassem de trocar o jumper de um lado para o outro, até acertarem com o que precisam.
Não conheço os sistemas dos routers "topo de gama", mas por os nomes, não é bem o mesmo.

Os nomes startup e running sugerem que exista sempre uma configuração guardada, a de fábrica, e outra que estás a alterar e a correr no momento.
Com a Dual Bios, desde que o BIOS de uma das EEPROM diga "está tudo OK", a gaja copia-se para a outra e vice-versa.
Vou exemplificar-te com um cenário.

Tens uma dessas boards com Dual Bios e uma certa versão do BIOS, digamos a 1.0
Hipotéticamente, vamos dizer que tens um JP1 que serve para trocar os EEPROM e vamos estipular a posição 1-2 para a EEPROM1 e a 2-3 para a EEPROM2

Tens o JP1 na posição 1-2 e ligas a máquina. Não mexeste em nada.
O gajo corre a programação da EEPROM1, faz os testes todos e considera que tudo está correcto.
Auto-copia-se para a EEPROM2, tipo backup.

Agora, deu-te na cabeça e quiseste flashar a gaja.
Flashas a EEPROM1 com sucesso e passas a ter o BIOS 1.1.
Ligas o PC.

Podem ocorrer aqui 2 situações: ou a nova BIOS corre os testes e diz que está tudo porreiro, autocopiando-se para a EEPROM2 (ficas assim com a versão 1.1 na EEPROM1 e na EEPROM2) ou algo corre para o torto e o BIOS flipa-se e a board recusa-se a reconhecer a identidade.

Na primeira situação, estás a correr a versão 1.1 e tens a imagem dessa programação na segunda EEPROM. Tudo bonito.
Na segunda situação, tens a EEPROM1 frita, mas na EEPROM2 ainda tens a versão bonita 1.0.

Trocas o JP1 para a posição 2-3, e ao arrancar o PC é corrida a programação da EEPROM2, que é a 1.0 que está OK. No final dos testes ela considera-se OK e autocopia-se para a EEPROM1, que entretanto tinha a versão 1.1 que não funcionava.
Ficas com a versão 1.0 em ambas as EEPROMS.

Se a operação corresse bem, e tivesses a versão 1.1 nas duas EEPROM, e mesmo assim querias passar para a versão 1.2, repetias o ciclo. Por acaso é um bom sistema.
(vou revirar as caixas das boards que devo ter lá para a arrecadação para ver se descubro qual fazia isso)

E por aí fora.... desculpem lá o texto extenso :p
 
O problema não é o speaker físico em sí, nem em termos de qualidade, as colunas ditas normais reproduzem som "natural" porque existe uma placa de som que converte o áudio digital em sinais eléctricos.

Para o speaker apenas se diz para reproduzir uma dada frequência num dado intervalo de tempo, é claro que é possível com software simular algo parecido com a placa de som e a fazer com speaker reproduza algo mais natural, mas mesmo que depois se pegasse no áudio já convertido, como este não está comprimido iria ocupar muito espaço, o que não deve ser muito para a BIOS.

Mas se tiveres uma motherboard antiga diverte-te... :P
 
E fizeste me ir revirar as caixas... lol

Albatron 865PE PRO II tem isso, e eu tenho uma, parada.

Para além disso, li agora na caixa dela e lembrei-me, essa board (que foi bem cara para a altura dela) tinha (e tem) uma tecnologia que eles chamaram Voice Genie, que FALA literalmente quando ocorre um problema na board.
Mesmo a calhar para demonstrar que é possível ter algo mais que o BEEP numa EEPROM.
Na altura forcei alguns do problemas comuns (dos que não fritam as coisas) para ver se ouvia a tal tecnologia em acção e consegui, trocando uma série de cabos.

Ouve-se de facto uma gaja (sim, bom gosto da albatron, uma gaja enfiada na tua EEPROM) a falar. Não foi grande ajuda porque só disse: "The System Reported a Problem"... isso já se sabia... mas serve para provar.

Imagem da gaja

As duas EEPROM entre os slots PCI e o conector FDD
Essas versões não têm as EEPROM em sockets... mas a minha tem.
 
Última edição:
Resposta da EVGA:

Answered By Arne S (1/15/2009 4:00:22 AM): While you theoretically can programm your own BIOS if you have the proper equipment, we don't support user-modifications on the BIOS. The only way to get rid of the short beep during the boot-up would be to remove the onboard speaker but I really ask you to leave the onboard speaker as a removal voids the warranty.

Já levaram com outra pergunta.

Cumprimentos
 
Para finalizar a thread...

Nunca pensei que a EVGA tivesse medo de um puto de 20 anos que ainda nem o curso acabou... LOOL

Question (1/15/2009 4:49:03 AM): Hello! Thanks for your answer. I don't want to get rid of the startup sound. I want to change it. And be sure that i won't do it on my EVGA. I'm asking this to you because i think that you, EVGA, are the best mainboard manufacturer in the world. What is that proper equipment? It's supposed to be done on a dual bios mainboard... Regards, Gomes

Answered By Arne S (1/16/2009 8:04:53 AM): Dear Mr. Gomes BIOS programming can be done on special devices with an EPROM writer. It is also possible to edit the actual file, create the proper Checksum and flash it with standard tools. However we don't support user modifications in the BIOS at all for a variaty of reasons. Some parts of the BIOS file is copyrighted and protected by patents. Some parts are encrypted and we don't want to tell how to decrypt. Also we don't want the competetion to look into the BIOS how me manage to provide best compatibility and performance.

Brutal.
Thread ready to be closed.
Mas que eu não me fico por aqui, lá isso não fico.. :D
 
Sendo as BIOS um software proprietário estavas à espera de quê?
Não sei como é o negócio das BIOS, mas não seria melhor fazeres essas perguntas a quem faz as BIOS propriamente como a Phoenix ou AMI?

De qualquer forma, ao ler isso das patentes e etc. lembrei-me que há BIOS opensource, pelo que se queres alterar uma é a forma mais "menos impossível" de o fazeres.

http://en.wikipedia.org/wiki/OpenBIOS
http://en.wikipedia.org/wiki/Coreboot

Vê se consegues arranjar alguma motherboard que seja suportada pelo Coreboot, ainda é uma lista grande.
http://www.coreboot.org/Supported_Motherboards
 
Sendo as BIOS um software proprietário estavas à espera de quê?
Não sei como é o negócio das BIOS, mas não seria melhor fazeres essas perguntas a quem faz as BIOS propriamente como a Phoenix ou AMI?

De qualquer forma, ao ler isso das patentes e etc. lembrei-me que há BIOS opensource, pelo que se queres alterar uma é a forma mais "menos impossível" de o fazeres.

http://en.wikipedia.org/wiki/OpenBIOS
http://en.wikipedia.org/wiki/Coreboot

Vê se consegues arranjar alguma motherboard que seja suportada pelo Coreboot, ainda é uma lista grande.
http://www.coreboot.org/Supported_Motherboards

Tnks :D

Acho que é um assunto digno de ser investigado...

Cumprimentos,
MACkie
 
Nunca pensei que a EVGA tivesse medo de um puto de 20 anos que ainda nem o curso acabou... LOOL

(...)

Some parts are encrypted and we don't want to tell how to decrypt. Also we don't want the competetion to look into the BIOS how me manage to provide best compatibility and performance.

Medo? Eles têm é muita paciência, isso sim.
Quando diz "The competition" refere-se obviamente a outros fabricantes de motherboards.
E se muitos dos segredos do bom funcionamento das boards de certo fabricante reside na programação das suas EPROM, é natural que não se divirtam a "posta-lo" propriamente na sourceforge. Em domínio público, a concorrência também é público.

Deixa lá de atazanar os homens. Deixa-os trabalhar e desliga o speaker. :p
 
Back
Topo