Bios não guarda Valores - já guarda

Conspiracy

Power Member
Pois é, tenho aqui um PC de um amigo que reiniciava ao carregar o windows.
Como estava cheio de pó (muito mesmo) resolvi retirar o cooler (stock) limpar e meter pasta térmica nova.
até ai tudo bem, no entanto quando o ligo dá-me um erro no arranque da bios e diz que tem um Processador novo e que as definições da bios não estao correctas e tratata...dando 2 opções. entrar para a bios e ajustar parametros ou definir os valores default.
escolhendo default ele continua e segue normalmente. Enquanto permanece com a ficha ligada à corrente (mesmo desligado), ao voltar a ligar esta tudo bem.
O problema é quando o desligo da corrente. já náo guarda as definições e o erro volta.
Escolhendo para ajustar os valores, acontece o mesmo ao reiniciar.

Já troquei a pilha da MB por outra e faz isso na mesma.

Não tou a ver do que possa ser. talvez algum definição na bios, mas n tenho o manual por isso...
ideias??

é um PIV 3.0 skt 775 e uma Asus P5p800.
 
Última edição:
Não coloco a hipotese de chip marado de parte, mas se assim fosse não seria de esperar que sempre que ligasse o pc ele perdesse as configurações?
é que estando ele ligado à tomada ele n perde as configurações...só as perde quando n recebe energia (o que é estranho pk deveria receber da pilha...). tb n troquei nenhum jumper por isso devia de estar normal.
Terá haver com o facto de ter retirado o processador para limpar a pasta antiga e colocar nova? mas montei tudo normalmente e n andei à mocada nem coloquei pasta por tudo o que é sitio lol
há com cada uma...
 
as tantas o local da pilha deve estar danificado, ou mal contacto ou então algum circuito marado..

tenta flashar a bios se não... pode ser problema da board ou do chip
 
bem, isto ha coisas... >(

Quando deu o erra a 1ª vez eu removi a pilha com o cabo de alimentacao desligado...sempre o fiz assim, a ver se era alguma cena da bios. mas n resultou.

agr depois de ver as vossas sugestões, e estando a evitar de fazer o flash da bios, lembrei-me de fazer o clear cmos pelo jumper. e assim foi. Agr já não me aparece o raio do erro e n me perde as configurações!mesmo com o cabo desligado muiiito tempo.

Agr vou voltar a por a pilha que tava na board a ver se se mantem assim!

Por isso, façam sempre o clear cmos pelo jumper e so em ultimo caso removam a put@ da pilha :x2:

Obrigado pelas dicas na mesma!
 
as tantas o local da pilha deve estar danificado, ou mal contacto ou então algum circuito marado..

tenta flashar a bios se não... pode ser problema da board ou do chip
sim, tb me lembrei disso, e verifiquei a tensão da patilha de contacto com o + da pilha e tudo, mas tava tudo normal!
 
então agora só me resta desejar... boa sorte :x2:

sinceramente não pensei que fosse preciso um clear cmos.. mas nesse caso o "problema" era derivado de algo anterior à "pilha"
 
pois, eu tb n sei se ele tinha estes sintomasantes de eu limpar, mas agr memso com a pilha que ele trazia, está ok!

Boa sorte n é para mim, é para o dono :P a minha parte esta feita lol
 
Pois é, tenho aqui um PC de um amigo que reiniciava ao carregar o windows.
Como estava cheio de pó (muito mesmo) resolvi retirar o cooler (stock) limpar e meter pasta térmica nova.
até ai tudo bem, no entanto quando o ligo dá-me um erro no arranque da bios e diz que tem um Processador novo e que as definições da bios não estao correctas e tratata...dando 2 opções. entrar para a bios e ajustar parametros ou definir os valores default.
escolhendo default ele continua e segue normalmente. Enquanto permanece com a ficha ligada à corrente (mesmo desligado), ao voltar a ligar esta tudo bem.
O problema é quando o desligo da corrente. já náo guarda as definições e o erro volta.
Escolhendo para ajustar os valores, acontece o mesmo ao reiniciar.

Já troquei a pilha da MB por outra e faz isso na mesma.

Não tou a ver do que possa ser. talvez algum definição na bios, mas n tenho o manual por isso...
ideias??

é um PIV 3.0 skt 775 e uma Asus P5p800.

boas ,já tive uma board(p4c800 dlx) que me fazia isso quase sempre que a desliga-se da corrente ou abri-se o pc, mesmo que nao mexe-se no cpu,mas tambem nunca me preocupei muito com isso e ela ainda hoje trabalha,por isso álem de ser aborrecido nao deve ser motivo para grande preocupaçao:)
 
Back
Topo