BeOS/Zeta ou Linux?

I_Eat_All

Plasma Beam!
Usei BeOS muito tempo no já desmontado pentium 120, tou a pensar aplicá-lo num portatil, mas desta vez a distribuição Zeta.
o portatil tá a ficar velho e táva a pensar acelerá-lo para multimedia e lazer dessa forma.
k acham? alguém aki já exprimentou o Zeta? recomendam-me como alternativa alguma distribuição de linux?
O portatil serve para ver filmes em divX à noite a fazer pouco barulho, jogar retro gaming (n tho paciençia pa ligar as latas velhas à tv) e um pouco de trabalho em office e cad, cad já sei k o BeOS ainda n pode substituir o windows completamente...
Mas para linux presisaria de uma distribuição de um cad, freeware
Ajuda please

é um compaq presario 1800XL com um 15"UXGA pentium III 600 e 320 MB de ram 8 deles partilhados para a placa grafica uma trident cyberblade i7, cd rom 24x
 
Bem... Eu nunca usei BeOS, mas em relação a Linux falo-te na última distro que usei.
Chama-se Mepis, é debian based e orientada para desktop. Tem um belíssimo reconhecimento de hardware (no meu portatil bombei wifi com o livecd), e dá para ver divx out-of-the-box (sem instalar mais nada)
Traz também o Open Office. O pior é mesmo o CAD, mas se não fores um poweruser, é possível que o QCad chegue para as tuas necessidades.

Basta ligares-te à net e numa consola como root escreveres:
apt-get update (basta fazeres isto a primeira vez q usas apt-get, e depois só de tempos a tempos)
apt-get install QCad

Para sacares o mepis:
http://www.mepis.org/book/view/1462
 
Mepis? Quem falou em Mepis:D

Tb recomendo. Só um pequeno pormenor.
Se quiseres ficar com uma resolução superior a 1024X756 escolhe isso no arranque. Depois se instalares ficas com essa opção.

Acrecentaria ao que o urban disse depois do upgrade faz apt-get upgrade e só depois é que instalas os programas que quiseres.

Tudo isso pode ser feito no kpackage. Tudo sem linha de comandos.:)

Eu já não estou com o Mepis estou com o SuSE 9.2.
Consegui dar cabo do Mepis mas dar cabo de instalações de Linux é comigo.
Ah. Só mais uma coisa. Escolhe o sympleMepis.
Podes ver nesta thread e tens lá o link para a outra thread do Mepis que criei que onde terás mais info.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46098
 
Eu andei (e ando) com Suse há muito tempo (desde o 6.3).
E embora a Suse tenha sido uma das primeiras distros mainstream a dar um salto grande no que toca a reconhecimento de hardware, tem-me dado alguns problemas desde a 8.2 (sobretudo com o teclado e algumas apps). Foi isso que me relançou numa nova busca por uma desktop distro simples e eficiente. E tou a curtir Mepis. Tou a curtir sobretudo porque é uma maneira simples de instalar debian. O apt-get da Debian é muiiiiiiito fixe. Só falta um gui mais interessante do que o kpackage. (É que eu não sei o nome dos pacotes debian). Nisso o Yast é bem melhor. Mas eu não vou muito à bola com RPMs (nop to Fedora and Mandrake). Por enquanto recuso-me a usar gentoo e slackware como desktop system. Acho que um desktop não deve dar trabalho nenhum a instalar... Por isso, deixa lá ver Debian...errr Mepis. ;)

PS: Eu tb lixei o Mepis 1x, quando comecei a instalar cenas de Debian::unstable. Mas fora isso, ta td bacano!
 
urban:
Em vez do kpackage tens o synaptic.
Aliás se gostares mais de Gnome tens tudo o que tens no Mepis mas com o Gnome no UBUNTU. Para não variar tb tenho uma thread dessas em que é feita a referencia na thread que coloquei antes. Aliás no ubuntu tens o synaptic já instalado:)

Em linha de comandos podes sempre fazer apt-get cache search. substituis search pelo que quiseres procurar:)

Mas já agora no kpackage tb podes procurar. Não sei se vou dizer bem mas expeimenta seleccionar a tab new no kpackage e escreve mozilla. Acho que aparece o thunderbird.
Não aparece tudo pq o repositório é do Mepis e eles não tm os pacotes todos.
Se seleccionas o unstable da debian pode dar asneira como pelos vistos deu.

Já agora consegues ver DivX no Mepis? Eu não consegui instalar o Mplayer.
No SuSE é na boa:)
 
Out of the box! Ja tava instalado MPlayer+Xine+Xvid Divx, etc. E Mplayer-plugin for Mozilla (que até lê Quicktime!) :)

Obrigado pelas dicas do apt-get cache search e pelo synaptic.

PS: O repositório é mm debian complete e não só Mepis.
 
urban disse:
Out of the box! Ja tava instalado MPlayer+Xine+Xvid Divx, etc. E Mplayer-plugin for Mozilla (que até lê Quicktime!) :)

Obrigado pelas dicas do apt-get cache search e pelo synaptic.

PS: O repositório é mm debian complete e não só Mepis.

Uhhhhhh.
Não vi isso.
Eu instalei o Mepis e não me lembro de ver o Mplayer em lado nenhum.
Quem está a precisar de dicas sou eu:D

Tenho ideia que o repositório é só Mepis. Podes seleccionar de debian mas eles são muito explicitos no perigo disso.

Agora fiquei mesmo confuso com o Mplayer.:(


EDITADO:
urban o comando é apt-cache search
 
Última edição:
Back
Topo