BETA Testers wanted! :D

kazuza

Power Member
Estou a compilar um cdzito (ou DVD, depende se tudo couber em CD-R ou não), de tools essenciais para ITs...

Já tenho feito alguns, mas só com um arranque de DOS, o que é um pouco limitativo.

Gostaria de saber, na vossa opinião (mais para os PROs - no offense ;) ), das ferramentas que acham essenciais ter num CD/DVD tudo em 1.

Um squetch dum CD já feito por mim, para vocês terem ideia de como ficarão os Menus:
kazuzaboot.jpg


Isto foi feito ainda sem chamar boot nenhum, dos vários possiveis incluidos na compilação...


Digam coisas....
 
Alguns drivers talvez... Assim os mais "obvios". :P
Nos dias que correm convém também ter o sistema bem seguro antes de ligar o modem, portanto, devias meter as actualizações para o Windows XP (Home e Pro, se necessário), uma firewall (eu gosto da ZoneAlarm e da Sygate) e um antívirus (eu gosto do AntiVir, único que uso e instalo quando tenho que me fazer passar por técnico :p). Agora se isso é para um boot CD não sei se fará muito sentido, mas isso é como quiseres organizares as coisas. Até podias meter estas coisas numa pasta sem aparecer no menu (esse de DOS) ou mesmo fazer um menu para Windows.
O menu está com muito bom aspecto. :)

Fica bem e boa sorte. :cool:
 
Só por causa do Ghost, vão ficar 20 sub-menus inteiros, com as configs para as respectivas NICs para trabalhar em rede DHCP ;)

As instalações já têm (slipstreammed) todos os Updates essenciais até 06- Aug 2004...
 
isso é q é servicinho.

update: presumo que já tens ferramentas para ver se o disco está em condições, uns drivers mais "normais", eu ando sempre á procura do TAL driver.
 
Uma compilação dessas já faz falta há mt tempo :D

Gostei do design e menus.. no entanto... faltam 2!

- Tirar cafés
- XXxxxXXXxx (censurado pela Ophelia)

Boas iniciatiba!
 
cfdisk ou alguma coisa para partições.
um anti-virus que corra de cd.
O Fixmbr (acho que é este o nome).

E de momento não me estou a lembrar de mais nada.

Edit: Um muito interessante, mas não sei se dava era meter o m0n0wall nesse CD. É uma firewall que corre a partir de CD e que vai buscar as configurações a uma diskette. É um BSD e são uns 5MB. Bem, é só uma ideia.........http://m0n0.ch/wall/
 
em linux uso o "lilo -R" axo eu, já n uso ao tempo, mas tens de lhe dar o path para o ficheiro com o que ele vai repor, pelo menos é cm eu customo fazer, tenho a config num file extra.

e refaço a coisa, mas para limpar o "format /MBR" n funciona independente do SO? dd que o faças em MS-DOS no arranque?

já não mexo nisso á um tempão é verdade.
 
Nemesis, qual dessas distros é que seria recomendável?

Andr0m3da disse:
em linux uso o "lilo -R" axo eu, já n uso ao tempo, mas tens de lhe dar o path para o ficheiro com o que ele vai repor, pelo menos é cm eu customo fazer, tenho a config num file extra.

e refaço a coisa, mas para limpar o "format /MBR" n funciona independente do SO? dd que o faças em MS-DOS no arranque?

já não mexo nisso á um tempão é verdade.

Para tudo isso, e muito mais, já lá está o gdisk ;)
 
Última edição:
Por exemplo, uma firewall (tipo sygate), software de temperatura (MBM5) e outros pekenos utilitarios para o dia a dia sem problemas (adware por ex tb)

Me wants to be a beta tester :P
 
Os drivers e apps para posterior utilização podem ser incorporados na ISO quase no fim, gostava era de saber apps que precisem do seu boot próprio..

btw: @Nemesis11 vendo bem, acho que não teria utilidade meter uma firewall que corre do CD em que temos os nossos recursos, mas vou analisar a situação... ;)
 
kazuza disse:
Nemesis, qual dessas distros é que seria recomendável?

Não percebi a pergunta? Distro de linux? Só para correr linux?
Se é isto, há umas bem pequenas que correm de CD e que são bem porreiras. Damnsmall, Feather, Puppy.....deve haver mais. São distros completas em 50 a 60 MB e que correm a partir de cd.

Se for firewalls/gateways....
O m0n0wall é uma firewall que corre de cd. Não sei se há distros de linux que fazem exactamente o mesmo. Ouvi falar de algumas, mas nunca experimentei (ao contrario do m0n0wall).Wolf, Rock, Coyote, Devil.
Se houver uma firewall freeware "windows" que boot de cd-rom, se calhar é mais facil.

Edit: Só agora vi a teu ultimo post. Ok, o Cd é teu :). Foi apenas uma ideia. Ficam os links para quem tiver um computador abandonado e quizer experimentar :).
 
kazuza disse:
Gostaria de saber, na vossa opinião (mais para os PROs - no offense ;) ), das ferramentas que acham essenciais ter num CD/DVD tudo em 1.

1- Um ficheirozinho TXT hand-made para o pessoal fazer TYPE e poder ler as instruções sobre como usar o GDISK :D
1.1- Um ficheirozinho TXT para o pessoal fazer TYPE e poder ler as instruções sobre como usar o GHOST também não era má ideia. ;)
2- Adicionar o Stinger, pois eu apanhei o Blaster na véspera de sair nas notícias mundiais que havia um novo tipo de vírus na net. Que raio de noite que eu escolhi para formatar a máquina... :sad:
3- Adiciona os drivers Omega, ou pelo menos o Refresh Force, para que uma pessoa possa logo jogar a taxas de refrescamento saudáveis.
 
kazuza disse:
No link que me deste, tem lá várias imagens à escolha...

Qual delas seria de interesse?

http://m0n0.ch/wall/download.php?file=cdrom-1.0.iso

Esta.
Eu já tenho a diskette com a conf, mas se bem me lembro é fazer boot com o CD (com uma diskette inserida na drive), tem umas pequenas opções para escolher ( Placa de rede interna e externa, ip interno, penso que é só isto), ele grava na diskette, reboot, ele vai buscar as confs à diskette, e está feito.
Configurações adicionais ( e tem para "todos os gostos" ) é feito por um interface web. ( http://m0n0.ch/wall/docbook/config-webgui.html ).

Provavelmente não é original, mas dá muito jeito para quando o disco do server vai à vida...........como foi o caso do meu Maxtor :(.

EDIT: Zealot, não percebi uma coisa, para quê drivers num boot cd? Está-me a escapar alguma coisa? :)
 
Back
Topo