BIP BIP BIP - erro ao ligar mac - ajuda?

Boa tarde.

Ha pouco, ao ligar o meu powerbook G5, mal carrego no botao de ligar, e so ouço ''bip bip bip '' alto, e mais nada. Não aparece nada no monitor, e a luzinha do botao de abertura pisca 3 vezes. alguem sabe o que pode ser?

Ja pensei que a interface para o monitor morreu, mas não sei..

Obrigado desde ja.. não posso levar o portatil a lado nenhum, pelo menos sem tirar o disco ( info privada) portanto tenho de resolver eu o assunto.
 
???

PB G5???

pode ser falta de bateria?

e se ao for isso duvido que alguem te possas dizer muti mais do que levar para a assistencia tecnica.
 
Nao é falta de bateria porque liguei à corrente e experimentei tambem com a bateria semi cheia.

Como dá 3 bip podia ser um erro conhecido, por isso perguntei.

Ja agora.. comprei o portatil em março de 2005 mas não sei se a apple nessa altura dava 1 ou 2 anos de garantia.. alguem sabe? Obrigado.
 
Comprei na *****.

ando a pesquisar na net e pode ser o firmware. Falam em restauração do firmware, ou então a bateria interna podia fazer isso? É que andava com problemas no relogio hameses.. e era da pilha interna..
 
Ja tentei resets e etc e nada.. ta igual :(

quanto à memoria.. se eu nem mexi.. será disso? Nunca o abri..

Não me custa nada abri-lo.. tirando que posso perder a garantia, e nao calhava nada bem..
 
Estive a investigar no site da apple...

Power Mac G4: Computer Beeps Three Times
The Power Mac G4 computer beeps three times at startup. Three beeps means that no RAM banks passed memory testing.

This article covers repair procedures for authorized service providers on selected Apple products, but we have published them in the Knowledge Base for the general public for educational purposes. At this time, there are a limited number of repairs that a customer can perform and these are covered under the customer installable parts program http://www.info.apple.com/installparts. If you have not been authorized to perform these procedures, please contact Apple (800-APL-CARE in the USA) or your local authorized service provider to schedule a repair.
Symptom

The Power Mac G4 computer beeps three times at startup.

Products affected

Power Mac G4
Macintosh Server G4
Macintosh Server G4 with Mac OS X Server

Solution

1. Replace the existing SDRAM one DIMM at a time with known-good PC-100 SDRAM DIMMs.
2. Reseat processor module and try again.

3. Replace processor module and try again.

4. Replace logic board.

http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=95052
 
Se levares o portatil a assistencia eles nao te apagam os dados, pelo menos sem te perguntar primeiro. Quanto a tirares o disco de um PowerBook, ai sim perdes a garantia. Quanto a abrires para ver a memoria, nao perdes a garantia e e muito facil, ate esta no manual de instrucoes.
 
indian,

Esses powerbooks (igual ao meu) são conhecidos por terem bancos de memória que se avariam com frequência.

O melhor é levá-lo à assistência técnica antes que termine o prazo de garantia.

PT
 
Deve ser mesmo isso.. vou amanha tentar resolver, obrigado!.

Outra coisa.. comprei na *****.. sou obrigado a ir à *****? ou em qq loja apple com assistencia me dão a garantia? ( exemplo: se eu comprar umpeugeot num concessionário, posso usufruir de garantia noutro) , é que a ***** pede-me pa esperar um mês.. ja sei como é.. e numa loja apple ate me podem ver na hora.

Quanto ao disco.. não se trata de não me pagarem os dados.. mas sim de terem acesso a eles. Mesmo com o file vault ligado, não confio mesmo nada, e ha dados lá que não podem cair nas mãos de outros.

Obrigado a todos pela ajuda.. assim todos aprendemos, porque pode tocar a todos ;)

ps: como o comprei em março de 2005, espero mesmo ter 2 anos de garantia, pois acho que é so um..

ps2: no inicio enganei-me e disse ser um G5, é um G4 obviamente.
 
Resolvido.

Bastou-me mudar a slot da RAM e ja deu. :) as simple as that.

Aqui fica o meu contributo para agradecer o vosso:

Problema:

powerbook ao ligar emite 3 beep sonoros, e a luz pisca 3 vezes, sem nada aparecer no ecran

Vai a www.ifixit.com e procura como se muda a RAM

Mudar a Ram para outro slot ou simplesmente tentar tirar e meter de novo.

Não esquecer de tirar a bateria enquanto se faz isto.

Done. Enjoy

Obrigado a todos. E quando vos acontecer ja sabem.
 
indian,

Isso apenas te resolveu o problema parcialmente. Ficaste impedido de utilizar ambos os slots e quando o quiseres vender vai valer bastante menos por ter um defeito grave.

Além disso, se o primeiro slot morreu, não me admiraria nada que o teu segundo entregasse a alma ao criador.

Continuo a achar que o melhor que tens a fazer é levar o computador à ***** ou à apple imc.

PT
 
Deve ser mesmo isso.. vou amanha tentar resolver, obrigado!.

Outra coisa.. comprei na *****.. sou obrigado a ir à *****? ou em qq loja apple com assistencia me dão a garantia? ( exemplo: se eu comprar umpeugeot num concessionário, posso usufruir de garantia noutro) , é que a ***** pede-me pa esperar um mês.. ja sei como é.. e numa loja apple ate me podem ver na hora.

Quanto ao disco.. não se trata de não me pagarem os dados.. mas sim de terem acesso a eles. Mesmo com o file vault ligado, não confio mesmo nada, e ha dados lá que não podem cair nas mãos de outros.

Obrigado a todos pela ajuda.. assim todos aprendemos, porque pode tocar a todos ;)

ps: como o comprei em março de 2005, espero mesmo ter 2 anos de garantia, pois acho que é so um..

ps2: no inicio enganei-me e disse ser um G5, é um G4 obviamente.

Como ainda tens garantia aconselho-te a ires à Apple Center ao pé das Amoreiras e eles trocam-te a board. Isto se quiseres seguir o conselho do Demiurgo, claro está.
 
Mas assim partes do principio que o slot morreu, quando podia apenas ter dado um jeito em alguma mini pancadinha..

No site que vi dizia que ate bastava tirar e voltar a meter no mesmo slot, eu é que tentei logo no outro, mas logo ja desmonto de novo e meto no mesmo so para ver se está mesmo estragado.

Isto acontecia muito nas consolas de cartuchos.. e não era por isso que o slot estava estragado. As vezes basta ter um bocadito de humidade ou uma poeira, e basta tirar e encaixar no mesmo sitio de novo. Mas logo tiro as teimas.

Isso de ir logo à assistencia mal acontece a minima coisa não dá para mim.. não posso perder tempo e as vezes dá para nos desenrascarmos sozinhos.

Logo volto a postar aqui.
 
Back
Topo