Beyond DOCTYPE: Web Standards, Forward Compatibility, and IE8

Lancaster

To fold or to FOLD?
Heyas all...

Até admira ainda ninguém ter falado do artigo escrito pelo Aaron Gustafson no "A List Apart" entitulado Beyond DOCTYPE: Web Standards, Forward Compatibility, and IE8

Basicamente, o IE8 ( e versões acima ) vão usar um método para definir qual a versão do motor de "renderização" a usar, este método consiste em usar os headers de HTML da seguinte maneira:
Código:
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=8" />

E assim o IE vai usar o motor do IE8, se não usarmos nenhum header com este http-equiv, ele usa sempre o do IE7.

Para usar o último motor disponível, basta por o seguinte:
Código:
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge" />

Para mim o funcionamento default deveria ser o de usar sempre o último motor disponível, e não o do IE7, não faz sentido. E porque não usar o do IE8 em vez do IE7?

O que é que o resto da malta aqui acha?

Hasta all [[]]
 
Para mim o funcionamento default deveria ser o de usar sempre o último motor disponível, e não o do IE7, não faz sentido. E porque não usar o do IE8 em vez do IE7?
Para mim, o default seria 'acatar' as recomendações do World Wide Web Consortium.
Se os developers não incluem o DTD é responsabilidade sua. Se o browser ignora o DTD definido pelo developer, é responsabilidade do fabricante do browser.

A história podia acabar aqui, mas o que acontece é que o fabricante do browser mais utilizado em todo o mundo se borrifou para ele durante 6 anos - isto é, nos anos de maior crescimento da Internet, o browser com maior cota de mercado não evoluiu. O resultado foi desastroso: os developers passaram a desenvolver de acordo com bugs que foram sendo mais ou menos conhecidos neste browser, uma vez que este não seguia as recomendações do W3C.

Moral da história (tantas vezes repetida e tantas vezes ignorada): quem codifica os seus sites/aplicações web tendo em conta apenas o browser (e a versão deste) mais em voga no momento, vai ficar pendurado mais cedo do que tarde.

Se os developers codificarem de acordo com as recomendações e se os fabricantes dos browsers seguirem essas recomendações tudo acaba bem. É tão simples como isso. Tudo quanto seja diferente disto, são workarounds e é meter mais problemas em cima dos problemas que já existem.
 
Esqueci-me de referir, mas eles no IE8 apostaram forte nas recomendações do W3C, o IE8 passou no teste do ACID2... ( http://www.webstandards.org/2007/12/19/ie8-passes-acid2-test-2/ )

E quando eles se referem a utilizar a última versão do motor disponível, que provavelmente usará as últimas recomendações do W3C.

Eu até diria, que eles estão a tentar evoluir, apostar nos padrões etc etc..o que é bom! Agora esta coisa do motor default ser o do IE7, também não me agrada nada..

Hasta all [[]]
 
Sim, se ele vai usar o rendering do IE7 para o acid o resultado é desastroso.

Sendo sincero: É estúpido termos que definir uma meta tag só para o IE saber como é que se deve arranjar. Pior ainda é se o valor default resulta num rendering desastroso.

Faria sentido, sim, para uma compatibilidade temporária, poder definir uma meta tag para dizer ao IE que este site, por enquanto, ainda precisa de ser "interpretado" pelo engine do IE7/6. Se a engine do IE8 cumpre especificações, porque não a usar logo?
Isto é estar a ter o trabalho de ter tudo bonito, para depois nem se usar.

Cheira-me a uma tentativa de "calar" os webdevelopers por dizerem que o IE não faz render correcto, e ao mesmo tempo continuar com a tentativa de impor os "standards" deles.
 
desculpem o offtopic mas que página recomendam para aprender facilmente standards de html 4.0? Já andei pelo W3schools mas não consegui ver nada.... :|
 
Heyas all..

Cheira-me a uma tentativa de "calar" os webdevelopers por dizerem que o IE não faz render correcto, e ao mesmo tempo continuar com a tentativa de impor os "standards" deles.

Para mim, eles não querem que aconteça o mesmo que aconteceu quando lançaram o IE7, e querem seguir aquela máxima do "Don’t Break the Web!", o que acho que é um erro terrível...

Aliás é por culpa deles que isso acontece, tantos hack's que existem para as coisas ficarem bem renderizadas no IE6, que quando saiu o IE7, deixaram simplesmente de trabalhar...fazendo com que toda a gente andasse à guerra com as páginas...

Para mim, e pelo que estou a ver até agora é a opinião geral, é o motor default ser o utilizado, e não estar a por header's desnecessários na página.

E como é que será daqui a uns anos, quando eles lançarem o IE12? Vamos ter uma carrada de motores todos no mesmo browser? Não me cheira mesmo nada. Para além do espaço, vamos ter as várias páginas com os variados header's content="IE=8", content="IE=9" etc etc... O que não faz grande sentido.

Para além de que eles ( A Microsoft ) quer um Development Cycle para o IE de 18 meses? ( Já não tenho a certeza de quanto era, mas acho que era isto, e não consigo encontrar o link onde li ).

desculpem o offtopic mas que página recomendam para aprender facilmente standards de html 4.0? Já andei pelo W3schools mas não consegui ver nada.... :|

Será que não queres dizer os standards de XHTML? Um link não te posso dar, porque também não conheço nenhum para além do W3 Schools e o do World Wide Web Consortium.

Eu aprendi com o tempo, aliás foi através da experimentação...e com a ajuda do Validator do W3, para ver o que estava mal e o que não estava..

Hasta all [[]]
 
Back
Topo