1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise BFG 8800GT 512MB OC Edition

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por mascarilha, 7 de Novembro de 2007. (Respostas: 73; Visualizações: 17415)

  1. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    Review: BFG 8800GT OC 512MB GDDR3
    Reviewer: Pedro Mascarenhas
    Date: 07-11-2007




    Review


    Boas Pessoal

    Hoje temos em análise a nova Gráfica da BFG , a 8800GT OC 512MB também com o novíssimo chip Nvidia G92 .

    Falando um pouco sobre esta marca , a BFG Technologies é uma empresa privada situada nos E.U. realizada com base no fornecimento de placas de vídeo 3D baseadas com a tecnologia gráfica NVIDIA.

    A BFG Technologies fornece as últimas tecnologias em gráficos 3D , garantia vitalícia em todos os produtos gráficos e fornece gratuitamente apoio técnico especializado .


    Caso tenham curiosidade em saber mais um pouco sobre a marca e os seus produtos , fica aqui a páginal oficial >> BFG Technologies






    BFG 8800GT 512MB OC Edition

    [​IMG][​IMG]


    Features:


    [​IMG]
    [​IMG]



    como podemos verificar nas Specs , este modelo da BFG ja vem de fábrica com um ligeiro OverClock de 25Mhz no Core e de 66Mhz no Shader Clock relativamente ao modelo de referencia da Nvidia .



    Em baixo temos um quadro comparando as Specs entre os diferentes modelos 8800 Series da Nvidia :

    [​IMG]

    Podemos verificar que estas novas 8800GT da Nvidia além do novo processo fabrico 65nm ( como consequencia menor consumo e clocks mais elevados) teem ainda um maior numero de Stream Processors e maior velocidade dos mesmos comparativamente ao modelo anterior a 8800GTS , reparamos ainda que houve uma diminuição no Memory Interface de 320bit para 256bit mas que no entanto é compensado pelo facto do aumento dos Stream processors e velocidade dos mesmos referidos anteriormente.


    A BFG optou por apresentar uma caixa simples como ja tem sido hábito e estas BFG apesar de serem Overclock Edition teem um preço semelhante ás versões nao Overclokadas das outras marcas no entanto trazem um bundle simples nao contendo nenhum jogo ou "brinde" (t-shirt , etc) , dentro da caixa apenas encontramos os habituais cabos , CD com drivers e uns autocalantes da BFG como podemos verificar na seguinte imagem :


    [​IMG]
    (foto retirada da Guru3D)






    De seguida passámos á instalação :

    Depois de instalada a gráfica e usando o novo software GPU-Z podemos confirmar todas as Specs antes descritas :

    GPU-Z Inf:

    [​IMG]





    De seguida e usando o programa Rivatuner e tambem o Expertool fui ver a eficiência destes novos cooler´s começando por verificar a Temperatura em IDLE:


    Idle Temp (45º) :

    [​IMG]

    [​IMG]


    45º é uma boa temperatura em Idle tendo em conta que a gráfica ja vem com Overclock de fábrica e como podemos verificar a velocidade da FAN esta em modo automatico ( apenas a 29%) .


    De seguida fui verificar a temperatura em FULL usando para isso o ATitool Scan for Artifacts (durante 2 minutos) que quanto a mim continua a ser a melhor Tool para o efeito :


    Full Temp (62º) :

    [​IMG]

    como podemos verificar a grafica nao passou dos 62º ao fim de 2 minutos de atitool Scan for Artifacts , como mtos sabem o Atitoll "puxa" bastante pelas graficas não sendo necessario na minha opinião mais que 2/3 minutos para vermos com que temps podemos contar durante as nossas "jogatanas" . Como prova disso mesmo testei a gráfica no jogo NFS Pro durante alguns minutos registando a temp com o rivatuner :

    [​IMG]


    Como podemos verificar a temp registada no rivatuner durante o jogo e á semelhança do teste no ATitool de 2 minutos tb nao excedeu os 62º :)

    Podemos ainda obter temps mais baixas para isso aumentando através do rivatuner a velocidade da FAN , no entanto tenho que referir que acima dos 50% a FAN é bastante ruidosa tornando-se incomodativa mas bastante eficaz !

    NOTA: As temps nunca sao as mesmas de sistema para sistema , depende da Temp ambiente , caixa , airflow da mesma , etc !!




    Antes de passar aos testes própriamente ditos, gostava ainda de referir que o autocolante usado pela BFG no cooler destas gráficas é reagente UV como podemos verificar na seguinte foto

    [​IMG]
    (retirada da Guru3d)

    Instalada a gráfica , devidos drivers , conferidas as spec´s e temperaturas seguimos para o que realmente interessa , o seu desempenho !!!
    Começámos para isso com uma sessãozita de benchmarks :





    »»Benchmarks««



    System Setup


    CPU : Intel C2Q Q6600
    Motherboard : DFI Blood iron P35
    VGA : BFG 8800GT 512MB OC Edition
    RAM : 2GB Mushkin XP2-8500
    PSU : OCZ GamexStream 600W
    SO : Windows XP 32bit
    Driver : Forceware 169.04





    Optámos por começar a testar a gráfica no já conhecido Benchmark da Futuremark , o 3Dmark 2005 :



    3DMark 2005

    [​IMG]

    [​IMG]




    Passemos entao aos resultados :

    [​IMG]

    Como podemos verificar apenas com o CPU a uns modestos 3000mhz e a grafica completamente a Default obtivemos um resultado de 19650 Marks o que na minha opiniao e um resultado bastante Bom para uma gráfica desta gama de preços estando a mesma completamente a default !




    De seguida passámos á versão seguinte do benchmark da Futuremark, o 3DMark 2006!




    3DMark 2006

    [​IMG]


    À semelhança do 3Dmark 2005 , aqui optei tambem por começar com uma velocidade "modesta" no CPU de 3200mhz e com os clocks da gráfica totalmente a default (625/1800mhz).

    passemos aos resultados :


    [​IMG]

    Como podemos verficiar obtivemos 13300 Marks com a gráfica completamente a default , uma marca quanto a mim bastante boa tendo em conta que a HD2900XT 512mb da ATI sendo uma gráfica bastante mais cara , no mesmo sistema obteve cerca de 12550 marks

    [​IMG]



    De seguida aumentamos a velocidade do CPU para 3600mhz mantendo as velocidades da grafica a Default (625/1800mhz)

    [​IMG]


    Em baixo deixo uma SS com o Benchmark detalhado :

    [​IMG]



    Mais uma vez um excelente resultado de 13750 marks quando a HD2900XT 512mb da AMD/ATi no mesmo sistema e tambem a Default obteve 12900 marks

    [​IMG]




    para terminar a ssessão de benchs nao podia faltar um 3Dmark com OC na VGA :)


    Decidi aumentar o CPU para 3780mhz , Core da grafica para 700Mhz , shader clock para 1750mhz e memorias a 1900Mhz :


    [​IMG]

    Como pudemos verificar obtivemos praticamente 14900 Marks , sem dúvida um resultado absolutamente extraordinário para uma grafica que ronda os 250€





    Dada por terminada a sessão de Benchmarks passámos de seguida para outro factor essencial »»Desempenho Nos Jogos !!



    »»Games««



    [​IMG][​IMG]
    [​IMG]




    System Setup

    CPU : Intel C2Q Q6600 @ 3200Mhz
    Motherboard : DFI Blood Iron P35
    VGA : BFG 8800GT 512MB OC Edition
    RAM : 2GB Mushkin XP2-8500
    PSU : OCZ GamexStream 600W
    SO : Windows XP 32bit
    Driver : Forceware 169.04
    Games : - Medal Airborne - NFS Pro - Crysis
    Software : Fraps





    [​IMG]








    [​IMG]





    BFG 8800GT ---------- Sapphire HD2900XT

    [​IMG][​IMG]







    [​IMG]





    BFG 8800GT --------- Sapphire HD2900XT

    [​IMG][​IMG]





    Como podemos verificar a gráfica "portou-se" mto bem em praticamente todos os jogos , em todas as resoluçoes apresentadas e mesmo com filtros ligados ,batendo-se mesmo de igual para igual e em alguns casos superior a graficas topo de gama tais como a 8800GTX e a HD2900XT , com excepção claro no novo jogo da Crytek o Crysis , jogo este bastante exigente e onde talvez só na proxima geração de graficas iremos desfrutar do jogo com settings no máximo , filtros ligados e em altas resoluçoes.


    Overclock:

    Como todos sabemos as gráficas neste campo do overclock variam umas das outras , para testarem o overclock máximo á gráfica aconselho a usarem o seguinte método:
    Com o rivatuner escolhem os clocks que pretendem e aumentam a velocidade da FAN (preferencia acima dos 70%) e com o ATitool 0.26 testam esses mesmos clocks com a opção Scan for Artifacts.


    Usando este método , com a sample que análisamos atingimos 740mhz no core sem qualquer tipo de artefactos no Atitool (FAN @ 90%):


    [​IMG]


    Como ja referi a capacidade de Overclock varia de gráfica para gráfica , no entanto a nivel de clocks nas memorias, vindo estas gráficas equipadas com memorias 1.0ns (rated 2.0ghz) logo pelo menos os 2000mhz sao garantidos em qualquer 8800GT.

    Relativamente ao Shader Clock a média anda nos 1780mhz / 1800mhz





    Bom ,terminados todos os testes á gráfica passemos a uma breve conclusão :




    conclusão:

    Penso que nao restou qualquer dúvida que estamos perante a melhor gráfica preço/desempenho actualmente no mercado , batende-se com placas de Top como a 8800GTX e a HD2900XT em mtos dos casos batendo as mesmas .
    O unico ponto fraco que encontrei nestas novas gráficas da Nvidia foi só mesmo o cooler , bastante ruidoso quando usamos a FAN acima dos 50% e também poderia ser um pouco mais eficaz pois apesar de nao ter achado as temperaturas mto altas , estamos a falar de um GPU com processo fabrico 65nm.







    Pros:
    [​IMG]

    Preço
    Qualidade
    Desempenho
    Overclock



    contras:
    [​IMG]

    Bundle
    Cooler




    Estando a análise terminada resta-me dar a Nota final , só nao dou nota 10 devido ao Cooler , caso contrário era mesmo "carimnbada" com a nota máxima!!




    Nota final :

    9/10





    [​IMG]






    Resta-me agradacer á ***** na pessoa do Senhor Dima que fez a gentileza de ceder esta "sample" para testes sem a qual esta análise nao teria sido possível!!

    Espero que tenham gostado de mais uma das nossas Análises e que aguardem pelas próximas!


    cumprimentos!


     
    Última edição: 28 de Outubro de 2008
  2. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Bela review. Se existiam dúvidas, foram dissipadas com certeza ;)
     
  3. ||Red_Evil||

    ||Red_Evil|| [email protected] Member

    já só falta mesmo os score em jogos com a gráfica em OC :D

    o que seria isto sem o mascarilha para desfazer os "rumores" com as suas reviews ;)

    btw, a nivel de qualidade de imagem, o que achas em relação á 2900xt?
     
  4. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    yep depois posto resultados com overclock


    pa em relaçao a imagem , com as drivers 169.04 po vezes em alguns jogos tem uns bugzitos (deve ser drivers)

    a nvidia nunca teve má qualidade grafica , é mesmo uma questao de gostos de imagem , a diferença e mais a nivel cores , brilhos , contrastes , etc , nesse aspecto gosto mais das ATI , mas la esta e apenas uma questao de gostos

    ja agora ficam aki umas imagens no NFS e Crysis com ambas as graficas no mesmo sistema





    8800GT ------------------ HD2900XT

    [​IMG][​IMG]




    8800GT ------------------ HD2900XT

    [​IMG][​IMG]

    cumps
     
    Última edição: 7 de Novembro de 2007
  5. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Serei o único a reparei que no SS da nvidia o belo do BMW não tem retrovisores? :D
     
  6. mascarilha

    mascarilha I folded Myself


    Algum bug das drivers 169.04 , as proximas driver WHQL ja devem vir porreiras .


    cumps
     
  7. ^Des

    ^Des Power Member

    boa review.

    ja tenho a minha 8800gt da bfg tal como a tua e com os mesmos drivers. A jogar nfs prostreet demo tenho os retrovisores la lol, deves ter batido.
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Tás a ficar profissional nisso

    Bela review :205:
     
  9. borbs

    borbs Power Member

    Tb tenho os retrovisores :D

    Mascarilha que tal um bench cpu no crysis com o Q6600 a 3600 e a gráfica com os clocks da superclocked ou clocks das 8800GT default (600/900/1500) para vermos a diferença entre 1 [email protected] e 1 [email protected] comparando com os meus resultados:


    [​IMG]
     
  10. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    yep ja faço


    1680x1050 game settings High AA OFF???


    cumps
     
    Última edição: 8 de Novembro de 2007
  11. borbs

    borbs Power Member

    Boa :D...sim High AA Off
     
  12. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    ja ta


    1680x1050
    game settings : high
    Clocks EVGA SC (650/1625/950)



    average : 29.08

    max : 40.93

    Min : 12.71


    cumps
     
    Última edição: 8 de Novembro de 2007
  13. borbs

    borbs Power Member

    Obrigado ;)

    Acho estranho as fps minimas! No meu:


    [​IMG]

    De resto a média é praticamente igual, o que quer dizer que o jogo não aproveita os 4 cores certo?
     
  14. mascarilha

    mascarilha I folded Myself



    yep mto provavelmente .


    com a VGA default


    MAx: 38.8

    Min: 19.11

    Average : 28


    [​IMG]





    cumps
     
    Última edição: 8 de Novembro de 2007
  15. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

  16. Benjamin Breeg

    Benjamin Breeg Power Member

  17. The WolfMan

    The WolfMan 1st Folding then Sex

    Experimenta usar um forceware modificado e ve se a diferenca e muita. Eu noto bastante diferença de um normal para modificado
     
  18. mascarilha

    mascarilha I folded Myself


    :D :D :D

    graficos nos jogos adicionados !!!



    ultimos tempos tenho tido preferencia em usar drivers oficiais tanto na Nvidia como na Ati , nao uso drivers modificados desde a 7900GT que eram mto bons por sinal , tenho que experimentar novamente na 8800GT .

    cumps
     
    Última edição: 10 de Novembro de 2007
  19. djore

    djore Power Member

    N é bug nenhum...simplesment a damage estava ligada e ao fazer o teste o homem foi contra a parede e ficou sem eles ;)
     
  20. LynX-

    LynX- Power Member

    e tao engraçado ver a media de fps de um jogo normal considerado "grande" em comparaçao com crisys :007:
     

Partilhar esta Página