BETA Testers wanted! :D

El Torito?



What Is El Torito?

El Torito is a specification written by Phoenix Technologies and IBM for bootable CD-ROMs. The El Torito specification allows for the creation of a CD-ROM as an image of a hard disk drive or a floppy drive. When you make an image of a hard disk, the CD-ROM will boot as drive C and all hard disk drive letters will be shifted up one letter. When booting a floppy disk image, the CD-ROM will be identified as drive A. The original drive A will become drive B and the original drive B will be unavailable.
:)
 
Cá vai o bug report. :)

Experimentei o cd em 3 computadores. O da sig, um K5 e Vmware. Cá vai por ordem. Atenção que provavelmente há bugs que devem ser das aplicações e não do cd em si.

Athlon 2000:
- O dignostico da Seagate não me detecta o disco. Simplemente dá uma mensagem que não detectou nenhum dispositivo e pede para fazer restart.
- Norton anti-virus. Fica-me bloqueado numa mensagem a dizer "Mounting NTFS partition as c:" (qq do genero). Esperei uns minutos, mas ficou assim. Queria ter visto se ele só fazia o scan ao C: ou tb a um disco Usb.
- Memtest 3.1A. Ok, funcionou a 100%. Ficou em loop e qd se carrega no ESC ele faz restart

K5, 32 MB Ram (sdram), grafica:Avance logic ALG2064i com 1 MB de ram (penso eu):
- 1º problema no arranque, o cd deve estar a forçar 640x480 com 16 bit de cor (?), mas aquela grafica não aguenta e deve meter o menu a 4 cores. O problema é que o menu principal fica quase ilegivel com aquele fundo com a imagem da Techzone. O rectangulo de fundo das letras tb fica num cinzento escuro e as letras ficam quase ilegiveis. Talvez com os rectangulos a branco fique ok.
- O cd funcionou só com o teclado, já que o comp não tem rato.
- Diagnostico da Maxtor funcionou a 100%. Os varios diagnosticos a uma drive Maxtor foram ok. Detectou os varios dispositivos, etc etc.
- Diagnostico da Ibm tb ok. Deu-me "Defective Drive - Excessive shock" numa drive Ibm que anda para morrer aos meses.
- Memtest 3.1A. Não funciona. Simplesmente quando carrego na opção ele faz-me um reboot ao comp. O ***** é um 430VX e a board é intel.
- Não experimentei o anti-virus pq aquilo em Ext3 nem deve aceder aos discos.

Vmware:
- Gdisk. Entro no utilitario. Fiz apenas dois comandos ( /diskwipe e /mbr /wipe ). Funcionou tudo ok.
- Memtest tb ok.
Com mais tempo experimento o anti-virus e o ghost no VM

Bug geral:
- No menu principal quando carregamos com o rato fora do menu (em qq parte do ecrã), entra na opção "ferramentas de diagnostico do disco rigido". É um bocado estranho pq se carregamos no rato sem nos apercebermos, vamos para aquela opção.

Sugestões:
- O rectangulo à volta das letras se fosse branco não deve dar problemas em graficas mais antigas (que não consigam dar aquelas cores naquela resolução)
- Que achas de usar o Memtest+ em vez do original memtest? ( http://www.memtest.org/ ). O memtest tem andado parado e teve um update em um ano. O memtest+ parece ter mais actividade.

E por agora acho que é tudo.
 
testado aqui tb

nada a apontar para além do q ja foi dito, alguém falou e software de gravação de cd's em dos ? a golden hawk tem uma versão do cdrwin para dos para ser sincero nunca a cheguei a usar, so a versão do win mas fica aqui o link

http://www.goldenhawk.com/

não sei se serve para o caso mas ....
 
Serve!

É essa mesmo que vai ser incorporada no CD/DVD (a versão DOS, claro)

Só estou com dificuldades em isolar o erro do Nemesis11, no que respeita às Seagate Tools...

O resto dos bugs estão a ser corrigidos (Menus a 256 cores), e uma opção default no Menu Principal (talvez invisivel ;) ) que não faça nada, quando se clica com o rato fora duma Area do Menu

@apoc: também não conseguiste correr o Anti-Virus, nem as ferramentas Seagate?
 
Última edição:
Kazuza, o anti virus consegui correr numa Vm, por isso penso que tenha qq coisa a haver com a minha configuração (por ter um disco usb ligado?).

O Seagate tools posso experimentar noutro comp com um seagate de 40 GB a ver o que dá.

Já agora, na VM o ghost funcionou a 100%.
 
VMWare 4.5.2

Memtest, NAV, Ghost, Gdisk correram todos sem incidentes.

Amanhã vou experimentar num PC antigo para ver o resultado e depois digo qualquer coisa.

Nemesis11 disse:
Bug geral:
- No menu principal quando carregamos com o rato fora do menu (em qq parte do ecrã), entra na opção "ferramentas de diagnostico do disco rigido". É um bocado estranho pq se carregamos no rato sem nos apercebermos, vamos para aquela opção.

O que eu reparei é que quando seleccionamos uma opção e ela fica em 'highlight', se carregares fora do menu ele entra na opção seleccionada.
De resto está tudo muito bom :D
 
kazuza disse:
Beta v1 out!

Betatesters:
Akira
Andr0m3da
SwimmerBoy
Alph
Zealot
Nemesis11
teknix
Flyer
[DekkeR]
HaTrED
Ragnarok
apok

kazuza.iso de 32Mb, md5: 37cb33235485d9d31cf6fdbe52f21a57

Disponível em ftp.kazuza.net/files

Os Beta Testers receberão PM (ainda não sei como :eek: ), com dados para login ao servidor ftp, e password de arranque da ISO...

_________________

Para já, ainda está incluída pouca coisa, porque quero justamente fazer as coisas bem, e com muita tralha iria dar buraco (perder-me-ia em tantas apps).

Asim, à medida que os bugs vão sendo solucionados, irão sendo implementadas novas funções, que serão alvo de análise (por vossa parte ;) ) e corrigidas, implementando-se assim, novas funções...

Fica esta thread para REPORT de bugs e WISHLIST de tudo o que queiram que seja esta pequena ferramenta, que será muito útil...

Vamos lá tratar das PMs , então...
Ora Ora tá ai algo muito bom :wow: 1 CD/DVD De arranque com o essencial, parabéns man, gostei, se isso estiver minimamente estavel sou capaz de testar isso ;)
PS: Como fizeste este menu? programação? um *.ini configurado?
 
Hoje tive a testar e está uma coisa até k bem feita....

Ideias.... a gravação de CD's via DOS, uma maneira de bootar o CD à velha maneira da diskete de windows98 era bem vinda(hoje notei falta dela), partition magic versao DOS tb era muito bem vinda(senti falta dela hoje) para redimensionar discos sem estragar o k lá está dentro), um lilo ou então um boot magic (da partition magic) mas k desse mm para instalar num PC pk kem tem vários sistemas operativos, era bem bacano....

Por enquanto está tudo... ah, uma coisa, depois de correr o antivirus (por exemplo) akilo sai para o DOS, talvez devesses fazer de maneira a k quando acabasse, voltasse de novo ao programa.....

[[]]
 
Última edição:
Update:
Kazuza, num PIV com um ***** 845 e um disco da Seagate, o Seatools e o anti-virus funcionaram-me a 100%, por isso chego à conclusão que deve ser algo no sistema do Athlon que está errado. Tentei de novo, mas tenho os mesmos problemas.
Passa à frente pq estou a ver que é só desta configuração.

@[DekkeR]
Penso que tens razão. Parecia-me que carregando em qq lado ele ia para o menu de verificação dos discos, mas vai para aquele que está selecionado.
Mesmo assim se der para corrigir, fica melhor :).

P.S. - Parabens Kazuza pela iniciativa.
 
Back
Topo