Discussão Billion BiPAC 7800(N)

mafz

Power Member
Saudações.

Tenho andado à procura de routers potentes para linhas ADSL de fraca qualidade e após muita leitura concluí que este é o vencedor. Os testemunhos são verdadeiramente surpreendentes, gente com linhas com 60 e muitos dB de atenuação e a conseguirem débitos de 3Mb e sem um pingo de drops, esta empresa parece ter feito bom uso ao último chip da Broadcom.

Andei a procurar por distribuidores portugueses desta marca Billion e infelizmente não encontro nada. Será seguro comprar um no ebay (em 2º mão, já que são muito caros) e utilizá-lo cá? Falo de possíveis incompatibilidades de firmware ou até mesmo a nível de hardware.
 
...Os testemunhos são verdadeiramente surpreendentes, gente com linhas com 60 e muitos dB de atenuação e a conseguirem débitos de 3Mb e sem um pingo de drops

Ora bem, o "problema da linha" deve estar relacionado com atenuações realmente altas para sincronizações acima do minimo...
Mas a gastar dinheiro, não prefere equipar-se para tentar a recepção 4G? Mesmo que esteja num vale, com um mastro não consegue a recepção minima? Há quem tenha com 1 traço (já com valores de ruido altos) 10/12 megas de velocidade.

Refira a zona, pode também pensar em acesso dedicado se estiver a pouca distancia de um lugar com fibra.
 
O chipset em questão desse router é o BCM6358, que é o mesmo usado no TG784 (seja o normal, N, V3, ...). Não vale a pena gastares € em routers desses, mais valia seguires a sugestão do viperbruno, mas talvez (se for possível) ter o sistema com balanceamento (Adsl + 4G).

No meu caso coloquei com balanceamento (infelizmente só tenho 3G, para o 4G teria de meter umas antenas) e consegui aumentar de 5/0.8 para:

3893984422.png
 
O chipset em questão desse router é o BCM6358, que é o mesmo usado no TG784 (seja o normal, N, V3, ...). Não vale a pena gastares € em routers desses, mais valia seguires a sugestão do viperbruno, mas talvez (se for possível) ter o sistema com balanceamento (Adsl + 4G).

No meu caso coloquei com balanceamento (infelizmente só tenho 3G, para o 4G teria de meter umas antenas) e consegui aumentar de 5/0.8 para:

3893984422.png
Technicolor TG784n? Que a MEO disponibiliza? Eu tenho um router próprio Netgear DG834Gv4 mas já anda a dar as últimas, o último dispositivo mesmo da PT que tenho é um velhinho D-Link 302T (ou 320T, não me lembro) será que eles na loja me trocam sem custos?

Acessos 4G para mim não são solução porque costumo jogar muito online, principalmente FPS, quando vou à casa dos meus pais (onde está este acesso MEO) e portante preciso de um acesso com pings estáveis e baixos. Para não falar que a cobertura móvel naquele sítio é realmente péssimo, vodafone e MEO mal rede 2G têm, NOS ainda desenrasca qualquer coisa.

Se realmente eles me trocassem, dava para comparar resultados.
 
Sim esses mesmo (eu tinha ali um TG784 parado e desmontei para ver o chipset). Outro que podes tentar, e que dá alguma estabilidade, é o DLink DVA G3170 (chegou a ser distribuido pela PT/Sapo). Este DLink não tem é norma N e só tem uma porta Rj45 (resolve-se com um switch), mas em termos de Adsl tive resultados bastante satisfatórios.
 
Sim esses mesmo (eu tinha ali um TG784 parado e desmontei para ver o chipset). Outro que podes tentar, e que dá alguma estabilidade, é o DLink DVA G3170 (chegou a ser distribuido pela PT/Sapo). Este DLink não tem é norma N e só tem uma porta Rj45 (resolve-se com um switch), mas em termos de Adsl tive resultados bastante satisfatórios.
E achas que eles na loja fazem troca? Ou teria mesmo de pagar por ele? (TG784n)
 
@mafz , antes demais se tens uma atenuação tão elevada devias tentar ver se o teu problema é só distância à central ou se efectivamente a tua linha está degradada. A PT é obrigada a prestar-te um serviço minimamente decente, ou seja, mesmo que a velocidade seja baixa, tem de estar estável e em drops. Por exemplo, muitas vezes os switchs de rua enchem-se de água e começam a ganhar alumina e verdete, o que faz com que a condutividade do cobre comece a fraquejar e a detiorar a tua ligação. Mais, os cabos de cobre têm tendência a começar a degradar-se com o tempo também, dai que normalmente substitui-se o par de cobre nessas situações.

Tenta chamar os técnicos da PT e ver se te conseguem melhorar a linha e substituires o teu router/modem ADSL por um novo. Só em último caso é que acho que deves partir para um router desses (que sinceramente acho que não te vai melhorar assim tanto a ligação quanto isso).

O 4G era uma questão de se estudar o sinal e velocidades que ai chegam. Se o sinal fosse minimamente aceitável, uma antena MIMO ou 2 antenas direccionais de TV ligadas à pen/router 4G eram capazes de oferecer uma ligação bastante estável e com pings à volta dos 30-40ms para servidores nacionais.
 
@mafz , antes demais se tens uma atenuação tão elevada devias tentar ver se o teu problema é só distância à central ou se efectivamente a tua linha está degradada. A PT é obrigada a prestar-te um serviço minimamente decente, ou seja, mesmo que a velocidade seja baixa, tem de estar estável e em drops. Por exemplo, muitas vezes os switchs de rua enchem-se de água e começam a ganhar alumina e verdete, o que faz com que a condutividade do cobre comece a fraquejar e a detiorar a tua ligação. Mais, os cabos de cobre têm tendência a começar a degradar-se com o tempo também, dai que normalmente substitui-se o par de cobre nessas situações.

Tenta chamar os técnicos da PT e ver se te conseguem melhorar a linha e substituires o teu router/modem ADSL por um novo. Só em último caso é que acho que deves partir para um router desses (que sinceramente acho que não te vai melhorar assim tanto a ligação quanto isso).

O 4G era uma questão de se estudar o sinal e velocidades que ai chegam. Se o sinal fosse minimamente aceitável, uma antena MIMO ou 2 antenas direccionais de TV ligadas à pen/router 4G eram capazes de oferecer uma ligação bastante estável e com pings à volta dos 30-40ms para servidores nacionais.
Já foram feitas todas as reparações e tentativas de melhorar o SNR por parte da PT (tive sorte em receber um técnico porreiro, até substituiu o cobre numas ligações quaisquer no armário). Infelizmente não me quis meter nos 4Mb como tinha antes por ir abaixo dos 10dB mesmo com alguma insistência minha. Contudo ainda testou com um technicolor TG784nv3 e com esse disse-me que era possível voltar aos 4Mb, daí eu agora ter interesse em tentar pedir/trocar na loja. Disse-me que não me podia deixar o router (era apenas para diagnósticos) e que não tinha mais nenhum na posse dele.

4G como já tinha referido, só mesmo tendo a possibilidade de testar com equipamento decente já que a cobertura é muito escassa. Para os jogos FPS (principalmente CS:GO) é maioritariamente servidores de fora daí eu querer uma ligação super estável.

Obrigado pelo post.
 
Tenta então a troca do router por um melhor numa loja PT. Talvez te faça a tal diferença e ai já podes subir a sincronização do ADSL para os 4Mbits.
 
Back
Topo