Benchar o tempo total do arranque

Xarick

Banido
Já alguém se lembrou a cronometrar o arranque total do sistema? Alguém sabe qual é a melhor maneira de benchar o arranque? O que é que influencia o arranque em termos de hardware?

Gostava de ver o vosso arranque comparado com o(s) meu(s) computador(es).



Tempo de arranque total:


Power On
Arranca o cronómetro
0m00s
após POST
a seguir às
letras/imagem
do Setup
aparece
"a iniciar"
aparece
"bem-vindo"
chegou ao
ambiente de
trabalho
OK - FINAL
cursor normal
ícones do
ambiente de
trabalho visíveis
Pentium 4 2.40 GHz
Shuttle AV49V/N
Windows XP Pro 32-bit
2.5 GB RAM
Seagate ST3120026 (120 GB)
0m25s
0m32s
0m48s
1m02s
1m16s
Core i5-2500
ASUS P8H67-M PRO
Windows 7 Ultimate 64-bit
12.0 GB RAM
WDC WD10EALX-089BA0 (1 TB)
0m12s
0m15s
0m30s
0m37s
0m55s
Athlon XP 2700+
ASRock K7S41GX
Windows 7 Ultimate 32-bit
2.0 GB RAM
Maxtor 6L250R0 (250 GB)
0m14s
0m19s
0m50s
1m01s
1m29s
FX-8150
ASUS Crosshair V Formula
Windows 7 Ultimate 64-bit
8.0GB RAM
WDC WD10EALX-089BA0 (1 TB)
0m17s
0m20s
0m41s
0m49s
1m00s
 
Última edição:
O meu setup do System... com OC a 3.0Ghz apenas...

0m04s -> Após post
0m06s -> A Iniciar
0m08s -> Bem Vindo
0m14s -> Ambiente de Trabalho
0m33s -> A navegar na web (já aqui neste tópico)...



Algo que faz uma diferença brutal no arranque é o disco.... um SSD dá um boost enorme no arranque.... então um Raid0 de SSD é que deve dar... tenho que experimentar, visto que desceu o preço dos SSD's, ainda compro outro igual a este Force3 e faço Raid0... :D
 
Última edição:
Eu só tenho é pena dos SSDs não terem preço acessível. Enquanto não for possível comprar um SSD de 500 GB por volta de €150, não vale a pena o investimento. Seria um peso demasiado grande no orçamento estar a comprar um SSD de 60 GB e depois ficar limitado no que posso instalar.
 
também dizia o mesmo até experimentar...

Tendo um disco para backups, não se sente falta de espaço...

Eu tenho 2 WD de 1Tb para backups e tenho 60Gb do SSD...

No SSD tenho SO, Office, 3 jogos que mais uso (Lineage 2, CS:S e NFS Shift 2) ainda tenho espaço de sobra...


O tempo de arranque é menos de metade do Seagate 7200.12 SP 500Gb que usava, sendo um disco muito rápido (equivalente ao WD 500Gb BE e F3 500Gb), é uma lentidão ao lado do SSD... este quando o comprei ainda custava €120, agora anda na casa dos €80....
 
O meu setup do System... com OC a 3.0Ghz apenas...

0m04s -> Após post
0m06s -> A Iniciar
0m08s -> Bem Vindo
0m14s -> Ambiente de Trabalho
0m33s -> A navegar na web (já aqui neste tópico)...



Algo que faz uma diferença brutal no arranque é o disco.... um SSD dá um boost enorme no arranque.... então um Raid0 de SSD é que deve dar... tenho que experimentar, visto que desceu o preço dos SSD's, ainda compro outro igual a este Force3 e faço Raid0... :D

tambem tenho SSD e demoro prai 45 segundos a ter o pc pronto a clicar, deves ter um super SSD e uma board super rapida a iniciar, na minha demora prai 20 segundos a comecar a carregar o windows
 
o teu setup até devia de ser mais rápido do que o meu....

daqui a pouco meto aqui um video de prova.... com o CPU a 3.0Ghz... já estou a carrega-lo para o youtube


edit: é só fazer as contas

Carrego no power aos 4 segundos, aos 35 abro o Google Chrome... podia abrir aos 31/32 sem problema que abria e dava para começar a navegar, ma mesmo aos 35... dá 31 segundos para o arranque o PC... :P

http://www.youtube.com/watch?v=687_m9D5agY
 
Última edição:
O cronómetro começa a contar logo no momento em que carrego Power On, e o 'após POST' é mesmo depois das letras todas do Setup, a tal imagem preta que vem antes do início do Windows.

No teu caso seria 0m14s o que eu pretendia dizer com 'após POST', 0m15s 'a iniciar', 0m25s 'bem-vindo', 0m27s 'ambiente de trabalho', e o 'OK - FINAL' não sei, terias de ser tu a julgar. É quando já mostra todos os ícones do ambiente de trabalho e o ponteiro do rato não mostra a ampulheta ou o círculo azul. Pelo menos foi assim que fiz.
 
isso está um bocado para o lento....

o teu setup tem a obrigação de ser mais rápido a arrancar... alias mais rápido do que o meu Q6600..

A não ser que o Corsair Force3 seja assim tão mais rápido que os Samsungs... :S estranho...


Eu tenho o vicio de manter o ambiente de trabalho o mais limpo possível e organizado... tudo dividido como me interessa... tipo android :D

O cronómetro começa a contar logo no momento em que carrego Power On, e o 'após POST' é mesmo depois das letras todas do Setup, a tal imagem preta que vem antes do início do Windows.

No teu caso seria 0m14s o que eu pretendia dizer com 'após POST', 0m15s 'a iniciar', 0m25s 'bem-vindo', 0m27s 'ambiente de trabalho', e o 'OK - FINAL' não sei, terias de ser tu a julgar. É quando já mostra todos os ícones do ambiente de trabalho e o ponteiro do rato não mostra a ampulheta ou o círculo azul. Pelo menos foi assim que fiz.

No final, vai dar tudo ao mesmo...

o OK - Final, será sempre quando se consegue trabalhar normalmente, como por exemplo abrir algo... neste caso abri o Google Chrome... agora o DesetStorm tinha a obrigação de ter um setup mais rápido do que o meu... isso é que não percebo..
 
O meu é isto:

- Filmado: http://www.youtube.com/watch?v=hLoOVqIG-Yg
- Medido: http://img21.imageshack.us/img21/4153/boottime.jpg

No video, podem ver que tenho o CPU a 3,5Ghz e ainda que tenho de esperar talvez 2 segundos para que aquele terceiro icone na barra de tarefas desapareça uma vez que está relacionado com o reconhecimento do XAI.

http://img21.imageshack.us/img21/4153/boottime.jpgA aplicação que fez essa medição mede o tempo desde logo após o fim do POST até ao desktop, penso eu.

Infelizmente já não a tenho, caso contrário servia de bench mais preciso aqui para o tópico.
 
Última edição:
E porque não investirem antes num Seagate Momentus XT que é um disco 7.200RPM híbrido com 4GB memória flash embutida?
É quase tão rápido como um SSD a arrancar e bem mais barato... Tenho um com 500GB e arranco em modo "hackintosh" (OS X Lion 10.7.4) em menos de 20seg e em modo Windows 7 em pouco mais de 25seg.... Isto tudo por menos de 100€....

O video do meu desktop i3 mini-itx a fazer o boot do OSX em cerca de 20seg:
http://www.youtube.com/watch?v=syf2LtN3ZEc

Just my 2 cents...
 
Última edição:
Back
Topo