[Bench] P4 640 HT - 2º Place CPUZ on Air.

eppikk

Power Member
Ha uns dias decidi comprar um P4 seja ele 630/631/640/641/651. No entanto so consegui comprar um 640 (preferia um 631 mas enfim...)

Aproveitei que a board tinha acabado de chegar do RMA, metilhe o Q9450 e fui fazend a "rodagem" a board. A principio mal atingia 3.2Ghz no quadie, mas passadas 18h de testes intensivos (OCCT, Prime, Spi32M, etc..) e aumentando o FSB gradualmente lá consegui por o CPU estavel a 3.6Ghz. Esperava atingir os 3.75Ghz 100% estaves como tinha antes da board :blubomte:mas la decidi tirar-lo e meter o P4.

Como nunca tinha mexido num destes bichos estava todo empolgado.

Fiz alguns testes antes do OC:

Temp Idle @ 1.3 vcore: 9ºC
Temp Full Load @ 1.2vcore 15ºC
Temp ambiente 22ºC

Wprime32M com 1 thread: 100secs
Wprime32M com 2 threads: 80secs

Depois começei a fazer o OC.

Passada 1h atingi os 4.4Ghz 100% estavel com 1.55vcore
Temp Idle 25ºC
Temp Prime 36ºC
Temp Full 40ºC

Acima desse valor, mesmo com +vcore (1.58~~1.62) nao fazia Post.

Entao Liguei o ACzito e meti o vcore a 1.64v
Consegui fazer POST a 4.64Ghz mas nada de Boot, continuava apenas a fazer boot a 4.47Ghz

Como a temp em Full a 1.64v era de 19ºC decidi que era hora de fazer um teste suicida.
Como tinha atingido o limite de vcore da board, mudei o jumper de Overvoltage para dar o maximo da board: 2.1v. (o vdrop estava em modo normal, pelo que na bios estava 1.7v e na realidade 1.64v. se estivesse em modo performance o vcore real seria 1.69v em full e 1.71v em idle)
Meti o vcore a 1.81v na Bios (1.74v Idle, 1.71v Full)
E experimentei. Consegui fazer POST a 4.87Ghz mas nao fazi Boot.

Entao fiz Boot a 4.4Ghz e uzando o setfsb la fui aumentando.

validaçao: http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=411027
http://www.ripping.org/database.php?cpuid=104

2º Lugar ranking mundial a Air Cooling.

Suspeito que o que está em primeiro (4.8Ghz) tivesse temps mais baixas (congelador ou algo do genero), já que com menos vcore conseguiu uma frequencia mt maior, tb se percebe isso porque o pessoal do watercooling tem resultados ainda melhor, devem ter usado gelo ou dice para arrefecer a água (4.9Ghz+)

Outros Resultados:

P4pifast44ghz.jpg

P4spi1M44ghz-1.jpg

P4wprime1024oc446ghz.jpg

P4wprime32oc4475ghz.jpg


É pena ter o Vista meio lento, quando tinha o Q9450 e instalei o Vista ele fazia 10.2secs Wprime32M a 3.6Ghz (sem tweaks), agora so faz 10.9~~11.2secs (com tweaks)
Tenhu ainda de experimentar o Spi no XP

Pagina do Hwbot com resultados P4 640: http://www.hwbot.org/quickSearch.do?hardwareId=CPU_398&name=Pentium+4+640+(260)

Cumps :banana:
 
Settings BIOS:

vcore 1.81v (real 1.74v)
GTL0/1- 0.760
GTL1/3- 0.800
vPLL - 2.24v
vFSB - 1.5v
vNB - 1.6v
vSB - 1.2v
vRam - 1.92v (sim, está na garantia da OCZ)

CPU Clock Skew - Atraso de 1500ps
NB Clock Skew - Atraso de 500ps (nem sequer era necessario, mas enfim...)

Strap - 200Mhz
Fsb - 275 (4.4Ghz)
Ram - (4.4Ghz) 1100Mhz @ 7-7-7-20
 
Da hora mesmo teu OC, mas uma pegunta como o CPU vai tar 9c se a temp ambiente é de 22c???

Sinceramente n sei, tb fikei parvo quando vi 15ºc no HW monitor da bios.
Como o Zalman CNPS9700 foi optimizado para CPU's de 95W+ e este deve ser uns 70~~90W isto pode ser explicado. Este idle era passdo 30min e alguns testes de wprime.

Nao venham ca dizer que é impossivel tar abaixo da temp ambiente...N sou o unico com temps destas. Ja vi Ppl com Q6600 em Intel Stock e tudo em AUTO a fazer 15ºC em todos os cores em Idle.
 
É impossível! Simplesmente contraria as leis da Física.
Essas temperaturas são erros de leitura. Se não acreditas pega num livro de Transmissão de Calor e tira as tuas dúvidas.

Cumps
 
Sinceramente n sei, tb fikei parvo quando vi 15ºc no HW monitor da bios.
Como o Zalman CNPS9700 foi optimizado para CPU's de 95W+ e este deve ser uns 70~~90W isto pode ser explicado. Este idle era passdo 30min e alguns testes de wprime.

Nao venham ca dizer que é impossivel tar abaixo da temp ambiente...N sou o unico com temps destas. Ja vi Ppl com Q6600 em Intel Stock e tudo em AUTO a fazer 15ºC em todos os cores em Idle.

Mas eu digo-te que é impossivel, pois com air colling é impossivel ter temperaturas inferiores ás da temperatura ambiente.
Essas temperaturas são derivadas de algum bug do programa de leitura, tenta verificar as temperaturas com o speedfan ou com o core temp.

Só é possivel ter temperaturas inferiores ás da temperatura ambiente com Extreme Colling, nem com watercolling se consegue ter temperaturas inferiores a temperatura ambiente quanto mais com air cooling e logo com um Zalman 9700, que nem é dos melhores do mercado.
 
Eu tb sei essa treta toda mas a verdade é que acontece. Provavelmente se isto disse-se aki as temps do core seriam mais altas.

Sempre desconfiei de temps abaixo de ambient, mas tb os sensores quando o cpu akece tb dizem as temps certas portanto nao ha razao nenhuma pra ter erros de leitura.

Vou experimentar to a termometro e ver.

mas pronto isto ta :offtopic:façam uma thread pa discutir isto
 
Mas eu digo-te que é impossivel, pois com air colling é impossivel ter temperaturas inferiores ás da temperatura ambiente.
Essas temperaturas são derivadas de algum bug do programa de leitura, tenta verificar as temperaturas com o speedfan ou com o core temp.

Só é possivel ter temperaturas inferiores ás da temperatura ambiente com Extreme Colling, nem com watercolling se consegue ter temperaturas inferiores a temperatura ambiente quanto mais com air cooling e logo com um Zalman 9700, que nem é dos melhores do mercado.

O Core temp n da em P4 porke n têm arkitectura Core 2

O OCCT dava erro de leitura e encravava nos 41ºC mesmo com AC

O Speedfan dava exactamente as mesmas temps que a board.

Weird... Quanto ao zalman nem ser dos melhores do mercado...experimenta e verás. Bate o meu TR Ultra 120 Extreme com 2x Schyte 1900Rpm 110CFM por 10ºC (Q9450 32ºC Idle com Zalman 42ºC idle com TR (mesma pasta termica montado 3 vezes pra experimentar)
 
Va pessoal deixem-se la da discuçao da temp abaixo de ambient que esta totalmente offtopic...

PS: Temp de saida de ar do AC: 3ºC
 
exacto, essas temperaturas estão bem abaixo da realidade, usando aircooling não consegues ter temperaturas inferiores à temperatura ambiente
 
Weird... Quanto ao zalman nem ser dos melhores do mercado...experimenta e verás. Bate o meu TR Ultra 120 Extreme com 2x Schyte 1900Rpm 110CFM por 10ºC (Q9450 32ºC Idle com Zalman 42ºC idle com TR (mesma pasta termica montado 3 vezes pra experimentar)

Entãp o teu Zalman deve ter algo de especial, talvez tenha LN2 a correr-lhe nas entranhas...:lol:
 
Entãp o teu Zalman deve ter algo de especial, talvez tenha LN2 a correr-lhe nas entranhas...:lol:

Nao sei. Eu sempre ouvi falar mt bem do Tuniq e do TR, mas a realidade é que com a mesma temp ambiente, boards iguais definiçoes iguais, memorias iguais, pasta termica igual...o TR era 10ºC mais quente em idle que o zalman. Talvez porque a fan de 120mm do zalman seja de 2800RPM. Eu so falo dos factos é que nem estou a dar a minha opiniao de nada....
 
Com AC em Idle:
p4AC174vIdle.jpg


Com AC em Prime95 blend test (apos 4 minutos):
p4AC174vblend4min.jpg


Com AC em Prime95 Max Heat Output (2minutos):
p4AC174vmaxheatprime2min.jpg


Com AC em OCCT Infinit CPU test:
p4AC174vocctmaxcpu2min.jpg


-----------------------------------------------------------------------------------------

Sem AC Idle:
p4semacstockidle.jpg


Sem AC Full Load de OCCT Infinite CPU test + Orthos Max CPU Load:
p4noacorthosocctloadstock.jpg



Como já disse....tb axo ser erro de leitura...so fico a duvidar por causa dos factos que se me apresentam...

Rom Hacker: :shifteye: os sensores de CPU temp da Asus costumam dar temps erradas, tb tenhu lido sobre isso, mas de certeza que nao sao as unicas boards hehe

De qualker maneira nem sei onde está o sensor de CPU temp que mede estas temps parvas, o meu palpite e estar por baixo do cpu...pelo menos era ai que estavam os da Gigabyte pra medir P3 :D.
 
Só uma coisa lá disses-te que :



Ou seja era 22ºC, e nunca mas nunca o quarto ou onde quer que estejas ia ficar a 3ºC. :lol:

A minha resposta: O mobo e o cooler estavam a 5cm da saida de ar.....com as pas a direccionar todo o airflow para o cooler. Penso que isso justifique...A essa distancia a temp é 5ºC
 
A única explicação é a bios da tua board não ter instruções correctas para a leitura de cpu's antigos.
Toda a gente que faz OC e ve essas temperaturas, ve logo que isso é impossivel. O cpu a 4.4 em idle deve estar bem acima dos 40º e entre 70 e 80 a full ao fim de vários minutos.
Acho estranho é estares a "defender" esses valores.
 
Back
Topo