Bios não arranca

NINJA1200

Portugal@Home Member
Boas ppl,


Esta são daquelas situações em que só apetece atirar com a máquina à parede.

Há uns tempos atrás a máquina deixou funcionar. Liga, as fans do CPU e da fonte funcionam, mas o monitor nem dava sinal. Como se não tivesse nada ligado à vga.
Testei ligar o portátil ao monitor e funciona perfeitamente.
Troquei as memórias. Troquei a fonte com outra que lá tenho e continuava na mesma.
Entretanto testei com outras duas boards diferentes que me emprestaram e continua precisamente na mesma. Tudo liga perfeitamente, mas não surge nenhuma imagem, nem sequer a board apita em nenhuma situação.
Enfim... depois destes testes todos pensei que fosse do processador e comprei um 478 em 2ª mão, mas continua na mesma. Incrível.....
Entretanto ontem comprei um processador novo, board nova (com vga onboard), memórias novas mas quando cheguei a casa o problema voltou a acontecer. Porra! continua a não aparecer nada no monitor, e nem sequer a board apita mesmo quando tiro as memórias.

Já completamente farto desta situação, no mesmo dia, sai de casa e fui comprar um lcd novo e uma nova fonte, mas quando volto a casa aquela merd@ volta a não fazer boot da bios!!!

Como podem compreender, é de um gajo se passar totalmente. Não há nada neste momento que possa fazer mais. Inclusive pensei que pudesse ser da UPS, e liguei a máquina directamente à corrente e está tudo na mesma.
Com estas cenas todas, acabei por ficar com uma máquina totalmente nova e o que resta da outra antiga é apenas a caixa e mais nada. Mas o problema mantê-se...

Confesso que estou sem ideias, pois estou farto de comprar componentes e fazer upgrades ao longo dos anos e nunca me aconteceu isto.

Alguém terá algum ideia que me possa ajudar?

Thanks.
 
ai ha bruxedo!
sera do disco?
mesmo assim apareceria imagem!
ja agora diz que pc tens!
podes ter apanhado uma board marada!
 
Se fizeste essas trocas todas... trocaste tb o cabo que da power ao pc(aquele que ligas à tomada)? Ate podia ser o cabo que ta estragado. É habito usar sempre os cabos antigos.
 
Por acaso não troquei o cabo, mas seja como for as fontes trabalham bem, os discos, e a fan do CPU, tudo funciona. Duvido por isso que seja do cabo. Apesar de tudo.. enfim, só me falta experimentar isso...
 
Isso ou é board morta, ou então bios para o galinheiro..

Experimenta flashar outra bios num outro PC, sacas tudo o que precisas, entras em MS-Dos, trocas os chips da BIOS e reflashas a bios, e depois voltas a trocar..

E vê se já boota..

cumps
 
Isso ou é board morta, ou então bios para o galinheiro..

Experimenta flashar outra bios num outro PC, sacas tudo o que precisas, entras em MS-Dos, trocas os chips da BIOS e reflashas a bios, e depois voltas a trocar..

E vê se já boota..

cumps

Inicialmente testei com 3 boards, a minha e duas outras que me emprestaram. Agora comprei uma board nova com novo CPU e continua na mesma. É estranho que possa ser da board, não és na mesma opinião?
 
claro :D o flash é feito no chip, ora se o trocares e flashares a bios correcta estás safo.. Dantes não havia aquilo do restaurar a Bios com o CD, e era assim que se fazia..
Inicialmente testei com 3 boards, a minha e duas outras que me emprestaram. Agora comprei uma board nova com novo CPU e continua na mesma. É estranho que possa ser da board, não és na mesma opinião?

Ui.. então não estou a ver..
Talvez a gráfica não? Ou então um disco rigido queimado a provocar curto circuito?
Ou uma placa PCI com conflitos..

experimenta ligar só o básico e outra gráfica..

cumps

PS: pode também ser temperaturas elevadas, ou porque estás a instalar mal o cooler..
 
depois dessa "salgalhada" toda...que acontece porque estás a misturar situações diferentes...
"monta a máquina nova" "com as peças novas" e, tem de funcionar....
a menos que esteja mal montada ou que um disco (que parece ser a única coisa que não é nova) esteja a estragar a festa....
 
claro :D o flash é feito no chip, ora se o trocares e flashares a bios correcta estás safo.. Dantes não havia aquilo do restaurar a Bios com o CD, e era assim que se fazia..


Ui.. então não estou a ver..
Talvez a gráfica não? Ou então um disco rigido queimado a provocar curto circuito?
Ou uma placa PCI com conflitos..

experimenta ligar só o básico e outra gráfica..

cumps

PS: pode também ser temperaturas elevadas, ou porque estás a instalar mal o cooler..

Antes de mais agradeço a tua atenção, mas posso dizer-te que não pode ter nada a ver com discos pois para além de ter muitos discos para testar, como ou sem eles ligados, a bios não arranca na mesma :P
Nas 3 boards que experimentei antes, a gráfica era a mesma é certo, mas agora comprei uma nova board que até tem vga onboard e mesmo assim não arranca a bios.
Aliás, da máquina anterior só resta a caixa. de resto é tudo novo.
 
Antes de mais agradeço a tua atenção, mas posso dizer-te que não pode ter nada a ver com discos pois para além de ter muitos discos para testar, como ou sem eles ligados, a bios não arranca na mesma :P
Nas 3 boards que experimentei antes, a gráfica era a mesma é certo, mas agora comprei uma nova board que até tem vga onboard e mesmo assim não arranca a bios.
Aliás, da máquina anterior só resta a caixa. de resto é tudo novo.

nem memorias??

Ui que esquisisto.. tenta usar mas é outra tomada, quem sabe essa te está a dar descargas excessivas de corrente..

Porque alguma coisa está muito mal..
 
Sim, nem as memórias. Testei com e sem memórias, tanto as memórias novas na nova board, como as memórias antigas nas 3 boards antigas, e nada...

Hoje quando cheguei a casa do trabalho, a primeira coisa que fiz foi testar se por ventura o jumper CMOS tivesse vindo por defeito na posição de reset, mas não. Testei de todas as maneiras mas continua igual. Sem sinal de boot.
Por último desmontei a board de novo, tirei o monitor, e levei tudo para outra divisão da casa para exerimentar noutra tomada e em cima de uma mesa. tudo desmontado sem a caixa, pois seria a última coisa que ainda mantinha da máquina antiga. Mas como sempre, o monitor nem dá sinal. No entanto a fonte continua a ligar e a fan do CPU também. Com ou sem discos, com ou sem memórias, o resultado foi o mesmo.
Experimentei ligar o portátil mais uma vez com o mesmo cabo VGA ao LCD e tudo funciona perfeitamente.

Enfim não me resta hipótese nenhuma senão pensar que de facto tive mesmo um azar dos diabos e a board e/ou o CPU que comprei, já vieram com avaria.
Impressionante porra!

depois dessa "salgalhada" toda...que acontece porque estás a misturar situações diferentes...
"monta a máquina nova" "com as peças novas" e, tem de funcionar....
a menos que esteja mal montada ou que um disco (que parece ser a única coisa que não é nova) esteja a estragar a festa....

A máquina só tem peças novas. Esquece o disco, porque com ou sem ele a bios teria se arrancar primeiro. Não há muito que saber para montar uma máquina, e esta é apenas mais uma que já montei, mas que me está a dar cabo da cabeça, está!
 
Última edição:
Sim, nem as memórias. Testei com e sem memórias, tanto as memórias novas na nova board, como as memórias antigas nas 3 boards antigas, e nada...

Hoje quando cheguei a casa do trabalho, a primeira coisa que fiz foi testar se por ventura o jumper CMOS tivesse vindo por defeito na posição de reset, mas não. Testei de todas as maneiras mas continua igual. Sem sinal de boot.
Por último desmontei a board de novo, tirei o monitor, e levei tudo para outra divisão da casa para exerimentar noutra tomada e em cima de uma mesa. tudo desmontado sem a caixa, pois seria a última coisa que ainda mantinha da máquina antiga. Mas como sempre, o monitor nem dá sinal. No entanto a fonte continua a ligar e a fan do CPU também. Com ou sem discos, com ou sem memórias, o resultado foi o mesmo.
Experimentei ligar o portátil mais uma vez com o mesmo cabo VGA ao LCD e tudo funciona perfeitamente.

Enfim não me resta hipótese nenhuma senão pensar que de facto tive mesmo um azar dos diabos e a board e/ou o CPU que comprei, já vieram com avaria.
Impressionante porra!

Pois um tio meu também teve azar ao ponto de ter comprado um disco rigido e substituiu 4 vezes :wow: todos os outros tinham problemas..


Disses te que experimentas te sem memorias, assim é normal que não ligue...

Já agora se a tua board é hibrida e suporta DDR2 e DDR, atenção que só podes usar um tipo..

cumps

PS: estranhissimo o teu problema... não viverás de baixo de um poste de alta tenção? as vezes pode provocar problemas.. de magnetização..

Sinceramente não me lembro de mais nada...
 
Viva.

Eu destacava 2 coisas, a fonte de alimentação inicial (a que provocou
a 1º avaria) e a caixa.

A 1º PSU - Original - :
Quais serão as voltagens de saida dessa fonte?
Quanto mede os 3,3 volts? E as alimentações negativas?

Era bom saber a causa de avaria do pc inicial. Se por qualquer motivo
(não interessa qual) essa fonte de alimentação, debitasse 6v nos 3,3v,
já apanhei coisa dessa. Se for esta avaria na fonte, todas as mobos
que a seguir foram ligadas levaram o mesmo 'tratamento' que a placa
inicial. Tudo isto é uma mera hipotese minha.

A Caixa :
Como são os fixadores na caixa para as mobos?
São em 'castelos' dourados e de rosca?
São as eleveções em metal feitos no proprio chassi da caixa?
Outra forma?

Depois de quase tudo excluido apenas o que me vem á cabeça foi
o que acima escrevi.

Boa sorte.

Gu@rdian
 
Obrigado pela vossa ajuda, e pelas tentativas de encontrar uma solução mas de facto esta última board estava com avaria e foi trocada. Agora tudo já está a bombar! :D :D

Um abraço!
 
Back
Topo