1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bios

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por newboy, 22 de Maio de 2002. (Respostas: 15; Visualizações: 1930)

1. newboy

newboy Power Member

Boas
    Alguem me pode explicar como aceder á BIOS de uma máquina da Triudus ... é que carregando no DEL durante o arranque não dá nada arranca normalmente .... existe alguma maneira de contornar o problema???
    Dicas???

2. savagedemon

savagedemon Banido

Bem se tiver fora da garantia tiras a pilha da board caso contrário há um programa pra esse efeito masn sei onde o vi

3. Raptor

Raptor OC Legend

tenta ou F2, ou F8, ou ctrl+F2 ou qq coisa do genero... ou F1 ou ESC... sinceramente n sei! depende da motherboard utilizada!

4. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

pois, o del não é assim tão standart para aceder à bios, isso é sim utilizado principalmente nas bios da award, nas da ami já vi muitas que é utilizado o F2

5. |MASTER|

|MASTER| Power Member

Muitas vezes acontece (mesmo sendo ilegal), os gajos das lojas metem passwords nas Bios para os curiosos não mecherem, mas a verdade é que algumas vezes, temos que recorrer à Bios.
    Se ela te pede password e tu não sabes, existe 1 programa que gera 1a pass que é universal e tu entras.Sinceramente não sei do nome do programa :( MAS ainda há outra possibilidade: procuras na board un jumper entre os vários que existem e retiras e voltas a colocar com o PC desligado. Assim, a Bios perde com o que tinha em memória e consequentemente, passas a ter a entrada livre (sem pass).
    Como alguém referiu para que tires a pilha da Bios, deixo aqui a dica: NÃO FUNCIONA porque eu já experimentei.

6. tiagottx

tiagottx Power Member

Acho que isso da pilha pode funcionar, mas depende do tempo que a pilha está fora. Quanto ao que é pedido, acho que não é uma pass mas sim a maneira de aceder ao setup. Creio que o newboy nem consegue aceder á bios, logo não sabe se ela pede pass ou não :)

7. |MASTER|

|MASTER| Power Member

O sistema da pilha funciona, mas é a longo prazo, e ele não quer ter o PC desligado durante uma semana quase por causa da bios...por isso mesmo a melhor solução é a do jumper! :D

8. newboy

newboy Power Member

Boas...
    Exactamente Tiagottx ... o que eu quero saber é como aceder á BIOS ... nem sei se a mesma tem password porque BIOS nem vêla!!!
    È uma BIOS da Phoenix ... vou exprimentar os F2,F8 .... para ver.
    Em relação ao jumper estão a referir-se ao JP4 (Clear CMOS Memory) ... já pensei nisso mas acontece que o PC não tem manual da Board e se esse jumper não corresponder ao pretendido.

9. |MASTER|

|MASTER| Power Member

Já percebi a tua dificuldade...Se não for esse o jumper, voltas a colocá-lo!Só tens que o tirar (para fazer reset) e voltas logo a colocá-lo, arranquando de seguida com o PC. Experimenta a associação de teclas que o pessoal referiu mais acima e depois diz qq coisa.

10. newboy

newboy Power Member

Aqui estou novamente...
    Raptor obrigado pela dica ... o ESC funcionou lindamente ... seja bem vinda sra BIOS. :))

É de gente assim que este forum precisa ... mas obrigado também para o resto do ppl.

11. |MASTER|

|MASTER| Power Member

E não pede pass???

12. possessed

lol, se pedisse tinha reclamado

edit__

ja agora existe um programa dos que faz um reset à bios, o que evita ter de abrir o cd

13. |MASTER|

|MASTER| Power Member

Obrigado pela resposta sábia possessed...
    :D

14. possessed

:P

tão sábia como a tua pergunta

15. Grongo

Grongo Power Member

Apesar do problema já estar resolvido, e ainda bem...

Em relação a tirar a pilha, acho que isso não chega para limpar a BIOS, porque como já alguém disso demora muito tempo a descarregar o chip. Julgo que a solução (para além do jumper adequado) é tirar a pilha e curto-circuitar os contactos da pilha.

Cumprimentos

Grongp

16. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Grongo, nem mais, para a solução ser rápida paraalem de tirar a pilha faz-se um CC entre os contactos donde ela ta encaixada.

Quanto ao Jumper, para alem de estar no manual, os jumpers mais importantes custuma tambem estar descritos na placa de circuito impresso, pode é nao dizer tudo, tipo, dizer só "clear" ou algo assim.

Partilhar esta Página