BIOS do futuro

De facto as Eeproms devem ser na ordem dos 8/16 Mb :)
Mas nos dias que correm, não me acredito que o preço das boards sejam aumentados por aí alem, visto que há 20 anos atrás, era muito mais caro 256KB de Rom que 512 Mb hoje.

Agora, os updates é que devem ser lindos, com ficheiros .Rom na ordem dos 10Mb :)

Eu sou a favor da mudança. Com certeza que não é só uma questão de embelezamento gráfico da Bios. É toda uma serie de funcionalidades novas que já deviam de estar cá fora no mercado há muito tempo.
 
CorreiaRS disse:
nao era a AMI que já há uns 10/11 anos tinha bios em que se usava rato (interface tipo windows 3.1) ??

outro dia mexi num P100 e na bios teve mesmo de ser de rato. já nao tenho bem a certeza, mas fiquei com a ideia que era AMI (a bios)

Yap, mas creiu que era só cinzento e azul :D
 
Parece interessante, mas receio no preço das boards (rom's de vários megas), e na segurança e estabilidade (bug's, virus, falhas)

já basta o windoze cheio de buracos!
 
Koncaman disse:
Silverring, isso é muito bonito, mas precisa de EPROM's gigantescas para levar com os dados todos, para possibilitar essas funcionalidades.
Acho q o tamanho das eprom's é inócuo. Além disso falta ver se serão mesmo eprom's ou se darão a volta à coisa doutra forma. Estamos todos tão habituados/agarrados ao conceito das BIOS que isto custa a encaixar. Os maiores entraves a isto não serão por causa de hardware.

Straka,

É o pão nosso de cada dia. Não há software que não sofra updates/correcções/upgrades. Se bem que nesta caso, se percebi bem, não deverá ser tão critico como a bios. Updates mesmo deve ser às firmwares dos componentes, que é onde o OS poderá passar a aceder directamente.
 
Eu também gosto muito do aspecto actual das BIOS, Phoenix, letras brancas em fundo azul, troca os valores e opções com as setas, page up e down e enters. É o hábito e supostamente afasta hereges da informática.

Se todos pensassemos assim os carros ainda seriam quadrados e cheiros de arestas.

A informática tem que ser cada vez mais user friendly, cada vez mais básico e intuitivo. A mesmo tempo fornecer as ferramentas certas aos experts. Se a este necessidade juntarmos a utilidade dos ganhos de performance, é uma "win-win situation".

As boards não poderão ficar mais caras por isto, os menos conhecedores não deverão conseguir aceder aonde não devem (se estragarem optimo, é o que garante o emprego a muitos de nós ;) ) e trata-se somente de soltar as amarras do que é negativo no legacy. O restante pode ficar. A palavra está do lado dos "big boys".
 
De uma forma mais séria, o que eu quero dizer é que até podem aparecer bios que sejam S.O. autênticos com resoluções de 32-bit e 1792x1344, que de certeza que para aquilo que eu necessito no meu pc será exactamente a mesma coisa... e para muitos, que lêem uns mails e navegam na internet e escrevem uns textos, e correm umas aplicações específicas relacionadas com a área que exercem.



Strike One
 
Última edição pelo moderador:
As ROM's e suas derivadas devem também sofrer evolução, pois senão ainda andávamos agarrados a 640kb de espaço pessoal.

As BIOS deverão evoluir a um ponto em que não saberemos se estamos num SO ou a fazer maravilha na motherboard :joker:

O único contra é mesmo aquele que já foi aqui referido, deixam de assustar os newbies...
 
Penso que o que aqui estamos a assistir é a normal resistência humana à mudança.

Eu não vejo nada sem ser vantagens na evolução da Bios. E já deveriam de cá estar ontem.
 
eu tou c o ppl k diz k deixa de assustar os newbies...
mudar fsb na board assusta.... no setfsb n...
quem n tem saudades de escolher as opções de instalação do win 95, ou instalar linux em modo texto... xispês e bios pipis a 1280x... BAH
 
SwimmerBoy disse:
controlconsole8ju.png


Algo amaricada, mas creio k já se estava à espera!!!

lol foi a primeira coisa que me veio ah cabeça: "mariquisse..."
Parece uma bios pro Castelo Branco :X
 
kronos disse:
eu tou c o ppl k diz k deixa de assustar os newbies...
mudar fsb na board assusta.... no setfsb n...
quem n tem saudades de escolher as opções de instalação do win 95, ou instalar linux em modo texto... xispês e bios pipis a 1280x... BAH
Que modo jurássico de pensar... :mad:

A pensar assim, estáriamos todos em DOS mode, a utilizar 286...

Utilizar linux a 100% texto era um entrave total a sua massificação, da mesma forma que o DOS também era uma barreira a massificação dos PC's (em 1985 os PC's eram para alem de artigos apenas acessivel a carteiras gigantes, só a quem tivesse muitos conhecimentos)

Ou tu preferes utilizar DOS e linux text mode num 286 que windows XP e linux com interfaces gráficas, bem mais user friendy num A64 artilhado :P

O único mal de ver a bios evoluir a este estado é ficar mais sujeito a problemas dos modernos SO's, bug's, vírus, contantes updates e actualizações...

Uma bios simples possuir um código mais "simples" enquanto uma bios XPTO teria muito mais código mais sujeito a erros... E como a BIOS é os alicerces do funcionamento da maquina... o Windoze ou linux, se der um "crash fatal", formata-se e tá a andar, uma bios corrupta ou com bug's é do pior que pode haver :mad:
 
JPardinha disse:
Peço desculpa, mas já alguém leu o artigo????????'??
Na mouche!

Parecem os velhos do restelo, que o que é antigo é que é bom. Viva os modos de texto!
Sou do tempo em que era preciso emuladores CGA para jogar Monkey Island num monitor Hercules, mas não sou saudosista e achar que isso é que era bom.

O cerne desta mudança não é grafismo. Isso é o mais secundário de tudo. Ler o artigo é sem duvida uma boa ideia, para quem não o fez...
 
Back
Topo