Bill Gates avisa que o Windows pode acabar

savagedemon

Banido
executivo disse que as pretensões dos nove Estados norte-americanos inviabilizariam o desenvolvimento e a fiabilidade do Windows


O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, defendeu ontem, durante a sua primeira aparição como testemunha no tribunal que, na eventualidade dos tribunais decidirem manter as actuais sanções à sua companhia e se estas forem demasiado severas, a Microsoft deixará de produzir o sistema operativo Windows.

Gates compareceu perante a juíza Colleen Kollar-Kotelly, e iniciou a defesa da companhia alegando que as pretensões dos nove Estados norte-americanos inviabilizariam o desenvolvimento e a fiabilidade do Windows. Assim, quando questionado sobre uma das exigências dos nove Estados - revelar parte do código de fonte do Windows - Gates defendeu-se ao afirmar que «criar variações do sistema operativo limitaria a possibilidade de que se acrescentem no futuro novas funcionalidades no Windows».

As sanções que pretende impor a acusação, segundo a opinião de Gates, obrigariam a Microsoft a aceitar «uma transferência massiva dos direitos de propriedade intelectual da Microsoft aos seus concorrentes». Os advogados de acusação pretendem que a Microsoft partilhe o código de fonte do seu sistema operativo para que outras empresas possam desenhar programas e aplicações compatíveis com o Windows como para as aplicações das software-houses que as produzem.

Outra das punições propostas enquadra-se com uma redução do Windows à mínima expressão retirando-lhe tudo o que não seja essencial ao sistema. Para Gates, esse castigo «prejudicaria não só a Microsoft como a todas as empresas de software que desenvolvem produtos sobre a plataforma Windows, aos consumidores e às empresas que diariamente trabalham com PCs». O fundador da Microsoft afirmou que a proposta dos Estados queixosos «atrasaria o relógio de desenvolvimento do Windows dez anos». Mas o cenário recriado por Gates não está apenas relacionado com os perigos do negócio da Microsoft, tendo em conta que também «se retirariam do mercado as principais vantagens do Windows, o que o transformaria o software numa solução desadequada e obsoleta das necessidades do mercado», referiu Gates

No decorrer da audiência, o responsável máximo da companhia defendeu o modelo de negócio, assim como as formulas e os métodos utilizados pela Microsoft para fazer negócios. É graças a eles que a companhia é a mais importante do sector mundial das TI, apesar da justiça norte-americana ter uma opinião já formulada em relação às práticas monopolistas por parte da companhia.

De relembrar que esta foi a primeira vez que Bill Gates compareceu perante os tribunais nos quatro anos em que o processo se arrasta pela justiça norte-americana. »»
 
Sinceramente estou totalmente em desacordo... o Windows foi criado pela Microsoft e portanto é propriedade deles e acho que têm o direito de lucrar com isso...

Podem dizer que o Windows suka e tá cheio da bugs mas todas as aplicações usadas hoje em dia a nível de informática têm como base o windows e os modelos dos produtos Microsoft (ex: Office).

Se há programadores com boas ideias de como melhorar o windows e torná-lo ainda melhor então que vão trabalhar para a Microsoft... se todos pudessem fazer a sua versão do Windows então passariam a haver sérios problemas de compatibilidade... é verdade que a existência de um OS dominante dá ideia de monopólio mas permite maiores avanços a nível tecnológico pois todos trabalham sob a mesma base o que facilita a introdução de pessoas ao mundo da informática e a aprendizagem em geral...

Aliás hoje em dia há várias alternativas aos produtos da MS... é verdade que tens que comprara o Windows mas a partir daí podes instalar soluções da Lotus por exemplo...

Quanto a linux estou mal informado mas a ideia que tenho é que neste momento é apenas uma solução viável para servidores...

Quanto a MAC sinceramente não gosto de trabalhar com aquilo mas pelo que amigos meus me dizem é a plataforma para trabalhar a nível gráfico... eles lá sabem.

Não quero de forma alguma dizer que concordo inteiramente com os preços e com a maneira como a MS gere o seu negócio... não sou MS biased e se calhar daqui a uns tempos tenho uma opinião diferente sobre a MS...

Os tribunais têm é que assegurar que há condições para qualquer programador (ou grupo) com talento possa desenvolver o seu software e tenha possibilidades de o comercializar / apresentar...

Como vos disse é apenas uma opinião... uma ideia para debater...

esta thread foi passada do "jogos" para o "Software e sistemas operativos"
 
vendo o tipo de discurso que o Bill fez ,dá para notar que pouco passam de baboseiras destinadas a pressionar a decisão.
em algumas coisas terá razão, noutras claramente são baboseiras.

Por exemplo, está mais do que provado que o windows trazer um browser, reduz claramente o mercado dos outros browser's, e quem fala desta aplicação que a M$ (garante ter de vir integrada pq faz parte do SO) poderiamos falar de muitas outras.
Por exemplo eu, gostava muito de ter logo no windows em vez do notepad, um ultraEdit ou similar, mas tenho de gramar com o notePad, e tantas outras coisas.

Qd se fala de que o windows deveria vir "despido" do essencial ao SO, para mim isso representa uma economia obvia de espaço (com aumento claro de tempo a instalar tudo digamos), isto porque muitas vezes temos de instalar software que funciona mais ou nosso gosto mas temos de aguentar com o que o windows já trás(nem tudo se pode desinstalar) e ficamos assim com espaço ocupado com software inutil.
Basta ver o que se consegue desinstalar daquilo que o windows js tem....

Um abraço
 
Originally posted by Andr0m3da


Por exemplo, está mais do que provado que o windows trazer um browser, reduz claramente o mercado dos outros browser's, e quem fala desta aplicação que a M$ (garante ter de vir integrada pq faz parte do SO) poderiamos falar de muitas outras.

Mas nada te impede de meteres o netscape. Ok, mas o ie vem incluido no SO o que o torna mais rapido a lançar por vir ja mesmo incluido. O que tem melhorias, um programa ja raizado com o SO ou instalado a parte?


Originally posted by Andr0m3da
Por exemplo eu, gostava muito de ter logo no windows em vez do notepad, um ultraEdit ou similar, mas tenho de gramar com o notePad, e tantas outras coisas.

Acho que ai se não queres usar não uses, axo que ai depende de ***** um



Originally posted by Andr0m3da
Qd se fala de que o windows deveria vir "despido" do essencial ao SO, para mim isso representa uma economia obvia de espaço (com aumento claro de tempo a instalar tudo digamos), isto porque muitas vezes temos de instalar software que funciona mais ou nosso gosto mas temos de aguentar com o que o windows já trás(nem tudo se pode desinstalar) e ficamos assim com espaço ocupado com software inutil.
Basta ver o que se consegue desinstalar daquilo que o windows js tem....


Mas com a quantidade de gigas que um disco tem.... discos de 20 so em pcs usados, depois tens 40 gigas.... Ja foi dado aqui um truke para aparecer no remove software aplicaçoes do windows tipo messenger e outros. Podes ter problemas a desinstalar pk pode criar problemas, conflitos


Tb tou naquela, o sistema operativo é deles, e eles fazem o que quiserem, pois se se torcem o nariz quem se lixa mais não são eles, é os consumidores empresas e o resto do pessoal. Não querem? Acostumem-se a linux ou então as empresas criem um producto que concorra a serio com o windows.


Ps: não tou so do lado da m$ mas que eu gostava de ver uma instalacao tipo mandrake em que podes escolher os pacotes, era bom mas tb é aquela base, se vem imcorporado no SO é capaz ( se n for memo de certeza ) de haver melhorias que se for metido a parte. Seja de k forma for á que "controlar" a m$ mas não estrangula-la. Afinal o producto final é deles
 
jfbbms,
nada me impede de meter o netscape, sim pois, ta bem, o pior cego é o que não quer ver.
Tens alguma noção de quantas pessoas não metem o netscape ou outra porra qq simplesmente pq o IE já vem?
Outra coisa, se o windows tivesse estruturado como deve de ser, browser's externos não seriam mais lentos, mas isso é outra historia...

"Acho que ai se não queres usar não uses, axo que ai depende de ***** um "
tens toda a razão, n devias era ser obrigado a instalar a aplicação quer queiras quer nao, errado?

"Ja foi dado aqui um truke para aparecer no remove software aplicaçoes do windows tipo messenger e outros. Podes ter problemas a desinstalar pk pode criar problemas, conflitos "
Bem, ninguem falou em truques...devia dar pra desinstalar e mais nada... quanto a gerar problemas e conflitos isso tem exclusivamente com a filosofia da M$ de não querer que as coisas sejam desinstaladas... ou julgas que certas *****s bem estruturadas, geram erros por sair do SO? bahhh

E depois vens com cenas destas....
"Acostumem-se a linux "

"gostava de ver uma instalacao tipo mandrake em que podes escolher os pacotes, era bom mas tb é aquela base, se vem imcorporado no SO é capaz ( se n for memo de certeza ) de haver melhorias que se for metido a parte."

Por isso meu caro é que eu quase não uso windows em casa...slackware e pronto, são opções....sim sim uso o windows pra jogar e mais umas coisitas...
 
Tens alguma noção de quantas pessoas não metem o netscape ou outra porra qq simplesmente pq o IE já vem?

Mas não metem pq? são impedidas? forçadas? Ou estão simplesmente mal informadas?

Epá se o windows traz o notepad e não gostas instala outra aplicação... Se não gostas do media player (como eu) instala outra aplicação...

A questão é que um OS deve ser uma solução integrada... se não gostas de alguns dos componentes TU é que tens que arranjar uma alternativa.

Quando instalei o meu Windows deu-me jeito ter um browser para ACEDER à net e arranjar o software que quisesse... nem toda a gente tem CDs manhosos com shareware para instalar...
 
Korben,
se nao entendes ou nao queres entender o que esatou a dizer é contigo.

1- O facto de teres um notepad é util, o facto de nao o poderes tirar depois de teres outro é maum, esquece lá isso de truques, tou a falar em modo "normal".

2- Ter browser é bom, claro é até indispensavel, mas dizerem q tem de fazer parte do SO é treta.

3- Não poderes tirar esse browser é mau.

4- Muita gente não instala mais coisa nenhuma, pq como podes ver a maioria das ligaçoes ainda sao 56K, e tar a sacar e instalar não só leva tempo como para muitas pessoas ainda faz muita confusão, então fica-se com o que já se tem... é um bocado como a história de comprares um carro com a bateria da marca "merdelim puro" e depois dela acabar sentires que deves comprar dessa marca tb porque o fabricante aconselha...muita gente faz isso...é a pressão entre ter qq coisa por ter e dar-se ao trabalho de procurar e por algo melhor ;)

Por exempo vai haver quem diga que acha isto absurdo, mas defendo plenamente que o windows devia por exemplo trazer varios CD's, com aplicações variadas para a mesma coisa (que tivessem pro exemplo passado num controle de qualidade da M$) e na instalação o user poder escolher....há mas isso é linux!! hehehe
;)
 
Olá.

Já te esqueceste que não és obrigado a tirar o notepad (por exemplo...)? Softwares diferentes para a mesma função podem coexistir sem problemas. O que vem por defeito com o Windows, pode ser alterado. Cada vez que dás dois cliques com o botão esquerdo num ficheiro, digamos, de texto (.txt), podes definir para ele ser aberto com o UltraEdit ou com o que quiseres, ao invés do Notepad.

O Windows, é propriedade da Microsoft. Foram eles que o pensaram, foram eles que o fizeram. É deles, ponto. Não gostas? Achas que é abuso? Achas que é imoral ou tirania ou abuso do poder ou o que tantas coisas lhe são chamadas, não uses. Não gostas do IE? Não o utilizes! Instala o Netscape, Opera ou seja lá o que quiseres. O problema é teu!

Muito sinceramente, gosto da política usada pela Microsoft. Mais de 90 por cento dos sites existentes hoje em dia são compatíveis com o IE. E com o Netscape? Também é assim? ...

O software é deles logo têm o direito de fazer o que eles bem entenderem ou de o venderem como bem quiserem!

Ainda não percebi o porquê desta discussão ou de esta acção judicial. Como pode andar a palavra monopólio no meio disto tudo?

Enfim...

A culpa de SÓ existir Microsoft não é da Microsoft. É dos consumidores. Ponto final.
 
Não sou obrigado a tirar o Notepad, mas tenho direito a querer tirar correcto?
E ao querer tirar devia de o poder fazer sem usar truques e manhas, correcto?

Sabes a historia do IE ser gratuito? pois é...

E que tal a minha proposta de haver um sistema de pacotes? assim tão errada?
 
Eu acho o seguinte esse negócio do processo contra a Microsoft é ridiculo. Compra quem quer. Se não gosta usa Linux ou Mac OS. Quero ver. Isso nada mais é do que inveja. Como as outras empresas não conseguiram o sucesso que a Microsoft conseguiu então querem ver se conseguem destrui-la.

Por mais problemas que o Windows de, eu não troco por Linux e menos ainda por Mac OS ou por outra porcaria qualquer. Eles abrem o software se quiserem.

Tudo isso não passa de pura inveja.

E se eles quiserem dar algo de graça, qual o problema. Se eles não podem dar o IE então a Sun não pode dar o StarOffice.

Esses Americanos são uns bostas.
 
Originally posted by SpEeDyGoNzAlEs
Ainda não percebi o porquê desta discussão ou de esta acção judicial. Como pode andar a palavra monopólio no meio disto tudo?

Enfim...

A culpa de SÓ existir Microsoft não é da Microsoft. É dos consumidores. Ponto final.


Bom, o monopólio aparece quando alguém tem a possibilidade de controlar as coisas... como a microsoft tem, uma vez que a maioria dos SO existentes são deles, o que lhes dá muito poder... não tou a ver sequer 10% dessas muitas pessoas que tem SO's da MS a mudar... é que isso dá problemas de compatibilidade...


Quanto à culpa que referes, concordo plenamente.

Cuanto ao facto de a MS ter ou não o "direito" de fazer aquilo que bem lhe apetece e ganhar dinheiro com isso, por mim acho que sim, pois eles é que desenvolveram o SO, é que gastaram $ nisso e claro que tem de tirar rendimentos.
 
"E se eles quiserem dar algo de graça, qual o problema. Se eles não podem dar o IE então a Sun não pode dar o StarOffice. "

lá está, nem fazes ideia das voltas q a M$ teve de dar para poder meter o IE no windows sem ser obrigada a cobrar por isso, nao se trata de simples freeware....
vai ler qq coisa q te explique pq nem vontade da de te explicar.
 
He he he... nos SO da microsoft, pode-se considerar o IE como parte integrante e essencial ao funcionamento.... para fazer o download dos upgrades :D :D :D :D :D :D
 
não se trata de monopólio mas sim "trust"

O q a M$ faz é impedir que outras empresas de software possam desenvolver produtos concorrentes aos deles para o Windows. Assim privilegia as aplicações deles (IE, Office...) através de API's que só eles connhecem e que vem incluídas no sistema operativo. Dito de outra maneira o Windows é desenvolvido em função das aplicações que a M$ quer vender depois (por isso é uma *****). Essas API's não são públicas por isso os outrso programas concorrentes funcionam muito pior que os deles. Isto chama-se concorrência desleal.
Parece-me muito bem que o Windows seja o SO mais vendido mas deve ser apenas isso, um SO. Por estar tão dependente das aplicações é q crasha tantas vezes, enquanto noutros SO's as aplicações crasham tantas vezes como no Windows mas o SO continua a funcionar. Isto pq o SO deve ser uma plataforma de desenvolvimento de aplicações.
Gostava de saber o q alguns q tanto defendem a M$ e os seus produtos diziam se tivessem q dar mais de 100 cts pelo Office.

Cya.
 
porra até que enfim alguem esclarecido.

o pormenor das aplicaçoes crasharem está mto bem dito, uma coisa é uma aplicação morrer, outra é o SO ter de morrer com ela.

E acrescento uma coisa qt a tua parte final do post, para alem de :
"Gostava de saber o q alguns q tanto defendem a M$ e os seus produtos diziam se tivessem q dar mais de 100 cts pelo Office. "

gostava de acrescentar, e quantos dando esse preço n ficariam com a clara impressao de que este devia funcionar mto melhor.
e mais, e quantos gostariam de saber q só por abrirem a embalagem já concordaram com toda a licensa sabendo que esta não é possivel ser lida com a enbalagem fechada. e quantos concordam em comprar um producto, depois caso possam, ter serviço de assistencia da M$ para que nada falhe e saberem q toda e qualqer m3rda que o SO faça e todos os danos que provoque aos vossos negocios ou outra coisa qq não pode em caso algum a M$ ser responsavel....
entao se eles nao são responsaveis pelo que o SO deles faz...quem é?
 
Back
Topo