Biasing

@NeoToPower, olha este meu post nesta mesma thread:

HecKel disse:
Desculpem-me voltar a meter o bedelho....

Mas acho que NADA justifica a má educação, uma coisa é defender um ideal com unhas e dentes. Eu mesmo sou casmurro que nem uma porta. Outra coisa é não aceitar a opinião dos outros e partir para os insultos e flames baratos como se só a nossa fosse verdade.

@Crusher, falas dos quadros de Hardware..., curiosamente, ontem antes de ler este post, fui dar a uma thread no Programação em que era só flames, depois lembrei-me de ir ver as threads daquela página..., onde me deparo com uma thread mt similar a esta, mas no quadro programação...

@The_Z, para mim o problema não são os temas, são as pessoas.

abraços, HecKel

A thread a que me referia vi MESMO insultos, e no entanto a thread está aberta ainda, porquê? Porque houve uma intervenção que acabou com o diálogo baixo.

Sinceramente não acho muita piada a ver uma thread bloqueada, principalmente quando o assunto da mesma até dava pano para mangas em discussões saudáveis. Sou mais apologista de uma moderação interventiva do que uma moderação repeensiva, mas claro que numa comunidade com as dimensões que a TZ já tem é um bocado complicado manter uma BOA moderação interventiva..., recorre-se ao lock da thread e assunto arrumado.

Tal como o Jintro referiu, é impossivel estar-se a 100% na TZ, daí existirem VÁRIOS moderadores por área e mesmo assim já vi threads descambarem de tal ponto em poucos minutos que chegam ao insulto barato...

Sou um utilizador ainda "novato" na TZ e até já fui um desses que estou agora a apontar o dedo, normalmente opto (e mal) por responder na thread do que fazer um report, mas não me venham com a treta do "antes é que era bom e agora é mau"..., claro..., porque antes eram dois mil e tal membros para controlar (dos quais nem metade eram activos) e agora a TZ já se prepara para chegar aos 20000 registos..., comparações da treta!

abraços, HecKel
 
Desde que vi ppl insultar-se na secção dos passatempos já me acredito em tudo :D

Por causa dessas guerras, passei a ignorar threads sobre AMD/INTEL e NVIDIA/ATI. Quando quero consultar novidades principalmente sobre estes assuntos, vou ler noutros lados. Não chego sequer a abrir as threads


Tirando estes dois assuntos acho o "Hardware & Novidades" bastante util. :)
 
Pah, eu acho natural essas "guerras" entre marcas.Se o há no futebol,pq nao relativamente ao hardware?São dois tipos de hobbys diferentes.O q s pode lamentar é por vezes isso conduzir a informação errada e levar ao engano akeles (como eu) q não percebem muito do assunto.De resto, é como já s disse, há mecanismos aqui no fórum para resolver as questões.Desde já de louvar o excelente trabalho q os moderadores fazem,comparando por exemplo com outros fóruns.
 
43

bem que os insultos tinham chegado à secção passatempos...essa não sabia..

mas reparem numa coisa.. o que faz este fórum tão movimentado é o fervor de ideias..
tá certo que algumas ideias mais valiam ter ficado na cabeça de quem as teve, mas que dá um certo colorido a este fórum dá.

e tenho visto vários fóruns que são autênticas igrejas e vaticanos..

aqui não.. aqui são biased tá certo, mas sempre se discute, conversa, fala-se de tudo, das novidades cuttin-edge..

agora se também formos só falar quando sairem... pra quê falar.. não vale a pena piorque as reviews já dizem tudo.. pra falar fala-se antes... fazem-se projeções..

se é vaporware ou paperware não interessa... a questão principal é que o referido material está emergente e é gostoso (confesso) discutir mesmo antes de ele sair.. e a cada novidade querer ser o primeiro a falar dela..

falar no fim é fácilll!!!!!! pois o resultado já tá feito.. fazer prognósticos é mais difícil..por vezes (ou muitas vezes) erróneo... mas os prognósticos são isso mesmo...

se querem que este fórum fique todo bonitido, cortem tudo menos a secção vendas e suporte técnico... eliminem o resto...

mas ....se virem bem.. o colorido deste fórum,...e o porquê de cá estarem diáriamante 300 pessoas é pelo resto.. pelas novidades..pe,lo hardware... e inclusive (admito com toda a fraqueza) pelas guerras.. porque está na nossa natureza uma boa guerra... porque ao fim do dia é bom guerrear-mnos um bocado aqui no fórum...

Eu sou biased e tenho orgulho nisso ..ao menos sou alguma coisa.. não um vácuo..!!! como alguns users quererm ser.. vácuos de opinião..vácuos de crítica...

e flames é o que vocês estão a fazer contra os biased... o que faz de vocês biased também.. só que em nada.. o que é pior... Se querem um fórum gay..mudem de fórum.!!! disse
 
Kursk_crash,

Olha quando li o teu post até me deu vontade de :-D, está claro que cada um tem direito a sua opinião e se tu és biased tens todo o direito de o ser, e se gostas de uma boa guerra de palavras por mim tudo bem. O problema é q essa guerra de palavras nunca deve insultar nenhum user directa ou indirectamente pq falar sozinho é um pouco chato, é melhor trocar ideias com outra pessoa assim a que respeitar e ser-se respeitado.

Todos os users tem direito a sua liberdade de expressão, sempre que esta não aprisione a liberdade de outros.

Queres um exemplo de uma indirecta q pode ser mal recebida por outros users?

... Se querem um fórum gay..mudem de fórum.!!! disse.

O que crês q estás a chamar a gente q n gosta do forum assim?

Existem formas mais inteligentes de argumentar. E tu no principio n ias mal.
 
Kursk_crash, desde quando se tem de ser biased para ter opinião? :wow: Sabes o que é isso de ser biased que é aqui falado? 8o

Vácuos de crítica e oponião é claramente uma das características de quem defende uma marca, religião, estilo de música, whatever, simplesmente pelo nome. Isso é ser biased! Isso é não ter sentido crítico!

E o que tem isso a ver com falar no que já saiu ou não? Alguém aqui criticou especulações ou previsões?

Epah..juro.. ao ler o teu post parece-me claramente que não fazes ideia do que se está a falar...

Cumps
 
3

pois é... crucifiquem quem faz deste fórum o que ele é hoje...

Claro que é possível dar a nossa opinião e discutir temas sem mandar flames!!!!

mas será que estamos verdadeiramente interessados nisso ??

será que o prazer de vir cá ao fórum todos os dias ver as novidades é a pacatez e a calma ???

Será que o que nos impele a fazer um replay é o português correcto de um user e a sua linguagem pausada e sintética ????

ou simplesmente o contrário.. ???

pensem bem..!!! Eliminar o mal é eliminar o bem junto...

Vou dar um exemplo prática da minha área de intervenção académica...

"... Situações de poluição moderadas podem potenciar o aparecimento da bio-diversidade dado que criam inúmeras novas oportunidades e habitats para que novos organismos possam encontrar o seu nicho e possam desenvolver o seu ciclo de vida..."""

o que isto quer dizer é... ao introduzirmos um pouco de "ruído" ou poluição estamos a potencializar as já de si grandes potencialidades deste fórum que é a TechzonPT, e a permitir que vários users encontrem o seu lugar, o seu espaço de intervenção e os seus gostos...

Situações demasiado pristinas levam à quebra da diversidade e pluralismo diminuto...

Se tudo nesta vida se resume a uma luta.. do Bem contra o Mal, do Certo contra o Incorrecto, do Ordenado contra o Desordenado, da Intel contra a AMD, da NVidia conta a ATI, do Luke Skywalkjer contra o Império, do Porto contra o Benfica.. e agora, querem marginalizar este fórum!!!!! querem por-lo à parte.. querem fazer dele uma aberração...!!!

Sim..porque a natureza contempla as lutas como situações normais e necessárias quer biológicamente quer ecológicamente, em ordem a assegurar que através das lutas outros tenham melhores hipóeteses de sobrevivência...ora..

o que aqui querem impor...à força, é a quebra destas regras... querem impor um utopia!!!! um sistema fascista de censura desmusurada!!!!...

Querem eliminar a liberdade e controla-la!!!!! Se os próprios visados pelas flames não registaram nenhuma queixa!!!! vêm agora os demais "inocentes" que se sentem prejudicados fazer queixinhas da existência quer de linguagem quer de situações menos correctas e sadias...

mas quem, no seu direito pode fazer tal coisa.. Se nenhum deles foi visado de alguma forma, directa ou indirectamente.... O futebol não é pra miúdas...

Deixem-se de dogmas de tabus e de pragmatismos!!!! a violência existe e temos de convier com ela... ignorar isso é ignorar a própria vida que também se faz em certas ocasiões de violência...

Eliminar as flames é eliminar um impulso básico de curiosidade, de vontade de querer responder.!!! pra mim... é mexer na própria alma !!!! e por conseguinte...a alma é a minha essência...

Não contem comigo pra ser um "vegetal" !!!

As secções com maior visionamento e que registam maior crescimento neste fórum.. e que, quer admitam ou não, são o chamariz para terçeiros e uma verdadeira passadeira vermelha ao registo de outros neste fórum são as secções pelas quais combatem para que fechem!!!!

Fechem isso, fechem o fórum!!!!
 
Última edição:
Vê uma coisa, pq dizes

pois é... crucifiquem quem faz deste fórum o que ele é hoje...

O que os users estão a fazer aqui é discordar daquilo q tu concordas, ou seja liberdade de expressão sem recorrer a insultos.

Ninguem está a crucificar ninguem apenas a divergir de opinião. N sejamos tão vitimizantes (palavra inventada por mim, agora mesmo, gostam?)
 
Biasing é bem-vindo desde que na dose certa. Daí chegar ao insulto é que já é um grande salto.
Eu, que sou user quase a 100% apenas leitor dos conteúdos do fórum e há vários factores que me levam a deixar de frequentar uma thread, uma secção ou mesmo um fórum:

-a atitude que se apregoa no post do Kursk-crash (ninguém gosta de ler flames se estiver realmente interessado no tópico)
-os erros gramaticais (sim, ninguém vem para um fórum frequentado por malta "académica" para ficar burro)
-o chorar constante sobre a moderação num fórum implicando-lhe laivos de censura e malvadez.
-a falta de conteúdos
 
Bom, na minha opinião sem querer ofender ninguem nem coisa que o valha, o objectivo nº1 num forum é dar a conhecer o que existe a nivel de informatica programação etc. a cada um de nós, no fundo transmitir essa mesma informação mais rapidamente do que eu ir por ex. ao google e escrever "xpto" para saber do q se trata, no fundo encontrar topic´s interessantes concentrados num so sitio sem ter a necessidade de ir ao tom´s ou a loja do "anando" etc. Agora efectivamente se já existe tipo comentarios iguais akilo q se ve quando se abre um artigo do record do tipo "o rui costa vai po benfica" e o comentario que se segue deveria ser do tipo "é bom para o futebol portugues!" e nao do tipo "ja ta velho!, reforma-te!". Cai um pouco mal na pessoa que posta o assunto do tipo "se calhar sou eu q tou a mandar lenha para a fogueira e agora deu nisto, mais valia não ter tocado no assunto...". Axo q não é disso que se trata, axo q é mesmo do ser conflituoso de algumas pessoas, que levam um pouco ao extremo os seus ideais, politicos, clubisticos, religiosos e pelos vistos até informaticos LOL, como se akilo q dizem ou que fazem vai alterar alguma coisa naquilo que existe na realidade, neste caso so estou a falar de informatica...nos outros casos e melhor nem falar... Concluindo, axo que o melhor mesmo é ignorar, e não dar importancia que algumas pessoas "extremistas" do forum que axam que tem a razao sempre o seu lado la por sao AMD o INTEL ou SONY o MICROSOFT ou NVIDIA o ATI Addicted.

Eu só quero paz no mundo e tornar-me "Mister Mundo"...um joking a parte.... :)
 
Eu realmente não entendo a inclinação fervorosa em relação a marcas. lol (assumo que ninguém é pago para o fazer)

Já tive cirix, intel, amd, nvidia, ati, 3dfx como a maior parte dos users que por aqui andam. E as coisas mudam nesta indústria.. Não entendo pq é difícil de aceitar para algumas pessoas.

De qq maneira, isto é problema cultural, afinal... somos o país em que a política e as afiliações são tratadas como de futebol se tratasse.
 
2

Eu sou extremamente Biased... mas nunca em alguma situação...

chamei nomes a alguem.. disse palavrões direccionados para alguem.. (direccionados sim para marcas).. incitei à violência entre users.. etc...

Pá.. somos latinos, reagimos muito com as emoções..!! com o coração... e somos um povo muito aficionado do "regatear" por exemplo...

São os nossos costumes.. não são imaculados está certo, mas que nos identificam.

Eu excrevi 2 longos posts anteriormente e quem os leu e entendeu, compreendeu que não ataquei nenhum user nem feri nenhuma individualidade.. apenas peço para me deixarem ser como sou...

Até eu tenho limites é verdade... mas quebrar de vez em quando os limites é o que faz de nós humanos... é querer ir um pouco mais além...é querer saber mais qualquer coisita..

É o que nos dá um certo empreendorismo e não ficar apenas passivamente a ler...

Muita gente joga pelo seguro... não querendo entrar em guerras..mas a neutralidada não faz esconder a guerra..nem a disfarça..

fechar os olhos e auto-intitular-se neutro não é de modo alguem solução..

Isso é ser passivo e o que precisamos quer aqui, quer neste país é de activos !!! (não confundir com paneleiriçes)

Espero que com esta amálgama se chegue a algum lado...

Porque se eu fosse como vocês querem que seja, enm vinha responder..ficava na minha.. ignorava esta thread..mas não..sou activo e demonstro-o vindo aqui deixar o meu contributo..

Se esse contributo é pequeno, ou errõneo ou mesmo desnecessário também não vos compete a vocês dizê-lo... pois quem escreve bumps, e up's, e etc.. o que se pode dizer desse tipo de contributo ???

Apontem armas antes à onda de mau português que vem assolando este fórum... de falta de pontuações e de linguagem compreensível..isso sim é uma pestilência que empobrece em muito este fórum.. Um cancro mesmo no seio do fórum....

Muitos, não os vou intitular como superiores, percebem do que falam... são pessoas da área. entendem as coisas... e por vezes vejo é ignorantes a mandar flames.. isso sim é um desnecessário..

Agora, por ventura quem leu os posts do blastarr versus os posts do D_Papa ou do ansatsu, entende que eles são biased sim senhor.. discutem com flames entre si.. mas expôem do mesmo modo, e respondem um ao outro.. não com posts vazios mas com dados técnicos e factos comprovados...

portanto, é diferente flames de posts vazios de flames com posts cheios de contúdos.. considero que se aprende muito com eles... muitos pormenores técnicos, segredos etc...

eles passan a vida a discutir Xenos vs RSX..mas não é a mandar nomes pro ar.. é com factos e provas.. falam daquilo como deve ser.. falam dos bandwiths, dos buses, das alu's, fpu's, shaders, pipelines...etc.... São FLAMES COM CONTEÚDO....Um conceito novo pra algum de vocês... que lêm depois e escrevem simplesmente "bump"..

que vão pra casa ver o House às quintas á noite (vosso show favorito) e depois vêem-se queixar que foram maltratados pelo médico quando lá foram fazer um exame rectal..

Nós somos a razão do vosso entertimento, e vocês a bater na mão que vos alimenta.!!!!

Sem nós não saberiam nada da tecnologia mais recente!!!! nem de questões técnicas concretas e pormenorizadas...

Ingratos ...Ingratos é o que vocês são...
 
uma coisa é as pessoas opinarem sendo fundamentalistas...cada um gosta do k gosta
outra e estarmos a seguir com interesse alguma novidade e de repente já há uma batalha campal....e perde-se o interesse na thread...eu pelo menos
noto k a falta de argumentos leva facilmente ao insulto...quem não consegue acompanhar fica furioso e dispara em todas as direcções
e fico desagradado quando se fecham threads....não com os mods....k apenas fazem o k têm k fazer mas pk a discussão em termos impróprios impediu o resto da comunidade de usufruir
percebo k a moderação tenha k por cobro a situações extremas....e acho k algumas pessoas não deviam ser tão fanáticas...ao ponto de prejudicarem os outros....pk é disto k se trata......

cumps

p.s...bom post
 
O facto de um utilizador ser biased, de defender algumas marcas não tem a meu ver mal nenhum desde que seja capaz de conseguir argumentar com dados/informações úteis o que vê de bom na marca xpto e porque a considera melhor face à concorrência.

O problema é quando se mandam bitaites sem os fundamentarem e se dizem coisas como 'A xpto é melhor porque eu tenho uma e é espectacular!' sem muitas vezes terem sequer experimentado outra coisa, é o dizer bem (ou mal das outras) por dizer, ou o vulgo ter palas nos olhos. Ora, isso não acrescenta qualquer valor a uma thread e só serve para tornar o fórum desinteressantre a quem o visita no sentido de obter mais informação. É a palha no meio das threads, e isso pretendemos evitar, já que não se coaduna com o objectivo que temos de ter um fórum sempre com maior qualidade.

Por outro lado, as threads com a intervenção de utilizadores biased ou não que consigam esgrimir argumentos são sem dúvida interessantes, desde que não se tornem um diálogo entre dois (e mesmo assim podem ser interessantes), e sobretudo desde que não descambem para o insulto ou cheguem sequer a roçar a má educação. Se não conseguem contrapor as ideias dos outros com factos e argumentos que outras pessoas possam entender e procurar validar então é meio caminho andado para perderem a razão.

Por fim espero que todos antes de colocar um post numa thread avaliem o que vão lá colocar, se tem interesse para a discussão (podia dar um monte de exemplos de posts em threads que são puro spam e só servem para quem lê a thread perder imediatamente o interesse) e se não vão chocar com outros utilizadores.

A melhor forma de picar um utilizador para ter uma discussão interessante não é partir para o insulto mas sim dar-lhe argumentos que o obriguem a contra-argumentar de forma superior.

 
Última edição:
Sempre houve e vai continuar haver pessoas assim, cada um é como é.
O que me chateia mais é as threads descambarem completamente do tema e ficarem cheias de palha, ainda no outro dia alertei isso numa thread e houve um user que ficou bastante ofendido, ainda lhe respondi, mas depois apaguei a mensagem porque estava a ser igual ele.

Só gostava de saber o que é que essas pessoas ganham em defender da maneira que defendem as marcas? Eu quando tenho alguma coisa nova seja o que for, tento sempre é encontrar os defeitos para poder informar os outros, mas há aqui pessoal que não, o que tem é o melhor, mesmo sendo uma boa bosta.

Kursk_crash não te esqueças que há mais foruns e sites para ler sobre hardware, aliás como já comuniquei a um moderador algumas noticias que aqui metem são autenticos plágios, mete-se parte da noticia e depois a fonte, não a noticia toda porque assim já não visitas o site do autor.
 
A minha opinião em relação a isto é simples e penso que não se percebeu bem a questão.

Bias (não é biasing) todos temos, acho que se pode descrever o bias como sendo a nossa opinião sobre dada coisa e exclusão de alternativas à priori porque de facto apreciamos essa dada coisa com base na nossa experiência pessoal.

Eu "vivo" no Apple Forum e apesar de me considerar racional tenho a minha ponta de bias. Gosto de mandar uns flames a gozar com o Windows por exemplo mas isso não me impede de ver as coisas mais friamente em diversas situações.

Apesar disto há limites para tudo. Todos defendemos a nossa camisola mas de facto há situações neste fórum que são a meu ver inaceitáveis. Não me queixo no entanto, simplesmente deixo de frequentar essas zonas. Quem gosta de ser fundamentalista esteja à vontade desde que não afectem o meu estilo de vida, não esperem é que ligue peva ao que dizem... Eventualmente quando ficam a gritar sozinhas durante algum tempo as pessoas apercebem-se da triste figura que fazem, ou não... mas pronto tenho fé que sim...

Lembro-me que quando aqui cheguei ao fórum (e já vão 3 anos...) participei em algumas flame wars sobre consolas e honestamente cansei-me rapidamente. Deixei de frequentar activamente essa secção bem como outras porque o formato da discussão simplesmente tornou-se idiota a meu ver. Devo estar a ficar velho e já não tenho paciência para posts intermináveis de citações duvidosas que já foram descritas nesta thread como informação fiável e insultos de parte a parte...

Condeno ainda muitos flamers que por aí andam que honestamente acho que levam isto demasiado a sério na vida. Já tenho ficado com a sensação que há pessoas que há muito desistiram de um conceito saudável de vida própria em prole de ninharias mas pronto, deve ser impressão minha além de quem sou para questionar opções de vida alheias?

Apesar de tudo isto, acho que se as pessoas forem moderadas (se moderarem a si mesmas e não por um moderador) que as coisas até ganham piada. Divirto-me imenso com as flame wars do blastarr contra a Apple e espero que continuem, o fórum Apple seria monótono sem aquelas discussões. A mim pelo menos aborrece-me ler coisas do tipo: "Gosto de A, B, C e D." e respondem "Sim, A, B, C e D são fixes." e depois mais outra "Ya, são as melhores." e por aí fora...

Os erros de ortografia e gramática dão-me arrepios mas já me habituei e eu também dou os meus. Deixam que vos diga que há aqui gente que escreve pior que um polícia bêbedo. Vê-se muitas que querem usar termos mais eruditos ou refinados da linguagem mas como os ouviram algures e nunca os leram e nem sabem muito bem o que estão a dizer falham miseravelmente. Mas pronto, há espaço para todos e quando vejo certo tipo de linguagem costumo passar para o post seguinte...

Termino isto dizendo que penso que devemos ser livres mas a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros, ou seja, devemos exprimir o que pensamos mas isso não nos dá o direito de insultar indiscriminadamente.

EDIT: Nem reparei quando escrevi mas biasing não está correcto. A palavra é simplesmente bias e significa preconceito, ideias pré-concebidas, traduzindo literalmente significa enviesamento
 
Última edição:
Eu axo k é impossível eliminar o ppl Biased pk simplesmente faz parte da condição humana defender as x sem razão o k nós amamos ( sim pk ha aki muito ppl apaixonado ) :-D

Claro k por vezes me mete um bocado de impressão ver certos posts de certo ppl k nos ja todos nos sabemos kem são, k esses já nem é Biased é PURA propaganda, mas axo k n ha razão para dramatismos pk normalmente n vão para insultos.

Mas as pessoas n são florzinhas de redoma, k ficam logo marcados para a vida toda com uma boca, nem 8 nem 80, pk se n kerem guerras n havia forum era um depositorio de datos tecnicos.

Alias até n concordo com o excessivo controle em certas situação principalmente com o OFF-Topic (como eu estou a fazer neste momento :x2: ) axo k há assuntos relacionados k são logo cortado por serem off-topic.
Então no mundo dos computadores em k tudo e relacionado e dependente axo k devia haver mais liberdade para discutir assuntos relacionados.

Em relação ao Biased proponho uma solução, havia um botão para fazer biased report e caso tivesse varios reports o post mudava de cor, pk é possível ser completamente bem educado e postar informação estupidamente ridícula.

Isso podia incentivar o ppl a acabar com discuções k já vão no ridículo, afinal ler 3 paginas de replys com tralha n é nada agradável. :zzz:
 
Back
Topo