bios em portátil

thisempty

Banido
Boas,
Tenho um Acer 1692 e ando com uns problemas, o portátil congela qdo tou a transferir ficheiros do meu outro computador para o portátil, e tb congela qdo tou a sacar cenas da net (emule, torrents).
Já formatei mas continua na mesma.
Quero fazer um update da bios, já que ouvi dizer que em alguns casos de freezes que o update da bios resolveu. O problema é que não sei qual a bios para o meu portátil.
Eu sei que é ddr2, mas saco a bios e vem com 3 dftes para flashar. O readme.txt diz o seguinte:

1. "L3243A28.zip" is for M/B with ATI M24 VGA.
2. "ZL3I3A28.zip" is for M/B with UMA VGA.
3. "L3263A28.zip" is for M/B with ATI M26 VGA.

para o meu 1692wlmi qual é a certa?
só sewi que a gráfica é uma radeon X700 com 64mb VRAM

Obrigado a quem me puder ajudar
 
AIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

já flashei, mas enganei-me, escolhi o errado de certeza... pq agora o portátil não liga. Quer dizer, liga... mais não faz boot, não me deixa sequer ir à bios, o ecran do portátil nem acende!

O que eu posso fazer??? Posso fazer algum cd de arranque ou alguma coisa?? Ajudem-me.
 
someone made deep shit. se flashaste a bios errada tas lixado. ha certos modelos k deixam arrancar a partir de uma diskete ou cd. investiga. se nao der.. big problem
 
antes de flashar ter a certeza absoluta do que se faz..e que a bios é a certa..agora talvez com uma diskete fazeres um flash..nao sei se no portatil dá..:)
 
SsDD disse:
como é que alguem se engana, sabendo o modelo do portátil?


Pesquisei no Google, o modelo que me deste, e:
Aspire 1690

Apartir desta página descobri que:
Código:
AS 1692WLMi
Intel® Pentium M Processor M 740, Microsoft® Windows® XP Home Edition,
15,4" WXGA Acer CristalBrite, [B]64Mb ATI Mobility Radeon X700[/B],
80Gb, 2x512Mb DDRII, DVD-Dual Capa dupla, Slot-in, 56K, Lan 10/100/1000,
WiFi 802.11b/g, Li

Depois pesquisando por ATI M24 deu-me que a ATI M24 = 64MB X700 e por fim que ATI M26 = 256MB X700

Visto o teu ser o ter 64MB de GPU, era só flashar com a M24...


foi fácil de me enganar mesmo sabendo o modelo do meu portátil...
1º tive de saber se o meu 1692 era ddr ou ddr2... tive de ver pelo serial number, pelas instrucções que dão no site da Acer. Depois saquei a bios certa, mas dentro da bios certa vêm 3 opções dftes... e foi aí que me lixei. Como o meu portátil atrás tem qql cena a dizer "ZL3" eu pensei que a bios fosse a "ZL3I3A28.zip".
Endim, foi estupidez, devia ter pesquisado uma beca.
Já agora, alguém sabe se a garantia cobre bios mal flashadas? lol
Suponho que não. E sabem mais ou menos qto me pode custar esta brincadeira?
Vou telefonar pá Acer, e já sei que agora mandam os portáteis pa Barcelona pa assistência técnica. Com viagens e reprogramação do chip da board e sem a garantia cobrir isto, qto me poderá custar?

Obrigado
 
pouco.
apenas é necessario trocar o chip da BIOS, e/ou reprogramar o teu chip com uma versão compativel.
duvido muito que alguém te va pagar o arranjo.
portanto, pagas os custos de transporte, e o custo de reparação/mão de obra.
se te forem com tretas de peças trocadas, eu desconfiava seriamente.

pa, conta com 50€...

não deixa de ser dinheiro que podia não ter sido gasto.
bastava teres esperado por uma resposta ao teu post.
mas pronto, é com os erros é que um gajo aprende melhor.
 
Koncaman disse:
pouco.
apenas é necessario trocar o chip da BIOS, e/ou reprogramar o teu chip com uma versão compativel.
duvido muito que alguém te va pagar o arranjo.
portanto, pagas os custos de transporte, e o custo de reparação/mão de obra.
se te forem com tretas de peças trocadas, eu desconfiava seriamente.

pa, conta com 50€...

não deixa de ser dinheiro que podia não ter sido gasto.
bastava teres esperado por uma resposta ao teu post.
mas pronto, é com os erros é que um gajo aprende melhor.


tens toda a razão, foi um erro infantil e ainda por cima logo a flashar uma bios que ja se sabe que sendo mal feito, é morte na certa.
Mas tão-me a dizer em outro forum que a bios do ATI M24 é para a radeon X600 e que a do ATI M26 é para a radeon X700 ( que é a minha).
Afinal continuo com a dúvida.
Aqui já me disseram que a M24 é para a X700 de 64mb e a M26 é para a X700 de 256mb.
Alguém tá errado.
Vou googlar um bocado. (coisa que deveria ter feito antes da maravilha que fiz, lol)
 
Já agora relembro-vos que toda esta história de eu querer flashar a bios aconteceu pq eu andava com problemas no portátil. Ele congelava-me qdo tava a transferir ficheiros do outro computador ou qdo tava a sacar cenas da net.
Li um problema semelhante que foi resolvido com um flash da bios, e tentei ver se isso resolvia.
Agora tenho de mandar o portátil pá Acer, esperar pelo arranjo.... pagar... e depois ver se o portátil já não congela como antes (o que duvido).
Alguém me pode dar dicas sobre o que poderá estar a fazer isto dele congelar qdo tou a transferir ficheiros do computador pó portátil ou qdo tou a sacar cenas com o emule ou utorrent?
Até formatei e instalei o windows media center de novo e continuou a travar.
Será hardware??
 
bem, se flashaste a bios errada PARA A gráfica, é normal que não apareça imagem, mas o sistema dê sinal de vida, como parece estar a dar.
eu tentava um blind flash, preparava uma diskette com a bios certa, arrancava o pc com ela, esperava que parasse de haver actividade da diskette, escrevia o comando para flashar, esperava até a diskette parar de ler e arrancava. pode ser que dê, eu já safei uma bios de uma board de um p3 com gráfica onboard assim. it's a long shot.
 
se nao tem, podes tentar pela pendrive caso tenhas, embora seja a looooooooooooooooooong shot que funcione. senão, R.I.P. desse chip de BIOS.
 
eu ja resolvi algumas coisas "às cegas", contudo, não sei ate que ponto um update à bios de um portatil possa ir a bom porto deste modeo.
se vais tentar fazer isso às cegas, tenta ao menos conhecer o caminho: ve se arranjas um portatil igual ao teu, e tenta copiar de forma completamente identica os passos que fazes no outro para efectuar o update.
assim aumentas muito as possibilidades de sucesso.

so podes tentar fazer isto, se a bios anterior tiver sido bem flashada, e se o portatil conseguir fazer o boot com ela...
apesar de nao teres imagem no ecrà, notas que o portatil esta a trabalhar por trás, ou fica simplesmente agarrado quando o ligas?
se for este ultimo caso, esquece ja à partida, isso vai ter que ir mesmo à assistencia.
 
Koncaman disse:
eu ja resolvi algumas coisas "às cegas", contudo, não sei ate que ponto um update à bios de um portatil possa ir a bom porto deste modeo.
se vais tentar fazer isso às cegas, tenta ao menos conhecer o caminho: ve se arranjas um portatil igual ao teu, e tenta copiar de forma completamente identica os passos que fazes no outro para efectuar o update.
assim aumentas muito as possibilidades de sucesso.

so podes tentar fazer isto, se a bios anterior tiver sido bem flashada, e se o portatil conseguir fazer o boot com ela...
apesar de nao teres imagem no ecrà, notas que o portatil esta a trabalhar por trás, ou fica simplesmente agarrado quando o ligas?
se for este ultimo caso, esquece ja à partida, isso vai ter que ir mesmo à assistencia.


isso é muita areia pá minha camioneta, e não conheço ng com um portátil igual ao meu. Já telefonei pá assistência da Acer, e deixem-me que vos diga, fiquei muito surpreendido pela positiva. Nunca fui tão bem servido num suporte técnico. Era uma brasuca, perguntou-me o prob, pediu-me pa esperar uma beca, e depois foi sempre a aviar, dei serial number, morada, ela disse-me tudo que tinha a fazer, fonar pá DHL, a acer paga os custos de transporte, deu-me o RMA, tudo bué rápido e 5 estrelas. Por último perguntei-lhe se a garantia cobria uma bios mal flashada, e já esperava ouvir um não... e qual não foi o meu espanto qdo ela me disse que sim, pq a Acer tem recebido várias queixas iguais e verificaram que é um erro deles que têma bios mal no site ou algo assim. Estranhei isso, pq eu sei que eu é que me enganei na bios, mas secalhar há mta malta a cometer o mesmo erro que eu sem saber se é a bios M24 ou M26 (continuo até agora sem saber qual é), e então parece que eles estão a incluir isso na garantia.
Vamos lá a ver qto tempo demora agora... e vamos lá a ver se o portátil vem já com a bios mais recente e sem congelar qdo transfiro ficheiros do pc ou qdo faço downloads.
 
SsDD disse:
como é que alguem se engana, sabendo o modelo do portátil?


Pesquisei no Google, o modelo que me deste, e:
Aspire 1690

Apartir desta página descobri que:
Código:
AS 1692WLMi
Intel® Pentium M Processor M 740, Microsoft® Windows® XP Home Edition,
15,4" WXGA Acer CristalBrite, [B]64Mb ATI Mobility Radeon X700[/B],
80Gb, 2x512Mb DDRII, DVD-Dual Capa dupla, Slot-in, 56K, Lan 10/100/1000,
WiFi 802.11b/g, Li

Depois pesquisando por ATI M24 deu-me que a ATI M24 = 64MB X700 e por fim que ATI M26 = 256MB X700

Visto o teu ser o ter 64MB de GPU, era só flashar com a M24...


Mas olha, pelos vistos tu tb te enganavas, já que as tuas pesquisas parece que não foram correctas. Ora vê lá aqui:

http://www.rojakpot.com/showarticle.aspx?artno=98

A M24 é para a X600 e a M26 é para a X700. Não é nada disso que disseste.
 
thisempty disse:
Mas olha, pelos vistos tu tb te enganavas, já que as tuas pesquisas parece que não foram correctas. Ora vê lá aqui:

http://www.rojakpot.com/showarticle.aspx?artno=98

A M24 é para a X600 e a M26 é para a X700. Não é nada disso que disseste.

mesmo que ele se tenha enganado..tentou..tu proprio ja disseste que nem na Acer sabem bem..enfim..esperemos que resolvas isso pelo melhor e a Acer comece a melhorar a assistencia a começar por ti e agora.:x2:
 
blueangelman disse:
mesmo que ele se tenha enganado..tentou..tu proprio ja disseste que nem na Acer sabem bem..enfim..esperemos que resolvas isso pelo melhor e a Acer comece a melhorar a assistencia a começar por ti e agora.:x2:


não sei se vão melhorar a começar por mim, mas pelo menos a assistência telefónica que tive e o encaminhamento do problema foi impecável... o mesmo não posso dizer de (quase) todas as outras coisas de outras marcas de que precisei assistência.
Porque dizes que esperas que a Acer começe a melhorar a assistência a começar por mim? Tenho lido muita coisa nos fóruns e há muita gente contente com a assistência da Acer. Não começou por mim nem agora...
Tb há mta gente descontente... mas mostra-me 1 marca em que não haja gente descontente com a assistência técnica que eu dou-te 1 rebuçado.
E qto mais produtos certa marca vende, mais pedidos de assistência essa marca tem. E a Acer é a marca que mais vende portáteis em Portugal, de longe.
Mas não vamos tornar este tópico em boquinhas contra a Acer e etc etc, pra isso já há muitos.
 
ahahahhahaha
deve ser verdade, NUNCA houve um cliente insatisfeito com a assistência técnica da asus sem da toshiba.... e o mundo é perfeito cheio de florzinhas e ng morre de fome.
 
Garantia e basta

Já ouvi ppl a fazer cenas piores e a garantia resolveu.

Só tens de fazer o seguinte vai á loja onde compras-te leva o comprovativo de compra e diz que o portatil não dá nada.
Eles vão mandar para a fabrica e a garantia cobre tudo, diz só que ficou assim e parou de funcionar. nem fales na bios, faz que nem sabes o que isso é.

Eles reparam-te isso se tiver até 2 anos. ;)
 
Back
Topo