1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

bios em portátil

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por thisempty, 20 de Maio de 2006. (Respostas: 29; Visualizações: 3532)

1. thisempty

thisempty Banido

Boas,
    Tenho um Acer 1692 e ando com uns problemas, o portátil congela qdo tou a transferir ficheiros do meu outro computador para o portátil, e tb congela qdo tou a sacar cenas da net (emule, torrents).
    Já formatei mas continua na mesma.
    Quero fazer um update da bios, já que ouvi dizer que em alguns casos de freezes que o update da bios resolveu. O problema é que não sei qual a bios para o meu portátil.
    Eu sei que é ddr2, mas saco a bios e vem com 3 dftes para flashar. O readme.txt diz o seguinte:

1. "L3243A28.zip" is for M/B with ATI M24 VGA.
    2. "ZL3I3A28.zip" is for M/B with UMA VGA.
    3. "L3263A28.zip" is for M/B with ATI M26 VGA.

para o meu 1692wlmi qual é a certa?
    só sewi que a gráfica é uma radeon X700 com 64mb VRAM

Obrigado a quem me puder ajudar

2. thisempty

thisempty Banido

AIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

já flashei, mas enganei-me, escolhi o errado de certeza... pq agora o portátil não liga. Quer dizer, liga... mais não faz boot, não me deixa sequer ir à bios, o ecran do portátil nem acende!

O que eu posso fazer??? Posso fazer algum cd de arranque ou alguma coisa?? Ajudem-me.

3. souto

souto To fold or to FOLD?

someone made deep shit. se flashaste a bios errada tas lixado. ha certos modelos k deixam arrancar a partir de uma diskete ou cd. investiga. se nao der.. big problem

4. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

antes de flashar ter a certeza absoluta do que se faz..e que a bios é a certa..agora talvez com uma diskete fazeres um flash..nao sei se no portatil dá..:)

5. thisempty

thisempty Banido

foi fácil de me enganar mesmo sabendo o modelo do meu portátil...
    1º tive de saber se o meu 1692 era ddr ou ddr2... tive de ver pelo serial number, pelas instrucções que dão no site da Acer. Depois saquei a bios certa, mas dentro da bios certa vêm 3 opções dftes... e foi aí que me lixei. Como o meu portátil atrás tem qql cena a dizer "ZL3" eu pensei que a bios fosse a "ZL3I3A28.zip".
    Endim, foi estupidez, devia ter pesquisado uma beca.
    Já agora, alguém sabe se a garantia cobre bios mal flashadas? lol
    Suponho que não. E sabem mais ou menos qto me pode custar esta brincadeira?
    Vou telefonar pá Acer, e já sei que agora mandam os portáteis pa Barcelona pa assistência técnica. Com viagens e reprogramação do chip da board e sem a garantia cobrir isto, qto me poderá custar?

Obrigado

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

pouco.
    apenas é necessario trocar o chip da BIOS, e/ou reprogramar o teu chip com uma versão compativel.
    duvido muito que alguém te va pagar o arranjo.
    portanto, pagas os custos de transporte, e o custo de reparação/mão de obra.
    se te forem com tretas de peças trocadas, eu desconfiava seriamente.

pa, conta com 50€...

não deixa de ser dinheiro que podia não ter sido gasto.
    bastava teres esperado por uma resposta ao teu post.
    mas pronto, é com os erros é que um gajo aprende melhor.

7. thisempty

thisempty Banido

tens toda a razão, foi um erro infantil e ainda por cima logo a flashar uma bios que ja se sabe que sendo mal feito, é morte na certa.
    Mas tão-me a dizer em outro forum que a bios do ATI M24 é para a radeon X600 e que a do ATI M26 é para a radeon X700 ( que é a minha).
    Afinal continuo com a dúvida.
    Aqui já me disseram que a M24 é para a X700 de 64mb e a M26 é para a X700 de 256mb.
    Alguém tá errado.
    Vou googlar um bocado. (coisa que deveria ter feito antes da maravilha que fiz, lol)

8. thisempty

thisempty Banido

Já agora relembro-vos que toda esta história de eu querer flashar a bios aconteceu pq eu andava com problemas no portátil. Ele congelava-me qdo tava a transferir ficheiros do outro computador ou qdo tava a sacar cenas da net.
    Li um problema semelhante que foi resolvido com um flash da bios, e tentei ver se isso resolvia.
    Agora tenho de mandar o portátil pá Acer, esperar pelo arranjo.... pagar... e depois ver se o portátil já não congela como antes (o que duvido).
    Alguém me pode dar dicas sobre o que poderá estar a fazer isto dele congelar qdo tou a transferir ficheiros do computador pó portátil ou qdo tou a sacar cenas com o emule ou utorrent?
    Até formatei e instalei o windows media center de novo e continuou a travar.
    Será hardware??

9. Cabalo

Cabalo Power Member

bem, se flashaste a bios errada PARA A gráfica, é normal que não apareça imagem, mas o sistema dê sinal de vida, como parece estar a dar.
    eu tentava um blind flash, preparava uma diskette com a bios certa, arrancava o pc com ela, esperava que parasse de haver actividade da diskette, escrevia o comando para flashar, esperava até a diskette parar de ler e arrancava. pode ser que dê, eu já safei uma bios de uma board de um p3 com gráfica onboard assim. it's a long shot.

10. thisempty

thisempty Banido

mas diskete como?? isto é um portátil, não tem drive de disketes

11. Cabalo

Cabalo Power Member

se nao tem, podes tentar pela pendrive caso tenhas, embora seja a looooooooooooooooooong shot que funcione. senão, R.I.P. desse chip de BIOS.

12. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu ja resolvi algumas coisas "às cegas", contudo, não sei ate que ponto um update à bios de um portatil possa ir a bom porto deste modeo.
    se vais tentar fazer isso às cegas, tenta ao menos conhecer o caminho: ve se arranjas um portatil igual ao teu, e tenta copiar de forma completamente identica os passos que fazes no outro para efectuar o update.
    assim aumentas muito as possibilidades de sucesso.

so podes tentar fazer isto, se a bios anterior tiver sido bem flashada, e se o portatil conseguir fazer o boot com ela...
    apesar de nao teres imagem no ecrà, notas que o portatil esta a trabalhar por trás, ou fica simplesmente agarrado quando o ligas?
    se for este ultimo caso, esquece ja à partida, isso vai ter que ir mesmo à assistencia.

13. thisempty

thisempty Banido

isso é muita areia pá minha camioneta, e não conheço ng com um portátil igual ao meu. Já telefonei pá assistência da Acer, e deixem-me que vos diga, fiquei muito surpreendido pela positiva. Nunca fui tão bem servido num suporte técnico. Era uma brasuca, perguntou-me o prob, pediu-me pa esperar uma beca, e depois foi sempre a aviar, dei serial number, morada, ela disse-me tudo que tinha a fazer, fonar pá DHL, a acer paga os custos de transporte, deu-me o RMA, tudo bué rápido e 5 estrelas. Por último perguntei-lhe se a garantia cobria uma bios mal flashada, e já esperava ouvir um não... e qual não foi o meu espanto qdo ela me disse que sim, pq a Acer tem recebido várias queixas iguais e verificaram que é um erro deles que têma bios mal no site ou algo assim. Estranhei isso, pq eu sei que eu é que me enganei na bios, mas secalhar há mta malta a cometer o mesmo erro que eu sem saber se é a bios M24 ou M26 (continuo até agora sem saber qual é), e então parece que eles estão a incluir isso na garantia.
    Vamos lá a ver qto tempo demora agora... e vamos lá a ver se o portátil vem já com a bios mais recente e sem congelar qdo transfiro ficheiros do pc ou qdo faço downloads.

14. thisempty

thisempty Banido

Mas olha, pelos vistos tu tb te enganavas, já que as tuas pesquisas parece que não foram correctas. Ora vê lá aqui:

http://www.rojakpot.com/showarticle.aspx?artno=98

A M24 é para a X600 e a M26 é para a X700. Não é nada disso que disseste.

15. blueangelman

mesmo que ele se tenha enganado..tentou..tu proprio ja disseste que nem na Acer sabem bem..enfim..esperemos que resolvas isso pelo melhor e a Acer comece a melhorar a assistencia a começar por ti e agora.:x2:

16. thisempty

thisempty Banido

não sei se vão melhorar a começar por mim, mas pelo menos a assistência telefónica que tive e o encaminhamento do problema foi impecável... o mesmo não posso dizer de (quase) todas as outras coisas de outras marcas de que precisei assistência.
    Porque dizes que esperas que a Acer começe a melhorar a assistência a começar por mim? Tenho lido muita coisa nos fóruns e há muita gente contente com a assistência da Acer. Não começou por mim nem agora...
    Tb há mta gente descontente... mas mostra-me 1 marca em que não haja gente descontente com a assistência técnica que eu dou-te 1 rebuçado.
    E qto mais produtos certa marca vende, mais pedidos de assistência essa marca tem. E a Acer é a marca que mais vende portáteis em Portugal, de longe.
    Mas não vamos tornar este tópico em boquinhas contra a Acer e etc etc, pra isso já há muitos.

17. blueangelman

quero o rebuçado..Asus all the way.:D

18. God_Lx

God_Lx Folding Member

Toshiba works really fine :P

19. thisempty

thisempty Banido

ahahahhahaha
    deve ser verdade, NUNCA houve um cliente insatisfeito com a assistência técnica da asus sem da toshiba.... e o mundo é perfeito cheio de florzinhas e ng morre de fome.

20. Cravonic

Cravonic Power Member

Garantia e basta

Já ouvi ppl a fazer cenas piores e a garantia resolveu.

Só tens de fazer o seguinte vai á loja onde compras-te leva o comprovativo de compra e diz que o portatil não dá nada.
    Eles vão mandar para a fabrica e a garantia cobre tudo, diz só que ficou assim e parou de funcionar. nem fales na bios, faz que nem sabes o que isso é.

Eles reparam-te isso se tiver até 2 anos. ;)

Partilhar esta Página